Filtro de ar esportivo para motor e-torq
Re: Filtro de Ar Esportivo para Essence 1.6 16v
juninhum escreveu:e ai galera como que esta os carros estão normal ganho alguma coisa estou doido pra botar o filtro mas n sei qual colocar.
fala ai Juninhum...
Entao cara o ronco fica maneiro ... porem em termos de ganho de potencia eu achei imperceptivel ... pra ser sincero com o filtro esportivo achei que ficou meio manco em baixa rotaçao (1500 - 4000) dai em alta ele chega ate compensar ... fiz varios testes mudando as mangueiras de posiçao colocando do jeito que esta nas fotos que eu postei ... tb coloquei ele mais perto da grade ... fora da grade enfim de todos os jeitos que eu testei deu na msm coisa ... hj eu to usando ele original de novo pq fiz a revisao a pouco tempo e dai a preguiça me impediu de voltar o filtro .. hehehe
Nao sei se o inbox pode mudar alguma coisa ... talvez sim pq afinal estará usando a mesma engenharia que a fabrica fez com o adicional de usar um filtro menos restritivo ...
Agora se o negocio eh o ronco ... vai firme no filtro conico que vc nao vai se arrepender...
boa sorte ai ...
[]'s
- Piloto de Atari
hummm mas qual era o filtro que vc usava pode ser por causa do filtro não esperimenta botar um maior pra ver se melhora!!! eu to doido pra botar no meu hehehhee
- Administrador
juninhum escreveu:hummm mas qual era o filtro que vc usava pode ser por causa do filtro não esperimenta botar um maior pra ver se melhora!!! eu to doido pra botar no meu hehehhee
Entao o meu filtro ja eh grande ou melhor apropriado de 1.4 ate 1.8 ... e ainda eh duplo fluxo ... ja ouvi dizer que se colocar um mto grande o carro perde potencia devido a falta de pressao ... e mto pequeno restringe ... acredito que deve ser o msm conceito do escapamento ... se colocar 1 mto grande num carro original vc vai perder potencia ... se colocar um menor do qeu o dimensionado vc amarra o carro ... me corrijam se eu estiver falando @#%$^&! ...
[]'s
- Piloto de Atari
~Jeffer~ escreveu:juninhum escreveu:hummm mas qual era o filtro que vc usava pode ser por causa do filtro não esperimenta botar um maior pra ver se melhora!!! eu to doido pra botar no meu hehehhee
Entao o meu filtro ja eh grande ou melhor apropriado de 1.4 ate 1.8 ... e ainda eh duplo fluxo ... ja ouvi dizer que se colocar um mto grande o carro perde potencia devido a falta de pressao ... e mto pequeno restringe ... acredito que deve ser o msm conceito do escapamento ... se colocar 1 mto grande num carro original vc vai perder potencia ... se colocar um menor do qeu o dimensionado vc amarra o carro ... me corrijam se eu estiver falando @#%$^&! ...
[]'s
opa, deixa corrigir rs
o tamanho do filtro de ar sempre qto maior melhor, o que deixa o carro mais manco, principalmente se for aspirado e filtro conico grande, é o ar quente que ele aspira, isso mata o carro... Eu testei muitas receitas nos mareas, tanto na aspirada e na turbo e pude comprovar isso.... Agora filtro de ar pequeno mata mesmo...
Com relaçao ao escape, nos apirados a bitola do tubo é fundamental, turbo nao gosta de nada depois dele, qto mais livre melhor rs
Abração e valeu
Brunão
Punto 1.8 DL Prata Bari 11/12 + 17" + Creative IV + Cold Air Intake + detalhes rs -
Vendendo a caranga http://www.webmotors.com.br/c/10456380?preview=n
Clube do Marea - Placa Preta User - Bruno_week 2.4
Ex Marea Weekend turbo 03/03 / Marea Weekend 2.4 00/01
Punto 1.8 DL Prata Bari 11/12 + 17" + Creative IV + Cold Air Intake + detalhes rs -
- Piloto de Autorama
brunomeo escreveu:~Jeffer~ escreveu:juninhum escreveu:hummm mas qual era o filtro que vc usava pode ser por causa do filtro não esperimenta botar um maior pra ver se melhora!!! eu to doido pra botar no meu hehehhee
[]'s
opa, deixa corrigir rs
o tamanho do filtro de ar sempre qto maior melhor, o que deixa o carro mais manco, principalmente se for aspirado e filtro conico grande, é o ar quente que ele aspira, isso mata o carro... Eu testei muitas receitas nos mareas, tanto na aspirada e na turbo e pude comprovar isso.... Agora filtro de ar pequeno mata mesmo...
Com relaçao ao escape, nos apirados a bitola do tubo é fundamental, turbo nao gosta de nada depois dele, qto mais livre melhor rs
Abração e valeu
Fala ai ...
Bom concordo com vc sobre o ar quente ... porem entao nao há soluçao para os aspirados com filtro conico ...

Acho que o jeito msm eh um caracol ... hauhauhauhau
[]'s
- Piloto de Atari
~Jeffer~ escreveu:brunomeo escreveu:~Jeffer~ escreveu:juninhum escreveu:hummm mas qual era o filtro que vc usava pode ser por causa do filtro não esperimenta botar um maior pra ver se melhora!!! eu to doido pra botar no meu hehehhee
[]'s
opa, deixa corrigir rs
Abração e valeu
Fala ai ...
Bom concordo com vc sobre o ar quente ... porem entao nao há soluçao para os aspirados com filtro conico ...pq como disse eu testei o filtro em diversas posicoes e nao tive nenhuma mudança perceptivel ... ou seja o jeito seria tentar colocar ele "dentro" do parachoque ... mas pra isso o cano vai acabar sendo mais longo e com curvas ...
Acho que o jeito msm eh um caracol ... hauhauhauhau
[]'s
hahah solução tem sim, o filtro cônico andando na cidade piora muito a situação pois a circulação de ar dentro do cofre é minima, na estrada a figura muito de conceito, o ar fica gelado ai o ganho é mais significativo... um lance que ajuda mas não faz milagre, é montar um indutor de ar até a boca do filtro, com captação na frente do carro, não necessariamente uma mangueira longa com o filtro na ponta... rs
Só para alimentar idéias http://knfilters.blogspot.com/2008/08/r ... ntake.html rsrsrsr
Solução do caracol é perfeita para que busca potência, mas envolve tantas coisas que da vontade de largar tudo rsrsr
abração
Brunão
- Piloto de Autorama
brunomeo escreveu:hahah solução tem sim, o filtro cônico andando na cidade piora muito a situação pois a circulação de ar dentro do cofre é minima, na estrada a figura muito de conceito, o ar fica gelado ai o ganho é mais significativo... um lance que ajuda mas não faz milagre, é montar um indutor de ar até a boca do filtro, com captação na frente do carro, não necessariamente uma mangueira longa com o filtro na ponta... rs
Só para alimentar idéias http://knfilters.blogspot.com/2008/08/r ... ntake.html rsrsrsr
Solução do caracol é perfeita para que busca potência, mas envolve tantas coisas que da vontade de largar tudo rsrsr
abração
Opa ...
Isso eh interessante msm ... ja tinha visto em uns pugs 206 que tem uma especie de capa ... que isola o filtro do resto do motor ... mas achei que o filtro era pequeno comparado com que o pessoal normalmente usa ...
Ehhh vdd o caracol ... eh o que há mas o trabalho tb principalmente enquanto esta montando e se vc tem a grana curta complica e mto ...
[]'s
- Piloto de Atari
~Jeffer~ escreveu:brunomeo escreveu:hahah solução tem sim, o filtro cônico andando na cidade piora muito a situação pois a circulação de ar dentro do cofre é minima, na estrada a figura muito de conceito, o ar fica gelado ai o ganho é mais significativo... um lance que ajuda mas não faz milagre, é montar um indutor de ar até a boca do filtro, com captação na frente do carro, não necessariamente uma mangueira longa com o filtro na ponta... rs
abração
Opa ...
Isso eh interessante msm ... ja tinha visto em uns pugs 206 que tem uma especie de capa ... que isola o filtro do resto do motor ... mas achei que o filtro era pequeno comparado com que o pessoal normalmente usa ...
Ehhh vdd o caracol ... eh o que há mas o trabalho tb principalmente enquanto esta montando e se vc tem a grana curta complica e mto ...
[]'s
A K&n fabrica vários kit´s com soluções que isolam o calor e direcionam o ar frio externo, porem os preços são por demais proibitivos rs
Eu não penso por enquanto em ter mais carro turbo, vou curtir esse momento 1.8 DL rs
Agora uma coisa eu digo, turbo é legal, mas um aspirado forte é muito gostoso tb, a pegada é diferente e muito divertida rs
abs
Brunão
- Piloto de Autorama
viinicius escreveu:Bom pessoal, vim aqui para postar algumas fotos do filtro de ar esportivo instalado.
Primeira coisa que eu esqueci de analisar quando fui comprar o kit para instalação, foi: AONDE ERA A ENTRADA.. Logo depois que comprei descobri que tinha feito a escolha errada.
Pois o circuito começa do lado DIREITO do carro (olhando para a frente dele)
Então resolvi busca algum mangote que se encaixasse nele.
E consegui fazer um caminho legal por baixo do motor, e o mais importante.. consegui manter a capa em cima do motor.
Foi um *%$#! trampo apertar essas abraçadeiras, não tem muito espaço para mexer o braço.
Fala rapaz, tudo tranquilo? Te enviei uma MP, quando puder responda, abração!
- Coordenador Regional
Bom galera, reparei que muita gente tinha duvida sobre a instalação do filtro esportivo para o punto 1.6 16v assim como quando eu adquiri o carro eu também tinha essa duvida, porem como sou um cara que adora tentar inventar sozinho, eu mesmo fui mexer no motor pra ver como eu poderia instalar o meu filtro esportivo já que eu tenho um filtro cônico da k&n há algum tempo. Vou tentar montar um tutorial mostrando passo a passo do que eu fiz! Claro que isso é apenas uma IDÉIA e estou mostrando como eu fiz, mas confesso que fiquei feliz com o resultado. O único custo adicional que eu tive foi para comprar um daqueles braceletes reguláveis como vcs vão poder ver nas fotos, assim como também vou comentar do que tentei fazer mas não gostei e também não recomendo que façam!
Primeiro mostrando o motor original do 1.6 com a caixa do filtro de ar original em cima do motor.

Eu retirei a mangueira original do lado esquerdo da caixa que alimentavam o filtro com o ar que vinha da parte da frente.

Depois disso usei esta mesma mangueira original para instalar o filtro que tenho no final dela, utilizando o tal “bracelete regulável” que citei para não deixar o filtro solto e cair.

Depois de colocar o filtro no final da mangueira original, é apenas encaixar essa mangueira no lugar que ela fica porque é apenas encaixado e o filtro, dei um jeito de colocá-lo entre a grade da frente e o motor como pode ser visto!

Logo em seguida retirei os parafusos que prendiam a tampa superior da caixa!

Essa é uma imagem da caixa aberta com o filtro original dentro!

Aqui já mostra como é a caixa original sem o filtro original em cima, isso mostra como é o “trajeto” que o ar precisa fazer por dentro do filtro para chegar no motor.

Aqui mostra os buracos por dentro da caixa por onde o ar precisa fluir.

Depois disso coloquei a tampa no lugar original e apertei os parafusos de volta!

Mais uma foto de como ficou o resultando final!

Como vcs podem ver a única coisa que eu fiz foi abrir a caixa, tirar o filtro original e acoplar o filtro esportivo na mangueira original que fica do lado esquerdo do motor que capta o ar para dentro do filtro. Utilizando a caixa original desse jeito parece que o som do filtro fica mais forte, acredito que a caixa ajuda na ressonância do som quando eu acelero. Fiquei bem contente com o resultado.
Mas como vcs podem ver em algumas fotos parece que tem aquele tipo de bracelete que você aperta e ele não solta mais, eu tinha colocado em volta do filtro e prendido em um lugarzinho na parte de cima de onde o filtro tava, só que como ficou um pouco justo de mais e o motor mexia muito andando normalmente, isso tava “machucando” o filtro esportivo, por isso agora estou rodando com o filtro solto ali mesmo sem esse tipo de bracelete, daqueles pretos que aperta e ele não solta mais.
Como todo mundo pergunta, e o consumo, e a potencia, se eles realmente aumentam ou não, na realidade isso é difícil ser percebido, só colocando no dinamômetro mesmo pra comprovar, porque a sensação é praticamente a mesma, a única coisa que muda é o jeito que vc dirigi, querendo ouvir o ronco, pisando mais fundo e conseqüentemente consumindo mais!
Abraço a todos! Espero que tenha ajudado!
Primeiro mostrando o motor original do 1.6 com a caixa do filtro de ar original em cima do motor.

Eu retirei a mangueira original do lado esquerdo da caixa que alimentavam o filtro com o ar que vinha da parte da frente.

Depois disso usei esta mesma mangueira original para instalar o filtro que tenho no final dela, utilizando o tal “bracelete regulável” que citei para não deixar o filtro solto e cair.

Depois de colocar o filtro no final da mangueira original, é apenas encaixar essa mangueira no lugar que ela fica porque é apenas encaixado e o filtro, dei um jeito de colocá-lo entre a grade da frente e o motor como pode ser visto!

Logo em seguida retirei os parafusos que prendiam a tampa superior da caixa!

Essa é uma imagem da caixa aberta com o filtro original dentro!

Aqui já mostra como é a caixa original sem o filtro original em cima, isso mostra como é o “trajeto” que o ar precisa fazer por dentro do filtro para chegar no motor.

Aqui mostra os buracos por dentro da caixa por onde o ar precisa fluir.

Depois disso coloquei a tampa no lugar original e apertei os parafusos de volta!

Mais uma foto de como ficou o resultando final!

Como vcs podem ver a única coisa que eu fiz foi abrir a caixa, tirar o filtro original e acoplar o filtro esportivo na mangueira original que fica do lado esquerdo do motor que capta o ar para dentro do filtro. Utilizando a caixa original desse jeito parece que o som do filtro fica mais forte, acredito que a caixa ajuda na ressonância do som quando eu acelero. Fiquei bem contente com o resultado.
Mas como vcs podem ver em algumas fotos parece que tem aquele tipo de bracelete que você aperta e ele não solta mais, eu tinha colocado em volta do filtro e prendido em um lugarzinho na parte de cima de onde o filtro tava, só que como ficou um pouco justo de mais e o motor mexia muito andando normalmente, isso tava “machucando” o filtro esportivo, por isso agora estou rodando com o filtro solto ali mesmo sem esse tipo de bracelete, daqueles pretos que aperta e ele não solta mais.
Como todo mundo pergunta, e o consumo, e a potencia, se eles realmente aumentam ou não, na realidade isso é difícil ser percebido, só colocando no dinamômetro mesmo pra comprovar, porque a sensação é praticamente a mesma, a única coisa que muda é o jeito que vc dirigi, querendo ouvir o ronco, pisando mais fundo e conseqüentemente consumindo mais!
Abraço a todos! Espero que tenha ajudado!

- - Tsw Fly aro 17
- - Pneu Maxxis 205/45/17
- - Molas esportivas Eibach
- - Abafador de inox feito no Giba com ponteira tipo T-Jet
- - Filtro esportivo cônico K&N
- Piloto de Atari