BARULHO "MANOBRANDO" O CARRO COM O AR LIGADO.
Re: BARULHO "MANOBRANDO" O CARRO COM O AR LIGADO.
Galera.
Eh normal o ventilador do radiador funcionar com o ar ligado.
Independe da temperatura do motor.
O arcond é uma termo bomba, ou seja, pega o calor de dentro do carro e "bombeia" para fora, através do sistema.
Existe um condensador próximo do radiador que precisa ser refrigerado para o arcond funcionar com eficiência. Por isso a "ventoinha" tem que funcionar.
Em todos os veiculos é igual a operação.

Eh normal o ventilador do radiador funcionar com o ar ligado.

Independe da temperatura do motor.
O arcond é uma termo bomba, ou seja, pega o calor de dentro do carro e "bombeia" para fora, através do sistema.
Existe um condensador próximo do radiador que precisa ser refrigerado para o arcond funcionar com eficiência. Por isso a "ventoinha" tem que funcionar.
Em todos os veiculos é igual a operação.


- Velha Guarda
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Re: BARULHO "MANOBRANDO" O CARRO COM O AR LIGADO.
nunca reparei nada anormal... unica coisa que eu percebo desde o inicio é que se ligar o AC ainda com o carro parado, logo apos a partida, a cada acelerada pra manobrar eu ouço o estalo do AC sendo desligado e religado la no cofre do motor... é como se o AC estivesse sendo desligado nos 1.0 quando é exigido o motor.... achei estranho isso num motor 1.6...
"Se torque em baixo giro fosse sinonimo de desempenho, Fusca andaria pra caramba" (Camerato, Punto Club, 2011)
Re: BARULHO "MANOBRANDO" O CARRO COM O AR LIGADO.
Isso me foi dito que acontece por um mecanico da CC, mas nao disse se é certo ou errado ou se é prejudicial ou não ao sistema...
- Velha Guarda
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Re: BARULHO "MANOBRANDO" O CARRO COM O AR LIGADO.
Ferranda escreveu:Galera.
Eh normal o ventilador do radiador funcionar com o ar ligado.![]()
Independe da temperatura do motor.
O arcond é uma termo bomba, ou seja, pega o calor de dentro do carro e "bombeia" para fora, através do sistema.
Existe um condensador próximo do radiador que precisa ser refrigerado para o arcond funcionar com eficiência. Por isso a "ventoinha" tem que funcionar.
Em todos os veiculos é igual a operação.
A temperatura ambiente estava 18ºC e por consequência o motor estava nesta temperatura. Liguei o motor, liguei o ar condicionado na velocidade 1, subi o giro para 2500 rpm e soltei o acelerador... Imediatamente o ventilador entrou em operação inicialmente na velocidade 1 e 2 segundos após na velocidade 2.
Toda esta operação não levou mais do que 10 segundos... Será normal?
Aqui em casa em outro carro da Ford isso não acontece!!!!
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Re: BARULHO "MANOBRANDO" O CARRO COM O AR LIGADO.
Scorpio.
Eh normal sim...
Não tem nada a ver a temperatura ambiente e a temperatura do motor.
Ao ligar o arcond, automaticamente a ventoinha começa a funcionar.

Eh normal sim...
Não tem nada a ver a temperatura ambiente e a temperatura do motor.
Ao ligar o arcond, automaticamente a ventoinha começa a funcionar.


- Velha Guarda
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Re: BARULHO "MANOBRANDO" O CARRO COM O AR LIGADO.
Ferranda escreveu:Eh normal sim... Não tem nada a ver a temperatura ambiente e a temperatura do motor.
Ao ligar o arcond, automaticamente a ventoinha começa a funcionar.
Continuo achando estranho... Pois neste caso o motor vai levar um tempo bem maior para atingir a temperatura ideal de funcionamento aumentando o desgaste e o consumo de combustível.
Mas enfim...

.
"Os comunistas são as pessoas que leram Marx e Engels, os anti-comunistas são aqueles que entenderam."
Re: BARULHO "MANOBRANDO" O CARRO COM O AR LIGADO.
Scorpio escreveu:Ferranda escreveu:Eh normal sim... Não tem nada a ver a temperatura ambiente e a temperatura do motor.
Ao ligar o arcond, automaticamente a ventoinha começa a funcionar.
Continuo achando estranho... Pois neste caso o motor vai levar um tempo bem maior para atingir a temperatura ideal de funcionamento aumentando o desgaste e o consumo de combustível.
Mas enfim...
.
Não, pois existe uma valvula chamada termostatica que retem a agua no bloco até que se atinja a temp. de trabalho.
Portanto a temp que está no radiador é diferente da temp da agua do bloco.


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Re: BARULHO "MANOBRANDO" O CARRO COM O AR LIGADO.
Ferranda escreveu:Não, pois existe uma valvula chamada termostatica que retem a agua no bloco até que se atinja a temp. de trabalho.
Portanto a temp que está no radiador é diferente da temp da agua do bloco.
Você tem razão; há alguns minutos estava lembrando da válvula termostática que impede a circulação da água no radiador só abrindo quando a temperatura atinge um determinado valor. Nos carros antigos (não era térmo/eletrônica) era algo em torno de 80ºC ~ 90ºC, se não me engano a temperatura de abertura vinha impressa no corpo dela.
Agora porque nem todo carro tem esse comportamento de ligar a ventoinha nas condições que citei?
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Re: BARULHO "MANOBRANDO" O CARRO COM O AR LIGADO.
Ramom escreveu:Treme perto do pé direito? Problemas no Punto é comigo mesmo. Eu vou verificar quando o ar do meu voltar a funcionar. Mas pelo que me lembro, ele treme perto do pé direito e faz um barulho sim, nada que atrapalhe, se estiver com o som ligado, nem da pra perceber.
Verifiquei hoje e realmente tem uma vibração perto do acelerador e o barulho...

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Re: BARULHO "MANOBRANDO" O CARRO COM O AR LIGADO.
No meu tinha exatamente o mesmo ruído e vibração, porem nunca foi resolvido.
Abri diversos chamados na CC e nunca descobriram o que era.
Parece uma válvula vibrando com a passagem do gás e faz um barulho parecido com uma corneta.
Porem nunca deixou de funcionar.
.
Abri diversos chamados na CC e nunca descobriram o que era.
Parece uma válvula vibrando com a passagem do gás e faz um barulho parecido com uma corneta.

Porem nunca deixou de funcionar.


- Velha Guarda
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