Desempenho Punto Essence 1.6 16V

Tire suas dúvidas relacionadas ao Fiat Punto e demais assuntos.

Re: Desempenho Punto Essence 1.6 16V

por Thiago Abuin » Qua Mar 21, 2012 4:28 pm

Verdade, o meu Punto com Alcool anda bem melhor e mais economico do que com Gasolina.
Procure andar com rotação alta no motor, isso ajuda a amaciar também...
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por lucassmenezes » Qui Mar 22, 2012 8:45 am

Em baixa é um horror.. acostumado com os 2.0 ( vectra e astras ) e Stilo pou ultimo 1.8 8v é pior que 1.0 já rodado.. e o meu ja esta com 3 mil mas poucas esticadas.. gasolina ta cara :P
Roda dura de Auto Escola
Roda dura de Auto Escola

por lucassmenezes » Qui Mar 22, 2012 8:45 am

E, ainda saindo de quebra molas, dependendo do tamanho, em primeira mesmo..... :(
Roda dura de Auto Escola
Roda dura de Auto Escola

por mauricar » Qui Mar 22, 2012 11:48 am

lucassmenezes escreveu:Em baixa é um horror.. acostumado com os 2.0 ( vectra e astras ) e Stilo pou ultimo 1.8 8v é pior que 1.0 já rodado.. e o meu ja esta com 3 mil mas poucas esticadas.. gasolina ta cara :P

Astra e Vectra 2.0 não são muito diferentes... não sei porque falam tanto do desempenho desses carros...eu acho que eles são bem xoxos pra andar cidade tb, pesados e gastões. Trabalhei com Astra 2.0 Flex e rodei uns 350 mil km com vários Astras diferentes. Tem desempenho médio, quando liga o ar então.... Pelo GPS, na estrada ele não passava nem ferrando de 182 km/h.

Ta certo que o Punto 1.6 é fraco em baixa, mas isso não chega ser um problema, e sim característica, e com álcool ele fica melhor sim. O motor 1.8 ameniza um pouco, mas tb é fraco em baixas, como todos os motores 16v sem variador de fases.

Meu primeiro carro, foi um Gol 86 1.6 8v AP-600 4 marchas com cambio alemão (ré pra frente!)... e era igualzinho ao Punto. O motor rendia bem em altas e o cambio era longggooooo, fazendo com que fosse necessário passar muitas lombadas em 1º marcha. Em 2º ele dava aquela vacilada as vezes, mas o desempenho no geral era muito bom como no Punto.

Antes do Punto 1.6 eu tive um Palio 1.4 que é muitoo esperto pra andar na cidade, um tratorzinho. No começo com o Punto eu estranhava a lentidão pra sair... pq o palio era relar no acelerador ele tava pulando a frente (primeira curtissimmaa também colaborava). Hoje, ainda dirijo as vezes esse Palio (que agora é do meu irmão) e sabe o que sinto? Falta de motor em giros altos, principalmente na estrada e ultrapagens! Pode pisar tudo que ele rende pouquinho mais só, bem diferente do Etorq.

O negocio é acostumar-se. Perde-se de um lado e ganhasse de outro.

Hoje, os melhores motores 1.6 têm 16v. A unica que não tem cabeçote multivalvulas é a Volks. Até a GM vem agora com o propulsor 1.6 16v no Sonic. Pra mim é a tendencia futura do mercado. Maior eficiência com menor cilindrada.

Eu li um comparativo do Punto 1.6 com NF 1.6 e Polo 1.6 e outro do Sporting 1.8 16v com o Polo 2.0 no BCWS, e comparei as tabelas:

http://bestcars.uol.com.br/comp4/punto- ... o-gt-6.htm" onclick="window.open(this.href);return false;" onclick="window.open(this.href);return false;" onclick="window.open(this.href);return false;" onclick="window.open(this.href);return false;" onclick="window.open(this.href);return false;

http://bestcars.uol.com.br/comp4/fiat-p ... polo-7.htm" onclick="window.open(this.href);return false;" onclick="window.open(this.href);return false;" onclick="window.open(this.href);return false;" onclick="window.open(this.href);return false;" onclick="window.open(this.href);return false;

Pasmem, pelos números do teste Punto 1.6 16v anda mais que o Polo 2.0 8v!!
Barbeiro de Auto Escola
Barbeiro de Auto Escola

por igoroliveira » Sáb Abr 07, 2012 9:11 am

Sinceramente, estou muito decepcionado com o desempenho do E-TORQ 1.6. Meus Pais possuem uma Space Fox 1.6 e é um absurdo a diferença de desempenho do motor VW, muito superior, e olha que o a Space deve ser bem mais pesada que o Punto.
Ainda o E-TORQ-1.6 apresenta um vazio de aceleração imenso, e a FIAT simplesmente não esta divulgando nada sobre isso; certamente para não "queimar" o motor que eles estão querendo popularizar. Enfim, creio que a FIAT já deveria ter sinalizado o recall de alguns motores E-TORQ. isto é fato.
Nós como consumidores e divulgadores do produto FIAT deveríamos ver uma forma de pressionar a Fábrica neste sentido. Temos muito poder em mãos, e deveríamos nos valer disto.
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por mauricar » Sáb Abr 07, 2012 9:59 am

igoroliveira escreveu:Sinceramente, estou muito decepcionado com o desempenho do E-TORQ 1.6. Meus Pais possuem uma Space Fox 1.6 e é um absurdo a diferença de desempenho do motor VW, muito superior, e olha que o a Space deve ser bem mais pesada que o Punto.
Ainda o E-TORQ-1.6 apresenta um vazio de aceleração imenso, e a FIAT simplesmente não esta divulgando nada sobre isso; certamente para não "queimar" o motor que eles estão querendo popularizar. Enfim, creio que a FIAT já deveria ter sinalizado o recall de alguns motores E-TORQ. isto é fato.
Nós como consumidores e divulgadores do produto FIAT deveríamos ver uma forma de pressionar a Fábrica neste sentido. Temos muito poder em mãos, e deveríamos nos valer disto.

Igoroliveira, acho q voce nao esta acostumado com motores 16v. Todos eles são parecidos com o Punto, ou seja, torque em baixa nao e seu forte. Se forem comparados os numeros em carros com proposta similades (polo x punto, gol x palio, weekend x space, etc), voce vera que o etorq 1.6 da um show nos volks. Retoma melhor na estrada, acelera mais rapido e gasta a mesma coisa.
O New Fiesta se comporta do mesmo jeito que o Punto, assim como Sandero, 206, C3, ... andam bem em alta, e ate motores com variador de fase amenizam o problema, mas nao resolvem.
Na europa praticamente nao existem motores 8v. Dê mais uma chance à seu 1.6, logo vc se acostumará...

Abraco!
Barbeiro de Auto Escola
Barbeiro de Auto Escola

por Scorpio » Sáb Abr 07, 2012 10:51 am

igoroliveira escreveu:Sinceramente, estou muito decepcionado com o desempenho do E-TORQ 1.6. Meus Pais possuem uma Space Fox 1.6 e é um absurdo a diferença de desempenho do motor VW, muito superior, e olha que o a Space deve ser bem mais pesada que o Punto.

Pois é, apesar da pouca diferença no peso é exatamente o contrário! :roll:

Punto Essence 1.6 16v = 1.170 Kg
SpaceFox Sportline 1.6 8v = 1.142 Kg

O “problema” esta na concepção do motores 16V sem variador de fase...

Punto Essence 1.6 16v = 117 CV (A) - Torque máximo - 16,8 Kgfm (A) / 4.500 rpm
SpaceFox Sportline 1.6 8v = 104 CV (A) - Torque máximo - 15,6 Kgfm (A) / 2.500 rpm
"Os comunistas são as pessoas que leram Marx e Engels, os anti-comunistas são aqueles que entenderam."
Moderador
Moderador

por mauricar » Sáb Abr 07, 2012 11:57 am

Scorpio escreveu:

Pois é, apesar da pouca diferença no peso é exatamente o contrário! :roll:

Punto Essence 1.6 16v = 1.170 Kg
SpaceFox Sportline 1.6 8v = 1.142 Kg

O “problema” esta na concepção do motores 16V sem variador de fase...

Punto Essence 1.6 16v = 117 CV (A) - Torque máximo - 16,8 Kgfm (A) / 4.500 rpm
SpaceFox Sportline 1.6 8v = 104 CV (A) - Torque máximo - 15,6 Kgfm (A) / 2.500 rpm

To pra dizer que o Punto 1.6 deve deixar a Space longe... tenho certeza que e so questao de costume mesmo... tb passei por essa fase! :)
Barbeiro de Auto Escola
Barbeiro de Auto Escola

por Scorpio » Sáb Abr 07, 2012 12:04 pm

mauricar escreveu:To pra dizer que o Punto 1.6 deve deixar a Space longe...

Também acho! Na pista depois dos 3.500 rpm no Punto 1.6 deve ser difícil para o SpaceFox Sportline 1.6 alcançar... (:D)
"Os comunistas são as pessoas que leram Marx e Engels, os anti-comunistas são aqueles que entenderam."
Moderador
Moderador

por Carlos Martins » Sáb Abr 07, 2012 1:14 pm

Galera, quando comprei o meu último carro antes do Punto foi um Palio 1.6 16V E-Torq, estranhei muito também em baixa rotação, já com o Punto não foi assim, achei ele muito mais "despachado", porém deve ter sido o fato de já estar adaptado ao motor 16V, portanto não tenho problema nenhum com este quesito e nem com outro qualquer, estou muito satisfeito com o Punto.

Amigo Scorpio, bravo foi a sua explicação. (=D>)

p.s. Já tive dois VW, espero nunca mais precisar tê-los.
:arrancada:Carlos Martins :arrancada:
"PUNTO, UM IMENSO PRAZER"
ImagemImagem

viewtopic.php?f=57&t=19460
Piloto de Testes novato
Piloto de Testes novato

AnteriorPróximo