Baraulho no motor ao ligar pela manhã

Dúvidas e informações sobre problemas mecânicos, manutenção geral do seu Punto e preparação para aumento de performance.

Re: Baraulho no motor ai ligar o motor pela manhã

por Ferranda » Qua Nov 09, 2011 7:52 am

VLA escreveu:parece sintoma de oleo fora da viscosidade indicada.
tem certeza que foi colocado o 5w30? vc acompanhou o serviço?

(=D>)

Concordo.
Se o óleo está fora de esp. o motor grila e bate tucho hidráulico.
Só acontece nas manhãs, pois é o maior período de carro desligado e teoricamente com a temperatura mais baixa do dia.
O óleo desce todo pro carter e o motor fica "seco". Por isso a recomendação de não acelerar o carro na partida.
(>:D<)
Imagem
Velha Guarda
Velha Guarda

por ADRIANOVG » Sex Nov 18, 2011 3:27 pm

Alexandre Toribio escreveu:Prezados,
alguém tem problema de um barulho de "rajada", semelhante a bater eixo ao ligar o motor do Punto 1.6 16V pela manhã? o fato só acontece uma ao dia.
O carro tem 10800km, fiz duas trocas de óleo, a última coloquei Mobil 1. O barulho iniciou aos 3500km.

Obrigado.

Tarde Alexandre!

O que vc está relatando é o seguinte (corrija se estiver errado):

O barulho acontece ALGUMAS VEZES (sem relação com temperatura, humidade e o escambau) na PRIMEIRA ligada do dia.

ou seja...vc acordou para trabalhar, ligou o carro, e ele fez:

"clé clé clé clé clé" algumas vezes (ao mesmo tempo, apareceu msg no painel falando: BAixa ressao de Oleo no motor, Deslig nmotor).

O barulho ocorre por cerca de 3 a 5 segundos, e depois pára. E o carro fica normalzinho, sem nenhum sintoma de nada....

O meu acontece isso desde sempre.... está com 33 mil kms, todas as revisões na CC, petroleo e alcool de boa qualidade, e longe de qualquer produto de origem duvidosa.

Se for esse o seu problema, me interesso muito pelas opiniões do pessoal....

O carro não raja.... não falha, nao nada.... É só na primeira "partida" e só de vez em quando....

(Celow, se disser que eu sou um cagado........ :mrgreen: )
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por ADRIANOVG » Sex Nov 18, 2011 3:30 pm

Ah....vi as opiniões sobre o óleo e tal....

As 3 revisões que meu carro passou foram acompanhadas por mim (2 delas) e a terceira pelo meu cunhado.

Na terceir, eu ja tinha trocado o oleo um pouco antes, e o cunha ainda voltou com os 5 lts de oleo que eram do "kit revisão"... tudo em ordem, e só fluidos indicados no manuel ...
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por ADRIANOVG » Seg Nov 21, 2011 1:51 pm

Mais idéias, sugestões?

Lembrando que trata-se de um carro novo, onde o pessoal tem utilizado a s respectivas CCs para revisões e afins.... (meu caso, e imagino que o de todos ou quase todos que compram um carro zero km de 40 contos (ou mais)...

Óleo não é, com certeza... (a menos queo óleo indicado no Manuel esteja errado).

Fluídos? Acho difícil....
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por celowfx » Seg Nov 21, 2011 9:37 pm

ADRIANOVG escreveu:
alguém tem problema de um barulho de "rajada", semelhante a bater eixo ao ligar o motor do Punto 1.6 16V pela manhã? o fato só acontece uma ao dia.
O carro tem 10800km, fiz duas trocas de óleo, a última coloquei Mobil 1. O barulho iniciou aos 3500km.

Obrigado.

Tarde Alexandre!

O barulho acontece ALGUMAS VEZES (sem relação com temperatura, humidade e o escambau) na PRIMEIRA ligada do dia.

"clé clé clé clé clé" algumas vezes (ao mesmo tempo, apareceu msg no painel falando: BAixa ressao de Oleo no motor, Deslig nmotor).

O barulho ocorre por cerca de 3 a 5 segundos, e depois pára. E o carro fica normalzinho, sem nenhum sintoma de nada....

O meu acontece isso desde sempre.... está com 33 mil kms, todas as revisões na CC, petroleo e alcool de boa qualidade, e longe de qualquer produto de origem duvidosa.

O carro não raja.... não falha, nao nada.... É só na primeira "partida" e só de vez em quando....

AHUAEHUAEHUAE oloco moço! :mrgreen:

Depois desse seu relato, podemos colocar em xeque a questão do óleo... Mas ainda compartilho da opinião do Vinicius e do Ferranda.
Querendo ou não, os E.TorQ ainda estão em período de testes/adaptação. E a Fiat tem uma reputação a zelar também, se der algum curuco eles vão ter que dar um jeito, principalmente em casos isolados.

Depois que troquei o motor DENTRO DA CONCESSIONÁRIA, notei que o barulho ficou estranho depois de 2000km (um "nhé nhé nhé" estranho).
Nos 3000km fiz a troca fora da concessionária, numa loja especializada em troca de óleo e fiquei plantado do lado pra ver se estavam colocando o óleo certo (Selenia 15w40). Já passou dos primeiros 2000km e não tem nem sinal do nhé nhé nhé.

Quem garante que eles colocam os óleos nas especificações certas? Eu desconfio sempre :?
Sobre a matéria dos donos do i30 que eu falei http://quatrorodas.abril.com.br/autoser ... 1057.shtml
Saudoso Kadettão vai deixar saudades pelas boas aventuras!
Imagem
[Bravo SpoRting]
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por Ferranda » Ter Nov 22, 2011 7:22 am

Bom... mais uma então...
Verifique se não bateu a parte de baixo do carter. (lombadas, estradas de terra, etc.)
Pode ter entortado levemente o pescador e com isso dificultando um pouco a subida do óleo (principalmente com viscosidade a frio).
Já vi casos de gente que fundiu o motor assim. :wink:
Porem, uma "leve" griladinha na primeira partida é 1/2 normal.
Por isso, não se deve acelerar nos primeiros segundos.
Imagem
Velha Guarda
Velha Guarda

por ADRIANOVG » Ter Nov 22, 2011 12:24 pm

Ferranda escreveu:Bom... mais uma então...
Verifique se não bateu a parte de baixo do carter. (lombadas, estradas de terra, etc.)
Pode ter entortado levemente o pescador e com isso dificultando um pouco a subida do óleo (principalmente com viscosidade a frio).
Já vi casos de gente que fundiu o motor assim. :wink:
Porem, uma "leve" griladinha na primeira partida é 1/2 normal.
Por isso, não se deve acelerar nos primeiros segundos.

Muito bem observado.....

Olha...sinceramente, aconteceu de eu varar uma lombada uma vez, a uns 50 kms por hora...pq a *&%$# era novinha novinha, e nem placa tinha...
Não foi bem uma castanhada, mas pegou de leve o prot carter...aquela raladinha basica...

Mas como esse barulho sempre aconteceu, eu meio que descartei essa hipótese....

Mas enfim...o ideal seria deixar o carro dormir na CC, e ligar ele pela manha (e torcer para fazer o barulho).... e de preferência, estar junto durante a revisão...mas é bem difícil de iss acontecer...

Bom..estou para levar a punteira na CC para ver o lance do ar condicionado... Deve ocorrer na próxima semana...
Aí vou postando os results, e tbm já informo o parceiro da oficina sobre o "clé clé clé "...

Mas obrigado pelas opiniões...

Ainda não achamos, mas visto que existe mais de um ou dois carros que estão apresentando, vale a pena acompanhar...
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por turim » Sex Dez 30, 2011 9:14 am

ADRIANOVG escreveu:

Obrigado.

Tarde Alexandre!

tenho um siena etorq com 50 mil km que ta fazendo exatamente como seu carro.
detalhe meu carro é taxi e no ponto dele tem 1 doblo etorq e nas revisoes tanto do meu quanto do cara da doblo a css ta colocando oleo 15w 40 . fora da espeçificação de fabrica.
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por ADRIANOVG » Seg Jan 02, 2012 7:45 am

15w40?

Até faz sentido....
Não vou negar...só usei o 5w30 Selenia .... e Militec ...

Com o 15w40 você sentiu que parou de fazer?
Ou ainda assim faz?

Eu troquei o óleo neste final de semana....
E normalmente, logo após a troca, ele fica um período sem apresentar esse "problema" ....
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por turim » Seg Jan 02, 2012 5:41 pm

ADRIANOVG escreveu:15w40?

Até faz sentido....
Não vou negar...só usei o 5w30 Selenia .... e Militec ...

Com o 15w40 você sentiu que parou de fazer?
Ou ainda assim faz?

Eu troquei o óleo neste final de semana....
E normalmente, logo após a troca, ele fica um período sem apresentar esse "problema" ....

Não não, o problema persiste , começou após a segunda revisão e eu achei q pode ser por causa desse oleo que eles estão usando selenia k 15w 40.
Piloto de Atari
Piloto de Atari

AnteriorPróximo