[DISCUSSÃO] Preparação Motor T-Jet
Re: [DISCUSSÃO] Preparação Motor T-Jet
Amigos, estou acompanhando aí a discussão de vocês há alguns dias....
Rvalente, o segredo foi ter usado sempre gasolina Pódium ?? Que eu saiba ela é 95 RON mas o que muda é o teor de enxofre, que é menor que 30 ppm...e também há os 25% de etanol presente nela.
Pelo que diz nos posts anteriores, todo sistema de escapamento de fábrica do T-Jet foi muito bem dimensionado e não vale a pena mexer...gostaria no entanto
de chegar no mesmo ronco dos Abarth Evo vendidos na europa, que claramente é diferente do nosso T-Jet. Vale à pena trocar o escape todo ou isso é só mesmo o abafador com as ponteiras ?
Abraços à todos, e torço para que a discussão continue saudável. Tenho aprendido bastante sobre o assunto lendo estes posts de vcs
Rvalente, o segredo foi ter usado sempre gasolina Pódium ?? Que eu saiba ela é 95 RON mas o que muda é o teor de enxofre, que é menor que 30 ppm...e também há os 25% de etanol presente nela.
Pelo que diz nos posts anteriores, todo sistema de escapamento de fábrica do T-Jet foi muito bem dimensionado e não vale a pena mexer...gostaria no entanto
de chegar no mesmo ronco dos Abarth Evo vendidos na europa, que claramente é diferente do nosso T-Jet. Vale à pena trocar o escape todo ou isso é só mesmo o abafador com as ponteiras ?
Abraços à todos, e torço para que a discussão continue saudável. Tenho aprendido bastante sobre o assunto lendo estes posts de vcs


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Punto SpoIRting 11/12 - Cinza Cromo
Ex Punto T-Jet 13/14 - Branco Banchisa
Re: [DISCUSSÃO] Preparação Motor T-Jet
Meus 2 cents:
A injeção M7.X é orientada a torque, isto é, existe uma curva de toque desejado pela posição do acelerador (ela se encarrega de usar o método mais adequado para atingir o valor desejado seja enriquecendo a mistura abrindo mais a borboleta ou pulsando mais a valvula de controle de pressão entre outras coisas).
Isto posto, sabendo-se que cada g/s de ar dependendo do BSFC (que é alterado por avanço e mistura) rende entre 1,25 a 1,38cv a central sabe qto de ar deve entrar para atingir a potencia (e consequentemente o torque pois P = T x RPM) que tem como meta.
Esta meta de torque e chamada de KFMIRL e se permite apenas uma pequena variação entre o valor desejado e o valor atual caso contrário joga um erro chamado "engine torque monitor" que é obviamente um controle para monitorar o torque gerado.
Ou seja... se realmente tivesse mais de 155cv a ECU iria fechar a borboleta ou diminuir a pressão para que voltasse ao valor esperado (é o que ocorre por exemplo se vc "apertar" a porca da Wastegate simplemente... ou se por exemplo a mangueira que pressuriza a WG se romper)
Pequenas variações como disse são possiveis... como disse o BSFC modifica com mistura e avanço (que tem curvas de valores ideais na central e as curvas reais que serão usadas e compoem novamente o valor atual atravéz do especificado) porém a central usa este artificio tbm para controle do torque desejado.
Tenho uma BOA literatura, grande parte em alemão técnico e grande parte em inglês sobre o assunto...algumas especificas para ME7.3H4, outras para ME7.1.1 e ME7.5.X mas todas as da familia ME7 que são orientadas a torque e tem o mesmo principio.
A injeção M7.X é orientada a torque, isto é, existe uma curva de toque desejado pela posição do acelerador (ela se encarrega de usar o método mais adequado para atingir o valor desejado seja enriquecendo a mistura abrindo mais a borboleta ou pulsando mais a valvula de controle de pressão entre outras coisas).
Isto posto, sabendo-se que cada g/s de ar dependendo do BSFC (que é alterado por avanço e mistura) rende entre 1,25 a 1,38cv a central sabe qto de ar deve entrar para atingir a potencia (e consequentemente o torque pois P = T x RPM) que tem como meta.
Esta meta de torque e chamada de KFMIRL e se permite apenas uma pequena variação entre o valor desejado e o valor atual caso contrário joga um erro chamado "engine torque monitor" que é obviamente um controle para monitorar o torque gerado.
Ou seja... se realmente tivesse mais de 155cv a ECU iria fechar a borboleta ou diminuir a pressão para que voltasse ao valor esperado (é o que ocorre por exemplo se vc "apertar" a porca da Wastegate simplemente... ou se por exemplo a mangueira que pressuriza a WG se romper)
Pequenas variações como disse são possiveis... como disse o BSFC modifica com mistura e avanço (que tem curvas de valores ideais na central e as curvas reais que serão usadas e compoem novamente o valor atual atravéz do especificado) porém a central usa este artificio tbm para controle do torque desejado.
Tenho uma BOA literatura, grande parte em alemão técnico e grande parte em inglês sobre o assunto...algumas especificas para ME7.3H4, outras para ME7.1.1 e ME7.5.X mas todas as da familia ME7 que são orientadas a torque e tem o mesmo principio.
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Re: [DISCUSSÃO] Preparação Motor T-Jet
O rvaletne saiu do fórum? Bom o Ferranda abordou o meu questionamento anterior, qual o motivo de existir o kit essesse, os abarths nao usarem a nossa turbina, bem como o pessoal da copa linea tbm não usar a turbina do tjet. Também foi mencionado a matéria do bravo Tjet da fullpower exemplo que pode ser adicionado aos demais.
Por mais que o motor do colega seja "gold" não acredito que mesmo com essa ''sorte'' em stock ele gere 180cv, quanto ao fato de amaciar o carro nos 1000km, existe muito usuário de tjet que desde o carro saiu da CC, o mesmo ja senta a bota, ou seja, ja faz o processo de amaciamento descrito pelo colega, portanto podemos concluir que já era para termos visto algum tjet com potencia parecida ao do colega.
Vamos lembrar mais uma vez que a turbina presente no tjet foi projetada pelo que sei para 135hp, e já roda em overboost 152hp, isso todos sabem, então não podemos esquecer da física, e nem das limitações desse componente. Seu limite pode sim ser ultrapassado mas como sabemos se vc ultrapassa o limite de um projeto o resultado é sua destruição, caso contrario podemos esquecer a matemática e falar que ela esta toda errada, como a física também.
Por mais que o motor do colega seja "gold" não acredito que mesmo com essa ''sorte'' em stock ele gere 180cv, quanto ao fato de amaciar o carro nos 1000km, existe muito usuário de tjet que desde o carro saiu da CC, o mesmo ja senta a bota, ou seja, ja faz o processo de amaciamento descrito pelo colega, portanto podemos concluir que já era para termos visto algum tjet com potencia parecida ao do colega.
Vamos lembrar mais uma vez que a turbina presente no tjet foi projetada pelo que sei para 135hp, e já roda em overboost 152hp, isso todos sabem, então não podemos esquecer da física, e nem das limitações desse componente. Seu limite pode sim ser ultrapassado mas como sabemos se vc ultrapassa o limite de um projeto o resultado é sua destruição, caso contrario podemos esquecer a matemática e falar que ela esta toda errada, como a física também.
T-jet (blackyellow) - viewtopic.php?f=57&t=22533
Re: [DISCUSSÃO] Preparação Motor T-Jet
cassioferraz escreveu:O rvaletne saiu do fórum? Bom o Ferranda abordou o meu questionamento anterior, qual o motivo de existir o kit essesse, os abarths nao usarem a nossa turbina, bem como o pessoal da copa linea tbm não usar a turbina do tjet. Também foi mencionado a matéria do bravo Tjet da fullpower exemplo que pode ser adicionado aos demais.
Por mais que o motor do colega seja "gold" não acredito que mesmo com essa ''sorte'' em stock ele gere 180cv, quanto ao fato de amaciar o carro nos 1000km, existe muito usuário de tjet que desde o carro saiu da CC, o mesmo ja senta a bota, ou seja, ja faz o processo de amaciamento descrito pelo colega, portanto podemos concluir que já era para termos visto algum tjet com potencia parecida ao do colega.
Vamos lembrar mais uma vez que a turbina presente no tjet foi projetada pelo que sei para 135hp, e já roda em overboost 152hp, isso todos sabem, então não podemos esquecer da física, e nem das limitações desse componente. Seu limite pode sim ser ultrapassado mas como sabemos se vc ultrapassa o limite de um projeto o resultado é sua destruição, caso contrario podemos esquecer a matemática e falar que ela esta toda errada, como a física também.
Nao sei o que houve com a conta do cara no Forum ? Ficou bravo de novo ?
Nao acho que essa turbina seja tao limitante assim . O overboost do bravo T-jet e pra 1.3 bar ,originalmente rodando a 0.9~1bar , com o mesmo conjunto (intercooler/turbo/motor) .Segundo ele ,subiu só 0.1 bar de pressão. na calibração dele.
O que me deixa com o pe atras nesse carro nao e nem o turbo e sim o cambio. Nao confiaria em nada muito acima de uns 25Kgf.m de torque.
T-jet / skydome /Ar digital
Vendo UNICHIP Q , tratar por MP
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Re: [DISCUSSÃO] Preparação Motor T-Jet
Marcelo,
Overboost, ok. Assim como nos "reprogramados" a curva de torque muda.
Porem a potencia nos bravos permanece a mesma dos puntos.
Só vce ver o que acontece com as "barrinhas" acima de 4.500rpm's
Como a turbina é pequena, tem que abrir a válvula wastegate senão ela entra em overspin e "babau"

Overboost, ok. Assim como nos "reprogramados" a curva de torque muda.
Porem a potencia nos bravos permanece a mesma dos puntos.
Só vce ver o que acontece com as "barrinhas" acima de 4.500rpm's
Como a turbina é pequena, tem que abrir a válvula wastegate senão ela entra em overspin e "babau"


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Re: [DISCUSSÃO] Preparação Motor T-Jet
Olhem os resultados obtidos com o Unichip.
http://www.dastek.com.br/unichip_resultado.asp
O que me chamou atenção foi que um amigo que tem um RCZ passou o carro no Dino e original deu 190 cv, por favor quem puder olhe os resultados. Principalmente dos Tjets, DS3 e RCZ. Tem um um RCZ que teve um ganho extraordinário com escape, e as potências auferidas no modo original sempre é maior que a declarada pelo fabricante.
Quem puder fazer uma analise mais detalhada fica o link, ganho com escape foi amplamente discutido aqui e mostrou resultado no Dino e a questão da potência original e declarada.
http://www.dastek.com.br/unichip_resultado.asp
O que me chamou atenção foi que um amigo que tem um RCZ passou o carro no Dino e original deu 190 cv, por favor quem puder olhe os resultados. Principalmente dos Tjets, DS3 e RCZ. Tem um um RCZ que teve um ganho extraordinário com escape, e as potências auferidas no modo original sempre é maior que a declarada pelo fabricante.
Quem puder fazer uma analise mais detalhada fica o link, ganho com escape foi amplamente discutido aqui e mostrou resultado no Dino e a questão da potência original e declarada.
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Re: [DISCUSSÃO] Preparação Motor T-Jet
Em todo forum de preparação que vc entrar percebe que os resultados no dino da Multi no RJ são sempre questionados porque invariavelmente dão muito mais do que o esperado...
O que vale é qto ganhou percentual
O que vale é qto ganhou percentual
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Re: [DISCUSSÃO] Preparação Motor T-Jet
Meu carro tem escap 2.5 des da turbina e nao me arrependo foi a melhor coisa q eu fiz!!
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Re: [DISCUSSÃO] Preparação Motor T-Jet
overspeed escreveu:Em todo forum de preparação que vc entrar percebe que os resultados no dino da Multi no RJ são sempre questionados porque invariavelmente dão muito mais do que o esperado...
O que vale é qto ganhou percentual
Com toda a sinceridade eu não me sinto confortável com nenhum Dino no RJ, talvez um único em Petrópolis...
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Re: [DISCUSSÃO] Preparação Motor T-Jet
alguém sabe onde encontro pistões e bielas forjadas para o punto t jet?as melhores que tiver no mercado
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