[DISCUSSÃO] Preparação Motor T-Jet
Re: [DISCUSSÃO] Preparação Motor T-Jet
temos duas características diferentes num turbocompressor qto a comportamento:
Boost threshold: rotação aonde começa a ter pressão
Lag: tempo entre a borboleta abrir e o eixo ganhar velocidade e ocorrer o spool (subida de pressão até estabilizar)
Qdo vc abre toda a borboleta vc vai quase imediatamente ao torque normalmente aspirado (TNA ou como costumo chamar torque "de base") e dependendo da rotação (se acima do boost threshold) ja sobe direto pra mais do que o TB, ocorrendo um LAG entre a pressão subir e estabilizar.
na pratica entre todos os microefeitos que se relacionam se vc estiver acima do Boost threshold usando um escape (ou melhor um downpipe) mais livre o lag é menor e vc terá um tempo menor até atingir o torque máximo (naquela rotação e pressão usadas)... se vc estiver numa rotação em que não ocorra pressão vc tem o eixo gerando uma contrapressão que pode ser tão grande (ou bem menor) quanto um escape OEM.
Dependendo da configuração do motor (curso, taxa, perfil dos comandos) vc pode até ter uma ligeira piora abaixo do boost trheshold...mas na pratica é bem baixa pois o ganho no regime superior compensa com folgas.
Boost threshold: rotação aonde começa a ter pressão
Lag: tempo entre a borboleta abrir e o eixo ganhar velocidade e ocorrer o spool (subida de pressão até estabilizar)
Qdo vc abre toda a borboleta vc vai quase imediatamente ao torque normalmente aspirado (TNA ou como costumo chamar torque "de base") e dependendo da rotação (se acima do boost threshold) ja sobe direto pra mais do que o TB, ocorrendo um LAG entre a pressão subir e estabilizar.
na pratica entre todos os microefeitos que se relacionam se vc estiver acima do Boost threshold usando um escape (ou melhor um downpipe) mais livre o lag é menor e vc terá um tempo menor até atingir o torque máximo (naquela rotação e pressão usadas)... se vc estiver numa rotação em que não ocorra pressão vc tem o eixo gerando uma contrapressão que pode ser tão grande (ou bem menor) quanto um escape OEM.
Dependendo da configuração do motor (curso, taxa, perfil dos comandos) vc pode até ter uma ligeira piora abaixo do boost trheshold...mas na pratica é bem baixa pois o ganho no regime superior compensa com folgas.
- Piloto de Autorama
- Velha Guarda
overspeed escreveu: vc pode até ter uma ligeira piora abaixo do boost trheshold...mas na pratica é bem baixa pois o ganho no regime superior compensa com folgas.
Aham... Ligeira sim, como se andassem na cidade acima de 4000 RPM kkkkk... tou me divertindo... qual a próxima piada... Para carro de pista, eu concordo contigo totalmente...
-
rvalente
É melhor fechar as fabricas da Greedy, Magnaflow, Gtech, Supersprint, Akrapovic e etc... 

- Piloto de Atari
Relaxa Motta... nao vou mais incomoda-lo, já solicitei que meu cadastro seja removido desse forum.
Garanto que EU nao preciso desse forum para nada... já voces... continuem fazendo a cagada que desejarem em vossos carros...
A gente tenta orientar cientificamente e voces cagam... azar nao é meu... pelo contrário...
A gente se esbarra na pista... e pode ter certeza que vai ser tanga ( com escape originalzinho )
Abs!
Garanto que EU nao preciso desse forum para nada... já voces... continuem fazendo a cagada que desejarem em vossos carros...
A gente tenta orientar cientificamente e voces cagam... azar nao é meu... pelo contrário...
A gente se esbarra na pista... e pode ter certeza que vai ser tanga ( com escape originalzinho )

Abs!
-
rvalente
rvalente escreveu:overspeed escreveu: vc pode até ter uma ligeira piora abaixo do boost trheshold...mas na pratica é bem baixa pois o ganho no regime superior compensa com folgas.
Aham... Ligeira sim, como se andassem na cidade acima de 4000 RPM kkkkk... tou me divertindo... qual a próxima piada... Para carro de pista, eu concordo contigo totalmente...
A ultima vez que eu chequei o T-Jet usava uma turbina de baixa inércia que aliada ao gerenciamento eletrônico de pressão e ECU orientada a torque (familai ME7.X da Bosch) permitia ter uma curva de torque em forma de mesa, tendo já 21mkgf a 2.250RPM, ou seja o boost threshold esta bem abaixo desta rotação... aliviar o escape não vai fazer o torque a "2.250 RPM" diminuir e sim aumentar... ainda mais se for aliado a uma mudança nos mapas primários relacionados ao target de torque (KFMIRL, LDRMX, KFTARX).
2.250RPM é "um pouco" abaixo de 4.000RPM.
Qto ao Tipo turbo eu conversei MUITO com o usuário Lancia no forum preparados inclusive enviei um arquivo usado nos Uno Turbo da formula Uno que usavam a mesma injeção que creio ser seu pai usou quando ele montou o projeto deste carro... tenho todo o topico salvo aqui e dei muitos "palpites" a ele... talvez ele devesse ter recorrido ao seu vasto conhecimento em vez de um forum cheio de gente "palpiteira" hehehehe mas se me recordo bem não é o que deve ter ocorrido ja que ele seguiu muita coisa que eu e outros sugerimos...
- Piloto de Autorama
rvalente escreveu:Relaxa Motta... nao vou mais incomoda-lo, já solicitei que meu cadastro seja removido desse forum.
A gente se esbarra na pista... e pode ter certeza que vai ser tanga ( com escape originalzinho )![]()
Abs!

- Piloto de Atari
rvalente escreveu:Relaxa Motta... nao vou mais incomoda-lo, já solicitei que meu cadastro seja removido desse forum.
A gente se esbarra na pista... e pode ter certeza que vai ser tanga ( com escape originalzinho )![]()
Abs!
Só digo uma coisa,lamentavel sua reaçao de querer sair do forum só porque existem varias opinioes diferentes da sua! Pode ter certeza q tem muita gente aqui (eu por exemplo) lendo tudo q voce e os outros(takinarios e etc) postam e tentando absorver e ver o q eh melhor para o nosso amado tjet!! Nao é so pq tem alguem batendo de frente com vc q seus posts estao indo pro lixo cara! Pensa nisso!

- Piloto de Autorama
rvalente escreveu:
Nao tenta não . Isso é o que eu estou pedindo pra você fazer.O que você esta fazendo é se impor a força , é realmente uma pena.
Para o seu bem , espero que essa sua atitude de "autoridade" seja só aqui no fórum. Se eu alguém agir assim no trabalho quando houver divergência fica inviável ....
" Onde todos pensam igual, ninguém pensa muito" - Walter Lippmann
Editado pela última vez por toledo9 em Sáb Set 07, 2013 7:27 pm, em um total de 1 vez.
T-jet / skydome /Ar digital
Vendo UNICHIP Q , tratar por MP
Vendo UNICHIP Q , tratar por MP
rvalente escreveu:A gente tenta orientar cientificamente e voces cagam... azar nao é meu... pelo contrário...
Até agora você só falou, não provou que escape maior prejudica o carro. Só falar não é orientar cientificamente. Por outro lado já demos vários exemplos de ganhos com o escape maior e praticamente nenhuma perda em baixa.
O verdadeiro problema é que pessoas arrogantes como você acham que sabem tudo e que ninguém pode ensinar algo novo. Temos que ter a mente aberta a tudo, independentemente de quem/onde a informação vem.
Sobre seu cadastro, eu mesmo tiro, caso realmente queira.
- Velha Guarda