Colocar filtro esportivo aumenta a potência ?

Dúvidas e informações sobre problemas mecânicos, manutenção geral do seu Punto e preparação para aumento de performance.

Colocar filtro esportivo aumenta a potência ?

por shadowcps » Qui Set 12, 2013 10:36 am

http://revistaautoesporte.globo.com/Ofi ... motor.html

"O professor de engenharia mecânica da FEI Silvio Shizou explica que essa medida pode, sim, resultar em melhoria do desempenho do carro. Ao substituir o usual filtro de papel comum por um do tipo esportivo, com malha metálica, ocorre maior entrada de ar no motor e consequentemente uma melhora no desempenho do carro. “Mas esse possível ganho de potência é pequeno, e perceptível apenas em altas rotações”, explica. Além disso, ele pontua que o ganho de alguns “cavalinhos” é provavelmente mais relevante em motores de maior cilindrada, já que a passagem do fluxo de ar é maior.

Porém a mudança pode provocar um efeito colateral. Ele explica que ao trocar o filtro original pelo esportivo, a filtragem de partículas de poeira no ar será menor, deixando o motor mais sujeito à entrada de sujeira. "Isso pode provocar desgaste prematuro de componentes", afirma Shizou.
ImagemImagemImagemImagem ImagemImagemImagem

YETI ! Um bom companheiro. Deixa saudades. Freddie Mercury at home !
Moderador
Moderador

Re: Colocar filtro esportivo aumenta a potência ?

por Metys » Qui Set 12, 2013 10:44 am

Eu achei este vídeo muito legal, ele faz o comparativo do normal com o esportivo....

http://www.youtube.com/watch?v=4r8NajjYkFA

pode ser que o vídeo seja puro marketing rs.rs.rs.rs eu gosto do filtro por causa do ronco do motor, não ligo se ele não traz muita potencia.
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por ADILSONRE » Qui Set 12, 2013 12:59 pm

Pense numa boa música que você gosta, que você admira.
Depois pense que até ela chegar aos seus ouvidos foi uma grande viagem. Sendo que o artista teve uma inspiração, depois a letra vai para o papel, depois tem o processo de melodia e várias outras coisas. Finalmente a gravação, ajustes e está no mercado. Ótimo não é mesmo?
Agora imagine o seguinte, um cara que pensa que sabe cantar, chega num karaokê da vida e em 20 segundos estraga a sua música predileta!!! Não é de se ficar P da vida?

Acho que com os carros é a mesma coisa. Existem trocentos profissionais que estudaram, que se aperfeiçoam, que conhecem profundamente do assunto, envolvidos em todas as etapas de projeto até o lançamento, para que tudo teoricamente dê certo.
Aí depois de tudo pronto, vem alguém e altera o projeto em alguma parte! Como você acha que isso pode dar certo?

Me desculpem, posso estar sendo ultrapassado e até chato, mas para quê fuçar em coisas que não vão mudar a cotação do dólar!!!!
ImagemImagemImagemImagemImagem
Coordenador Regional

por shadowcps » Qui Set 12, 2013 1:14 pm

(=D>) (=D>) (=D>)
ImagemImagemImagemImagem ImagemImagemImagem

YETI ! Um bom companheiro. Deixa saudades. Freddie Mercury at home !
Moderador
Moderador

por morkan » Qui Set 12, 2013 1:25 pm

ADILSONRE escreveu:Pense numa boa música que você gosta, que você admira.
Depois pense que até ela chegar aos seus ouvidos foi uma grande viagem. Sendo que o artista teve uma inspiração, depois a letra vai para o papel, depois tem o processo de melodia e várias outras coisas. Finalmente a gravação, ajustes e está no mercado. Ótimo não é mesmo?
Agora imagine o seguinte, um cara que pensa que sabe cantar, chega num karaokê da vida e em 20 segundos estraga a sua música predileta!!! Não é de se ficar P da vida?

Acho que com os carros é a mesma coisa. Existem trocentos profissionais que estudaram, que se aperfeiçoam, que conhecem profundamente do assunto, envolvidos em todas as etapas de projeto até o lançamento, para que tudo teoricamente dê certo.
Aí depois de tudo pronto, vem alguém e altera o projeto em alguma parte! Como você acha que isso pode dar certo?

Me desculpem, posso estar sendo ultrapassado e até chato, mas para quê fuçar em coisas que não vão mudar a cotação do dólar!!!!

Amigo, eu concordo e discordo ao mesmo tempo. Não quer dizer que a fabricante não use uma determinada peça que ela não presta ou que vai piorar o carro. A fabrica também tem que pensar no custo daquela peça, na facilidade de fabricação e na disponibilidade para o consumidor.
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por Metys » Qui Set 12, 2013 1:32 pm

Vamos lá.

Concordo plenamente com o comentário sobre a originalidade e engenharia aplicada no desenvolvimento do projeto, não tenho argumentos.

Comentário pessoal,

Sabiam que já existe tecnologia que podemos ter lâmpadas que jamais queimam? durabilidade infinita? Por que será que este tipo de tecnologia não foi aplicada em nossas casas, carros, escolas, empresas etc? (será $$$$$$ ???). Há interesses em fazer coisas que "quebram" para que você vá lá e compre uma nova e assim por diante. Veja a matéria da lâmpada que não queima e tire suas próprias conclusões.

http://www.sitedecuriosidades.com/curio ... ueima.html

No caso do filtro é a mesma coisa. No meu Punto o filtro custa cerca de R$ 80,00 e dura 7.500 KM junto com troca do óleo. Os Filtros K&N tem durabilidade de 1.milhão de quilômetros, apenas sendo necessário a "lavagem e lubrificação" após um determinado tempo de uso.

Por que as montadoras e donas das fabricantes de filtro de Papel não pensaram nisto antes? Será que não querem perder a mamata de vender e vender mais e mais filtros de papel para milhões de carros ao redor do mundo?

Pense bem nisto, e você verá que vivemos num mundo de interesses próprios e não desenvolvimento de coisas que duram para sempre.
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por rodney.oliveira » Qui Set 12, 2013 1:37 pm

Bom.. eu usava o filtro com "intake" (o famoso cai) projetado pro carro.. potencia? só psicológico mesmo.. o carro fica mais gostoso de pisar pq o ronco é bem agradável!!
Eu prefiro 1000 vezes o filtro esportivo a um JK por exemplo.. o problema de fazer escapamentos é o barulho constante.. já com o filtro vc começa a perceber o barulho a 2500 giros.. o que te garante uma viagem a 100~120KM/h com pouco barulho.. falo isso pois já tive escapamento jk em outro carro e enche o saco.
Intake feito pelo Giba escapes especiais.

Imagem
Imagem
Roda dura de Auto Escola
Roda dura de Auto Escola

por jpromero » Qui Set 12, 2013 1:54 pm

Também tinha filtro esportivo no Brava 1.6 16V com o motor Torque. Quando coloquei, parecia que o carro virou um avião, barulho legal, parecia subir giro mais rápido coisa e tal. Andei com ele até o dia que vendi o carro, um ano depois +/-. Tinha uma subida que eu ia com o Brava em 3a de teimoso com o filtro esportivo, quando voltei o original subiu normal em 3a marcha sem esforço e com um pouco de folga. Não era K&N, nem marca tinha. Isso já me deixou p. da vida e nunca mais quis alterar a originalidade do carro.

Mas um K&N inbox deve ser muito bom, pena que "pode não servir no próximo carro".
João Paulo
ex-Linea Absolute 1.9 Dualogic 2010 - preto vesúvio

Linea Clube no Facebook: https://www.facebook.com/groups/LineaClube.Brasil/
Campeão de Kart Amador
Campeão de Kart Amador

por andrek » Qui Set 12, 2013 2:42 pm

Apesar de não atuar mais nessa área há anos, eu sou Engenheiro Mecânico e já trabalhei em montadora; sei, portanto, das 2.153.467.494.314.846.521 etapas de um projeto, suas complexidades, além restrições e equilíbrios que devem existir entre custo, durabilidade, performance, consumo, ruídos, emissões, etc etc etc.

Uma equipe de engenharia envolvida num projeto complexo como esse passa muito tempo fazendo escolhas (não se pode ter tudo), para atender a uma maioria. Naturalmente alguém pode querer privilegiar um desses aspectos e fazer alterações no seu carro, mas é importante saber que SEMPRE vai sacrificar alguma coisa. Não existe almoço grátis.

Aquele papo que diz "o produto 'XPTO Tabajara' melhora o torque em baixa, a potência em alta, reduz o consumo e ainda aumenta a vida útil do motor" é MENTIRA, ou no mínimo desinformação. Acho válido as pessoas customizarem seus carros como queiram, mas sabendo das consequências. Eu, de minha parte, concordo com o colega Adilson: deixo o meu carro originalzinho porque sei que gente mais bem qualificada do que eu nesse aspecto definiu ele assim.

Abraços!
Leandro Imagem http://www.puntoclube.com/forum/viewtopic.php?f=57&t=24739
PUNTO T-JET 2012/2013 BRANCO BANCHISA +SKY DOME +AR DIGITAL +ALARME DE FÁBRICA
Piloto de Kart amador
Piloto de Kart amador

por ADILSONRE » Qui Set 12, 2013 2:58 pm

andrek escreveu:Apesar de não atuar mais nessa área há anos, eu sou Engenheiro Mecânico e já trabalhei em montadora; sei, portanto, das 2.153.467.494.314.846.521 etapas de um projeto, suas complexidades, além restrições e equilíbrios que devem existir entre custo, durabilidade, performance, consumo, ruídos, emissões, etc etc etc.

Uma equipe de engenharia envolvida num projeto complexo como esse passa muito tempo fazendo escolhas (não se pode ter tudo), para atender a uma maioria. Naturalmente alguém pode querer privilegiar um desses aspectos e fazer alterações no seu carro, mas é importante saber que SEMPRE vai sacrificar alguma coisa. Não existe almoço grátis.

Aquele papo que diz "o produto 'XPTO Tabajara' melhora o torque em baixa, a potência em alta, reduz o consumo e ainda aumenta a vida útil do motor" é MENTIRA, ou no mínimo desinformação. Acho válido as pessoas customizarem seus carros como queiram, mas sabendo das consequências. Eu, de minha parte, concordo com o colega Adilson: deixo o meu carro originalzinho porque sei que gente mais bem qualificada do que eu nesse aspecto definiu ele assim.

Abraços!

Putz, não poderia existir explicação melhor!
Foi exatamente o que queria dizer.
Às vezes as pessoas não entendem que tudo está interligado.
ImagemImagemImagemImagemImagem
Coordenador Regional

Próximo