Tudo sobre lampadas de halogênio [Experiencia pessoal]

Discussões sobre personalização e tuning do seu Fiat Punto. Marcas, procedimentos e conceitos.

Tudo sobre lampadas de halogênio [Experiencia pessoal]

por KAWAUTI » Qui Mai 16, 2013 9:10 pm

Bem, vou relatar aqui um pouco da experiência que tive com lâmpadas de halogêneo, são experiências pessoais e baseados na minha observação dos produtos em meu veículo.

Fiz diversos testes com lâmpadas de halogêneo automotivas incluindo as conhecidas Philips e algumas marcas de lampadas xing-ling. Antes de tudo, gostaria de explicar que uma lâmpada de halogêneo é uma lâmpada que possui um filete dentro do bulbo, que quando ligado fica incandescente produzindo luz, ao contrário da lâmpada xenon que é a gás.

Temperatura x Cor
Algo muito importante de esclarecer é que, quando se trata de luz, a coloração de seu espectro é medida pela sua temperatura em Kelvin, ou seja, quando dizemos que uma lâmpada é 4300k significa que esta lâmpada produz a temperatura de cor de 4300 Kelvin, uma medida de temperatura que não costumamos cotidianamente. Conforme a lâmpada produz uma maior temperatura de cor, sua escala de tonalidade sobe. Numa lâmpada de halogêneo automotiva a escala geralmente começa partindo de tons amarelados(3000K) chegando a brancos(5000K).

Imagem

Durabilidade
O grande problema dessas lâmpadas com maior temperatura de cor(acima de 3000k) é que seu filete é muito mais exigido consequentemente essas lâmpadas tem um tempo de vida menor. Quanto maior a temperatura menor é o tempo de vida útil da lâmpada. Lembrando que estou falando de lâmpadas de halogênio e não de xenon.

Comprando e recebendo
Utilizei muitas lâmpadas diferentes no meu carro, na época um Bravo. As lâmpadas variam nos mais diversos preços, compradas tanto na China ou aqui mesmo no Brasil em lojas ou no Mercado Livre.

Nas lâmpadas de marcas mais desconhecidas utilizei lâmpadas de 4300K de 4 modelos diferentes. Já no recebimento da encomenda passei alguns inconvenientes, comprando da China algumas lâmpadas vieram quebradas, mesmo quando protegidas com embalagem plástica dura.

Utilizando as lâmpadas no carro
Falando das lâmpadas(4300K) Chinesas eu testei todas que comprei e enfrentei diversos tipos de problemas. Houveram lâmpadas que foram instaladas e imediatamente não funcionavam, houve uma lâmpada que durou 2 dias e queimou, houve uma lâmpada que durou 1 semana e queimou. Na instalação umas das lâmpadas chegou a quebrar em sua parte de metal durante a instalação, e posso garantir que não foi falta de cuidado de minha parte ou excesso de força nas mãos.

Mesmo as lâmpadas chinesas da Philips seguiam o mesmo baixo nível de qualidade de construção sendo visivelmente inferiores as vendidas nacionalmente. De todas as lâmpadas Philips chinesas a única que parece ter um acabamento e durabilidade melhor são as Diammond Vision(5000k), enquanto as Crystall Vision(4300K) possuem um nível muito parecido com as lâmpadas mais baratas de marca desconhecida.

Houve um pingo com vridro cor azulado(que vinha no kit da Philips Crystall Vision Chinesa) que instalei na lanterna e percebi seu tom azulado quando liguei segundos após ter sido ligado o facho se tornou amarelo. Rapidamente removi a lâmpada para investigar e percebi que a tonalidade azul do vidro da lâmpada havia desaparecido! O que ocorreu foi que o pingo era pintado por fora com uma tinta azul semi-transparente e com o alto calor emitido pela lâmpada toda essa tinta foi queimada e dissolvida em segundos. Resumindo: péssima qualidade.

A iluminação dessas lâmpadas é razoavelmente boa e dão um efeito estético bonito e agradável em relação as lâmpadas normais de 3000K, isso enquanto elas estão funcionando é claro.
Outra péssima experiência que tive com lâmpadas, na verdade não foi com uma lâmpada halógena e sim com uma lâmpada de LED pingo (W5W) comprada na China. Cheguei a testar 4 pingos de LED diferentes,todos chineses. Alguns davam erro no computador de bordo e consegui duas que funcionavam pois possuíam um chip que “engana” o computador de bordo do carro(Canbus) de forma que este não acuse a lâmpada como queimada mesmo ela funcionando. Alguns LEDs não acendiam logo de cara e então percebi que essas lâmpadas tem posição certa para serem ligadas e se por acaso você ligar invertido elas não funcionavam.

Em um determinado LED que utilizei, provavelmente devido ao calor e a má qualidade dos materiais que era feito, sem qualquer aviso quebrou e caiu dentro do farol do carro!
Eu pensei que pudesse ser um caso específico daquela lâmpada ou simplesmente azar, então rapidamente troquei por uma nova e para minha surpresa, depois de alguns dias o outro lado estava quebrado, agora eu tinha pedados de lâmpadas de led dentro dos meus 2 faróis! :cry:

Imagem

Quando comprei as lâmpadas Philips nacionais senti a melhora de acabamento mas no quesito iluminação pareciam ser idênticas, pelo menos aos meus olhos . As Diammond Vision são as melhores lâmpadas da Philips e as Crystall Vision Nacionais são boas, não tão ruins como as chinesas, portanto tome cuidado quando for comprar no Mercado Livre senão você pode acabar levando gato pro lebre.

Conclusão
A embalagem diz que as lâmpadas aumentam a visibilidade mas no final das contas as lâmpadas de alta temperatura parecem funcionar mais como um artifício estético do que como um item que reforça a segurança.

As lâmpadas que custam barato são de péssima qualidade e definitivamente não valem a pena pois o risco é alto, as que possuem o preço elevado não fazem jus ao preço. Depois de tudo isso percebi quais os reais motivos das montadoras automobilísticas utilizarem as lâmpadas halogênicas normais(3000K): Preço e Durabilidade, então decidi voltar para as lâmpadas convencionais.

Espero que tenha ajudado.
:-D
..
Punto T-jet - Vermelho Modena
---
Vendo Bravo Essence - Bancos de Couro - 2012/2012
http://www.webmotors.com.br/c/10004671
R$ 43.500,00
Piloto de Atari
Piloto de Atari

Re: Tudo sobre lampadas de halogênio [Experiencia pessoal]

por bondstrike » Qui Mai 16, 2013 10:59 pm

Bom relato KAWAUTI... brigadaum pelas informações
Topico do meu Punto: viewtopic.php?f=56&t=23653
Piloto de Kart de feriado
Piloto de Kart de feriado

por ramonenghaw » Dom Mai 19, 2013 11:04 pm

Já passei por isso, de por lâmpadas dessas super brancas, e em 1 ou 2 meses a lampada queimar, enquanto nos carros da familia aqui, rodamos com as lampadas que vem de fabrica por 5 anos, ou mais de 100 mil km, e não queimam hehehee
Barbeiro de Auto Escola
Barbeiro de Auto Escola

por rod_mendes » Qua Jun 12, 2013 7:23 pm

Racionalmente é melhor deixar as originais mesmo, sem duvida.
Eu ja usei de tudo, diamond vision, crystal vision, xenon 6k 8k, no neblina, no principal....

do universo das halogenas, se quiser melhoria estetica, aconselho diamond vision. É um branco levemente azulado.

se for por eficiencia, fica com as originais no principal ou no maximo trocar pras NightBreaker... e pode comprar as Nokya 3000k para o neblina.
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por ADILSONRE » Seg Jul 29, 2013 4:22 pm

Parabéns pelo tópico!
Tiraram todas as minhas dúvidas, realmente bastante informativo.
ImagemImagemImagemImagemImagem
Coordenador Regional

por gutoyota » Seg Jul 29, 2013 4:36 pm

Essa lâmpadas da China devem ser falsas!

As Philips e Osram nacionais são as marcas originais utilizadas na maioria dos automóveis. Quando originais tem qualidade excelente!

Sempre desconfie de preços baratos.. as lampadas brancas de qualidade dificilmente são vendida por menos de R$100 o par.
Punto Sporting 2013 - Veja aqui
Vermelho Modena, Xenon, Central Multimidia, Teto Black Piano, Leds Re, Placa, Lanterna Ambar, Sub, Osram Diadem
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por Arnaldo B » Seg Jul 29, 2013 5:42 pm

cara valew pelo relato, muito bom mesmo, sem dúvida vou pensar 2 x antes de pensar em trocar minhas lampadas..

abs
Roda dura de Auto Escola
Roda dura de Auto Escola

por Rhoperl » Ter Jul 30, 2013 8:57 am

Eu usei por mais de 3 anos no meu finado astra um xenon chines que comprei no mercado livre de 4300k. Nunca deu nenhum problema, me surpreendeu bastante. Agora no Punto estou usando as originais e acho que vou continuar assim pq acredito que xenon em farol que não é projetor deve ofuscar muito.

Sent from my XT890 using Tapatalk 4 Beta
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por rvalente » Seg Ago 05, 2013 7:04 am

Quem tiver interesse eu importo lampadas NOKYA H4 e H11 2500k ( Amarela mesmo )... uso-as em todos os meus carros a mais de 3 anos, o resultado é muito bom a noite / chuva e Neblina.

Abraços!
rvalente

por abiegelmeyer » Sáb Ago 24, 2013 5:55 pm

Valeu pela descrição. Estou com um neblina queimado e uma sinaleira, estava querendo trocar todo o jogo para as de luz branca,
http://dx.com/pt/p/philips-12258-h1-dia ... pack-16869

bem baratinho pra testar, mas pelo que vi não vai durar 2 meses. Vamos ficar nas originais mesmo.
Piloto de Atari
Piloto de Atari

Próximo