Consumo dos novos E.torQ
Re: Consumo dos novos E.torQ
killjoybr escreveu:JonathasRosa escreveu:Pessoal, tenho um Punto Essence 1.6 16V Modelo 2012 com o motor E.torQ, na qual, já rodei cerca de 1.300 Km. Até o momento o meu está consumindo a média de 11Km/l, acho que está bom pelo motivo de não está amaciado ainda.
Amigo, ta na medida certa...KM/L ???? Pq qdo tirei o meu veio em uma outra medida no sistema...
te pergunto isso pq o meu tbm é 1.6, E torq, to com 350km rodado, e tenho feito a media a cima ai que te falei..... 6.4km/l na gasolina....
Alias, teu punto veio com adesivo Etorq??? To vendo o dia que vo descobrir que meu motor nao é etorq..... huaehuaehuaehuae...apesar que pelos depoimentos a cima qdo amaciar mesmo o motor ta tranquilo!!!
Eu tenho abastecido ultimamente com gasolina e na mesma semana obtive as duas médias: 6,3 Km/l pegando engarrafamentos em Sampa em 105 km em apenas dois dias e 11 km/l vindo de Campinas no início da semana. E-Torque 1.8 16V dualogic. Sobre essa dúvida se o motor é E-Torq, olhe um selo atrás/embaixo do filtro de ar. Meu carro é 2010/2011 e também sofria com essa insegurança. se não seria ainda o 1.8 GM, já que a fabricação era 2010. Mas agora não tenho mais essa dúvida: além de ter achado no motor etiqueta com código de barras de motor 1.8 E-Torq (se você , não pegou zero, verá que tá cheio de códigos de barras debaixo do capô, inclusive um do motor), o motor sobe mesmo como 16V, rápido invocado após os 4.000 giros. O desempenho, consumo e tudo bate com as configurações da nova versão Essence, que aliás só existe com motor 16V. Minha mãe tem uma Palio Weekend Adventure motor 1.8 GM 2005 e realmente é diferente até no ruído do motor, além do comportamento de subida de giros etc, tudo batendo com o que relatam aqui no fórum. Eu nos primeiros 3.000 km andei só som gasolina e senti diferença quando chegou aos 5.000 km, com álcool e com ar desligado com a chegada dos dias mais frios. Também andei bem pianinho no começo, experimentando reações e reações do carro. Experimente andar só no manual um pouco e verá que é diferente, pois o Dualogic antecipa normalmente as trocas e vai bem suave em giros baixos. Você terá até a impressão que o carro não está tão silencioso quanto parecia, uma vez que no modo automático ele troca preferencialmente abaixo de 4.000 giros e acima disso o carro te empurra com tanta vontade que parece até um exagero, subindo rápido mesmo. Compartilho essas experiências com você porque também passei por essas dúvidas cruciantes, coisa do passado agora com !!.000 km.
Abraço.
Punto Essence 1.8 Dualogic 2010/2011 Preto Vulcano Kit HSD e bancos em couro
- Piloto de Autorama
minha medias têm sido baixissimas tb!
sporting 1.8 16v aqui.
média de 6.7 na gasosa
sporting 1.8 16v aqui.
média de 6.7 na gasosa

- Piloto de Autorama
kuidow escreveu:minha medias têm sido baixissimas tb!
sporting 1.8 16v aqui.
média de 6.7 na gasosa
ta com qtos km rodados?
- Piloto de Autorama
Troquei minha Brava 1.6 16V por um Punto Essence 1.6 e no início me decepcionei com o consumo. Mas logo descobri que o amaciamento faz muita diferença.
kilometragem: 2.700
último abastecimento:
consumo 9,7 km/l
velocidade média 31 km/h
combustível: somente gasolina. Em SC é impossível usar alcool (R$2,40 por litro)
kilometragem: 2.700
último abastecimento:
consumo 9,7 km/l
velocidade média 31 km/h
combustível: somente gasolina. Em SC é impossível usar alcool (R$2,40 por litro)
- Piloto de Atari
killjoybr escreveu:kuidow escreveu:minha medias têm sido baixissimas tb!
sporting 1.8 16v aqui.
média de 6.7 na gasosa
ta com qtos km rodados?

cara, tu tá sentando o pé..rsrs
o meu com 6mil já estava fazendo oq esta hj, 11.3 a 12km/l na cidade... no começo qndo eu peguei o carro eu era alucinado, andava a mil aqui em Brasilia e o consumo ficava em 5 a 7km/l mas meu bolso estava ficando na merd.a, depois disso tenho andado na manha, hj "10/08' meu carro esta com um consumo de 12,2km/l no cb imagino que já esta amaciado... disso não melhora.... 11.000km hj +ou-

- Piloto de Autorama
desculpa a pergunta idiota que vou fazer...
O que vcs indicam para "amaciar o motor"....só a rodagem mesmo??
Digo isso porque já li que é bom andar uns 20km só em primeira.... outros pedindo para forçar na rodovia , etc e tal...
Digo isso porque já li que é bom andar uns 20km só em primeira.... outros pedindo para forçar na rodovia , etc e tal...
killjoybr escreveu:desculpa a pergunta idiota que vou fazer...
20km em primeira marcha? meio bizarro isso.
bom, eu creio que o melhor seja pegar percursos longos em velocidade média/alta e constante.
o meu etorq se soltou bastante após a segunda viagem que fiz com ele (aproximadamente 800km ida + 800km volta)... nisso ele ja marcou 5000km se nao me engano... tirando ultrapassagens e esticadinhas eventuais, eu geralmente viajo na faixa entre 120-130 no painel, quando possivel... nunca cortei giro no meu motor.
o torque em baixa melhorou sensivelmente... hj eu manobro ele em estacionamentos e pequenas rampas só na marcha lenta, sem acelerar, coisa que quando zero km ele engasgava e apagava... o carro melhorou também em saidas de quebra-mola em 2ª marcha e coisas desse tipo.
eu nunca levei a sério esse negocio de amaciar motor, mas queimei a lingua com o etorq.
"Se torque em baixo giro fosse sinonimo de desempenho, Fusca andaria pra caramba" (Camerato, Punto Club, 2011)
Eu acabei de chegar no forum e já percebi que se fala muito sobre o motor etorq. Eu gostaria de comentar as minhas impressões sobre o motor.
Fui o feliz proprietário de uma Brava 1.6 16V que comprei zero em 2002 (foi dificil passar ela adiante), que troquei dois meses atrás por um Punto essence 1.6.
Estranhei bastante o 1.6 do Punto nos primeiros quilometros, com uma sensação de "falta de força" abaixo de 3.000 rpm. A Brava tinha o motor "corsa lunga" (biela longa), com muito torque já a partir de 1000 rpm. Quando olhava os números dos dois motores esta sensação não fazia sentido, pois o Punto tem mais potencia, mais torque e menos peso que a Brava. Além disso a relação curso/diametro do cilindro do motor etorq é mais favorável ao torque do que a Brava. Cheguei a pensar que pudesse ser uma relação de marchas um pouco infeliz no Punto nas primeiras marchas, que não estaria aproveitando bem o motor.
Lembrei então do primeiro carro zero que comprei, um Corsa 1.0 1997, e de quando perguntei para o chefe da oficina da CC da GM qual a melhor receita para amaciar o carro. Ele disse: "Faça este motor lhe mostrar tudo que ele tem. Não tenha medo de força-lo porque a injeção não permite que você passe do limite e além disso a garantia está aí para qualquer problema. Importante: trocar óleo e filtro corretamente e nunca abusar do motor enquanto não atingir a temperatura correta de funcionamento". Ele também falou que não erra necessário trafegar em altas velocidades, mas somente utilizar todos os giros do motor.
Apliquei esta "receita" em meus carros desde então e tem funcionado muito bem. A Brava foi embora com 130.000 km sem baixar uma gota de óleo entre as trocas e chegando a 14km/litro em viagens com ar condicionado.
Bem, depois desta longa introdução, resolvi aplicar o mesmo procedimento com o Punto. Hoje ele completou 3.000 km, sendo 1.500 em uma viagem. Sempre que tenho oportunidade (local e tráfego), aproveito para trocar as marchas próximo da rotação de potência máxima.
O motor está ótimo. O torque apareceu e já está quase como a Brava. O consumo melhora a cada dia, minha média de cidade está próxima de 9km/l e estrada 13 (gasolina). Além disso é uma delícia sentir o etorq subir de giro, ele parece pedir sempre mais, um dos motores mais suaves que já experimentei.
O post ficou um pouco longo, mas podem colocar o meu nome na lista dos totalmente satisfeitos com o Punto e com o etorq.
Até mais,
Fui o feliz proprietário de uma Brava 1.6 16V que comprei zero em 2002 (foi dificil passar ela adiante), que troquei dois meses atrás por um Punto essence 1.6.
Estranhei bastante o 1.6 do Punto nos primeiros quilometros, com uma sensação de "falta de força" abaixo de 3.000 rpm. A Brava tinha o motor "corsa lunga" (biela longa), com muito torque já a partir de 1000 rpm. Quando olhava os números dos dois motores esta sensação não fazia sentido, pois o Punto tem mais potencia, mais torque e menos peso que a Brava. Além disso a relação curso/diametro do cilindro do motor etorq é mais favorável ao torque do que a Brava. Cheguei a pensar que pudesse ser uma relação de marchas um pouco infeliz no Punto nas primeiras marchas, que não estaria aproveitando bem o motor.
Lembrei então do primeiro carro zero que comprei, um Corsa 1.0 1997, e de quando perguntei para o chefe da oficina da CC da GM qual a melhor receita para amaciar o carro. Ele disse: "Faça este motor lhe mostrar tudo que ele tem. Não tenha medo de força-lo porque a injeção não permite que você passe do limite e além disso a garantia está aí para qualquer problema. Importante: trocar óleo e filtro corretamente e nunca abusar do motor enquanto não atingir a temperatura correta de funcionamento". Ele também falou que não erra necessário trafegar em altas velocidades, mas somente utilizar todos os giros do motor.
Apliquei esta "receita" em meus carros desde então e tem funcionado muito bem. A Brava foi embora com 130.000 km sem baixar uma gota de óleo entre as trocas e chegando a 14km/litro em viagens com ar condicionado.
Bem, depois desta longa introdução, resolvi aplicar o mesmo procedimento com o Punto. Hoje ele completou 3.000 km, sendo 1.500 em uma viagem. Sempre que tenho oportunidade (local e tráfego), aproveito para trocar as marchas próximo da rotação de potência máxima.
O motor está ótimo. O torque apareceu e já está quase como a Brava. O consumo melhora a cada dia, minha média de cidade está próxima de 9km/l e estrada 13 (gasolina). Além disso é uma delícia sentir o etorq subir de giro, ele parece pedir sempre mais, um dos motores mais suaves que já experimentei.
O post ficou um pouco longo, mas podem colocar o meu nome na lista dos totalmente satisfeitos com o Punto e com o etorq.
Até mais,
- Piloto de Atari
muito bom seu relato... isso mostra que não estou sonhando com relação à melhora após o amaciamento.
"Se torque em baixo giro fosse sinonimo de desempenho, Fusca andaria pra caramba" (Camerato, Punto Club, 2011)