Militec-1 ou Molykote A2?

Dúvidas e informações sobre problemas mecânicos, manutenção geral do seu Punto e preparação para aumento de performance.

Re: Militec-1 ou Molykote A2?

por Frmg » Ter Ago 02, 2011 7:50 pm

arlysonmark onde você conseguiu acesso a composição do Militec-1 ??? Até hoje li inúmeros relatos que sua composição é desconhecida.

O que posso falar sobre condicionadores de metais é que eles realmente funcionam, mas podemos e devemos discutir se os efeitos benéficos de 1 única embalagem justifica o investimento frente a uma manutenção realizada corretamente. :wink:

Bissulfeto de molibdênio, PTFE (Teflon), Carbono puro e outros sólidos possuem propriedades de excepcional lubrificação. Quando utilizados em óleo mineral neutro em suspensão, tais partículas ficam em suspensão ao se misturar com o óleo no cárter do motor ou óleo do câmbio e contribuem para a lubrificação e diminuição do desgaste nas áreas de atrito. Sou um pouco cético quanto a chamada adsorção.

O melhor exemplo que não há efeito placebo nesse tipo de produto são as aplicações industriais desse tipo de materiais em pastas, graxas e compostos lubrificantes em superfícies metálicas que sofrem atrito constante.

Na industria automobilística com tantos produtos ditos milagrosos que já tentaram lançar para nos enganar prometendo ganhos fictícios, é comum desconfiarmos de qualquer tipo de aditivo ou melhoradores de alguma coisa.
O fato é que dentre o mundo das competições tais produtos são utilizados e reconhecidos pelas equipes e seus preparadores como funcionais. Porém questiona-se se o investimento compensa para veículos de passeio que não são submetidos a condições extremas.

Visando desmistificar a lenda a revista Motor Show realizou testes com os chamados aditivos de óleo do tipo condicionadores de metais e comprovou que os ganhos de performance existem, mas são mínimos.

http://www.renaultclube.com/teste-de-aditivos-de-oleo/

Este teste foi realizado em 2004 e mais tarde descobriu-se que a porcentagem dos materiais lubrificantes presentes no conteúdo das embalagens era insuficiente para apresentar algo além de uma simples proteção. Um belo exemplo é o produto Triboil FR25 que teve sua composição alterada recebendo 50% mais de material lubrificante do que sua versão FR15 anterior, e assim sendo, passou a resultar em ganhos que não fossem apenas efeito placebo.

Eu sou a favor da utilização deste tipo de produto, mas a dosagem das embalagens originais precisa ser no mínimo dobrada, para começarmos a notar de fato os efeitos benéficos deste tipo de produto. Só que ao sobrar a quantidade das embalagens do produto é preciso ter cuidado para não ultrapassar o nível máximo do óleo.
Recomendo especialmente o bissulfeto de molibdênio. Já o Militec-1 não recomendo apenas por desconhecer sua formulação e composição.

É importante lembrar que este tipo de produto pode ser dispensável em carros de passeio dependendo da qualidade de óleo sintético que você estiver utilizando em seu veículo. Os óleos mais modernos de última geração API-SM - 0W40 - 5W50 - 10W60 costumam trazer já diluídos em sua composição esse tipo de material anti-desgaste. Porém são óleos caríssimos e não trazem o material em grande quantidade, portanto a utilização de um produto deste tipo apenas adicionaria uma proteção extra.

Os produtos funcionam, mas na minha opinião para carros de passeio que recebem manutenção correta e não são submetidos a uso severo o investimento é alto demais para benefício praticamente nulo.
E se dobrar a quantidade para começar a notar ganhos ai o investimento fica mais non-sense ainda.
Piloto de Auto Escola
Piloto de Auto Escola
 
Mensagens: 917
Registrado em: Dom Mai 11, 2008 7:04 pm
Localização: São Paulo

Re: Militec-1 ou Molykote A2?

por Ferranda » Ter Ago 02, 2011 10:39 pm

Bom galera...
Esse assunto é que nem política, religião, futebol e etc...
Nunca se chega a uma conclusão, e na verdade para o consumidor automotivo é mais uma questão de duvida.!
Vou expor o porquê não acredito...
Já testei diversos produtos de diversos fabricantes na área industrial:
Lumobras que é fabricante do Molykote foi um dos testados com a Graxa SN-6260.Inclusive essa graxa era aplicada com seringa e necessitava que fosse removida toda a graxa anteriormente aplicada no rolamento. (era preciso lavar com álcool o rolamento) Resultado: rendimento de aprox. 20% a menos. Motivo: O óleo secava e o pó de bisulfeto se tornava abrasivo para as esferas e pista.
Com a graxa da Kluber foi = as graxas comuns de sabão de lítio , porem a graxa da Kluber custava muito caro e no custo beneficio não era valido.
Essas foram as que mais prometiam, porem foram inúmeros fabricantes que nos abordaram, a empresa acabou virando um laboratório de desenvolvimento para alguns fabricantes, até darmos um basta.
O que gerou maior retorno foi o sistema de lubrificação automatizado / pneumático, ou seja, nada substitui a chegada de uma pequena leva de graxa / óleo zerinho e sem oxidação no sistema.
Alguns falarão, mais vce está confundindo as coisas, está falando de rolamento x motor a combustão... Na verdade estou questionando a redução de atrito e adsorção prometida por alguns.

Já tive carros "alterados" e no dinamometro nunca representou P*rra nenhuma. :( :(
Por isso hje acredito ser placebo !!! algum dia se o mecânico disser que colocou, quando na verdade não colocou, será perceptível a diferença???

(>:D<) (>:D<)
Imagem
Velha Guarda
Velha Guarda
 
Mensagens: 2665
Registrado em: Seg Jul 06, 2009 2:40 pm
Localização: São Paulo

Re: Militec-1 ou Molykote A2?

por arlysonmark » Sex Ago 05, 2011 10:27 am

Frmg, esta informações que lhe passei foi analisado no Laboratorio do Cenpes, onde foi feito uma cromatografia e outros processos técnicos, o resultado foi supresa pra mim tb. Pois já tinha utilizado o militec no meu carro, os dois produtos aumenta o desempenho do carro. Só que em teste e desempenho o percentual de ganho foi maior no militec, o problema do militec é sua composição. Daí neste caso eu recomendo o Molykote A-2.
Piloto de Atari
Piloto de Atari
 
Mensagens: 2
Registrado em: Ter Ago 02, 2011 4:53 pm
Localização: Recife

Re: Militec-1 ou Molykote A2?

por tiagocaria » Sex Ago 05, 2011 10:43 am

Pelo que sei, na eventualidade de se precisar "fazer o motor", quem usa esses aditivos que se unem ao metal passam rabo!

O metal perde algumas caracteristicas e ganha outras que dificultam ou ate inviabilizam a retifica da peça.
Punto Sporting 1.8 Flex Imagem - Godspeed my dear!
Sky-Dome; Sensor estacionamento; Blue&Me; Ar Digital; Vidro eletrico traseiro; Bi-xenon + Xenon Milhas
Coord. C.D.P.-MG
http://bit.ly/9092PO - http://bit.ly/gTNYAC
Imagem
Piloto de Kart amador
Piloto de Kart amador
 
Mensagens: 1531
Registrado em: Qui Fev 05, 2009 9:03 am
Localização: BH

Re: Militec-1 ou Molykote A2?

por Frmg » Sex Ago 12, 2011 5:49 pm

Ocorre que com o uso desse tipo de produto a eventualidade de ter que fazer o motor é muuuuuuito diminuida. Exceto em casos graves, mas ai o papo é outro e os condicionadores teriam pouca influência.

E arlysonmark estranho, nunca vi nenhuma publicação de analise cientifica da composição do militec-1, inclusive essa é uma das maiores indagações e curiosidades de todos os profissionais do meio. Podemos ter acesso aos processos do Cenpes ??? Onde eles foram divulgados ???
Piloto de Auto Escola
Piloto de Auto Escola
 
Mensagens: 917
Registrado em: Dom Mai 11, 2008 7:04 pm
Localização: São Paulo

Re: Militec-1 ou Molykote A2?

por Slashz » Qua Ago 17, 2011 8:02 pm

militec dá resultado sim, mas pra quem tirou o carro 0km e vai vender o carro em com 50mkm, não tem ganho nenhum praticamente.

talvez valha a pena pra quem vai ficar muito tempo com o carro e rodar 40mkm por ano, como um consultor de vendas. Mas se for analisar o custo do militec, só seria realmente útil pra quem tem um motor turbo e usa muito o carro, ou força bastante o carro.
Piloto de Atari
Piloto de Atari
 
Mensagens: 15
Registrado em: Ter Mar 09, 2010 1:55 pm
Localização: Criciuma-SC

Anterior

Quem está online
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 14 visitantes