[DISCUSSÃO] Preparação Motor T-Jet

Dúvidas e informações sobre problemas mecânicos, manutenção geral do seu Punto e preparação para aumento de performance.

Re: [DISCUSSÃO] Preparação Motor T-Jet

por Takinarios » Qua Fev 06, 2013 12:30 am

Li tudo por cima essas ultimas páginas, nem vou entrar no mérito dos 220cv de deus, mas sobre o post da TMC, o Abarth Grande Punto vai pra 185hp, mas tem que lembrar que la a gasolina é diferente, então não é recomendável por nos tjets daqui. Remap de unichip tem mais possibilidades, mas isso pode ser bom ou ruim, tem sempre que levar em conta a questão de confiabilidade.

Se quer mais que 190cv, já troca a turbina, nem perde tempo acreditando nisso. Se quer 190, faz tudo, remap, ic, escape com dp, filtro...
Velha Guarda
Velha Guarda

por martin » Qua Fev 06, 2013 9:11 am

Até tem algum sentido dizer que o Unichip rende mais. A pressão começa a cair depois de atingir um pico, mesmo no remapeado. E se o Unichip conseguir fechar mais a wastegate sempre que perceber a queda da pressão e voltar a subir a pressão pro definido na programação do Unichip?

Não vai obter mais potência e torque mas vai conseguir manter por mais tempo o mesmo limite atingido pela reprogramação, talvez até o limite de giro do motor ou da wastegate. Apenas uma teoria..
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por Ferranda » Qua Fev 06, 2013 10:55 am

martin escreveu:Até tem algum sentido dizer que o Unichip rende mais. A pressão começa a cair depois de atingir um pico, mesmo no remapeado. E se o Unichip conseguir fechar mais a wastegate sempre que perceber a queda da pressão e voltar a subir a pressão pro definido na programação do Unichip?

Não vai obter mais potência e torque mas vai conseguir manter por mais tempo o mesmo limite atingido pela reprogramação, talvez até o limite de giro do motor ou da wastegate. Apenas uma teoria..

Martin, a pressão cai pois está no limite da vazão x pressão da turbina.
Para manter a pressão, a turbina tem que entrar em overspeed e mesmo assim, duvido que vá segurar.
Porem turbina em over = moer turbina!!!!
Por isso a wastegate abre, para não deixar todo fluxo dos gases em alta rpm passar pela caixa quente e dar overspeed. Sim é possivel enganar esses parametros tanto com unichip como em qualquer outra programação, porem a um custo já conhecido :wink:
(>:D<)
Imagem
Velha Guarda
Velha Guarda

por martin » Qui Fev 07, 2013 6:59 am

Ferranda escreveu:
Martin, a pressão cai pois está no limite da vazão x pressão da turbina.
Para manter a pressão, a turbina tem que entrar em overspeed e mesmo assim, duvido que vá segurar.
Porem turbina em over = moer turbina!!!!
Por isso a wastegate abre, para não deixar todo fluxo dos gases em alta rpm passar pela caixa quente e dar overspeed. Sim é possivel enganar esses parametros tanto com unichip como em qualquer outra programação, porem a um custo já conhecido :wink:
(>:D<)

Ferranda, obrigado pela explicação!

Estou pensando em comprar outro t-jet, dessa vez pra preparar, só que meu tipo de preparação é um pouco diferente do que tem por aí. Quero um carro com muito torque em baixo giro, de preferência "acordando" mais cedo do que o original. Não ligo muito pra potência nem velocidade final, queria apenas um carro bem esperto.. Como um compacto V6 a diesel por exemplo :-D

Recomenda alguma turbina específica? A original já é muito pequena, será que alguma do mesmo tamanho mas híbrida? Farei coletores se necessário.. Valeu!
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por ado » Qui Fev 07, 2013 1:37 pm

boa tarde, onde vcs recomendam fazer a chipagem...gostaria de aumentar uns cvs no meu t jet...alguem poderia me falar a respeito do aumento de consumo e durabilidade...gostaria de uns 20 - 30 cvs a mais, obrigado...
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por grego171 » Qui Fev 14, 2013 12:55 pm

o Febezza qto queres no inbox? Eh o mesmo pro linea?
Imagem Imagem Imagem
Hj Linea T jet "Tubarao"
ex Palio HLX "Valente"
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por Febezza » Sex Fev 15, 2013 1:22 pm

Sim, é o mesmo motor :-D

Mandei MP
Campeão de Kart Amador
Campeão de Kart Amador

por guihornet600 » Sáb Fev 16, 2013 12:40 am

D.Sestari escreveu:Amigo, o 1.4 aguenta firme até uns 250hps (trocando a turbina original) porém a questão é que apenas com chip fica difícil de acreditar que ele realmente chegue aos 200hps, temos casos aqui, inclusive o meu, de carros que além de reprogramar a central, tem downpipe, escape de 2,5", intercooler e filtro e mesmo mudando tudo isso o carro chegou a 190hps.

Não estou falando mal de unchip nem nada, mesmo pq venho pesquisando para comprar um, hehe e tbm não estou dizendo que vc esta mentindo, que fique claro... mas é que sem aferir em um dinamômetro confiável fica difícil de acreditar quanto realmente tem.

Pq existem casos, como já passaram aqui antes, de gente que mediu o carro original no dina e deu 170hps (sendo que o certo seria 150) e quando coloca o chip ele vai para 200hps, ou seja, teve um ganho de 30hps, ai blza, eu concordo com o ganho mas isso não quer dizer que o carro esteja com 200hps. Se analisarmo ele esta na verdade com uns 180.

Bom, depois de ler esse tópico de fora a fora diversas vezes, me informar com vários outros donos de TJet e testar no meu próprio carro foi essa a conclusão que cheguei. Caso eu esteja errado, por favor me corrijam...

augusto da ofici na charge me amostrou a estrutura dele so meche por indicaçao e portas fechadas me mostrou manual do punto t-jet do qual nem fiat tem me mostrou suas ferramentas e peças para calibragem de ferramentas e uns 5 livros da ciclo engenharia dedicados a ele pela ajuda da formaçao do livro e disse que chegou aos 210 a 220 cavalos sem força a durabilidade do motor tanto que ele esta com o carro desde 2009 com o carro unico dono esse e apenas uns de seus 3 carro preparados vectra e jetta o cara tem um monte de diploma na parede e meche em injeçao eletronica bem antes de chegar ao brasil o cara e fera tanto que na oficina dele tem carros de minas sendo preparado mais so voce visitando a loja dele para crer falando ninguem acredita
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por guihornet600 » Sáb Fev 16, 2013 12:41 am

motta012 escreveu:Eu sou bem receoso com estes Unichips, mas de qualquer forma vou na Charger-RJ ter explicações sobre a preparação, posso dizer que a oficina foi extremamente bem recomendada por pessoas de confiança, inclusive o Lancer Evo que em Trackdays aqui ganhava quase todos foi preparado por eles.
Não custa nada possuir mais informações.....

Segue link:
http://www.chargernet.com.br/default.asp

nao vai daar viagem perdida o cara e bom mesmo
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por Takinarios » Sáb Fev 16, 2013 11:59 am

guihornet600 escreveu:...me mostrou manual do punto t-jet do qual nem fiat tem...

Parei de ler aqui, alguém me explica como a fábrica, quem desenvolveu todas as partes desse motor e do carro, não tem um manual que outra pessoa tem?
Velha Guarda
Velha Guarda

AnteriorPróximo