Ponteiros do Painel desregulados

Dúvidas e informações sobre problemas mecânicos, manutenção geral do seu Punto e preparação para aumento de performance.

Ponteiros do Painel desregulados

por cept » Qui Dez 15, 2011 6:51 pm

Pesssoal,
Estou com um problema no painel do meu punto sporting.
Após ficar sem bateria, percebi q ao tentar ligar o carro, os ponteiros do painel (todos!!..velocimetro, conta-giros,combustível e temperatura), ficavam trepidando e forçando muito p/ baixo, inicio da escala.
Como precisava tentar levar o carro ate a oficina, na 3x tentativa, consegui ligar o carro e fui direto trocar a bateria.
Depois de resolvido o problema da bateria, percebi que os ponteiros do painel ficaram ligeiramente desregulados. O velocímetro, conta-giros e temperatura, praticamente não se percebe diferença, ficaram muito pouco abaixo do inicio da escala.
Mas o ponteiro do combustível, ficou totalmente fora de escala. Quando desligado o ponteiro fica muito abaixo do vazio, e com o tanque cheio não passa dos ¾.

Alguém sabe alguma forma de reconfigurar esses ponteiros?
Piloto de Atari
Piloto de Atari

Re: Ponteiros do Painel desregulados

por Ferranda » Qui Dez 15, 2011 9:39 pm

Nunca ví isso.
Tenta desligar novamente o cabo da bateria, esperar por 5=10 minutos e religar.
Vai saber...
(>:D<)
Imagem
Velha Guarda
Velha Guarda

por Scorpio » Qui Dez 15, 2011 10:43 pm

cept escreveu:Após ficar sem bateria, percebi q ao tentar ligar o carro, os ponteiros do painel (todos!!..velocimetro, conta-giros,combustível e temperatura), ficavam trepidando e forçando muito p/ baixo, inicio da escala.

Talvez essas trepidadas tenham tirado o ponteiro da posição correta em relação ao eixo.

Com a ignição desligada todos os quatro ponteiros devem ficar um pouco abaixo do zero (ver foto abaixo) e quando a ignição for ligada, com o carro frio, com exceção do ponteiro de combustível todos devem ir para zero.

Como já foi dito tente um reset se não der certo terá que desmontar o painel para fazer o ajuste.

(para ampliar click na foto)Imagem
"Os comunistas são as pessoas que leram Marx e Engels, os anti-comunistas são aqueles que entenderam."
Moderador
Moderador

por Ferranda » Qui Dez 15, 2011 11:09 pm

Putz... O ponteiro correr no eixo, acho 1/2 loucura. até porque normalmente esses eixos são estriados, justamente para evitar isso.
Imagem
Velha Guarda
Velha Guarda

por lg.silva » Qui Dez 15, 2011 11:26 pm

Já aconteceu comigo num Palio Fire 2001.
Tive que desmontar o painel e ajustar na mão a posição inicial, "empurrando" os ponteiros para o lado oposto após o final de seu curso, até o "0" ficar alinhado.
No caso do marcador de combustível, enchi o tanque e alinhei com a posição "F" (full). E deu certo! :-D
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por Scorpio » Qui Dez 15, 2011 11:51 pm

Ferranda escreveu:Putz... O ponteiro correr no eixo, acho 1/2 loucura. até porque normalmente esses eixos são estriados, justamente para evitar isso.

Os eixos do painel de instrumentos do Punto são lisos.
"Os comunistas são as pessoas que leram Marx e Engels, os anti-comunistas são aqueles que entenderam."
Moderador
Moderador

por tiagocaria » Sex Dez 16, 2011 8:57 am

eles sao eletronicos...

concordo no teste de desligar a bateria...

senao leve pra fazer (ou faça vc mesmo) o "ajuste manual".

o que pode ter acontecido foi que o "zero" do indicador foi modificado (como acontece com balanças de self services para compensar o peso do prato)
Punto Sporting 1.8 Flex Imagem - Godspeed my dear!
Sky-Dome; Sensor estacionamento; Blue&Me; Ar Digital; Vidro eletrico traseiro; Bi-xenon + Xenon Milhas
Coord. C.D.P.-MG
http://bit.ly/9092PO - http://bit.ly/gTNYAC
Imagem
Piloto de Kart amador
Piloto de Kart amador

por cept » Sáb Dez 17, 2011 3:20 pm

Pessoal, obrigado pelas sugestoes!.

Hj foi na CS p/ tirar a duvida se era simplesmente um ajuste na configuração. Porém me informaram que seria necessario trocar TODO o painel. Absurdo!!!
Depois parei na primeira loja q vi, especializada em velocimetros, e me falaram em R$120,00, pois teria de trocar uma peça do marcardor e combustivel,...mas nao acreditei muito na conversa do cara...
Enfim, como nao conheco mtas oficinas aqui em Brasilia, vou continuar procurando. Mas vai ficar p/ 2012.

Segue a foto da situação do painel:
Imagem
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por dannymp » Sáb Dez 17, 2011 6:08 pm

Isso aconteceu uma vez na minha moto (uma Twister), levei num cara que trabalha com isso e ele disse que pode ter sido sujeira, ar que entro ali e desregulo o ponteiro, acabei pagando R$20,00 para conserta, e fico ótimo. Não sei se é o mesmo defeito do seu mas que é parecido é.
Ex Punto ELX 08 Vermelho - Essence 11 Cinza - Atual Punto Sporting DL 13
Motorista de Auto Escola
Motorista de Auto Escola

por Scorpio » Dom Dez 18, 2011 1:16 am

cept escreveu:Hj foi na CS p/ tirar a duvida se era simplesmente um ajuste na configuração. Porém me informaram que seria necessario trocar TODO o painel. Absurdo!!!
Depois parei na primeira loja q vi, especializada em velocimetros, e me falaram em R$120,00, pois teria de trocar uma peça do marcardor e combustivel,...mas nao acreditei muito na conversa do cara...

Pelo que você comenta não tem que trocar nada e sim desmontar o painel de instrumentos e ajustar os ponteiros.
Desmontei o painel do meu Punto para modificar o volume e o timbre do beeper. Não é difícil desmontar, mas é bem trabalhoso... Tópicos de referência abaixo.

viewtopic.php?f=22&t=15964&p=321436&hilit=

viewtopic.php?f=22&t=17535&p=347122&hilit=

viewtopic.php?f=3&t=1035&start=45
Moderador
Moderador

Próximo