100% satisfeito

Espaço para conversar e discutir diferentes assuntos relacionados ao Fiat Punto.

por Beto » Qui Jul 24, 2008 6:56 pm

AndreBsB escreveu:O brasileiro tem a cultura de reclamar quando acha ruim um produto ou serviço, mas não tem a cultura de elogiar quando é agradado. Eu sempre elogio quando alguém me presta um serviço diferenciado, acima do esperado. Isso serve até pra incentivar uma loja ou pessoa, a manter aquele padrão. A crítica serve para mostrar a insatisfação com algo e a contraparte deve buscar melhorias. Entregar um carro "inteiro", é obrigação da montadora. O Punto teve uma série de problemas e realmente as pessoas têm razão em criticarem essas coisas. Só assim eles criam vergonha na cara para tentar melhorar algo. Pelo que li, é praticamente unânime que todos curtem o carro, mas não há como não falar dos "defeitos". Cada pessoa reage de uma forma. Eu achei simples e resolvi tudo, apesar de achar meio absurdo comprar um carro 0km e cair a capinha do retrovisor, por exemplo. Tem gente que reage mais agressivamente. Nem todo mundo é igual e todos têm o direito de se expressar. É só não criar vários tópicos com as mesmas coisas, que é até chato. Tá aí bem resumidamente o que eu acho.

Acho que você foi assertivo.
Cada um reage de maneira singular, porque somos igualmente singulares.
Com relação ao cunho das críticas, menciono aqui que no e-mail enviado para a Fiat, fiz questão de enfatizar que minhas críticas tinham base única e exclusivamente construtiva, uma vez que se fossem a esmo, eu simplesmente já teria vendido o carro.
O único detalhe que devo acrescentar à sua menção é que no Brasil temos também a cultura do "se o meu tá bom, que se #@%&! o resto" (confesso que já agi desta maneira).
Comportamento que nos distingue em muito de países desenvolvidos, em que se promovem verdadeiros boicotes contra as marcas que se comportam desta maneira.
Aqui no Brasil a reação é surpreendentemente contrária, fazem fila pra comprar mais (exatamente por pensarem que com eles será diferente).
Um exemplo é a GM que só tem saldo positivo abaixo da linha do Equador.

O que quero dizer é simples, imagine a situação hipotética....uma queda brusca nas vendas do Punto em função das reclamações sobre defeitos, qualidade das peças e etc...
Te garanto que neste exato momento, o índice de reclamações seria bem menor, pois já teriam providenciado por soluções que elevassem novamente as vendas.
Como conseqüência, as vendas seriam ainda maiores, sem posts com lista de defeitos (acho um absurdo um carro lançamento e considerado do ano já possuir algo assim) e ainda teríamos já garantido um preço de revenda bastante interessante.
Não precisamos nem ir muito longe, Toyota e Honda fazem isso aqui no Brasil.
Dependendo do recall é dado ao cliente a opção de ficar com o carro ou pegar outro zero sem custo.

(PS: Não realizei crítica a quem quer que seja e não generalizei atribuindo os problemas a todos os carros....inclusive, não é o propósito desta).
Instrutor de Auto Escola
Instrutor de Auto Escola

por AndreBsB » Qui Jul 24, 2008 8:58 pm

Beto escreveu:
AndreBsB escreveu:O brasileiro tem a cultura de reclamar quando acha ruim um produto ou serviço, mas não tem a cultura de elogiar quando é agradado. Eu sempre elogio quando alguém me presta um serviço diferenciado, acima do esperado. Isso serve até pra incentivar uma loja ou pessoa, a manter aquele padrão. A crítica serve para mostrar a insatisfação com algo e a contraparte deve buscar melhorias. Entregar um carro "inteiro", é obrigação da montadora. O Punto teve uma série de problemas e realmente as pessoas têm razão em criticarem essas coisas. Só assim eles criam vergonha na cara para tentar melhorar algo. Pelo que li, é praticamente unânime que todos curtem o carro, mas não há como não falar dos "defeitos". Cada pessoa reage de uma forma. Eu achei simples e resolvi tudo, apesar de achar meio absurdo comprar um carro 0km e cair a capinha do retrovisor, por exemplo. Tem gente que reage mais agressivamente. Nem todo mundo é igual e todos têm o direito de se expressar. É só não criar vários tópicos com as mesmas coisas, que é até chato. Tá aí bem resumidamente o que eu acho.

Acho que você foi assertivo.
Cada um reage de maneira singular, porque somos igualmente singulares.
Com relação ao cunho das críticas, menciono aqui que no e-mail enviado para a Fiat, fiz questão de enfatizar que minhas críticas tinham base única e exclusivamente construtiva, uma vez que se fossem a esmo, eu simplesmente já teria vendido o carro.
O único detalhe que devo acrescentar à sua menção é que no Brasil temos também a cultura do "se o meu tá bom, que se #@%&! o resto" (confesso que já agi desta maneira).
Comportamento que nos distingue em muito de países desenvolvidos, em que se promovem verdadeiros boicotes contra as marcas que se comportam desta maneira.
Aqui no Brasil a reação é surpreendentemente contrária, fazem fila pra comprar mais (exatamente por pensarem que com eles será diferente).
Um exemplo é a GM que só tem saldo positivo abaixo da linha do Equador.

O que quero dizer é simples, imagine a situação hipotética....uma queda brusca nas vendas do Punto em função das reclamações sobre defeitos, qualidade das peças e etc...
Te garanto que neste exato momento, o índice de reclamações seria bem menor, pois já teriam providenciado por soluções que elevassem novamente as vendas.
Como conseqüência, as vendas seriam ainda maiores, sem posts com lista de defeitos (acho um absurdo um carro lançamento e considerado do ano já possuir algo assim) e ainda teríamos já garantido um preço de revenda bastante interessante.
Não precisamos nem ir muito longe, Toyota e Honda fazem isso aqui no Brasil.
Dependendo do recall é dado ao cliente a opção de ficar com o carro ou pegar outro zero sem custo.

(PS: Não realizei crítica a quem quer que seja e não generalizei atribuindo os problemas a todos os carros....inclusive, não é o propósito desta).

É isso mesmo. Antigamente as pessoas eram mais idealistas. Iam pras ruas e lutavam em prol do que achavam certo. Atualmente só acontece @#%$^&!...políticos roubam na cara de pau, os preços de tudo sobem e só reclamamos (me incluindo também) "que porcaria", e só. A única atitude enérgica que eu estou lembrado nos últimos anos, foram dos estudantes da UNB, que reivindicaram a saída do reitor. Demorou um pouco mas deu certo. Se ficassem de braços cruzados o pilantra ia continuar lá roubando dinheiro pra incrementar apartamento.

Eu acho interessante quando alguém compra algum carro 0km e pega um "premiado". O carro dá problemas direto e não resolvem o problema do cidadão. O que ele faz? Cola adesivos no carro todo dizendo que o carro é uma @#%$^&!, colocam a lista de defeitos, etc. O cara pra fazer isso, tem que ser muito homem. 95% dos brasileiros não teriam coragem porque, nós, emergentes, achamos que os outros podem pensar que estamos passando por um ridículo, mas na verdade só estamos manifestando a nossa indignação e correndo atrás dos nossos direitos.

É uma questão cultural mesmo. GERALMENTE, brasileiro é um bicho acomodado e preguiçoso.
Piloto de Testes da FIAT
Piloto de Testes da FIAT

por wagner_bastuzzi » Sex Jul 25, 2008 9:59 am

O meu tá chegando aos 15 mil e NUNCA deu defeito!

Acho ele economico perto do meu antigo Marea!

Enfim, sou apaixonado pelo meu filhote! 8)
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por crmenguita » Sex Jul 25, 2008 11:09 am

Essa questão de reclamações é sim algo relativo. Por um lado não temos ainda bem fundamentada a "cultura" de que somos CLIENTES, e devemos sim exigir qualidade nos produtos, principalmente num produto que custa no mínimo uns R$40.000. E por não termos essa cultura fundamentada é que vemos o descaso em certas revendas, onde você entra e parece que o vendedor está te fazendo um FAVOR em te atender e tirar suas dúvidas. E esse sentimento se propaga para o momento em que você precisa de uma assistência ( o chamado pós venda). Quando o produto dá defeito te tratam como se fosse culpa do usuário. Me diz quem é que compra uma coisa é quer que ela dê defeito? A coisa mais detestável é ter sua empolgação com o produto quebrada por um defeito de fábrica!!!. Temos que nos IMPOR enquanto consumidores e mandantes da situação!
Além disso a maioria dos casos em que há reclamações sobre o PUNTO eu observo que a reclamação cabe mais à CONCESSIONÁRIA do que ao próprio veículo! É fato que a maioria das revendas não têm competência para trabalhar com lançamentos, não tiram dúvidas, não sabem muito a respeito do produto, não têm peças, não sabem trabalhar com o veículo!

Temos que saber o que estamos comprando, temos que saber do que estamos reclamando, mas acima de tudo temos que saber nos IMPOR como consumidores!
Não é só o Giugiaro que vai deixar a assinatura nesse carro!!!
Imagem
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por mkk » Sex Jul 25, 2008 11:47 am

Realmente, insatisfacao com as concessionarias. Depois q vc comprou o carro, nao te conhece mais! Isso vale para todas as montadoras. Mas e` logico q existe excessoes...
Punto Elx Vermelho Alpine
- chave canivete, g20, falantes hurricane, cd/mp3, rodas 15 Linea Turbo (replica), fechaduras alisadas
Piloto de Auto Escola
Piloto de Auto Escola

por Beto » Sex Jul 25, 2008 1:50 pm

crmenguita escreveu:Essa questão de reclamações é sim algo relativo. Por um lado não temos ainda bem fundamentada a "cultura" de que somos CLIENTES, e devemos sim exigir qualidade nos produtos, principalmente num produto que custa no mínimo uns R$40.000. E por não termos essa cultura fundamentada é que vemos o descaso em certas revendas, onde você entra e parece que o vendedor está te fazendo um FAVOR em te atender e tirar suas dúvidas. E esse sentimento se propaga para o momento em que você precisa de uma assistência ( o chamado pós venda). Quando o produto dá defeito te tratam como se fosse culpa do usuário. Me diz quem é que compra uma coisa é quer que ela dê defeito? A coisa mais detestável é ter sua empolgação com o produto quebrada por um defeito de fábrica!!!. Temos que nos IMPOR enquanto consumidores e mandantes da situação!
Além disso a maioria dos casos em que há reclamações sobre o PUNTO eu observo que a reclamação cabe mais à CONCESSIONÁRIA do que ao próprio veículo! É fato que a maioria das revendas não têm competência para trabalhar com lançamentos, não tiram dúvidas, não sabem muito a respeito do produto, não têm peças, não sabem trabalhar com o veículo!

Temos que saber o que estamos comprando, temos que saber do que estamos reclamando, mas acima de tudo temos que saber nos IMPOR como consumidores!

Concordo com você, mas preciso te relatar que essa postura de "estar te fazendo um favor" é a utilizada pelas líderes de mercado.
A Fiat entrou nessa de "se você não quer, tem quem queira"....agora observe a Volks e a GM, como vêm mudando.
Por que?
Porque tem que mostrar serviço, ficaram pra trás...(em um sentido mais amplo).
Quase comprei um Polo pela quantidade de informações que o vendedor meu deu em função da alteração do motor 1.6, e detalhe..... toda a informação com base no mísero 1 cv de mudança.
Bem informado mesmo, não tinha pergunta sem resposta.
Agora na concessionária Fiat, você pega informação assim:
Carro vem com alarme de série, luz no porta malas do ELX de série (acho que 2009 já é), levantamento de vidros com um toque, consumo acima de 9km/l no alcool ( (=))) )....e por aí vai...não sabem nem quantos cvs tem o carro.
São orientados pra duas coisas, subvalorizar o seu carro, se for troca, e oferecer mil facilidades para financiamento.
Ou seja, VENDER, VENDER, VENDER!!!!
E o cliente?
Que cliente???
A meu ver aqui em Curitiba, concessionária nenhuma está apta a atender da forma como deveria, quem duvida que faça o teste, dê entrada com seu carro, em garantia, para serviços......vão empurrar com a barriga até quando puderem......reparos simples que não deveriam durar meio expediente acabam se arrastando por dias.
Tudo para priorizar os veículos fora da garantia.
E é nesse ponto que concordo com você, saio da concessionária com a nítida impressão de que fui lá pedir um favor, pela maneira como sou tratado é essa a impressão que fica.

Nunca quis admitir isso, mas infelizmente o dinheiro realmente fala, e fala muito mais alto que os valores há muito esquecidos.

Saudades da Fiat que não tinha fila de espera para compra de carro.
Instrutor de Auto Escola
Instrutor de Auto Escola

por mkk » Sáb Jul 26, 2008 10:54 am

O q mais me incomoda nao sao as reclamacoes e problemas q, no caso, o Punto realmente apresenta, mas de QUEM faz essas reclamacoes! Tem pessoas q NAO TEM O CARRO e reclamam de problemas gerais(?!), outros tinham carro de categoria superior e reclamam (principalmente motorizacao) "sem perceber" q comparam um carro novo mas de categoria inferior. Enfim, subjetivamente, existem pessoas q nao poderiam reclamar nada, independente de ser o Punto, uma tv, etc. Direito de reclamar so` p/ as pessoas q tenham o merito. Numa democracia todos tem o direito de falar o q quizer, mas o bom senso nos diz se devemos considerar o q ouvimos e` realmente verdadeiro...
Minha intencao nao e` ofender ninguem!
Abrcs
Punto Elx Vermelho Alpine
- chave canivete, g20, falantes hurricane, cd/mp3, rodas 15 Linea Turbo (replica), fechaduras alisadas
Piloto de Auto Escola
Piloto de Auto Escola

Anterior