Matéria do G1/Globo.com

Espaço para conversar e discutir diferentes assuntos relacionados ao Fiat Punto.

Matéria do G1/Globo.com

por Noção » Sáb Ago 09, 2008 11:10 am

G1 andou no Fiat Punto HLX 1.8

Modelo completa um ano de Brasil na liderança entre os hatches médios.
As qualidades do carro são prejudicadas pelo ultrapassado conjunto motor e câmbio.


Há exatamente um ano, no dia 9 de agosto de 2007, a Fiat iniciava a venda do Punto. O hatch premium chegava cercado de expectativa, pois havia sido um dos principais responsáveis pela recuperação das vendas da matriz italiana no Velho Continente – ao lado do renovado Fiat 500. E a beleza das linhas assinadas pelo mago do design automobilístico, o italiano Giorgetto Giugiaro, logo o colocaram no topo entre os hatchs médios mais vendidos no Brasil – com 26.521 unidades este ano, à frente do Chevrolet Astra (15.308) e Volkswagen Golf (10.460).

Aliás, o Punto brasileiro é um personagem difícil de se rotular, já que também pode ser enquadrado no segmento dos compactos premium, ao lado de VW Polo, Peugeot 207 e Citroën C3. Apesar disso, a própria Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) o coloca no andar de cima, com Astra, Golf, Stilo, Vectra GT, 307 e Focus, entre outros.



Isso se explica pelo tamanho intermediário do Punto, que é maior que os pequenos e menor que os médios, além da ampla faixa de preço que o modelo abrange: a versão básica custa partir de R$ 39,9 mil (com motor 1.4 flex), enquanto a topo de linha (com motor 1.8 flex) varia de R$ 55,1 mil a R$ 70,6 mil – com todos os opcionais disponíveis.

O G1 avaliou a versão intermediária HLX, equipada, porém, com vários opcionais, que elevaram o preço inicial de R$ 47,2 mil para R$ 58,3 mil. Destaque para os sensores de chuva, crepúsculo e estacionamento, sistema de som com Bluetooth com comandos por voz, rodas de liga leve, freios ABS e o sistema de proteção com seis airbags (frontal duplo, laterais e de cortina) – até então inédito entre os hatches brasileiros.

O design é o ponto forte do Punto, com a parte frontal inspirada nos clássicos esportivos da Maserati. Nas laterais, destaque para os retrovisores fixados nas portas, que reforçam a esportividade do
desenho. As lanternas traseiras elevadas, instaladas nas colunas, mantêm a tradição da versão anterior do modelo (que não foi vendida no Brasil), além de ficarem mais seguras contra pequenas batidas eventuais – diminuindo os custos de reparação.

E a boa impressão continua quando as portas são abertas. É verdade que o uso de plástico rígido poderia ser menor, mas o acabamento surpreende comparado à maioria dos carros nacionais. Destaque para o console central que abriga as saídas de ar, o rádio CD/player e o ar-condicionado, com acabamento ‘preto piano’ e moldura cromada, que dão um toque de carro de luxo ao Punto. O padrão é mantido no painel de instrumentos, com os dois mostradores circulares principais emoldurados por filetes cromados e um computador de bordo completo – com capacidade para calcular dois trechos diferentes.A posição de dirigir é boa, com regulagem de altura e profundidade do volante, que, aliás, tem um desenho bem esportivo com encaixes para as mãos. Eles incomodam um pouco nas manobras, pois o volante é feito de material bem rígido, mas enfatizam a vocação esportiva do modelo e facilitam a "pilotagem".

Aliás, a suspensão é outro ponto forte. Sem a maciez excessiva do "primo pobre" Palio, o Punto se mantém obediente em uma direção mais ousada, mas não compromete o conforto nas esburacadas ruas brasileiras. A visibilidade, porém, é prejudicada pelas largas colunas dianteiras e a pequena área envidraçada na traseira. Aliás, na parte de trás, outro ponto fraco do hatch, o porta-malas: com capacidade para apenas 280 litros, é 10 litros menor que os do Palio e Uno. Família grande? Esqueça o Punto...

Mas o "Calcanhar de Aquiles" é o conjunto motor e câmbio herdado da Chevrolet, no acordo de cooperação firmado (e já desfeito) entre as duas montadoras. O motor é o mesmo 1.8 8V presente em diversos modelos da Fiat e Chevrolet e que, no fundo, é uma derivação do motor do Monza dos anos 80! Rende 115 cavalos de potência e 18,5 mkgf de torque (com álcool), mas tem funcionamento áspero, barulhento e, principalmente, bebe mais que um alcoólatra inveterado. O câmbio tem engates difíceis e imprecisos.

Como a alma de um automóvel é o conjunto motor e câmbio, todos os predicados do Punto HLX 1.8, que não são poucos, ficam em segundo plano. É como se o corpo do Punto estivesse no auge da formosura, mas com a saúde combalida. A dica é esperar pela versão equipada com o motor 1.4 turbo de 155 cavalos, que a Fiat deve lançar ainda este ano, que chegará com "mente sane corpore san".
Gustavo - Noção

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por Frmg » Sáb Ago 09, 2008 1:46 pm

É a mesma opinião que já estamos acostumados a ver em diversos testes. Carro excelente que peca nos motores tanto ELX quanto HLX.

Só não concordo que a qualidades do carro sejam deixadas em segundo plano pelo motor.
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por elzner » Dom Ago 10, 2008 10:03 am

O que me deixou em cima do muro na hora de compra-lo foi exatamente o "motor anos 80".
Mas pensando bem, a longo prazo isso é bom devido ao baixo custo de manutenção.

Minha humilde opinião.......


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por TgM.PunTo » Dom Ago 10, 2008 10:11 am

Realmente um dos defeitos dele e o Cambio, sinto dificuldades as vezes com alguns engates de marchas, gracas a deus ainda nao arranhei mas pra quem nao tem o reflexo rapido e sempre bom prestar bastante atencao no cambio traicoeiro.
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por Luiz Fernando de Faria Al » Dom Ago 10, 2008 4:35 pm

TgM.PunTo escreveu:Realmente um dos defeitos dele e o Cambio, sinto dificuldades as vezes com alguns engates de marchas, gracas a deus ainda nao arranhei mas pra quem nao tem o reflexo rapido e sempre bom prestar bastante atencao no cambio traicoeiro.


Existe um recall branco sendo feito para corrigir esse problema. Veja se o seu nº de chassis está incluído. Tem um tópico falando sobre isso.
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por Winner » Dom Ago 10, 2008 5:50 pm

Luiz Fernando de Faria Al escreveu:
TgM.PunTo escreveu:Realmente um dos defeitos dele e o Cambio, sinto dificuldades as vezes com alguns engates de marchas, gracas a deus ainda nao arranhei mas pra quem nao tem o reflexo rapido e sempre bom prestar bastante atencao no cambio traicoeiro.


Existe um recall branco sendo feito para corrigir esse problema. Veja se o seu nº de chassis está incluído. Tem um tópico falando sobre isso.


Que tópico é esse? Já dei uma rápida procurada e não vi.
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por Beto » Dom Ago 10, 2008 7:01 pm

Winner escreveu:Que tópico é esse? Já dei uma rápida procurada e não vi.


http://www.puntoclube.com/forum/viewtopic.php?t=1909

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por Beto » Dom Ago 10, 2008 7:37 pm

Concordo em parte com a matéria....mas, a meu ver, alguns aspectos não batem:

G1 escreveu:Mas o "Calcanhar de Aquiles" é o conjunto motor e câmbio herdado da Chevrolet, no acordo de cooperação firmado (e já desfeito) entre as duas montadoras. O motor é o mesmo 1.8 8V presente em diversos modelos da Fiat e Chevrolet e que, no fundo, é uma derivação do motor do Monza dos anos 80! Rende 115 cavalos de potência e 18,5 mkgf de torque (com álcool), mas tem funcionamento áspero, barulhento e, principalmente, bebe mais que um alcoólatra inveterado. O câmbio tem engates difíceis e imprecisos.


Tem funcionamento áspero sim, barulhento talvez (se for com álcool com certeza)....agora alcoólatra acho um pouco subjetivo, porque já estou no meu 3º Powertrain e o único que meu deu trabalho com consumo excessivo foi um Astra 1.8 2001
Tive um Palio HLX e sem maiores problemas com consumo ... (Punto idem!).
Sem mencionar que ao questionar consumo, devemos avaliar mais variáveis do que apenas isoladamente o motor.
Sobre o câmbio, mesmo tendo pouca quilometragem....meu câmbio tá 100%...e sem reclamações.

(Pela minha experiência até então, trocando marcha como especificado em manual, além de ser suave, proporciona um consumo adequado ao motor)

G1 escreveu:Como a alma de um automóvel é o conjunto motor e câmbio, todos os predicados do Punto HLX 1.8, que não são poucos, ficam em segundo plano. É como se o corpo do Punto estivesse no auge da formosura, mas com a saúde combalida. A dica é esperar pela versão equipada com o motor 1.4 turbo de 155 cavalos, que a Fiat deve lançar ainda este ano, que chegará com "mente sane corpore san".


Primeiro, nem todos possuem como primeiro critério de compra o motor, muitos vão pelo conforto que o carro oferece.
Se for pela esportividade, existe a versão Sporting.
Eu sei, eu sei....o Sporting tem o mesmo motor, mas as propostas de HLX e Sporting...são distintas.
(Ex: Relação de transmissão do diferencial é diferente)

E depois, esperar motor novo eu espero desde que o Linea "estava para sair" ....há quase 1 ano atrás.....kkkkk
(sem mencionar o valor final do turbo, cuja estimativa supera o atual Sporting).

Então, na minha opinião, dizer que todas as qualidades do carro são colocadas de lado em função do motor, especificamente para o HLX, eu acho muito complicado.

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por mrdot » Seg Ago 11, 2008 6:40 pm

Beto escreveu:Concordo em parte com a matéria....mas, a meu ver, alguns aspectos não batem:

G1 escreveu:Mas o "Calcanhar de Aquiles" é o conjunto motor e câmbio herdado da Chevrolet, no acordo de cooperação firmado (e já desfeito) entre as duas montadoras. O motor é o mesmo 1.8 8V presente em diversos modelos da Fiat e Chevrolet e que, no fundo, é uma derivação do motor do Monza dos anos 80! Rende 115 cavalos de potência e 18,5 mkgf de torque (com álcool), mas tem funcionamento áspero, barulhento e, principalmente, bebe mais que um alcoólatra inveterado. O câmbio tem engates difíceis e imprecisos.


Tem funcionamento áspero sim, barulhento talvez (se for com álcool com certeza)....agora alcoólatra acho um pouco subjetivo, porque já estou no meu 3º Powertrain e o único que meu deu trabalho com consumo excessivo foi um Astra 1.8 2001
Tive um Palio HLX e sem maiores problemas com consumo ... (Punto idem!).
Sem mencionar que ao questionar consumo, devemos avaliar mais variáveis do que apenas isoladamente o motor.
Sobre o câmbio, mesmo tendo pouca quilometragem....meu câmbio tá 100%...e sem reclamações.

(Pela minha experiência até então, trocando marcha como especificado em manual, além de ser suave, proporciona um consumo adequado ao motor)

G1 escreveu:Como a alma de um automóvel é o conjunto motor e câmbio, todos os predicados do Punto HLX 1.8, que não são poucos, ficam em segundo plano. É como se o corpo do Punto estivesse no auge da formosura, mas com a saúde combalida. A dica é esperar pela versão equipada com o motor 1.4 turbo de 155 cavalos, que a Fiat deve lançar ainda este ano, que chegará com "mente sane corpore san".


Primeiro, nem todos possuem como primeiro critério de compra o motor, muitos vão pelo conforto que o carro oferece.
Se for pela esportividade, existe a versão Sporting.
Eu sei, eu sei....o Sporting tem o mesmo motor, mas as propostas de HLX e Sporting...são distintas.
(Ex: Relação de transmissão do diferencial é diferente)

E depois, esperar motor novo eu espero desde que o Linea "estava para sair" ....há quase 1 ano atrás.....kkkkk
(sem mencionar o valor final do turbo, cuja estimativa supera o atual Sporting).

Então, na minha opinião, dizer que todas as qualidades do carro são colocadas de lado em função do motor, especificamente para o HLX, eu acho muito complicado.

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vc esta no teu 2º powertrain entao, o 1.8 do astra que é um motor familia II, de origem do monza mesmo, foi decontinuado em 2002 (se nao me engano) quando foi criado o 1.8 familia I (o atual) que deriva do motor 1.0 do corsa 94. o do astra é bebado mesmo, meu cunhado tem um astra gl 01 e nao consegue fazer mais q 7 na cidade, meu punto com rodas 17, teto de vidro faz 6,5 no alcool, e 9,5 na estrada, e divido a opiniao com vc que ele nao é bebado.
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por Beto » Seg Ago 11, 2008 7:45 pm

mrdot escreveu: vc esta no teu 2º powertrain entao, o 1.8 do astra que é um motor familia II, de origem do monza mesmo, foi decontinuado em 2002 (se nao me engano) quando foi criado o 1.8 familia I (o atual) que deriva do motor 1.0 do corsa 94. o do astra é bebado mesmo, meu cunhado tem um astra gl 01 e nao consegue fazer mais q 7 na cidade, meu punto com rodas 17, teto de vidro faz 6,5 no alcool, e 9,5 na estrada, e divido a opiniao com vc que ele nao é bebado.


Opa, agradeço o esclarecimento, jurava que eram o mesmo motor.
De qualquer maneira, com o Punto tá tranquilo, com meio tanque faz 250 km fácil.

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