[DISCUSSÃO] Preparação Motor T-Jet
Re: [DISCUSSÃO] Preparação Motor T-Jet
Febezza escreveu:Alguém do clube já fez o CHIP na PRADOS ?? Pois aqui na cidade há um cara que é representante deles. Pro T-JET diz render 33cv's com a reprogramação, a minha dúvida é o seguinte; vai diminuir em muito a vida útil da turbina e/ou força-la muito? A minha preocupação é o tipo de reprogramação, se no caso da deles aumentam o pico e o tempo da pressão da turbina.
Minha ideia é fazer o CHIP, trocar o filtro por um da BMC ou K&N e colocar um abafador final em inox(CLA), o intuito é só dar um ronco mais invocado e claro, dar um leve aumento na potencia.
Se eu fosse fazer eu não deixaria nada acima de 0.3 bar de incremento ate 4500rpm , ou 0.1 bar na curva toda . Tomando como referencia o Overboost do Bravo e as programações com Unichip . Alias eu pediria isso e o resto do ajuste feito nos demais parâmetros normalmente.
T-jet / skydome /Ar digital
Vendo UNICHIP Q , tratar por MP
Então, o que eu gostaria de saber é referente a reprogramação deles, no caso se todos tem um "padrão" ou cada um desenvolveu o seu. Por mim até uns 25cv's a mais estava bom, só pra dar um grau a mais.
Queria saber se alguém aqui fez a reprogramação da PRADOS e o que está achando. Talvez eu veja o da nascar, mas só se eles abrirem de sábado e fizerem na hora lá.
Queria saber se alguém aqui fez a reprogramação da PRADOS e o que está achando. Talvez eu veja o da nascar, mas só se eles abrirem de sábado e fizerem na hora lá.
A Nascar abre sábado e a preparação deles deixa a turbina com pico de 1,4/1,5bar e estabilizando em 1,0/1,1bar (a diferença aí é mecânica - alguns carros tem válvulas e sensores em perfeito estado, outros não). A Prado Powerchips é muito boa. Tinha um setup deles que eu usei no meu Marea e era bem bom. Preparação boa e um pouco mais conservadora do que a da Nascar. Comparo com pesos diferentes. Um eu tive no Marea e outra tenho no Linea.
- Piloto de Atari
Mas a questão é a reprogramação, apenas. De resto vou botar o filtro da BMC e um abafador, é só pra dar um Up a mais no carro, mas a preocupação é mais na vida util da turbina, não quero também gastar mais de 1k num serviço de 10min e ser algo que só vai forçar a turbina pra gerar os 30cv's, por mim se fosse uns 20cv's já estava de bom tamanho.
O preço do chip/reprogramação não dá +— o valor pra preparar dutos de cabeçote, diminuir angulação, e fazer coletor também, abrir os dutos dele? Ganha de 25 a 30% a mais de potência e não força a turbina..e o carro fica com a mesma dirigibilidade, quem tiver interesse no assunto, joga no YouTube preparação de cabeçote d2m
Enviado de meu Nexus 4 usando o Tapatalk [url='http://tapatalk.com/m?id=10']now Free[/url]
Enviado de meu Nexus 4 usando o Tapatalk [url='http://tapatalk.com/m?id=10']now Free[/url]
- Piloto de Atari
Infante escreveu:O preço do chip/reprogramação não dá +— o valor pra preparar dutos de cabeçote, diminuir angulação, e fazer coletor também, abrir os dutos dele? Ganha de 25 a 30% a mais de potência e não força a turbina..e o carro fica com a mesma dirigibilidade, quem tiver interesse no assunto, joga no YouTube preparação de cabeçote d2m
A injeção é ME7, orientada a torque, mesmo que vc ganhe fluxo no cabeçote (duvido que 30% a mais) a injeção vai medir a massa de ar ingerida pelo motor, fazer as contas e chegar a conclusão de que ja atingiu o torque desejado, neste caso ela modifica ponto, mistura, pressão para manter no que esta especificado dentro dos mapas... se mesmo assim ainda ultrapassar o valor desejado ela chega a fechar a borboleta.
Peguei um Polo GTI a uns 2 meses atrás que tinha feito cabeçote justamente por causa deste video... medimos e num veio absolutamente NADA a mais de potência... com o scanner fiz logs e a central simplesmente diminuia ponto e o duty cicle da valvula que regula a pressão de turbo pra manter na potência e torque que tinha originalmente.
Em segundo lugar, um turbo compressor tem um mapa de vazão x sobrelevação com ilhas de eficiência adiabática, se vc conseguir aumentar o fluxo do motor, a turbina obrigatoriamente tem que ter esta vazão... se ultrapassar o valor máximo (chamado de choke) acontece o mesmo que usar pressão maior... o efeito é identico pra turbina desde que não modifique a sobrelevação (vai ser o caso)
- Piloto de Autorama
overspeed escreveu:Infante escreveu:O preço do chip/reprogramação não dá +— o valor pra preparar dutos de cabeçote, diminuir angulação, e fazer coletor também, abrir os dutos dele? Ganha de 25 a 30% a mais de potência e não força a turbina..e o carro fica com a mesma dirigibilidade, quem tiver interesse no assunto, joga no YouTube preparação de cabeçote d2m
A injeção é ME7, orientada a torque, mesmo que vc ganhe fluxo no cabeçote (duvido que 30% a mais) a injeção vai medir a massa de ar ingerida pelo motor, fazer as contas e chegar a conclusão de que ja atingiu o torque desejado, neste caso ela modifica ponto, mistura, pressão para manter no que esta especificado dentro dos mapas... se mesmo assim ainda ultrapassar o valor desejado ela chega a fechar a borboleta.
Peguei um Polo GTI a uns 2 meses atrás que tinha feito cabeçote justamente por causa deste video... medimos e num veio absolutamente NADA a mais de potência... com o scanner fiz logs e a central simplesmente diminuia ponto e o duty cicle da valvula que regula a pressão de turbo pra manter na potência e torque que tinha originalmente.
Em segundo lugar, um turbo compressor tem um mapa de vazão x sobrelevação com ilhas de eficiência adiabática, se vc conseguir aumentar o fluxo do motor, a turbina obrigatoriamente tem que ter esta vazão... se ultrapassar o valor máximo (chamado de choke) acontece o mesmo que usar pressão maior... o efeito é identico pra turbina desde que não modifique a sobrelevação (vai ser o caso)
Então se for fazer cabeçote teria que remapear/chipar de qualquer jeito..não sabia dessa da injeção até fechar a borboleta.
- Piloto de Atari
Mal quero mexer na saída de escape pra por o downpipe, imagine abrir o motor kkkk
Febezza escreveu:Mal quero mexer na saída de escape pra por o downpipe, imagine abrir o motor kkkk
Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk verdade, eu não pensei nesse pequeno detalhe
- Piloto de Atari
Febezza escreveu:Mas a questão é a reprogramação, apenas. De resto vou botar o filtro da BMC e um abafador, é só pra dar um Up a mais no carro, mas a preocupação é mais na vida util da turbina, não quero também gastar mais de 1k num serviço de 10min e ser algo que só vai forçar a turbina pra gerar os 30cv's, por mim se fosse uns 20cv's já estava de bom tamanho.
Ficaria mais claro se alguém tivesse o mapa de rendimento da turbina . Talvez o Overspeed tenha . O unico setput 100% confiável é o boost de 0.3 ate 4500rpm do Bravo T-jet , esse é direto da Fiat Powertrain e da um bom ganho de torque.
Outra coisa e a taxa desse motor , ele ja tem 9.8+/-0.2 , não da pra ficar socando pressão . Imagina gasolina comum + dia quente ( 36C ) + boost de pressão isso com taxa alta , a injeção vai boicotar a diversão pra não estragar o motor.
T-jet / skydome /Ar digital