Punto Essence 2013 - Branco Banchisa

Este espaço é destinado para você se apresentar e ser bem recebido pelos outros membros do Clube. Seja bem vindo ao PuntoClube.com!

Re: Punto Essence 2013 - Branco Banchisa

por Rodrigo Carneiro » Seg Out 08, 2012 3:39 pm

Seja bem vindo e parabéns pela compra!
Imagem
VAI DEIXAR SAUDADES.... ALIÁS JÁ DEIXOU!!!! Fotos do meu carro nas páginas 1, 2, 5, 9 e 11 viewtopic.php?t=15067
Piloto de Kart Profissional
Piloto de Kart Profissional

por Marquinhos_rj » Ter Out 09, 2012 12:33 pm

samukim escreveu:Valeu, pessoal !

Marcos, maioria das vezes ando sozinho.. Eu vi que depois dos 2mil km o motor fica melhor, isso procede ? E eh melhor andar com uma rotacao mais baixa e marcha alta, por exemplo 25km/h na 3a ou eh melhor deixar na 2a ? Qual maneira eh mais economica ? E por enquanto so abasteci com o alcool.. 1o tanque fez 5.7km/l e o 2o tanque fez 6.7km/l, pelo o que eu li no forum falar que a media do E-Torq 1.6 eh de 7.5km/l, eh mesmo ?

Fabio, o branco banchisa eh o branco de taxi.. Ja o branco kalahari eu nao sei te dizer..

Me desculpem, meu teclado nao tem 'acentos'

Abracos

Bom vamos lá Samuel, você disse " a partir de 2mil km o motor fica melhor ?? Você quis dizer... se depois de 2mil Km rodados ??? É isso ?? E depois você "viu" isso onde ? De Cite a fonte sempre que possível.
Ou você quis dizer que a partir das 2mil rotações o motor se comporta melhor ???

Qual dessas você realmente quis dizer ???

De qualquer forma tentarei esclarecer um pouco em ambas as partes. Assim "poupa-se um pouco mais de tempo" no bom sentido.

Como eu havia dito antes, o motor E-torq por ser 16V em determinadas circunstâncias pode apresentar um "delay" na aceleração. Isso é normal e faz parte deste motor em questão. Repito, cada motor, de cada carro, modelo, potência e tudo mais pode responder de forna diferente. Logo o mais importante é entender que não há regra básica. Essa perda pode ser facilmente reduzida ou solucionada com o simples aumento da rotação. Nada mais. Simples assim.

Em relação a rotação mais adequada para a troca e manutenção de cada marcha a teoria é super simples e direta. Se liga, muitos acreditam que pelo o motor estar mais silencioso quando se dirige em velocidades mais lentas, ele (motor) está sendo mais preservado. Isso é errado. Ou seja, por exemplo, andar de quarta marcha a 40,50,60 Km/h ou +- isso é super prejudicial. Uma vez que o motor terá que gastar mais energia para manter a rotação e velocidade que se quer. O correto é mantermos a rotação de acordo com a velocidade. "Ouvir" o som do motor em baixa rotação não é errado. É assim mesmo. Ou seja, respondendo de forma direta sua pergunta, a 25Km/h você estará exatamente no momento da troca da segunda marcha para a terceira. A velocidade que você manterá após isso é que via dizer a importância )necessidade) de se reduzir de volta para a segunda ou manter na terceira marcha. Ou seja, tudo é relativo. Mas certas coisas há certos parâmetros.

Logo a maneira mais econômica é saber e entender sobre relação de marchas e tudo mais de um carro. Do contrário com certeza se gastará mais combustível. Dirigir é uma arte. E como toda e qualquer arte requer muito conhecimento do que se está fazendo. Só assim se alcançará o objetivo.

Quanto ao combustível em si, Alcool ou gasolina, isso também é relativo. Aí já entra outros fatores. Química até. Aí já entra poder de combustão, potência" oferecida" por cada combustível e uma série de outros fatores. Daí vermos reportagens e tudo mais falando de consumos diferentes usando cada um dos combustíveis. Aí já é uma outra história.
Procure depois fazer o teste com gasolina. Olhe o manual de seu carro. Lá está tudo muito bem explicado.

Poucos leem o manual. É uma pena. Os "caras" levam anos desenvolvendo-o e muitos nem dão importância a ele. E no entanto tá tudo muito bem explicado lá. Se você ainda não fez, vale a pena. Lá consta inclusive exatamente o tipo de combustível que você deve pôr em seu carro. Olha lá !!!!

Quanto ao numero em relação ao consumo apesar de tudo ser relativo em relação ao modo de condução, mas em termos gerais o carro quando novo pode consumir um pouco mais. Até as peças se "encaixarem" melhor e tudo "rodar" de forma mais harmônica. Mas repito, tudo isso é relativo.

Cara, quanto "ao que você leu no forum" sobre o consumo, é como te disse. cada um fará um consumo diferente. Uns correm mais e gastam mais. Outros correm menos é podem até também gastar mais por não saberem utilizar as marchas da forma correta. Surpreendente não ??? Então ... é isso que estou querendo te mostrar.

Te de tudo. quem dita os números é modo de condução de cada condutor. Se você sabe dirigir muito bem e sabe sobre carros, seu carro renderá o correto (em condições normais). Caso contrario tudo será relativo.

Esse assunto é muito extenso.

A propósito caro amigo Samuel , quanto anos você tem ? e quanto tempo de carteira ??

Grd abraço! Vlww!
MRQ!
Link - Fotos do meu Punto ...
viewtopic.php?f=57&t=18063&start=15
Velha Guarda
Velha Guarda

por Marquinhos_rj » Ter Out 09, 2012 12:38 pm

fabiosenna escreveu:
Marquinhos, eu vi no site da FIAT e em fotos, mas queria saber a impressão da galera mesmo, de perto é bem diferente a impressão.

Tranquilo amigo. É que você não havia dito exatamente isso em sua primeira postagem.

Grd abraço! Vlw!
Velha Guarda
Velha Guarda

por Fernando.Luiz » Ter Out 09, 2012 9:09 pm

Fala galera!

Encomendei hoje o meu. É um Essence Dualogic Branco Banchisa, com teto, couro, vidro elétrico nas 4 portas, borboleta, entre outros. Já tive a 5 anos atrás um Palio Celebration e esse será meu 2º Fiat. Agora é esperar ele chegar.

Um abraço!
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por Marquinhos_rj » Ter Out 09, 2012 11:32 pm

Fernando.Luiz escreveu:Fala galera!

Encomendei hoje o meu. É um Essence Dualogic Branco Banchisa, com teto, couro, vidro elétrico nas 4 portas, borboleta, entre outros. Já tive a 5 anos atrás um Palio Celebration e esse será meu 2º Fiat. Agora é esperar ele chegar.

Um abraço!

Pegou um belo de um carro amigo Fernando. Mandou bem !!!

Grd abraço!
MRQ!
Velha Guarda
Velha Guarda

por duckens » Qua Out 10, 2012 9:36 am

Parabéns pela aquisição! Super carro! (=D>)
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por samukim » Qua Out 10, 2012 10:45 am

Marquinhos_rj escreveu:
samukim escreveu:Valeu, pessoal !

Marcos, maioria das vezes ando sozinho.. Eu vi que depois dos 2mil km o motor fica melhor, isso procede ? E eh melhor andar com uma rotacao mais baixa e marcha alta, por exemplo 25km/h na 3a ou eh melhor deixar na 2a ? Qual maneira eh mais economica ? E por enquanto so abasteci com o alcool.. 1o tanque fez 5.7km/l e o 2o tanque fez 6.7km/l, pelo o que eu li no forum falar que a media do E-Torq 1.6 eh de 7.5km/l, eh mesmo ?

Fabio, o branco banchisa eh o branco de taxi.. Ja o branco kalahari eu nao sei te dizer..

Me desculpem, meu teclado nao tem 'acentos'

Abracos

Bom vamos lá Samuel, você disse " a partir de 2mil km o motor fica melhor ?? Você quis dizer... se depois de 2mil Km rodados ??? É isso ?? E depois você "viu" isso onde ? De Cite a fonte sempre que possível.
Ou você quis dizer que a partir das 2mil rotações o motor se comporta melhor ???

Qual dessas você realmente quis dizer ???

De qualquer forma tentarei esclarecer um pouco em ambas as partes. Assim "poupa-se um pouco mais de tempo" no bom sentido.

Como eu havia dito antes, o motor E-torq por ser 16V em determinadas circunstâncias pode apresentar um "delay" na aceleração. Isso é normal e faz parte deste motor em questão. Repito, cada motor, de cada carro, modelo, potência e tudo mais pode responder de forna diferente. Logo o mais importante é entender que não há regra básica. Essa perda pode ser facilmente reduzida ou solucionada com o simples aumento da rotação. Nada mais. Simples assim.

Em relação a rotação mais adequada para a troca e manutenção de cada marcha a teoria é super simples e direta. Se liga, muitos acreditam que pelo o motor estar mais silencioso quando se dirige em velocidades mais lentas, ele (motor) está sendo mais preservado. Isso é errado. Ou seja, por exemplo, andar de quarta marcha a 40,50,60 Km/h ou +- isso é super prejudicial. Uma vez que o motor terá que gastar mais energia para manter a rotação e velocidade que se quer. O correto é mantermos a rotação de acordo com a velocidade. "Ouvir" o som do motor em baixa rotação não é errado. É assim mesmo. Ou seja, respondendo de forma direta sua pergunta, a 25Km/h você estará exatamente no momento da troca da segunda marcha para a terceira. A velocidade que você manterá após isso é que via dizer a importância )necessidade) de se reduzir de volta para a segunda ou manter na terceira marcha. Ou seja, tudo é relativo. Mas certas coisas há certos parâmetros.

Logo a maneira mais econômica é saber e entender sobre relação de marchas e tudo mais de um carro. Do contrário com certeza se gastará mais combustível. Dirigir é uma arte. E como toda e qualquer arte requer muito conhecimento do que se está fazendo. Só assim se alcançará o objetivo.

Quanto ao combustível em si, Alcool ou gasolina, isso também é relativo. Aí já entra outros fatores. Química até. Aí já entra poder de combustão, potência" oferecida" por cada combustível e uma série de outros fatores. Daí vermos reportagens e tudo mais falando de consumos diferentes usando cada um dos combustíveis. Aí já é uma outra história.
Procure depois fazer o teste com gasolina. Olhe o manual de seu carro. Lá está tudo muito bem explicado.

Poucos leem o manual. É uma pena. Os "caras" levam anos desenvolvendo-o e muitos nem dão importância a ele. E no entanto tá tudo muito bem explicado lá. Se você ainda não fez, vale a pena. Lá consta inclusive exatamente o tipo de combustível que você deve pôr em seu carro. Olha lá !!!!

Quanto ao numero em relação ao consumo apesar de tudo ser relativo em relação ao modo de condução, mas em termos gerais o carro quando novo pode consumir um pouco mais. Até as peças se "encaixarem" melhor e tudo "rodar" de forma mais harmônica. Mas repito, tudo isso é relativo.

Cara, quanto "ao que você leu no forum" sobre o consumo, é como te disse. cada um fará um consumo diferente. Uns correm mais e gastam mais. Outros correm menos é podem até também gastar mais por não saberem utilizar as marchas da forma correta. Surpreendente não ??? Então ... é isso que estou querendo te mostrar.

Te de tudo. quem dita os números é modo de condução de cada condutor. Se você sabe dirigir muito bem e sabe sobre carros, seu carro renderá o correto (em condições normais). Caso contrario tudo será relativo.

Esse assunto é muito extenso.

A propósito caro amigo Samuel , quanto anos você tem ? e quanto tempo de carteira ??

Grd abraço! Vlww!
MRQ!

Marcos,

Quando mencionei 2 mil km, desculpe-me não mencionei que seria após o motor rodar 2 mil km. Se eu não me engano eu estava lendo no tópico aqui no fórum relacionado ao consumo dos motores E-Torq, pois já li vários tópicos aqui no fórum.

Entendi, então vou ter que apanhar pra aprender a selecionar as marchas certas. Ainda não tive tempo para ler o manual, trabalho durante o dia e estudo à noite.

Estou com 20 anos agora e tenho 2 anos de carteira, logo que peguei a carteira andava de carro automático dos meus pais. Por isso que estou meio perdido nesse assunto.

Valeu, Marcos ! Vou procurar dar uma lida no Manual agora nesse feriado.

Abraço
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por Marquinhos_rj » Qua Out 10, 2012 11:10 am

hehe!
Fala aí Samuel...
Entendo. Por isso que perguntei mesmo sobre os 2 mil Km. rsrs! Mas tá tranquilo amigo. O bom deste clube é exatamente isso. Trocarmos muitas informações em prol de nossos carros.

Esse tópico sobre consumo também já li bastante. Embora claro haja uma média essa mesma é como eu disse, de certa forma relativa. Depende muito muito do modo de condução. Vai de cada motorista.

É verdade. Você agora fez um comentário não dito anteriormente. Você sempre ou na maior parte esteve acostumado ao cambio automático. Cambio manual amigo é outra história. Ali é que vemos quem "saca" de marchas. O Automático ou até o automatizado sem dúvidas são muito confortáveis mas não passam de maneira alguma a essência do carro. No cambio manual é você que manda. Você é quem diz o que o carro deve fazer, na hora que você quer e do jeito que você deseja. Ou seja, no cambio manual o carro está literalmente em suas mãos. A esticada das marchas, a redução das mesmas é feita no tempo que você determinar (claro considerando as condições no momento) mas é você quem manda.

Por isso a dificuldade de muitos aqui em escalonar (termo usado, JÁ HAVIA ESCUTADO ESSE TERMO ???) corretamente. Mas isso é assim mesmo.

O segredo é ouvir o carro. Sentir o carro. Saber até onde você pode "domá-lo". Ouvindo o limite dele você saberá exatamente como proceder. Parece filosofia mas é a mais pura verdade isso. Pode acreditar. Sei do que estou falando.

Quanto a manual, 90% ou mais não costumam lê-lo. Acham que não há importância alguma. Mas pensemos desta forma, os caras levaram "10 anos" bolando o carro e depois de pronto criam o manual para nos ajudar. E nós simplesmente o ignoramos. Esse é o ponto chave. Tá tudo lá !!!

20 anos você ainda é jovem. O Caminho é esse mesmo. Praticar e sempre aprender. Testar novos carros e sempre buscar aprender mais e mais sobre os carros. Não só ao que você está dirigindo no momento mas de mecânica em geral e tudo mais. Entender os carros ajuda demais a entender nosso modo de pilotagem. Está tudo ligado.

Não é uma regra mas sim um dica para teste. Procure passar as marchas entre 2 a 3 mil rpm. Sendo que sempre que necessário estique até uns 4 mil rpm.
A primeira não sendo necessário, use-a apenas para sair da inércia. Já a segunda, terceira já são mais maleáveis. A quinta serve apenas para desenvolver o carro. Porém deixa ele "solto". Não há muita tração em quinta marcha. Se necessário reduza para quarta marcha. E por aí vai. Ou seja, no cambio manual há milhares de combinações, possibilidades. São outros "quinhentos". É o motorista que manda.

Mas é isso aí... é treinar, testar bastante até pegar o jeito amigo!

Forte abraço e qq coisa "tamus aeee"...

Vlww! MRQ!
Velha Guarda
Velha Guarda

por samukim » Qua Out 10, 2012 12:33 pm

Marcus,

Eu não tinha reparado que é com U em vez de O, me desculpe ! Hahaha..

O fórum é muito bom, há muitas informações boas para serem extraídas.

O automático é muito bom com trânsito carregado, mas não é tão divertido quanto o manual quando o trânsito está fluindo !

A palavra escalonar já, mas não em um contexto de carro..

Vou observar mais ao meu modo de dirigir.

Uma pergunta, como funciona esses encontros que acontece ?

Obrigado pela paciência e explicação, Marcus !

Abraço
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por Marquinhos_rj » Qua Out 10, 2012 10:46 pm

Que isso amigo, não se preocupe com a letra. Para mim tanto faz rsrs!

Mas então amigo Samuel, é verdade. Aqui no site do PC há muitas informações bacanas. Sempre que você tiver alguma duvida, sobre qq coisa, faça uma busca (botão pesquisar) antes da criação de cada tópico. Caso necessário, exponha sua duvida pelos tópicos já existentes.
Caso não encontre o que procura. aí sim crie o tópico. Uma vez que há moderadores gerenciando os tópicos já existentes. É apenas uma dica amigão !!!

Quanto ao cambio automático ou até mesmo o automatizado usado pela Fiat e outros é sem dúvida muito confortável. em situações de engarrafamentos mas você usou um bom termo para qualificar o cambio manual. " Não é tão divertido quanto o manual" ... Boa definição. E realmente não é.

Em relação ao termo "escalonar" é o termo correto para essa descrição em relação as marchas. Sempre foi usado e até hoje muitos não sabem o que quer dizer muito menos ouviram falar. Mas o termo se encaixa com perfeição ao proposito no qual foi destinado.

Quanto ao modo de direção de cada um, essa parte é muito pessoal. Tudo num carro é relativo. Essa é a única particularidade que não se altera. Só a pratica corrigirá os vícios, defeitos e a falta de conhecimento. Embora muitos nem assim consigam evoluir. Vide tanta "M" que nós vemos a cada segundo todos os dias.

Dirigir um carro manual, escalonar corretamente as marchas, em diversas situações, não é para qualquer um.

Bom em relação aos encontros, cada região (Estado) possui seu(s) coordenador(es). Cabe a ele(s) organizar, gerenciar, convocar todo pessoal.
Pode haver uma votação de local e data ou simplesmente um calendário já estabelecido. Isso varia de cada região e grupo.

São Paulo é dos grandes "centros" de Puntos no Brasil. Então o negócio é você dar uma pesquisada pelo seus fóruns (da sua região) e/ou mandar uma "MP " ao coordenador pedindo que lhe explique melhor sobre os eventos. Se possível até lhe apontar os links mais pertinentes como calendário e outras coisas. Mas te adianto que esses encontros são super legais. Fazemos altas amizades alem de desfilarmos com nossos carros, tirarmos algumas fotos e produzirmos alguns vídeos.

Bom caro amigo, acho que consegui explicar um pouco dos assuntos.... Qualquer coisa, só falar ..." Tamus aee" !!!

Forte abraço! Vlw!
Velha Guarda
Velha Guarda

Anterior