Desempenho Punto Essence 1.6 16V

Tire suas dúvidas relacionadas ao Fiat Punto e demais assuntos.

Desempenho Punto Essence 1.6 16V

por cinthiamarassi » Qui Mar 01, 2012 12:19 pm

Boa tarde!
Comprei um Punto Essence 1.6 16V modelo 2012, ele está apenas com 2.000km rodados e ainda está meio fraco, mais fraco por exemplo do que meu antigo Palio 1.4.
Pessoas mais experientes dizem que no início é assim mesmo, que o motor ainda está "preso", minha dúvida é a seguinte: existe alguma coisa que eu deva fazer pra que o motor "solte" ou é só com o tempo e km rodados?
Piloto de Atari
Piloto de Atari

Re: Desempenho Punto Essence 1.6 16V

por FREGLA » Qui Mar 01, 2012 1:59 pm

Olá CINTHIA!
O meu Essence 1.6 16v também está com está quilometragem (comprei em janeiro) e nas últimas semanas senti que soltou bastante. Passei a utiliza-lo na estrada todos os dias em um trecho da (BR 381) devido ao trabalho. Andei dando umas esticadas (diga de passagem extremamente prazerosas) e o "punto serati" de fato começou a voar baixo. Um colega de trabalho tem um Polo 1.6 e na chegada de BH (em uma longa subida) ele teve que abrir para o Punto passar. Não deu outra. Convençamos ontem e ele me disse que está assustado com a força do etorq na estrada. Já está pensando até em pular para a FIAT. Quem sabe uma esticadinha em seu punto não ajudaria a melhorar o desempenho (mas acelere com prudência pois a máquina responde bem).
abçs.
Fred
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por Fernando Vieira » Qui Mar 01, 2012 2:10 pm

cinthiamarassi escreveu:Boa tarde!
Comprei um Punto Essence 1.6 16V modelo 2012, ele está apenas com 2.000km rodados e ainda está meio fraco, mais fraco por exemplo do que meu antigo Palio 1.4.
Pessoas mais experientes dizem que no início é assim mesmo, que o motor ainda está "preso", minha dúvida é a seguinte: existe alguma coisa que eu deva fazer pra que o motor "solte" ou é só com o tempo e km rodados?

Com 2000 km já tá liberado pra esticar (com consciência pra não se matar e nem matar os outros :twisted: :twisted: :twisted: ) e vai fazer bem. Os motores atingem sua maturidade normalmente aos 10000km, mas isso varia de motor para motor, mesmo num mesmo tipo de motor cada carro é um carro, quando o consumo cai consideravelmente e o desempenho sobe, e assim ele ficará pelo resto da vida útil (salvo problemas ou falta de manutenção).

Uma boa dica é fazer aquilo que o motor mais gosta: Mantê-lo trabalhando a uma certa rotação constante o maior tempo possível (com o carro andando, claro). Assim, em regime permanente ele trabalha melhor e "soltará" melhor e mais rapidamente.
Piloto de Kart de feriado

por cinthiamarassi » Seg Mar 12, 2012 2:48 pm

FREGLA escreveu:Olá CINTHIA!
O meu Essence 1.6 16v também está com está quilometragem (comprei em janeiro) e nas últimas semanas senti que soltou bastante. Passei a utiliza-lo na estrada todos os dias em um trecho da (BR 381) devido ao trabalho. Andei dando umas esticadas (diga de passagem extremamente prazerosas) e o "punto serati" de fato começou a voar baixo. Um colega de trabalho tem um Polo 1.6 e na chegada de BH (em uma longa subida) ele teve que abrir para o Punto passar. Não deu outra. Convençamos ontem e ele me disse que está assustado com a força do etorq na estrada. Já está pensando até em pular para a FIAT. Quem sabe uma esticadinha em seu punto não ajudaria a melhorar o desempenho (mas acelere com prudência pois a máquina responde bem).
abçs.
Fred

Oi Fred!
O que me atrapalha bastante é justamente não pegar muito a estrada, ando mais dentro da cidade mesmo - o que me impede de dar essas esticadas. Mas nesse final de semana fiz a primeira viagem com ele - pegando serra e tal - e já senti que deu uma melhorada.
Sobre o Polo 1.6, é um baita carro, se teve que abrir passagem pro Punto é sinal de que estamos "bem na fita" rs.
Vou procurar dar essas esticadas que vc disse com mais frequência, obrigada pela dica!!
Abç
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por cinthiamarassi » Seg Mar 12, 2012 2:54 pm

Fernando Vieira escreveu:Com 2000 km já tá liberado pra esticar (com consciência pra não se matar e nem matar os outros :twisted: :twisted: :twisted: ) e vai fazer bem. Os motores atingem sua maturidade normalmente aos 10000km, mas isso varia de motor para motor, mesmo num mesmo tipo de motor cada carro é um carro, quando o consumo cai consideravelmente e o desempenho sobe, e assim ele ficará pelo resto da vida útil (salvo problemas ou falta de manutenção).

Uma boa dica é fazer aquilo que o motor mais gosta: Mantê-lo trabalhando a uma certa rotação constante o maior tempo possível (com o carro andando, claro). Assim, em regime permanente ele trabalha melhor e "soltará" melhor e mais rapidamente.

Boa tarde Fernando!
Pode deixar, sempre com prudência :-D
Legal essa dica da rotação, recebi uma dica sobre alternar o combustível, mas não sei se faz muito sentido: abasteço sempre com gasolina, me disseram pra da próxima vez completar o tanque com álcool e depois voltar pra gasolina de novo. Acho que vale a pena tentar isso também.
Na primeira chance vou pegar uma estradinha tranquila e fazer o esquema da rotação, depois volto aqui pra contar.
Obrigada pela dica, abç!
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por Carlos Martins » Seg Mar 12, 2012 10:42 pm

cinthiamarassi escreveu:
Fernando Vieira escreveu:Com 2000 km já tá liberado pra esticar (com consciência pra não se matar e nem matar os outros :twisted: :twisted: :twisted: ) e vai fazer bem. Os motores atingem sua maturidade normalmente aos 10000km, mas isso varia de motor para motor, mesmo num mesmo tipo de motor cada carro é um carro, quando o consumo cai consideravelmente e o desempenho sobe, e assim ele ficará pelo resto da vida útil (salvo problemas ou falta de manutenção).

Boa tarde Fernando!
Legal essa dica da rotação, recebi uma dica sobre alternar o combustível, mas não sei se faz muito sentido: abasteço sempre com gasolina, me disseram pra da próxima vez completar o tanque com álcool e depois voltar pra gasolina de novo. Acho que vale a pena tentar isso também.
Na primeira chance vou pegar uma estradinha tranquila e fazer o esquema da rotação, depois volto aqui pra contar.
Obrigada pela dica, abç!

Olá Cinthia, não sei se esta opção de alternar o combustível tenha sentido, sabe-se que no álcool ele fica mais "bandido" mas daí vc usar uma vez e voltar para gasolina não sei não, antes de meu Punto tive um Palio Essence 1.6 16V comprei-o 0KM rodei 41.000KM em um ano sem nuncar abastecer álcool, porém viajava bastante e o "bichinho" quase saía do chão (:D) , agora com o Punto rodei 2700Km com bastante estrada mas creio que mais adiante estará bem melhor.
Acredito que a dica do Fernando seja a mais correta.
Espero ter ajudado.
Boa sorte e aproveite ao máximo.
Saudações.
:arrancada:Carlos Martins :arrancada:
"PUNTO, UM IMENSO PRAZER"
ImagemImagem

viewtopic.php?f=57&t=19460
Piloto de Testes novato
Piloto de Testes novato

por VLA » Ter Mar 13, 2012 8:32 am

meu punto quando zero km era meio travado em baixa rpm, mas depois de 2 viagens o carro virou outro!

eu não acreditava nessa história de amaciar motor, mas agora com o etorq vi que realmente é verdade... sem comparação antes e depois de pegar estrada.

agora uma coisa não muda: motor 16v em giro baixo rende menos mesmo (por exemplo, saindo de um quebramolas em segunda marcha).
"Se torque em baixo giro fosse sinonimo de desempenho, Fusca andaria pra caramba" (Camerato, Punto Club, 2011)
Moderador
Moderador

por Fernando Vieira » Ter Mar 13, 2012 9:43 am

Carlos Martins escreveu:
cinthiamarassi escreveu:

Boa tarde Fernando!
Obrigada pela dica, abç!

Olá Cinthia, não sei se esta opção de alternar o combustível tenha sentido, sabe-se que no álcool ele fica mais "bandido" mas daí vc usar uma vez e voltar para gasolina não sei não, antes de meu Punto tive um Palio Essence 1.6 16V comprei-o 0KM rodei 41.000KM em um ano sem nuncar abastecer álcool, porém viajava bastante e o "bichinho" quase saía do chão (:D) , agora com o Punto rodei 2700Km com bastante estrada mas creio que mais adiante estará bem melhor.
Acredito que a dica do Fernando seja a mais correta.
Espero ter ajudado.
Boa sorte e aproveite ao máximo.
Saudações.

Mudar o combustível não faz sentido para efeitos de amaciar motor. Poderia ser interessante usar um tanque de álcool para ver como o sistema flex do carro está se comportando (se a sonda lambda está ok, se a central de injeção está corrigindo o ponto...) Mas lembre-se que ao trocar de combustível manter o motor funcionando por pelo menos 10 minutos de preferência rodando após sair do posto antes de parar por muito tempo. Senão o carro pode não ter tido tempo para reconhecer o novo combustível e você ter problemas na partida depois.

por cinthiamarassi » Seg Mar 19, 2012 12:30 pm

Obrigada a todos que me ajudaram, depois de pegar estrada realmente o carro deu uma "guinada" (=D>)
Abraços!!
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por mauricar » Seg Mar 19, 2012 1:09 pm

cinthiamarassi escreveu:Obrigada a todos que me ajudaram, depois de pegar estrada realmente o carro deu uma "guinada" (=D>)
Abraços!!

Cinthia, quando os combustiveis equivalem em preço, prefira sempre alcool. O 1.6 anda mais com esse combustivel.
Experiencia propria.

Abçs!
Barbeiro de Auto Escola
Barbeiro de Auto Escola

Próximo