Consumo - Lápis e acelerador

Instalações, montagens, alterações... Discuta aqui o passo-a-passo de como fazer. Tutoriais, Artigos e Dicas de como fazer em casa.

Consumo - Lápis e acelerador

por socket » Ter Mar 25, 2008 3:48 pm

Economizar combustível depende de procedimentos simples, que não exigem muito do motorista e são eficientes. Alguns não se importam muito com os pneus, por exemplo, mas eles não sabem que o pneu murcho pode aumentar o consumo em até 2,5%. Leia como fazer para que os gastos com combustível não pesem tanto no orçamento.

Álcool ou gasolina?
Essa é a dúvida dos proprietários de carros flex no posto. De acordo com o engenheiro mecânico José Edison Parro, presidente da Associação Brasileira de Engenharia Automotiva (AEA), a conta é relativamente simples: se o preço do álcool for de até 70% do da gasolina, compensa abastecer com o combustível derivado da cana. Basta multiplicar o preço da gasolina por 0,7 e checar se o resultado é maior ou menor que o valor do álcool. Caso contrário, é melhor optar pelo derivado de petróleo. Tomando como exemplo os preços médios cobrados esta semana pelos postos de Belo Horizonte (de R$ 2,29 para o litro de gasolina, e de R$ 1,45 para o de álcool), multiplica-se 2,29 por 0,7 e se encontra 1,60. Nesse caso, compensa optar pelo combustível derivado da cana, vendido a R$ 1,45.

Ar-condicionado
Embora seja um fator de segurança nas grandes cidades, pois permite que o motorista rode com vidro fechado, o ar-condicionado deve ser usado com moderação, se o objetivo for reduzir os gastos com combustível. O equipamento aumenta o consumo de 0,5% a 2%.

Calibragem
Segundo o engenheiro da Michelin Renato Silva, rodar com pneus com pressão 30% inferior àquela recomendada pelo fabricante do veículo pode aumentar o consumo em até 2,5%, devido à maior resistência à rodagem. "Pode parecer pouco, mas, se o motorista fizer as contas, após rodar 50 mil quilômetros, terá gasto a mais com combustível o equivalente a um pneu novo", exemplifica.

Alinhamento
O aumento da resistência à rodagem dos pneus, por causa de suspensão desalinhada, também pode aumentar o consumo. Por isso, faça o alinhamento do conjunto suspensão/direção a cada 10 mil quilômetros, quando passar por alguma cratera ou viajar por estrada esburacada.

Manutenção
Segundo Edison Parro, a manutenção é essencial para garantir as características de rendimento e a boa performance do veículo. O motorista deve respeitar as recomendações constantes no manual do proprietário. "Muitos se esquecem de trocar o filtro de ar, por exemplo. Mas o que eles provavelmente não sabem é que filtro de ar entupido pode aumentar o consumo em até 10%", alerta o presidente da AEA.

Carga inútil
Rodar com peso morto (pneus velhos, ferramentas não utilizadas, peças que foram trocadas, cadeiras de praia etc.) também contribui para aumentar o consumo.

Marcha econômica
Trocar de marchas no momento mais adequado também ajuda a economizar. O motorista deve trocar entre as rotações de torque máximo e potência máxima; não esticar demasiadamente as marchas; não usar marchas 'fortes', em trechos em que as mais 'leves' seriam mais indicadas; não usar ponto morto na descida (com a injeção, isso não economiza combustível e ainda desgasta os freios); e não acelerar nos intervalos de mudança das marchas.

Não esquente
Deixar o motor ligado na garagem, pela manhã, para esperar que ele aqueça, é jogar dinheiro fora, pois aumenta o consumo. O correto é ligar e sair.

Não acelere
Evite acelerações bruscas. A aceleração uniforme reduz consideravelmente o consumo de combustível e diminui a contaminação (de combustível no óleo), a poluição e o desgaste do motor. Não acelere, ao desligar o motor, isso também contamina o óleo.

Fonte: http://noticias.vrum.com.br/veiculos_co ... cias.shtml
Editado pela última vez por socket em Ter Mar 25, 2008 6:42 pm, em um total de 1 vez.
VENDO: Todos os acessórios do meu ex-Punto!

(Som, rodas, etc...)

Clio 1.2 16v 75cv (Ar Cond. Automático Digital + Teto Solar Elétrico + Sensor de Luz e de Chuva + Direção Elétrica + ABS + Airbags + Sidebags + Liga Leve 15" + Espelhos e Vidros Elétricos + Bancos Esportivos...)
Velha Guarda
Velha Guarda

por BART » Ter Mar 25, 2008 6:06 pm

Fonte: Vrum
(:D)
Imagem
Velha Guarda
Velha Guarda

por AndreBsB » Ter Mar 25, 2008 7:38 pm

BART escreveu:Fonte: Vrum
(:D)

Nem aspas rolou... :lol: :lol: :lol:
Piloto de Testes da FIAT
Piloto de Testes da FIAT

por claudio_fsantos » Sáb Jun 21, 2008 8:53 am

Nãi sei se alguem já postou esta dica para economizar mais combustivel no punto aqui, mas vamos lá :

Esta semana, andei com meu colega de trabalho, no punto dele, e vi que o computador de bordo dele estava marcando o consumo médio de 11 KM/L, com alcool... Fiquei pasmo, pois para passar dos 8KM/l não é fácil aqui em SP... detalhe.. o carro dele estava com 1.500 KM rodados apenas.

Como o meu já está com 6.000 e minha média dificilmente passa os 8.5KM/l, perguntei para ele como ele conseguiu aquela marca, pois tanto eu como ele dirigimos no infernal transito de SP.

Ele me informou que achava que estava gastando muito e resolveu ler o manual para ver se ele achava alguma coisa sobre a melhor relação para troca de marcha ou outra dica... ele encontrou a tabela informando a melhor velocidade de troca de marcha e começou a aplicar.

Sabemos que todos nós temos vícios de direção, pois cada veículo tem uma forma de troca e aceleração diferente do outro.

Procurei no manual do proprietário do punto, e realmente na parte que fala do cambio (troca das marchas), existe uma tabela que informa as velocidades recomandadas para troca de cada marcha :

da 1a para 2a -->> 25Km/h
da 2a para 3a. -->> 40Km/h
da 3a para 4a. -->> 65km/h
da 4a. para 5a. -->> 72km/k

Comecei aplicar à partir da quarta feira e realmente está fazendo diferença, alem de conseguir atingir a velocidade desejada mais rapidamente, percebi que a média melhorou até o momento em torno de 1km/l a mais.

Façam os testes e postem os resultados...

ps... achei que o motor está respondendo muito melhor, até minha esposa que está aderindo esta dica achou que realmente fez diferença.

Um abraço.
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por AndreBsB » Seg Jun 30, 2008 1:26 am

Nunca segui isso não. Alguém tem as trocas do 1.8 aí?
Piloto de Testes da FIAT
Piloto de Testes da FIAT

economia de combustivel

por digbin » Qua Ago 13, 2008 11:56 pm

Realmente vi essa tabela no manual e vou começar a usar. P/ quem está acostumado com motor de baixa rotaçao deve estranhar ter que "esguelar" o motor até 4000, 4500 giros p/ trocar de marcha.

Tentei fazer uma direção teoricamente economica, utilizando baixas velocidades e rotações no motor e para minha surpresa o computador de bordo acusou rídículos 6,6km/l. P/ chegar nesse valor, enchi o tanque e procurei andar no mesmo ritmo até acender a luz do combustivel. Agora enchi novamente e vou usar a tal tabela do manual.

Vamos ver no que vai dar....
Piloto de Atari
Piloto de Atari

Re: Consumo - Lápis e acelerador

por Rafaeltelecom » Sáb Ago 30, 2008 11:31 am

Parabéns ai pela colaboração. (=D>)

Essa do ponto morto coma injeção eu não tinha ideia, se alguém souber detalhar seria interessante!

O meu 1.4 faz em torno de de 8.4 a 9km/l no painel, mas não sei se aquilo é confiável, ainda nao fiz a medição pelo velho método. Alguém sabe aquil é um chutometro ou se realmente da pra confiar?
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por CAPRA » Sáb Ago 30, 2008 11:38 am

Eu faço acompanhamento pelo CB e no lápis, abastecendo sempre da mesma maneira, no mesmo posto.
Normalmente diferença de +- 0,3k até 0,4km/l pró-lápis.
R17" - InsulfG5 - molas Confi Parts.
Piloto de Auto Escola
Piloto de Auto Escola

por cesco » Dom Ago 31, 2008 12:43 pm

essa tabela é a velocidade MÁXIMA para cada marcha!! ta escrito no manual
60 em terceira o carro se esguela todo..
Roda dura de Auto Escola
Roda dura de Auto Escola

por Rafaeltelecom » Dom Ago 31, 2008 7:06 pm

É eu achava que esgoelando o carro ia consumir mais, vou dar umas comparadas....
Piloto de Atari
Piloto de Atari

Próximo