Sancionada a nova Lei seca
Sancionada a nova Lei seca
será que agora "pega" ?
Lei Seca mais dura dispensa bafômetro, dobra multa e já vale nas festas
Em Brasília (DF)
20/12/201222h43
Robson Ventura/Folhapress
A presidente Dilma Rousseff sancionou nesta quinta-feira (20), sem vetos, a lei que torna mais rígidas as punições para motoristas flagrados dirigindo após a ingestão de bebidas alcoólicas ou o uso de substâncias psicoativas (como a maconha).
O novo texto da lei determina o aumento da multa, dos atuais R$ 957,65 para R$ 1.915,30. Caso o motorista reincida na infração dentro do prazo de um ano, o valor duplica, chegando a R$ 3.830,60.
A nova Lei Seca tem publicação no Diário Oficial desta sexta (21), entrando em vigor imediatamente. Assim, as novas regras serão aplicadas nas operações das forças policiais já neste período de festas de fim de ano e de férias.
O texto determina que outros meios, além do bafômetro, podem ser utilizados para provar a embriaguez do motorista -- valem testes clínicos, depoimento do policial, testemunhos de terceiros, fotos e vídeos. Como ninguém é obrigado a produzir provas contra si mesmo, tornou-se comum os suspeitos se recusarem a fazer o teste do bafômetro.
Desde o início da Lei Seca, qualquer quantidade de álcool no sangue já é punida com multa, apreensão da habilitação e do veículo e suspensão do direito de dirigir por 12 meses. Para eventual enquadramento criminal, segue valendo a quantidade-limite de 6 decigramas de álcool por litro (dg/l) de sangue.
Ou seja: ficou mais fácil enquadrar alguém na Lei Seca, e bem mais cara a punição financeira.
Lei Seca mais dura dispensa bafômetro, dobra multa e já vale nas festas
Em Brasília (DF)
20/12/201222h43
Robson Ventura/Folhapress
A presidente Dilma Rousseff sancionou nesta quinta-feira (20), sem vetos, a lei que torna mais rígidas as punições para motoristas flagrados dirigindo após a ingestão de bebidas alcoólicas ou o uso de substâncias psicoativas (como a maconha).
O novo texto da lei determina o aumento da multa, dos atuais R$ 957,65 para R$ 1.915,30. Caso o motorista reincida na infração dentro do prazo de um ano, o valor duplica, chegando a R$ 3.830,60.
A nova Lei Seca tem publicação no Diário Oficial desta sexta (21), entrando em vigor imediatamente. Assim, as novas regras serão aplicadas nas operações das forças policiais já neste período de festas de fim de ano e de férias.
O texto determina que outros meios, além do bafômetro, podem ser utilizados para provar a embriaguez do motorista -- valem testes clínicos, depoimento do policial, testemunhos de terceiros, fotos e vídeos. Como ninguém é obrigado a produzir provas contra si mesmo, tornou-se comum os suspeitos se recusarem a fazer o teste do bafômetro.
Desde o início da Lei Seca, qualquer quantidade de álcool no sangue já é punida com multa, apreensão da habilitação e do veículo e suspensão do direito de dirigir por 12 meses. Para eventual enquadramento criminal, segue valendo a quantidade-limite de 6 decigramas de álcool por litro (dg/l) de sangue.
Ou seja: ficou mais fácil enquadrar alguém na Lei Seca, e bem mais cara a punição financeira.

YETI ! Um bom companheiro. Deixa saudades. Freddie Mercury at home !
- Moderador
Re: Sancionada a nova Lei seca
shadowcps escreveu:será que agora "pega" ?
Ano passado a Polícia Militar falou em rigidez da Blitz, em todo ano de 2012 vi 1 ou 2 blitz e fui parado em 1 voltando da academia de quarta-feira, a PM não sabe que o índice é pior de fim de semana ?

Aqui em BH não tenho visto muita fiscalização de veículos (mais de motos). Entretanto foi divulgado pela mídia local que foram entregues um grande número de bafômetros para a fiscalização nas festas de final de ano.
- Piloto de Autorama
FREGLA escreveu:Aqui em BH não tenho visto muita fiscalização de veículos (mais de motos). Entretanto foi divulgado pela mídia local que foram entregues um grande número de bafômetros para a fiscalização nas festas de final de ano.
Vai começar no ápice, depois volta a ser a mesma coisa: "Nada de fiscalização"
Concordo Timer...
Da outra vez foi a mesma coisa.. estava bem legal no começo... muita gente com medo de beber e dirigir... mas pouco tempo após o inicio, voltou tudo como era antes.
Da outra vez foi a mesma coisa.. estava bem legal no começo... muita gente com medo de beber e dirigir... mas pouco tempo após o inicio, voltou tudo como era antes.
Vai Corinthians!!!
- Piloto de Kart de feriado
Quando precisam aumentar a arrecadação tornam as fiscalizações mais frequentes.
- Piloto de Autorama
eu achei otimos os novos valores das multas.
pena que não há fiscalização... nunca vi um bafômetro ao vivo nem de longe.
pena que não há fiscalização... nunca vi um bafômetro ao vivo nem de longe.
"Se torque em baixo giro fosse sinonimo de desempenho, Fusca andaria pra caramba" (Camerato, Punto Club, 2011)
No começo da lei eu fui parado numa blitz e fiz o teste....
Depois não vi mais
Depois não vi mais
Vai Corinthians!!!
- Piloto de Kart de feriado
Em curitiba me lembro que logo no início houveram muitas blitz, mas em questão de semanas tudo acabou. O governo cria punições rígidas, mas não investe na fiscalização. Superfaturam os bafômetros e compram em quantidades insuficientes.
Mas aqui é Brazil.. e muita coisa é fora do normal.
Mas aqui é Brazil.. e muita coisa é fora do normal.

ric181 escreveu:No começo da lei eu fui parado numa blitz e fiz o teste....
Depois não vi mais
Quer fugir da Blitz, fique com uma mulher no banco do passageiro da frente, provavelmente 60% a 80% de chance de você não ser parado.
Saindo dos 4 cantos c/minha mulher: vi uma blitz a frente o policial 1 por 1, quando chegou a minha vez o policial pediu para ir embora
Voltando da academia sozinho: vi uma blitz e eles me pararam para fazer o teste do bafômetro, outra coisa que pega é quando está de regata ou sem camisa.