Importadores tem nova queda de vendas
Importadores tem nova queda de vendas
É o CÚmulo mesmo...
Importadores de carro têm nova queda e falam em cenário 'insustentável' e corte de empregos
Do UOL, em São Paulo (SP)
* Procura-se: você viu algum Lifan novo nas ruas? Marca não vendeu nada em julho
* DADOS DA ABEIVA POR MARCA
* DADOS DA ABEIVA POR CARRO
* LOCAIS VÃO BEM
As vendas de carros importados de marcas sem fábrica no Brasil em julho caíram 4,1% na comparação com o mês de junho e despencaram 41,5% no confronto com os números de 2011, informou nesta terça-feira a Abeiva (Associação Brasileira das Empresas Importadoras de Veículos Automotores). Algumas marcas, como a chinesa de baixo custo Lifan e a inglesa de luxo Aston Martin, zeraram suas vendas no mês. Com tais números, a entidade já fala em "cenário insustentável", com possibilidade real de fechamento de portas, ou seja, perda de empregos no setor.
"A viabilidade dos negócios em nosso setor chega a um ponto insustentável”, afirmou o presidente da Abeiva, Flavio Padovan, que também comanda a Land Rover no Brasil, em comunicado enviado à imprensa.
O balanço das importadoras para o mês é mesmo ruim: julho foi fechado com entrega de 10.739 unidades, contra 11.202 unidades emplacadas em junho. Apenas para comparação, em julho de 2011 haviam sido entregues 18.346 carros importados.
A entidade e suas associadas também reclamam dos números acumulados desde janeiro: com taxação extra de 30 pontos sobre o IPI, concorrência de modelos nacionais mais básicos, que contam com IPI menor por contarem com motorização abaixo de 2 litros, e fatores externos como o dólar valorizado, os importadores amargam queda de quase 25% nos últimos sete meses.
Com isso, a participação das marcas importadoras no mercado caiu para 3% em julho e de quase 6% para pouco mais de 4% no acumulado do ano. Foram emplacados 81.710 carros (em 2011, o total de entregas chegou a 108.864 no mesmo período), enquanto o mercado nacional de carros como um todo celebrou alta superior a 3% no período, entregando um total de 1.984.218 unidades (contra 1.926.027 de janeiro a julho de 2011).
QUEM PERDEU
Embora a entidade fale pelo conjunto das marcas importadoras, nem todas reclamam. A Audi, por exemplo, viu suas vendas subirem quase 60% no mês e 10% na comparação com 2011 (veja a tabela da Abeiva com desempenho por marca).
As americanas Chrysler, Dodge e Jeep, marcas do grupo Chrysler (agora controlado pela Fiat) citadas pela revista Forbes em reportagem que ironiza os preços de carros praticados no Brasil (leia aqui), também têm pouco a questionar: a marca-mãe vendeu 6,5% a mais em julho, em relação a junho, enquanto a segunda cresceu mais de 10% no mesmo período e mais de 140% desde 2011 e a última saltou quase 18% no mês e 106% em 12 meses.
As marcas orientais, por outro lado, estão cada vez mais no vermelho: a Kia perdeu mais de 42% no ano, enquanto Effa e Lifan não emplacaram uma unidade sequer no último mês, ao passo em que entregavam de 290 (Lifan) a 1.000 (Effa) unidades há um ano. A inglesa Aston Martin também passou o mês zerada.
De toda forma, a Kia tenta manter a cabeça erguida: em entrevista num programa televisivo, o presidente da marca José Luiz Gandini afirmou que a marca pretende manter-se atenta às oportunidades do país e que vai manter o calendário de lançamentos, garantindo a apresentação da nova geração do sedã Cerato durante o Salão do Automóvel de São Paulo, em outubro, e sua chegada às lojas em fevereiro de 2013, conforme revelou o site da revista Car and Driver.
PORTAS QUE SE FECHAM
O comunicado do presidente da entidade também fala em "consequências irreversíveis" decorrentes da atual situação das importadoras, como o corte de até 10 mil vagas, mas anuncia "expectativa" do setor por um pacote de ajuda por parte do Planalto.
"Lamentavelmente, a atual situação de nossas associadas vai resultar em uma perda de 10 mil postos de trabalho até o final do ano", declara Padovan, que pede "tratamento justo para os importadores de veículos".
O "tratamento justo", no caso, seria o anúncio de um plano de cotas que livre os importadores dos 30 pontos extras sobre o imposto discutido junto ao governo federal e que poderia ser revelado até o final deste mês, quando vence também o prazo da atual benesse do IPI reduzido para a faixa mais popular do setor automotivo.

Importadores de carro têm nova queda e falam em cenário 'insustentável' e corte de empregos
Do UOL, em São Paulo (SP)
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* LOCAIS VÃO BEM
As vendas de carros importados de marcas sem fábrica no Brasil em julho caíram 4,1% na comparação com o mês de junho e despencaram 41,5% no confronto com os números de 2011, informou nesta terça-feira a Abeiva (Associação Brasileira das Empresas Importadoras de Veículos Automotores). Algumas marcas, como a chinesa de baixo custo Lifan e a inglesa de luxo Aston Martin, zeraram suas vendas no mês. Com tais números, a entidade já fala em "cenário insustentável", com possibilidade real de fechamento de portas, ou seja, perda de empregos no setor.
"A viabilidade dos negócios em nosso setor chega a um ponto insustentável”, afirmou o presidente da Abeiva, Flavio Padovan, que também comanda a Land Rover no Brasil, em comunicado enviado à imprensa.
O balanço das importadoras para o mês é mesmo ruim: julho foi fechado com entrega de 10.739 unidades, contra 11.202 unidades emplacadas em junho. Apenas para comparação, em julho de 2011 haviam sido entregues 18.346 carros importados.
A entidade e suas associadas também reclamam dos números acumulados desde janeiro: com taxação extra de 30 pontos sobre o IPI, concorrência de modelos nacionais mais básicos, que contam com IPI menor por contarem com motorização abaixo de 2 litros, e fatores externos como o dólar valorizado, os importadores amargam queda de quase 25% nos últimos sete meses.
Com isso, a participação das marcas importadoras no mercado caiu para 3% em julho e de quase 6% para pouco mais de 4% no acumulado do ano. Foram emplacados 81.710 carros (em 2011, o total de entregas chegou a 108.864 no mesmo período), enquanto o mercado nacional de carros como um todo celebrou alta superior a 3% no período, entregando um total de 1.984.218 unidades (contra 1.926.027 de janeiro a julho de 2011).
QUEM PERDEU
Embora a entidade fale pelo conjunto das marcas importadoras, nem todas reclamam. A Audi, por exemplo, viu suas vendas subirem quase 60% no mês e 10% na comparação com 2011 (veja a tabela da Abeiva com desempenho por marca).
As americanas Chrysler, Dodge e Jeep, marcas do grupo Chrysler (agora controlado pela Fiat) citadas pela revista Forbes em reportagem que ironiza os preços de carros praticados no Brasil (leia aqui), também têm pouco a questionar: a marca-mãe vendeu 6,5% a mais em julho, em relação a junho, enquanto a segunda cresceu mais de 10% no mesmo período e mais de 140% desde 2011 e a última saltou quase 18% no mês e 106% em 12 meses.
As marcas orientais, por outro lado, estão cada vez mais no vermelho: a Kia perdeu mais de 42% no ano, enquanto Effa e Lifan não emplacaram uma unidade sequer no último mês, ao passo em que entregavam de 290 (Lifan) a 1.000 (Effa) unidades há um ano. A inglesa Aston Martin também passou o mês zerada.
De toda forma, a Kia tenta manter a cabeça erguida: em entrevista num programa televisivo, o presidente da marca José Luiz Gandini afirmou que a marca pretende manter-se atenta às oportunidades do país e que vai manter o calendário de lançamentos, garantindo a apresentação da nova geração do sedã Cerato durante o Salão do Automóvel de São Paulo, em outubro, e sua chegada às lojas em fevereiro de 2013, conforme revelou o site da revista Car and Driver.
PORTAS QUE SE FECHAM
O comunicado do presidente da entidade também fala em "consequências irreversíveis" decorrentes da atual situação das importadoras, como o corte de até 10 mil vagas, mas anuncia "expectativa" do setor por um pacote de ajuda por parte do Planalto.
"Lamentavelmente, a atual situação de nossas associadas vai resultar em uma perda de 10 mil postos de trabalho até o final do ano", declara Padovan, que pede "tratamento justo para os importadores de veículos".
O "tratamento justo", no caso, seria o anúncio de um plano de cotas que livre os importadores dos 30 pontos extras sobre o imposto discutido junto ao governo federal e que poderia ser revelado até o final deste mês, quando vence também o prazo da atual benesse do IPI reduzido para a faixa mais popular do setor automotivo.







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Re: Importadores tem nova queda de vendas
E, na sequencia, mais uma medida protecionista. Alô, (des)governo: não seria mais fácil fazer a tão prometida reforma tributária ?
Governo quer oferecer condições para reduzir IPI de carro importado
DENISE LUNA
O governo está trabalhando na elaboração de planos para realizar uma redução no IPI de carros importados após ter aumentado em 30 pontos percentuais o imposto no início do ano, informou o secretário de Assuntos Internacionais do Ministério da Fazenda, Carlos Márcio Cozendey.
A declaração foi feita durante o evento Bloomberg Brazil Economic Summit, organizado pela companhia do mercado financeiro.
Para ter direito ao desconto no IPI, os carros devem ter 65% de conteúdo nacional, o que impede que carros importados tenham o imposto reduzido. O objetivo do governo é criar uma nova regra para que os importados também possam ter reduções em determinadas condições, que não foram especificadas pelo secretário.
De acordo com Cozendey, o objetivo é evitar reclamações na OMC (Organização Mundial do Comércio), o que pode ocorrer se as atuais regras forem prorrogadas. O governo aumentou em 30 pontos percentuais, no final de 2011, o IPI para carros importados.
A lei do IPI para automóveis importados está em vigor até o final do ano. Quando as novas regras forem anunciadas, porém, devem ser consideradas permanentes, não havendo necessidade de prorrogação periódica.
Segundo Cozendey, apesar de ter havido reclamações na OMC em relação às atuais regras, não há processo em andamento, ou seja, não houve reclamação formal.
Também presente no evento, Welber Barral, sócio da Consultores Associados, afirmou que os países estão esperando para ver o comportamento do governo brasileiro em relação ao ano que vem. "Se o Brasil mantivesse as regras atuais para o próximo ano, haveria um recorde de reclamações formais em relação ao país", disse.
Barral prevê que, com todas as barreiras e problemas de câmbio, além da queda no preço das commodities, a balança comercial brasileira este ano deverá ter um saldo positivo de no máximo US$ 16 bilhões, bem abaixo do recorde de US$ 46 bilhões obtido em 2007. "O Brasil tem que mudar a pauta de exportação, não pode continuar dependente das commodities."

Governo quer oferecer condições para reduzir IPI de carro importado
DENISE LUNA
O governo está trabalhando na elaboração de planos para realizar uma redução no IPI de carros importados após ter aumentado em 30 pontos percentuais o imposto no início do ano, informou o secretário de Assuntos Internacionais do Ministério da Fazenda, Carlos Márcio Cozendey.
A declaração foi feita durante o evento Bloomberg Brazil Economic Summit, organizado pela companhia do mercado financeiro.
Para ter direito ao desconto no IPI, os carros devem ter 65% de conteúdo nacional, o que impede que carros importados tenham o imposto reduzido. O objetivo do governo é criar uma nova regra para que os importados também possam ter reduções em determinadas condições, que não foram especificadas pelo secretário.
De acordo com Cozendey, o objetivo é evitar reclamações na OMC (Organização Mundial do Comércio), o que pode ocorrer se as atuais regras forem prorrogadas. O governo aumentou em 30 pontos percentuais, no final de 2011, o IPI para carros importados.
A lei do IPI para automóveis importados está em vigor até o final do ano. Quando as novas regras forem anunciadas, porém, devem ser consideradas permanentes, não havendo necessidade de prorrogação periódica.
Segundo Cozendey, apesar de ter havido reclamações na OMC em relação às atuais regras, não há processo em andamento, ou seja, não houve reclamação formal.
Também presente no evento, Welber Barral, sócio da Consultores Associados, afirmou que os países estão esperando para ver o comportamento do governo brasileiro em relação ao ano que vem. "Se o Brasil mantivesse as regras atuais para o próximo ano, haveria um recorde de reclamações formais em relação ao país", disse.
Barral prevê que, com todas as barreiras e problemas de câmbio, além da queda no preço das commodities, a balança comercial brasileira este ano deverá ter um saldo positivo de no máximo US$ 16 bilhões, bem abaixo do recorde de US$ 46 bilhões obtido em 2007. "O Brasil tem que mudar a pauta de exportação, não pode continuar dependente das commodities."







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Re: Importadores tem nova queda de vendas
o que dizer?... sobre tudo isso.. nada.. GOVERNO DE M E R D A, não tem palnejamento, faz por por fazer as coisas muda de ideia do dia pra noite... !
olha q loucura as vendas..
http://download.uol.com.br/carros/abeiva_emplacamento_marcas_jul_2012.pdf
olha q loucura as vendas..
http://download.uol.com.br/carros/abeiva_emplacamento_marcas_jul_2012.pdf
Power...
Re: Importadores tem nova queda de vendas
rodrigodk escreveu:o que dizer?... sobre tudo isso.. nada.. GOVERNO DE M E R D A, não tem palnejamento, faz por por fazer as coisas muda de ideia do dia pra noite... !
olha q loucura as vendas..
http://download.uol.com.br/carros/abeiva_emplacamento_marcas_jul_2012.pdf
Não tem planejamento MESMO!
Quer trabalhar nesse país? No ecxiste!
Estou pensando na hipótese de ter 10 filhos, pedirem para todos serem presos e ganharia mais ou menos uma bolsa que gira em torno de:
10 mil
Enquanto o inocente que rala todos os dias, paga as P**** de impostos e é assaltado se FERRA!
Re: Importadores tem nova queda de vendas
só faltou voce complementar com "eu não sabia de nada, não vi nada..."







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Re: Importadores tem nova queda de vendas
shuaushahsausa eu ri alto com vc agora Timerman !!! shuasuhau pode cre mano... pais de @#%$^&! esse neh?
Enquanto o governo nao fizer essa tal reforma tributaria, e fazer direito neh.. pq sempre que eles mudam alguma coisa eh pra #@%&! mais o povo e ganhar mais $$$ ... nao tenho doh dessas empresas que estao com prejuizo, tenho doh dos trabalhadores que infelizmente dependem do governo que nao esta nem ai pra eles, carros chegam no brasil custando mais de 100% do proprio valor... (como vimos no outro post) ...
Sinceramente, nao vejo nosso pais reformulando leis para perder sua fatia... e tbm nao vejo as montadoras reconhecendo os precos abusivos e os diminuindo.
Enquanto o governo nao fizer essa tal reforma tributaria, e fazer direito neh.. pq sempre que eles mudam alguma coisa eh pra #@%&! mais o povo e ganhar mais $$$ ... nao tenho doh dessas empresas que estao com prejuizo, tenho doh dos trabalhadores que infelizmente dependem do governo que nao esta nem ai pra eles, carros chegam no brasil custando mais de 100% do proprio valor... (como vimos no outro post) ...
Sinceramente, nao vejo nosso pais reformulando leis para perder sua fatia... e tbm nao vejo as montadoras reconhecendo os precos abusivos e os diminuindo.
Vai Corinthians!!!
- Piloto de Kart de feriado

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Re: Importadores tem nova queda de vendas
Me recuso a ler as desgraças desse país!
Prefiro ocultar isso de mim, antes que irrite ainda mais ...
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Punto Sporting 1.8 16v Dualogic - Preto Vesúvio, Blue & Me e Vidros Traseiros elétricos.
Re: Importadores tem nova queda de vendas
isso, libere a sua avestruz interior de vez. vamos lá, força...






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Re: Importadores tem nova queda de vendas
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk _l_ para você!
Punto Sporting 1.8 16v Dualogic - Preto Vesúvio, Blue & Me e Vidros Traseiros elétricos.
Re: Importadores tem nova queda de vendas
Importar carro por conta própria pode ser 30% mais barato

Entre os modelos mais pedidos pelos brasileiros estão o Ford Mustang, o Chevrolet Camaro e Camaro conversível, o Porsche Cayenne S e o BMW X6
Foto: Divulgação
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KARINA CRAVEIRO
Direto de São Paulo
As montadoras de luxo têm ampliado seu portfólio no Brasil com a adição de modelos nunca antes vendidos no País. No entanto, muitos veículos ainda ficam de fora do mercado nacional. Carros emblemáticos como o Chevrolet Corvette e o Ford Mustang não chegam pelas mãos de suas marcas ao País e a única solução pode ser apelar para o serviço das chamadas importadoras independentes, conhecidas por realizar as vontades de brasileiros endinheirados e exigentes.
O médico sergipano Adelino Lopes Carvalho Neto, 68 anos, acabou de encomendar seu segundo modelo importado de forma independente. A primeira aquisição foi um Ford Mustang Premium, versão de entrada do modelo nos Estados Unidos, que chegou ao País em outubro passado. Agora, Carvalho está à espera de um Shelby GT 500, versão topo de linha do esportivo, com motor V8 5.4 l tem 671 cavalos de potência. "Meus filhos moram nos Estados Unidos e eu já tinha andado no carro lá. Fiquei apaixonado e resolvi comprar um", diz.
O processo de importação, segundo ele, aconteceu sem dores de cabeça. Carvalho escolheu o primeiro carro pelo site da montadora na internet e fez o pedido através de uma empresa especializada no serviço. "Um representante foi até à concessionária da marca nos Estados Unidos e deu entrada no pedido do carro. Enquanto isso, o cliente entregou a documentação necessária para se "tornar um importador" e pagou as taxas e impostos", explica Marcos Tavares, diretor da Connect Motors, empresa especializada em serviços de assessoria nos processos de compra, exportação e importação de veículos.
Quando o carro encomendado chegou à concessionária da marca, foi retirado pelo mesmo despachante que fez o pedido, e posto em um container, que chegou ao porto de Aracaju, em Sergipe. "Nosso trabalho é assessorar essa importação, que vai ser feita para pessoa física", reforça Tavares. Toda a operação durou cerca de 60 dias. "Recebi o carro em perfeito estado, exatamente do jeito que escolhi. A quantidade de imposto assusta, porque sai mais de 100% em cima do valor original do carro, mas ainda assim vale a pena", comenta Carvalho.
Por mês, a Connect chega a fazer três pedidos, e a maioria dos clientes vai atrás de veículos esportivos. "Acabamos de trazer uma McLaren MP4-12C para um cliente do Recife. Foi uma compra alta, de R$ 1,5 milhão. Existe um modelo desses à venda em São Paulo por R$ 2,2 milhões. Por isso ele resolveu importar", conta o executivo da empresa. Entre os pedidos mais comuns estão o Ford Mustang, o Chevrolet Camaro conversível, o Porsche Cayenne S e o BMW X6. "Modelos como o Cayenne S e o X6 são vendidos aqui, mas saem chegam com o custo menor e um preço bem mais competitivo quando importados. A economia pode ser de até 30%, dependendo do modelo", explica Carvalho, reforçando que todo o pagamento deve ser feito à vista, já que não existe meio de financiamento pela empresa. "Muitos dão o sinal de 10% do valor do carro e depois recorrem a um empréstimo pessoal para quitar a compra conosco", conclui.
Quais documentos necessários para se tornar importador?
CPF, RG, comprovante de residência e de renda.
Quais são os impostos pagos?II / IPI / ICMS / PIS COFINS. Além destes incorrem taxas portuárias como capatazias / armazenagem / marinha mercante / honorários de despachante e também taxas de anuências junto aos orgãos públicos (Ibama / Denatran)
Como são pagos os impostos?
Os impostos são debitados diretamente na conta do importador (pessoa fisica) pela Receita Federal, no ato do desembaraço aduaneiro do veículo junto a alfândega.
Qual a comissão da empresa?
Em média, de 4 a 10% do valor total da operação.
http://invertia.terra.com.br/carros-mot ... arato.html"

Entre os modelos mais pedidos pelos brasileiros estão o Ford Mustang, o Chevrolet Camaro e Camaro conversível, o Porsche Cayenne S e o BMW X6
Foto: Divulgação
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KARINA CRAVEIRO
Direto de São Paulo
As montadoras de luxo têm ampliado seu portfólio no Brasil com a adição de modelos nunca antes vendidos no País. No entanto, muitos veículos ainda ficam de fora do mercado nacional. Carros emblemáticos como o Chevrolet Corvette e o Ford Mustang não chegam pelas mãos de suas marcas ao País e a única solução pode ser apelar para o serviço das chamadas importadoras independentes, conhecidas por realizar as vontades de brasileiros endinheirados e exigentes.
O médico sergipano Adelino Lopes Carvalho Neto, 68 anos, acabou de encomendar seu segundo modelo importado de forma independente. A primeira aquisição foi um Ford Mustang Premium, versão de entrada do modelo nos Estados Unidos, que chegou ao País em outubro passado. Agora, Carvalho está à espera de um Shelby GT 500, versão topo de linha do esportivo, com motor V8 5.4 l tem 671 cavalos de potência. "Meus filhos moram nos Estados Unidos e eu já tinha andado no carro lá. Fiquei apaixonado e resolvi comprar um", diz.
O processo de importação, segundo ele, aconteceu sem dores de cabeça. Carvalho escolheu o primeiro carro pelo site da montadora na internet e fez o pedido através de uma empresa especializada no serviço. "Um representante foi até à concessionária da marca nos Estados Unidos e deu entrada no pedido do carro. Enquanto isso, o cliente entregou a documentação necessária para se "tornar um importador" e pagou as taxas e impostos", explica Marcos Tavares, diretor da Connect Motors, empresa especializada em serviços de assessoria nos processos de compra, exportação e importação de veículos.
Quando o carro encomendado chegou à concessionária da marca, foi retirado pelo mesmo despachante que fez o pedido, e posto em um container, que chegou ao porto de Aracaju, em Sergipe. "Nosso trabalho é assessorar essa importação, que vai ser feita para pessoa física", reforça Tavares. Toda a operação durou cerca de 60 dias. "Recebi o carro em perfeito estado, exatamente do jeito que escolhi. A quantidade de imposto assusta, porque sai mais de 100% em cima do valor original do carro, mas ainda assim vale a pena", comenta Carvalho.
Por mês, a Connect chega a fazer três pedidos, e a maioria dos clientes vai atrás de veículos esportivos. "Acabamos de trazer uma McLaren MP4-12C para um cliente do Recife. Foi uma compra alta, de R$ 1,5 milhão. Existe um modelo desses à venda em São Paulo por R$ 2,2 milhões. Por isso ele resolveu importar", conta o executivo da empresa. Entre os pedidos mais comuns estão o Ford Mustang, o Chevrolet Camaro conversível, o Porsche Cayenne S e o BMW X6. "Modelos como o Cayenne S e o X6 são vendidos aqui, mas saem chegam com o custo menor e um preço bem mais competitivo quando importados. A economia pode ser de até 30%, dependendo do modelo", explica Carvalho, reforçando que todo o pagamento deve ser feito à vista, já que não existe meio de financiamento pela empresa. "Muitos dão o sinal de 10% do valor do carro e depois recorrem a um empréstimo pessoal para quitar a compra conosco", conclui.
Quais documentos necessários para se tornar importador?
CPF, RG, comprovante de residência e de renda.
Quais são os impostos pagos?II / IPI / ICMS / PIS COFINS. Além destes incorrem taxas portuárias como capatazias / armazenagem / marinha mercante / honorários de despachante e também taxas de anuências junto aos orgãos públicos (Ibama / Denatran)
Como são pagos os impostos?
Os impostos são debitados diretamente na conta do importador (pessoa fisica) pela Receita Federal, no ato do desembaraço aduaneiro do veículo junto a alfândega.
Qual a comissão da empresa?
Em média, de 4 a 10% do valor total da operação.
http://invertia.terra.com.br/carros-mot ... arato.html"
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