Adaptar comando do som original no volante sem airbag

Discussões sobre personalização e tuning do seu Fiat Punto. Marcas, procedimentos e conceitos.

Re: Adaptar comando do som original no volante sem airbag

por haQ » Ter Out 23, 2012 1:21 am

E no caso de não ser o som original do carro? Tenho um DVD Pionner e queria colocar o volante com controles...pelo que andei pesquisando(mas não deu pra ter certeza) é que neste caso, bastaria comprar o volante com os botões e uma interface compatível com meu DVD(de cabo ou infravermelho) que os botões funcionariam no som...É isso mesmo?
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por ldeweck » Sex Out 26, 2012 3:01 pm

Estou com a mesma dúvida que vc...já tenho até onde comprar os botões porém não encontro esta interface...só encontro para volante com controle original de fábrica.
meu som é um kenwood....se alguém souber de algo...
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por JefresonSimas » Ter Nov 27, 2012 1:14 pm

Alguma novidade? O meu veio sem comando de som no volante, pensei em colocar os comandos do volante e ligar numa interface com meu DVD Pioneer, será que funciona?
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por DUDUPB » Qui Dez 20, 2012 12:24 am

Tenho um punto itália 2012/2012, começei a procurar a adaptação do controle de som no volante, sem sucesso, sem falar nesse rário continental (original de fábrica), não vale o que o gato enterra, bonitinho por fora, mas ordinário por dentro (não dá para adaptar usb nele).... se arrependimento matasse, teria ido de bravo....
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por Filipefeitosa » Seg Jul 15, 2013 3:15 am

Pessoal,

No mercado livre você consegue encontrar esses botões sem problemas a menos de R$ 100,00.
Pelo que vi, quem utiliza som pioneer ou sony, é só ter os botões e a interface que funciona perfeitamente, correto?
Só não comprei porque tive receio de cortar a borracha do volante onde ficará os botões.
É possível a fixação de forma eficiente?
É feita por encaixe, parafusada ou colada?

Valeu
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por thiago.cristovao » Qua Ago 14, 2013 11:22 am

Essa parada de cortar o volante pra encaixar os botões acho que não vira... pq tem q ter os encaixes dos botões certinhos... teria que trocar o volante, só n to achando volante com disponibilidade pra os botões e sem airbag.
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por jhoniregis » Sáb Ago 31, 2013 2:42 pm

Pessoal, é o seguinte.

Tenho um punto essence 2013, não veio com os comandos do volante e eu estou atrás de uma solução.
Comprei o aro do volante com os controles, a cinta do airbag, e o chicote que conecta o volante na central abaixo do painel.
Montei tudo certo, as luzes dos botões acenderam, mas nada dos botões funcionar.
Pesquisando, descobri que as centrais são exatamente iguais, o que muda é a programação de um modelo para outro.

Quando pedi orçamento na Fiat (3 concessionárias diferentes) me disseram que tinha que trocar o volante, comando das cetas (cinta airbag ou Hard disk) e chicote, + a mão de obra (+ ou - 4mil). Exatamente o que fiz, Nada mais...

Mas então porque não funcionou?
Será que a central tem a função bloqueada?
Ou,
Será que o rádio não é compatível?
Se a central for bloqueada, será que tem como mexer na programação?
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por _r6 » Sáb Ago 31, 2013 4:55 pm

jhoniregis escreveu:Pessoal, é o seguinte.

Tenho um punto essence 2013, não veio com os comandos do volante e eu estou atrás de uma solução.
Comprei o aro do volante com os controles, a cinta do airbag, e o chicote que conecta o volante na central abaixo do painel.
Montei tudo certo, as luzes dos botões acenderam, mas nada dos botões funcionar.
Pesquisando, descobri que as centrais são exatamente iguais, o que muda é a programação de um modelo para outro.

Quando pedi orçamento na Fiat (3 concessionárias diferentes) me disseram que tinha que trocar o volante, comando das cetas (cinta airbag ou Hard disk) e chicote, + a mão de obra (+ ou - 4mil). Exatamente o que fiz, Nada mais...

Mas então porque não funcionou?
Será que a central tem a função bloqueada?
Ou,
Será que o rádio não é compatível?
Se a central for bloqueada, será que tem como mexer na programação?

O seu caso é o mesmo do meu

Peloq ue pesquisei, a central é a mesma com ou sem controle. Os chicotes mudam, mas tem varios tipos com controle de som + algum opcional, logo a chance dele não ter o chicote é bem pequena caso tenha airbag duplo por exemplo.

O seu som é o mesmo desse tópico?

viewtopic.php?f=17&t=21271&hilit=som

E tem os mesmos fios atrás dele?
Qndo colocou o hard disk, presumo que era o certo para o controle de som, já tinha o plug do chicote para todos os fios? (Entendo que sim, já que os controles acendem).

Vamos trocando idéia, eu acho que basta habilitar sim no software da FIAT, já fiz isso com outros componentes da GM, o cara nem me cobrou, ligou o computador no carro, e marcou YES.

Abraço

Rafael

ps: Desmontei o painel hj pra trocar o revestimento e vi um chicote solto (o plug estava envolto em uma espuma), é um plug branco com 2 fios. Segunda vou até a ccs ver o night design, se o plug for o msm, vou testar.

O seu é o mesmo caso do meu

Pelo que pesquisei, a central é a mesma. T
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por jhoniregis » Sáb Ago 31, 2013 6:30 pm

Na verdade eu não troquei todo o chicote, eu testei de um punto que tem os comandos quais os fios, e fiz uma instalação paralela de acordo com o chicote que tem os controles. Cada fio no pino certo.
Pelo que pesquisei, Os comandos do volante são iguais até comparando com o Linea. O que muda é que a versão com Blue&me tem um botão a mais em cada controle (resistor e led na placa de comando).
Então o problema não é nos controles.
O Hard disk que tinha no meu era 6 fios: 2 para buzina, e 4 para airbag.
O que coloquei tem 12 fios. 2 buzina, 4 airbag, 4 comandos radio, e 2 espera para troca de marcha na borboleta.

O meu radio é o igual da foto do link, mesmos fios.
O comando do volante chega no rádio pela rede CAM.
Os fios atrás do rádio na parte de cima são para USB e IPOD.

Até comparei com uma central de Linea que tem os comandos, exatamente iguais às centrais. Então....

Ou o problema é central com funções desabilitadas, ou o rádio incompatível.

Vou descobrir essa semana se o problema é no rádio.
Está chegando da china a central multimidia do punto, que interpreta os comandos da rede CAM.

Assim que souber eu mando noticias.
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por _r6 » Sáb Ago 31, 2013 9:16 pm

O rádio é compativel pq quando fui comprar tinha no estoque da ccs um atractive com esse rádio, sem blue&me (tinha com tb) e usando o mesmo rádio. Optei pelo Essence por conta do motor e do teto-solar.

Então pelo que entendi, tinha o plug para encaixar o plug do hard disk com os controles, só não tinha a fiação é isso? Caso eu tenha entendido certo, vc fez o chicote dessa fiação e ligou aonde? Presumo que seguiu o chicote original até a central e ligou os fios por la, usando o plug original?

O seu tem além do rádio, airbag duplo correto? Vc disse que chega pela rede CAM, mas o plug verde não tem nada, e no diagrama do rádio aparece no referente aos dois pinos mais debaixo desse plug, aux-r e aux-l. Será que teria que ligar da central pra lá, fio-a-fio nos outros pinos? Ruim é achar uma foto de alguém com controle no volante desses plugs. Talvez nem precisaríamos mexer na central, seria apenas levar os fios da central pro radio.

Tem fotos?

qlq coisa se cadastra no www.reparadorfiat.com.br, lá tem alguns diagramas das peças, talvez ajude. Se bem que alguns estão errados, vide caixa de ar do punto.

abraço
Piloto de Atari
Piloto de Atari

AnteriorPróximo