[DISCUSSÃO] Preparação Motor T-Jet
Re: [DISCUSSÃO] Preparação Motor T-Jet
Easandrade escreveu:Guilherme001 escreveu:Easandrade,
tudo bom??
Teria como postar algum vídeo do seu veículo andando?
Já olhei hoje aqui em BH e fiquei muito interessado em colocar depois dos gráficos que vi, mas gostaria de ver um vídeo do seu carro andando.
Abracos...
entra ai no face do meu amigo que filmou e que é o credenciado do unichip aqui em Aracaju
http://www.facebook.com/photo.php?v=345 ... =2&theater
nao estranhe a cor do carro.pois tinha um preto e capotei.como falei antes o unichip é bom por isso.tira de um e coloca no outro.mas vou te mandar um video do preto.
http://www.youtube.com/watch?v=lgACfGeqav8
- Piloto de Autorama
Easandrade escreveu:Easandrade escreveu:Guilherme001 escreveu:Easandrade,
tudo bom??
Teria como postar algum vídeo do seu veículo andando?
Já olhei hoje aqui em BH e fiquei muito interessado em colocar depois dos gráficos que vi, mas gostaria de ver um vídeo do seu carro andando.
Abracos...
entra ai no face do meu amigo que filmou e que é o credenciado do unichip aqui em Aracaju
nao estranhe a cor do carro.pois tinha um preto e capotei.como falei antes o unichip é bom por isso.tira de um e coloca no outro.mas vou te mandar um video do preto.
http://www.youtube.com/watch?v=lgACfGeqav8
hoje meu carro tem,filtro k&n cônico,escape dimensionado inox,embreagem de cerâmica,molas h&r,supercooler colocado agora depois do campeonato,unichip,discos de freios fresados, e pneu r888 quando vou competir.hoje creio que ele está com uns 215cv.pois nao medi depois do intercooler.estou com um projeto para aumentar a turbina.qualquer duvida estou a disposição
- Piloto de Autorama
Sempre ouvi falar que a turbina IHI RFH-3 (original dos Tjets) não empurrão mais que 180 cv sem entrar em overspeed.
Inclusive em sites e foruns Europeus.
O numero (CVs) não importa muito, o que vale mesmo é como vem a cavalaria e o torque, e em qual RPM.

O numero (CVs) não importa muito, o que vale mesmo é como vem a cavalaria e o torque, e em qual RPM.

- Velha Guarda
Ferranda escreveu:Sempre ouvi falar que a turbina IHI RFH-3 (original dos Tjets) não empurrão mais que 180 cv sem entrar em overspeed.
Com 98 ron (a podium) no máximo 190~195 fazendo tudo, com 102ron 195~200, mas naquela, só segura pressão (todas as barras) até 4k rpm, depois disso cai senao da overspeed. Mas fora eles colocam isso (180) porque pra mexer mais como fazemos aqui (IC por exemplo) eles preferem trocar a turbina logo rsrs. Agora 215 cv, desculpa, mas ou não ta dando isso, ou sua turbina não vai durar. Não existe milagre.
Se você olhar o gráfico da RFH-3 ela é uma turbina pra tirar 135cv, ou seja, original ela ja vem a mais, por isso não tem muito mais pra tirar.
- Velha Guarda
Takinarios escreveu:Ferranda escreveu:Sempre ouvi falar que a turbina IHI RFH-3 (original dos Tjets) não empurrão mais que 180 cv sem entrar em overspeed.
Com 98 ron (a podium) no máximo 190~195 fazendo tudo, com 102ron 195~200, mas naquela, só segura pressão (todas as barras) até 4k rpm, depois disso cai senao da overspeed. Mas fora eles colocam isso (180) porque pra mexer mais como fazemos aqui (IC por exemplo) eles preferem trocar a turbina logo rsrs. Agora 215 cv, desculpa, mas ou não ta dando isso, ou sua turbina não vai durar. Não existe milagre.
Se você olhar o gráfico da RFH-3 ela é uma turbina pra tirar 135cv, ou seja, original ela ja vem a mais, por isso não tem muito mais pra tirar.
vc tem unichip no seu carro? coloca um e depois vc me fala.só ai vc vai para 192cv eu medi no dino e vi, não foi milagre .agora depois faz um ajuste no mapa dele desengordando os pontos com gasolina podium em testes de rua com o computador monitorando,veja o seu torque original de 21kg e vá para um torque de 32kg que o unichip te dá, é só o que um opala original de 6 bocas tem.compra um monometro e mede a pressao que a tua turbina tá dando. abre ela e coloca no limite como a minha que dá picos de 1.7kg. compra um intercoler maior para ele perder menos pressão final,vai mecher no teu carro e sai do teórico.será que é milagre?se a minha turbina explodir é problema dela ele tem é que empurrar e com gosto.eu ja derreti vela,pistao em outro punto que eu tinha para chegar no ajuste que fiz.prepara o teu, com a turbina original como o meu e traz para agente brincar.nada melhor do que ter 2 carros iguais para sentir a diferença eu posso dizer pois estou no segundo t-jet.pode ser que ele nao esteja com os 215cv pois nao medi no final de todos os upgrades que fiz citados anteriormente.falei que ele deveria estar com uns 215 mas te afirmo que ele esta entre 205 a 215 cv.
- Piloto de Autorama
Primeiro, meu carro ta longe de ser original.
Segundo, você não mediu antes, pode ser que realmente teria dado 152cv, mas poderia ter dados mais de 170, e com isso seu carro só com unichip teria no máximo 175cv. Se for assim eu vou amanha medir e vai dar 250cv meu carro, ou 300, com gráfico e tudo.
Pelo que entendi você deixou a turbina segurando pressão por um tempo bem maior que originalmente, o que REALMENTE DA MAIS POTENCIA, porém também faz a turbina entrar em overspeed e quebrar muito mais rápido. Ela não quebra na hora, mas não dura 10k km. Existe uma razão para ter vários tamanhos de turbina e as montadoras colocarem uma maior para ganhar 30 cv (não só no kit SS, mas a MB por exemplo nas C180, C200 e C250).
Aqui tem um gráfico da pressão da minha turbina (verde) e a rpm (azul), mas isso é velho...

Bom, o carro é seu, você faz o quiser, só não venha chorar aqui quando quebrar. Milagre não existe, ou melhor, milagre que dure não existe.
Segundo, você não mediu antes, pode ser que realmente teria dado 152cv, mas poderia ter dados mais de 170, e com isso seu carro só com unichip teria no máximo 175cv. Se for assim eu vou amanha medir e vai dar 250cv meu carro, ou 300, com gráfico e tudo.
Pelo que entendi você deixou a turbina segurando pressão por um tempo bem maior que originalmente, o que REALMENTE DA MAIS POTENCIA, porém também faz a turbina entrar em overspeed e quebrar muito mais rápido. Ela não quebra na hora, mas não dura 10k km. Existe uma razão para ter vários tamanhos de turbina e as montadoras colocarem uma maior para ganhar 30 cv (não só no kit SS, mas a MB por exemplo nas C180, C200 e C250).
Aqui tem um gráfico da pressão da minha turbina (verde) e a rpm (azul), mas isso é velho...

Bom, o carro é seu, você faz o quiser, só não venha chorar aqui quando quebrar. Milagre não existe, ou melhor, milagre que dure não existe.
- Velha Guarda
Muito botão da alegria.....
Muita frenagem "leve" na desaceleração do dinamometro....
banhar o intercooler com pistola de ar comprimido e agua gelada é o mais comum.... Rsrsrs
Tirar agua do rolo na desaceleração tambem é comum.
Tem de tudo.
Muita frenagem "leve" na desaceleração do dinamometro....
banhar o intercooler com pistola de ar comprimido e agua gelada é o mais comum.... Rsrsrs
Tirar agua do rolo na desaceleração tambem é comum.
Tem de tudo.

- Velha Guarda
o que acontece é que muito programador,pula etapa falando que a turbina original nao aguenta e a depender do projeto que ele tenha realmente nao aguenta,mas posso garantir que aguenta para projetos em torno de 200cv ou mais um pouco ,vc fazendo um projeto bom e bem ajustado.o que acontece é que sempre que alguem que fazer um projeto que chegue em torno de 200cv,acha que a turbina original nao chega e troca logo sem testar antes .pois a minha está funcionando muito bem e aguentando muito *%$#!.claro que já tenho projetos para aumentar a turbina,pois vc nunca fica satisfeito,sempre quer mais potencia.por isso fui seguindo etapas e melhorando aos poucos,mas cada um prepara do jeito que quer,pulando etapas ou nao.
- Piloto de Autorama
Takinarios escreveu:Primeiro, meu carro ta longe de ser original.
cara impossivel um carro que consta no documento 152cv dar mais no dino.geralmente na roda dá menos.mas vamos lá.com relação ao over speed.veja no seu proprio grafico e eu ja tinha notado isso depois que coloquei o monometro.nao adianta vc esticar até 6000 rpm.pois a pressao da turbina cai muito devido a margem de segurança do proprio carro,na realidade despenca.a troca de marchas ideal é de 5000 giros e isso vc evita o overspeed e a turbina está mais cheia nas trocas.tenho uma equipe muito boa,corro em arrancadas e meu carro é muito afiado.veja taxas de compressao de admissao e escape,regule tudo que vc vai ver que a turbina original é boa.ja fucei muito meu carro.mas como falei tenho projetos agora para trocar a turbina,pois quero mais do que os 205 ou 215 cv que tenho.
- Piloto de Autorama
Acredito que o Takina quis dizer que:
O Dinamômetro é uma ótima ferramenta, contanto que se faça uma medição antes das alterações (para obter um "ponto de partida") e medições subsequentes no mesmo dinamômetro e regulado com os mesmos índices de correção, temperatura umidade e etc.
A questão é quanta potencia o dinamômetro vai mostrar (com as regulagens e parâmetros do equipamento).
Explico:
Já vimos no próprio site da Dastek (representante unichip http://www.dastek.com.br/) medições de tjets, onde o original estava "apontando" 170Cv (Como vce mesmo disse, medição original com 170Cv ?).
Após preparação com Unichip ( UniQ+ ) medição no mesmo dinamometro (201CV) diferença de 18%
(18% isso sim é o que interessa!!!!).
Contando que o original tem 152cv declarados, logo somando-se 18% chegaremos ao numero mágico de 179-180 cvs.
Se vce alterar a parametrização do Dinamômetro, pode-se fazer com que a medição dê 200Cv em um veiculo original, só alterando parâmetros.
O que sempre vale é a % de diferença do antes e do depois!
Acho que esse assunto tambem já rendeu "demais!!!" kkkkk

O Dinamômetro é uma ótima ferramenta, contanto que se faça uma medição antes das alterações (para obter um "ponto de partida") e medições subsequentes no mesmo dinamômetro e regulado com os mesmos índices de correção, temperatura umidade e etc.
A questão é quanta potencia o dinamômetro vai mostrar (com as regulagens e parâmetros do equipamento).
Explico:
Já vimos no próprio site da Dastek (representante unichip http://www.dastek.com.br/) medições de tjets, onde o original estava "apontando" 170Cv (Como vce mesmo disse, medição original com 170Cv ?).
Após preparação com Unichip ( UniQ+ ) medição no mesmo dinamometro (201CV) diferença de 18%
(18% isso sim é o que interessa!!!!).
Contando que o original tem 152cv declarados, logo somando-se 18% chegaremos ao numero mágico de 179-180 cvs.
Se vce alterar a parametrização do Dinamômetro, pode-se fazer com que a medição dê 200Cv em um veiculo original, só alterando parâmetros.
O que sempre vale é a % de diferença do antes e do depois!
Acho que esse assunto tambem já rendeu "demais!!!" kkkkk

- Velha Guarda