Novo membro, PUNTO SPORTING 2013 DUALOGIC

Este espaço é destinado para você se apresentar e ser bem recebido pelos outros membros do Clube. Seja bem vindo ao PuntoClube.com!

Novo membro, PUNTO SPORTING 2013 DUALOGIC

por Marcus Vilasboas » Sáb Jan 12, 2013 2:17 pm

Olá pessoal. Comprei minha "nave" no final de novembro, mas só agora estou postando. Fiz o pedido em 27 de outubro e recebi em 30 de novembro, foi bem rápido, mais do que eu esperava... Comprei na Fiat Amazonas de Pirituba, São Paulo. Pedi o carro com câmbio DuaLogic, v.e. traseiros, borboletas no volante, alarme, couro, sensor gráfico de estacionamento, Blue-Me e ar digital. O carro é um tesão! :lol:
Estou com ele faz 1 mês e meio, e por isso já conheço bastante do comportamento do carro, vou postar algumas impressões, principalmente do câmbio DuaLogic Plus, que procurei muito aqui e em toda a NET e num achei muita coisa. As fotos da nave eu posto aqui nesse tópico, outra hora, principalmente as do ar digital e do couro, eu tinha muita curiosidade desses detalhes e num conseguia achar nada na NET, imaginem minha ansiedade por informações durante a pesquisa e durante a espera da entrega...

Enviado de meu Galaxi SII usando o Tapatalk 2
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

Re: Novo membro, PUNTO SPORTING 2013 DUALOGIC

por Carlos Martins » Sáb Jan 12, 2013 3:11 pm

Seja bem vindo brother!
:arrancada:Carlos Martins :arrancada:
"PUNTO, UM IMENSO PRAZER"
ImagemImagem

viewtopic.php?f=57&t=19460
Piloto de Testes novato
Piloto de Testes novato

por Eduardo Godoi » Sáb Jan 12, 2013 7:01 pm

parabéns pela aquisição !!! boa sorte com a máquina !!!

eu tb curto mt o câmbio Dual Plus, funciona mt bem, valeu a pena esperar por ele.
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por fabiosenna » Dom Jan 13, 2013 12:56 am

Que máquina em parceiro? Show de bola! rs rs Parabéns!
Roda dura de Auto Escola
Roda dura de Auto Escola

por Humberto Lopes Gomes » Dom Jan 13, 2013 1:38 pm

Seja bem vindo e parabéns pela maquina!
Fiat Strada 2002 Branca
Fiat Punto T-Jet 2010 Vermelho - Teto solar, Ar digital, etc...
VW Jetta TSI 2012 Branco - Teto solar, interior caramelo, farois de LED, aro 20, etc...
Imagem
Fotos: viewtopic.php?f=57&t=22345
Roda dura de Auto Escola
Roda dura de Auto Escola

por cesaraugusto111 » Dom Jan 13, 2013 9:24 pm

Cadê as impressões? Principalmente do câmbio? Gostaria de saber como fazer p/ melhorar o consumo pq o meu Sporting Dual tá fazendo c/ gasolina aditivada 7,0 km/l na cidade e 11,5 na estrada andando 100-110km/h com algumas ultrapassagens com pé lá embaixo p/ sentir o motorzão, rsrsr.... Será que vc tem a resposta, ehehe...

O carro tem 1.100 km rodados somente. Ainda tenho alguma esperança de melhorar mas acho difícil. Fora o consumo do carro, não tenho nada do que reclamar do meu Sporting Dual. :lol:
Punto Sporting Dualogic Plus 1.8 16V Vermelho Modena + Sensor de Estacionamento + Vidro Elétrico Traseiro + Alarme.
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por wellington tessarolo » Dom Jan 13, 2013 9:31 pm

Voçe vai gostar do novo cambio, é muito bom. Seja bem vindo.
Wellington Tessarolo
Engenheiro Mecânico;
Proprietario da empresa Performance Power Chip;
Gerente de Assistência Técnica Fiat - Colatina/ES;
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por Eleu » Qua Jan 30, 2013 12:50 pm

Fala cara!

Estou querendo pegar um Punto Sporting 2013, assim que vender meu atual carro...

As vezes fico um pouco na dúvida entre Punto Sporting 2013 x Chevrolet Sonic. Mas confesso que estou tendendo muito pelo punto... Assim gostaria de fazer algumas perguntas sobre o carro:
1) De modo geral, o que está achando ? Já deu uma "esticadinha" ? O motor anda relativamente bem ?
2) O que não curtiu muito no carro ?
3) Teve algum problema no veículo desde então ?
4) Qual a média de consumo URBANO com A/C ligado o tempo todo ? E na estrada ?
5) Em média quanto você está pagando no seguro, com seu perfil ?

Sinta-se a vontade de falar o que quiser sobre o carro.. Qualquer informação será útil! :idea:

abraço
(:D)
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por Marcus Vilasboas » Qua Jan 30, 2013 8:49 pm

Olá, pessoal.

Primeiramente, desculpem pela falta de atenção ao tópico que criei, meu trabalho está tomando todo o meu tempo! Vamos lá...

Primeiramente, o câmbio DuaLogic Plus não é automático, mas automatizado. Esse assunto já foi amplamente discutido aqui no fórum, por isso eu não vou entrar em detalhes.

CÂMBIO DUALOGIC PLUS

1) MODO AUTOMÁTICO NORMAL:
É muuuuuito suave, proprietários de carros automáticos que andaram no passageiro do meu carro não notaram diferenças. O câmbio possui um mapeamento que privilegia a troca em baixas rotações, 2000 RPM quando vc pisa pouco e 5500 RPM quando pisa tudo, se vc estiver com o acelerador em posições intermediárias, as trocas serão em rotações intermediárias, numa correspondência quase linear. O motorista tem a opção de comandar a troca manualmente. Para trocar de marcha, o carro assume o acelerador e vai diminuindo a aceleração mesmo se vc mantiver o acelerador pressionado, desacopla a embreagem, faz a troca, equaliza a rotação do motor com a velocidade, acopla a embreagem e libera vagarosamente o acelerador pra vc. A troca é lenta, mas muito suave, sem NENHUM tranco (salvo da 1 pra 2, um tranquinho mínimo). Esse processo todo leva mais de 1 segundo. Minha opinião pessoal: não gosto, pois o câmbio troca de marcha muitas vezes, a rotação fica baixa demais, o motor fica sem força (baixo toque), o acelerador fica com uma resposta mais fraca e lenta, ou seja, desconfigura completamente a esportividade do carro. Chamo este modo de TIOZÃO.

2) MODO MANUAL NORMAL:
Igual ao automático, mas você escolhe o momento das trocas, que continuam muuuuuuito suaves e o acelerador continua fraco e lento. Ainda não gosto desse modo, mas ele é BONZINHO...

3) MODO AUTOMÁTICO ESPORTIVO:
Opa, agora começamos a falar a minha língua :twisted: . Parece outro carro, o acelerador responde mais forte e mais rápido (uma pisadinha lhe dá, rapidamente, uma baita potência), as trocas são muito mais rápidas, mas temos os trancos. Os trancos são, na verdade, "cabeçadas", ou seja, uma repentina diminuição na aceleração, seguida imediatamente de um rápido desacoplamento da embreagem, uma rápida troca de marchas e um rápido acoplamento da embreagem. No acoplamento da embreagem, a rotação do motor é "casada" com a velocidade do carro, mas a aceleração é devolvida ao motorista imediatamente após o acoplamento e, se vc estiver acelerando forte, tome cabeçada... Após algumas horas de "pilotagem", vc se acostuma e já não sente mais as trocas fortes, mas para o passageiro, tome cabeçadas :afff: As trocas acontecem de 2500 RPM até 6200 RPM, isso mesmo, se vc pisar TUDO, o carro troca as marchas com mais de 6000 giros!!! :shock: Claro, vc tem a opção de comandar manualmente a troca. Pessoalmente, eu gosto muuuuito desse modo do câmbio, é bem ESPORTIVO.

4) MODO MANUAL ESPORTIVO:
Vcs já devem imaginar que esse é o meu modo preferido. Acelerador rápido, muita potência, trocas de marcha bem rápidas, muuuitas cabeçadas, enfim, é o modo de câmbio que eu mais gosto. Muita esportividade e vc está totalmente no comando da fera, é ANIMAL.

MOTOR 1.8 16v
O motor é muito forte e bastante "elástico", mas eu acho que a propaganda da FIAT engana um pouco. A real força desse motor aparece à partir dos 3000 RPM, abaixo disso ele é fraco. A primeira marcha é muito longa e tudo isso deixa a arrancada do carro um pouco lenta. As demais marchas estão perfeitas para ele, mas vc tem que fazer as trocas nas rotações corretas ou deixar o câmbio automático, no modo esportivo, cuidar disso.

DIREÇÃO
Aqui está um componente que pode assustar muita gente. A direção tem assistência hidráulica, mas é pesada se for comparada com a de um FIT, por exemplo. Se vc precisar fazer muitas manobras, pode cansar o braço, se for uma manobrinha rápida vc nem percebe. Em compensação, ela lhe transmite exatamente o que está acontecendo com os pneus e é extremamente precisa. Quando vc está "pilotando", vc percebe quando o pneu desliza numa curva, percebe as ondulações e irregularidades do piso, enfim, lhe passa a exata situação do carro naquela hora, e eu ADORO isso... :arrancada: Se vc estiver apenas "desfilando", pode achá-la um pouco pesada.

SUSPENSÃO
Aqui vem a controvérsia. A suspensão é muito macia e tem um curso bastante longo. Ela faz o carro "rolar" demais nas curvas, principalmente em alta velocidade. O amigo que me perguntou sobre o FIT vai estranhar a macies, o FIT é bem mais duro. Mas ela é bem estável e com a ajuda dos pneus 195/55 aro 16", segura demais o carro nas curvas em alta, não deixa escapar a frente e nem desgarrar a traseira. Se deslisar, sai com as 4 rodas e basta vc tirar um pouco o pé pra controlar, é bem fácil.

FREIOS
Bons, seguram bem o carro, apesar de seu peso. O ABS com EBD funciona muito bem.

CONSUMO
Ando quase todo o tempo no AUTOMÁTICO ESPORTIVO e ele tá fazendo 7,5 km/l no álcool e 9,0 km/l na gasolina, rodando na cidade, 50% do tempo com o ar ligado. Na estrada são 10,5 km/l no álcool com o ar ligado todo o tempo, gasolina em estrada eu não tenho ainda. São medidas do computador de bordo.
Pra melhorar o consumo, eu uso, sempre que for possível, o "Cruise Control", popular Piloto Automático, porque ele mantém uma aceleração mínima necessária para manter a velocidade do carro constante. Além disso, a opção "Sport" do câmbio altera o mapeamento da injeção eletrônica e o carro consome mais. Assim, pra gastar menos combustível, aconselho usar o modo TIOZÃO.

OUTROS
É bem fácil encontrar uma posição boa de dirigir, tem regulagem de altura, distância e inclinação do encosto nos bancos e regulagem de altura e profundidade na direção. O banco é muito bom, daqueles que te seguram nas curvas, com couro ficam ainda melhores. O ar condicionado digital é muito bom, vc só regula a temperatura e ele "se vira", consegue gelar bastante.

Bom, é isso. Escrevi demais, mas tem bastante informação pra quem quer conhecer o carro. Recomendo um "Test Drive" na concessionária, mesmo que seja na versão 1.6.

Se alguém tiver alguma dúvida ou quiser uma informação mais específica, pergunta ae.
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por Marcus Vilasboas » Qua Jan 30, 2013 9:21 pm

Uma complementação importante: nos modos Manual, Normal ou Sport, se vc continuar acelerando e não comandar a troca de marchas, o câmbio também não troca e a rotação sobe até o motor cortar, ficando assim indefinidamente. Mas se vc frear, o câmbio reduz pra ajudar na frenagem.

Enviado de meu GT-I9100 usando o Tapatalk 2
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

Próximo