'Forbes' diz que brasileiro confunde preço com qualidade...
'Forbes' diz que brasileiro confunde preço com qualidade...
O site da revista de economia "Forbes" publicou no último sábado (11) uma coluna em que o colaborador Kenneth Rapoza, especialista nos Brics (Brasil, Rússia, Índia e China), considera "ridículos" os valores dos carros no Brasil. Para ele, o consumidor brasileiro, em busca de status, confunde preço com qualidade.
"Desculpem, brazukas... não existe status em um Toyota Corolla, Honda Civic, Jeep Grand [Cherokee] ou Dodge Durango", escreveu. "Não se deixem enganar pelo preço. Vocês estão sendo roubados."
Para fazer a comparação de preços com os praticados nos EUA, Rapoza utilizou-se de dois modelos da americana Chrysler. Ele lembra que os impostos e outras taxas fazem com que um Jeep Grand Cherokee custe até 3 vezes mais no Brasil do que em Miami. Afirma que o modelo 2013 custará US$ 28 mil nos EUA, mas, no Brasil, o carro atual sai por US$ 89.500 (R$ 179 mil).
Outro exemplo citado é o do Dodge Durango, que a Chrysler lançará no próximo Salão de SP, em outubro, por, segundo Rapoza, R$ 190.000 (US$ 95.000). "Nos EUA, custa US$ 28.500. Um professor de escola pública primária do Bronx [bairro de Nova York] consegue comprar um. OK, talvez não um novinho, mas com 1 ou 2 anos de uso... com certeza."
"Não há outra razão [para os preços do Brasil] a não ser a taxação excessiva, de mais de 50% [do preço do carro], e a ingenuidade do consumidor que pensa que dá na mesma pagar por um Cherokee o valor de um BMW X5", critica.
O colunista também cita produtos brasileiros de relativo sucesso no exterior, chinelos Havaianas e cachaças, para explicar a "exploração" do consumidor no país. "Pense como seria se um amigo americano dissesse a vocè que acabou de comprar um par de Havaianas por US$ 150. Claro que esses chinelos são sexy, chiques e estão na moda, mas não valem US$ 150", exemplifica. "Quando se trata de status oferecido por carros no Brasil, a elite está servindo capirinha com Pitu e 51 pensando que é bebida de primeira."
O que pesa no custo no Brasil
Em 2009, o G1 mostrou que impostos correspondiam, em média, a 30,4% do valor de um carro no Brasil . “Este mesmo valor para outros países é bem menor. Na Espanha, por exemplo, representa 13,8%; na Itália, 16,7% e nos Estados Unidos, 6,1%”, afirmou, na época, a vice-presidente da consultoria Booz & Company, Letícia Costa.
Fora isso, entram na conta outros aspectos como os custos de produção ("custo Brasil"), que abrangem desde o valor da mão-de-obra até o desembaraço alfandegário, no caso da importação de produtos e peças, e os gastos com logística, além da escala de produção, menor no Brasil se comparada com a de EUA, China e Japão, por exemplo.
Atualmente, veículos importados de países sem acordo automotivo com o Brasil (fora do Mercosul e do México), como os da Chrysler e da BMW, têm embutida no preço a cobrança da alíquota de 35% sobre o valor do produto e são alvo do aumento de 30 pontos percentuais no Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), que começou a valer em dezembro passado e deve prosseguir até o fim do ano.
Já o desconto no IPI para carros nacionais, determinado no fim de maio em virtude da baixa nas vendas e aumento dos estoques, deverá terminar no próximo dia 31. Com ele, o comércio de carros novos bateu recordes para os meses de junho e junho.
F G
"Desculpem, brazukas... não existe status em um Toyota Corolla, Honda Civic, Jeep Grand [Cherokee] ou Dodge Durango", escreveu. "Não se deixem enganar pelo preço. Vocês estão sendo roubados."
Para fazer a comparação de preços com os praticados nos EUA, Rapoza utilizou-se de dois modelos da americana Chrysler. Ele lembra que os impostos e outras taxas fazem com que um Jeep Grand Cherokee custe até 3 vezes mais no Brasil do que em Miami. Afirma que o modelo 2013 custará US$ 28 mil nos EUA, mas, no Brasil, o carro atual sai por US$ 89.500 (R$ 179 mil).
Outro exemplo citado é o do Dodge Durango, que a Chrysler lançará no próximo Salão de SP, em outubro, por, segundo Rapoza, R$ 190.000 (US$ 95.000). "Nos EUA, custa US$ 28.500. Um professor de escola pública primária do Bronx [bairro de Nova York] consegue comprar um. OK, talvez não um novinho, mas com 1 ou 2 anos de uso... com certeza."
"Não há outra razão [para os preços do Brasil] a não ser a taxação excessiva, de mais de 50% [do preço do carro], e a ingenuidade do consumidor que pensa que dá na mesma pagar por um Cherokee o valor de um BMW X5", critica.
O colunista também cita produtos brasileiros de relativo sucesso no exterior, chinelos Havaianas e cachaças, para explicar a "exploração" do consumidor no país. "Pense como seria se um amigo americano dissesse a vocè que acabou de comprar um par de Havaianas por US$ 150. Claro que esses chinelos são sexy, chiques e estão na moda, mas não valem US$ 150", exemplifica. "Quando se trata de status oferecido por carros no Brasil, a elite está servindo capirinha com Pitu e 51 pensando que é bebida de primeira."
O que pesa no custo no Brasil
Em 2009, o G1 mostrou que impostos correspondiam, em média, a 30,4% do valor de um carro no Brasil . “Este mesmo valor para outros países é bem menor. Na Espanha, por exemplo, representa 13,8%; na Itália, 16,7% e nos Estados Unidos, 6,1%”, afirmou, na época, a vice-presidente da consultoria Booz & Company, Letícia Costa.
Fora isso, entram na conta outros aspectos como os custos de produção ("custo Brasil"), que abrangem desde o valor da mão-de-obra até o desembaraço alfandegário, no caso da importação de produtos e peças, e os gastos com logística, além da escala de produção, menor no Brasil se comparada com a de EUA, China e Japão, por exemplo.
Atualmente, veículos importados de países sem acordo automotivo com o Brasil (fora do Mercosul e do México), como os da Chrysler e da BMW, têm embutida no preço a cobrança da alíquota de 35% sobre o valor do produto e são alvo do aumento de 30 pontos percentuais no Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), que começou a valer em dezembro passado e deve prosseguir até o fim do ano.
Já o desconto no IPI para carros nacionais, determinado no fim de maio em virtude da baixa nas vendas e aumento dos estoques, deverá terminar no próximo dia 31. Com ele, o comércio de carros novos bateu recordes para os meses de junho e junho.
F G
Power...
Re: 'Forbes' diz que brasileiro confunde preço com qualidade
Chega a dar raiva viver um país como o Brasil, roubalheria, bandidagem, importos isso tudo agente tem de sobra.
- Piloto de Autorama

- Mensagens: 219
- Registrado em: Sex Jul 06, 2012 12:50 pm
- Localização: Belo Horizonte
Re: 'Forbes' diz que brasileiro confunde preço com qualidade
Nós brasileiros somos muito otários mesmo, enquanto o carro for sinônimo de status vamos estar reféns das montadoras que fazem o que quer e põe o preço muiiiiiiito acima do que vale.Outro exemplo é um Camaro que no EUA custa U$22.000 e aqui? Quase 10 vezes mais, claro! O brasileiro é um povo que tem $$$$$$. Chega até a revoltar.


Re: 'Forbes' diz que brasileiro confunde preço com qualidade
os caras tirando onda com os brasileiros, e com razão 
"Se torque em baixo giro fosse sinonimo de desempenho, Fusca andaria pra caramba" (Camerato, Punto Club, 2011)
Re: 'Forbes' diz que brasileiro confunde preço com qualidade
Falaram / escreveram alguma novidade ? Só faltou completar dizendo que aceitamos refugos / projetos fracassados lá fora e que compramos carros para matar o vizinho de inveja.








YETI ! Um bom companheiro. Deixa saudades. Freddie Mercury at home !
- Moderador

- Mensagens: 13543
- Registrado em: Sáb Jun 20, 2009 6:44 pm
- Localização: Paulinia/SP
Re: 'Forbes' diz que brasileiro confunde preço com qualidade
O pior de tudo eh que nao foi falado nenhuma mentira, a verdade é uma só TEMOS SANGUE DE BARATA !!!
Vai Corinthians!!!
- Piloto de Kart de feriado

- Mensagens: 1481
- Registrado em: Qui Mar 03, 2011 3:52 pm
- Localização: Sao Paulo
Re: 'Forbes' diz que brasileiro confunde preço com qualidade
e falta de opinião própria, vergonha na cara e total vontade de buscar um mínimo de informação sobre o produto, antes de pagar por ele. por isso, elas, as fábricas e o (des)governo sambam na nossa cara.








YETI ! Um bom companheiro. Deixa saudades. Freddie Mercury at home !
- Moderador

- Mensagens: 13543
- Registrado em: Sáb Jun 20, 2009 6:44 pm
- Localização: Paulinia/SP
Re: 'Forbes' diz que brasileiro confunde preço com qualidade
O pior é que isso nunca acabará. 

Re: 'Forbes' diz que brasileiro confunde preço com qualidade
aaaaaa acabará sim !!! COMO PODEMOS bolar uma campanha ?? podemos pensar em almgo realmente concreto e substancial para que demais pessoas possam aderir
Vai Corinthians!!!
- Piloto de Kart de feriado

- Mensagens: 1481
- Registrado em: Qui Mar 03, 2011 3:52 pm
- Localização: Sao Paulo
Re: 'Forbes' diz que brasileiro confunde preço com qualidade
há um bom tempo um camarada opinava em várias repostagens e blogs automotivos, a campanha não compre carro zero só que a vontade de matar o vizinho de inveja grita mais alto. é cultural e isso, demora muito pra mudar, qdo muda 







YETI ! Um bom companheiro. Deixa saudades. Freddie Mercury at home !
- Moderador

- Mensagens: 13543
- Registrado em: Sáb Jun 20, 2009 6:44 pm
- Localização: Paulinia/SP
Quem está online
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 11 visitantes








