[DISCUSSÃO] Preparação Motor T-Jet

Dúvidas e informações sobre problemas mecânicos, manutenção geral do seu Punto e preparação para aumento de performance.

Re: [DISCUSSÃO] Preparação Motor T-Jet

por Marcão_Abarth » Qui Set 12, 2013 10:00 pm

Amigos, estou acompanhando aí a discussão de vocês há alguns dias....

Rvalente, o segredo foi ter usado sempre gasolina Pódium ?? Que eu saiba ela é 95 RON mas o que muda é o teor de enxofre, que é menor que 30 ppm...e também há os 25% de etanol presente nela.

Pelo que diz nos posts anteriores, todo sistema de escapamento de fábrica do T-Jet foi muito bem dimensionado e não vale a pena mexer...gostaria no entanto
de chegar no mesmo ronco dos Abarth Evo vendidos na europa, que claramente é diferente do nosso T-Jet. Vale à pena trocar o escape todo ou isso é só mesmo o abafador com as ponteiras ?

Abraços à todos, e torço para que a discussão continue saudável. Tenho aprendido bastante sobre o assunto lendo estes posts de vcs (=D>)
Imagem
Motorista de Auto Escola
Motorista de Auto Escola

por overspeed » Qui Set 12, 2013 10:51 pm

Meus 2 cents:

A injeção M7.X é orientada a torque, isto é, existe uma curva de toque desejado pela posição do acelerador (ela se encarrega de usar o método mais adequado para atingir o valor desejado seja enriquecendo a mistura abrindo mais a borboleta ou pulsando mais a valvula de controle de pressão entre outras coisas).

Isto posto, sabendo-se que cada g/s de ar dependendo do BSFC (que é alterado por avanço e mistura) rende entre 1,25 a 1,38cv a central sabe qto de ar deve entrar para atingir a potencia (e consequentemente o torque pois P = T x RPM) que tem como meta.

Esta meta de torque e chamada de KFMIRL e se permite apenas uma pequena variação entre o valor desejado e o valor atual caso contrário joga um erro chamado "engine torque monitor" que é obviamente um controle para monitorar o torque gerado.

Ou seja... se realmente tivesse mais de 155cv a ECU iria fechar a borboleta ou diminuir a pressão para que voltasse ao valor esperado (é o que ocorre por exemplo se vc "apertar" a porca da Wastegate simplemente... ou se por exemplo a mangueira que pressuriza a WG se romper)

Pequenas variações como disse são possiveis... como disse o BSFC modifica com mistura e avanço (que tem curvas de valores ideais na central e as curvas reais que serão usadas e compoem novamente o valor atual atravéz do especificado) porém a central usa este artificio tbm para controle do torque desejado.

Tenho uma BOA literatura, grande parte em alemão técnico e grande parte em inglês sobre o assunto...algumas especificas para ME7.3H4, outras para ME7.1.1 e ME7.5.X mas todas as da familia ME7 que são orientadas a torque e tem o mesmo principio.
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por cassioferraz » Qui Set 12, 2013 11:53 pm

O rvaletne saiu do fórum? Bom o Ferranda abordou o meu questionamento anterior, qual o motivo de existir o kit essesse, os abarths nao usarem a nossa turbina, bem como o pessoal da copa linea tbm não usar a turbina do tjet. Também foi mencionado a matéria do bravo Tjet da fullpower exemplo que pode ser adicionado aos demais.

Por mais que o motor do colega seja "gold" não acredito que mesmo com essa ''sorte'' em stock ele gere 180cv, quanto ao fato de amaciar o carro nos 1000km, existe muito usuário de tjet que desde o carro saiu da CC, o mesmo ja senta a bota, ou seja, ja faz o processo de amaciamento descrito pelo colega, portanto podemos concluir que já era para termos visto algum tjet com potencia parecida ao do colega.

Vamos lembrar mais uma vez que a turbina presente no tjet foi projetada pelo que sei para 135hp, e já roda em overboost 152hp, isso todos sabem, então não podemos esquecer da física, e nem das limitações desse componente. Seu limite pode sim ser ultrapassado mas como sabemos se vc ultrapassa o limite de um projeto o resultado é sua destruição, caso contrario podemos esquecer a matemática e falar que ela esta toda errada, como a física também.
T-jet (blackyellow) - viewtopic.php?f=57&t=22533
Motorista de Auto Escola
Motorista de Auto Escola

por toledo9 » Sex Set 13, 2013 3:05 pm

cassioferraz escreveu:O rvaletne saiu do fórum? Bom o Ferranda abordou o meu questionamento anterior, qual o motivo de existir o kit essesse, os abarths nao usarem a nossa turbina, bem como o pessoal da copa linea tbm não usar a turbina do tjet. Também foi mencionado a matéria do bravo Tjet da fullpower exemplo que pode ser adicionado aos demais.

Por mais que o motor do colega seja "gold" não acredito que mesmo com essa ''sorte'' em stock ele gere 180cv, quanto ao fato de amaciar o carro nos 1000km, existe muito usuário de tjet que desde o carro saiu da CC, o mesmo ja senta a bota, ou seja, ja faz o processo de amaciamento descrito pelo colega, portanto podemos concluir que já era para termos visto algum tjet com potencia parecida ao do colega.

Vamos lembrar mais uma vez que a turbina presente no tjet foi projetada pelo que sei para 135hp, e já roda em overboost 152hp, isso todos sabem, então não podemos esquecer da física, e nem das limitações desse componente. Seu limite pode sim ser ultrapassado mas como sabemos se vc ultrapassa o limite de um projeto o resultado é sua destruição, caso contrario podemos esquecer a matemática e falar que ela esta toda errada, como a física também.

Nao sei o que houve com a conta do cara no Forum ? Ficou bravo de novo ?

Nao acho que essa turbina seja tao limitante assim . O overboost do bravo T-jet e pra 1.3 bar ,originalmente rodando a 0.9~1bar , com o mesmo conjunto (intercooler/turbo/motor) .Segundo ele ,subiu só 0.1 bar de pressão. na calibração dele.

O que me deixa com o pe atras nesse carro nao e nem o turbo e sim o cambio. Nao confiaria em nada muito acima de uns 25Kgf.m de torque.
T-jet / skydome /Ar digital

Vendo UNICHIP Q , tratar por MP
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por Ferranda » Sex Set 13, 2013 5:04 pm

Marcelo,

Overboost, ok. Assim como nos "reprogramados" a curva de torque muda.
Porem a potencia nos bravos permanece a mesma dos puntos.
Só vce ver o que acontece com as "barrinhas" acima de 4.500rpm's
Como a turbina é pequena, tem que abrir a válvula wastegate senão ela entra em overspin e "babau"

(>:D<)
Imagem
Velha Guarda
Velha Guarda

por motta012 » Sex Set 13, 2013 8:49 pm

Olhem os resultados obtidos com o Unichip.
http://www.dastek.com.br/unichip_resultado.asp

O que me chamou atenção foi que um amigo que tem um RCZ passou o carro no Dino e original deu 190 cv, por favor quem puder olhe os resultados. Principalmente dos Tjets, DS3 e RCZ. Tem um um RCZ que teve um ganho extraordinário com escape, e as potências auferidas no modo original sempre é maior que a declarada pelo fabricante.

Quem puder fazer uma analise mais detalhada fica o link, ganho com escape foi amplamente discutido aqui e mostrou resultado no Dino e a questão da potência original e declarada.
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por overspeed » Sex Set 13, 2013 10:44 pm

Em todo forum de preparação que vc entrar percebe que os resultados no dino da Multi no RJ são sempre questionados porque invariavelmente dão muito mais do que o esperado...

O que vale é qto ganhou percentual
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por juninhum » Sex Set 13, 2013 11:12 pm

Meu carro tem escap 2.5 des da turbina e nao me arrependo foi a melhor coisa q eu fiz!!
Administrador
Administrador

por motta012 » Sáb Set 14, 2013 7:40 am

overspeed escreveu:Em todo forum de preparação que vc entrar percebe que os resultados no dino da Multi no RJ são sempre questionados porque invariavelmente dão muito mais do que o esperado...

O que vale é qto ganhou percentual

Com toda a sinceridade eu não me sinto confortável com nenhum Dino no RJ, talvez um único em Petrópolis...
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por Easandrade » Ter Set 17, 2013 11:08 am

alguém sabe onde encontro pistões e bielas forjadas para o punto t jet?as melhores que tiver no mercado
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

AnteriorPróximo