Novos Motores para o PUNTO

Tire suas dúvidas relacionadas ao Fiat Punto e demais assuntos.

Novos Motores para o PUNTO

por Carlos Renato Silva » Qua Mai 25, 2011 11:32 am

Olá Pessoal !

Soube, com algum atraso, creio, aqui no clube, que junto com a reestilização do PUNTO, farão uma TROCA DE MOTOR. A notícia está também em alguns SITES. Eu estou apreensivo. Esse motor veio com fama de moderno, bom etc... Não vai ficar nem 2 anos? Alguém sabe qual será o destino dos, em BREVE, "ANTIGOS" ETORQ? Parece que é uma grande e mais uma sacanagem da FIAT. Alguém sabe esclarecer essa situação? vejam o POST que enviei para a fabricante do motor. Quem souber responder, por favor colabore. Não devo ser o único com essa dúvida:

"Senhores,

Li na INTERNET que os motores e-torq que equipam hoje os veículos PUNTO, serão substituídos pelo motores E.torQ Multiair.

Pergunto:

Os e-torq atuais serão descontinuados?
Haverá peças normalmente para manutenção dos atuais?
Porque um carro fica com um motor menos de 2 anos?
Qual a diferença entre os e-torq atuais e os motores E.torQ Multiair?

Acabei de comprar um PUNTO e a escolha foi, em grande parte, pelos motores ETORQ. Grato,
Carlos Renato"
. Grato a todos!
Piloto de Atari
Piloto de Atari

Re: Novos Motores para o PUNTO

por VLA » Qua Mai 25, 2011 1:25 pm

cara voce está muito afobado.

motores etorq nao saem de linha, a tecnologia multiair será aplicada aos mesmos etorq que usamos.

multiair trata-se de uma tecnologia relacionada ao comando de valvulas, que permitirá mais eficiencia do motor (menos consumo e emissões com mais potencia e torque).

e essa tecnologia nao chega no brasil antes de 2013, portanto nao vira junto com o punto evo.

veja o seguinte topico e entenda (em video) como funciona a tecnologia muitiair:

http://www.puntoclube.com/forum/viewtopic.php?f=4&t=14886&p=293443&hilit=multiair+video#p293443

nao é pq comprei um punto 2011 que vou ficar torcendo para a tecnologia ficar estacionado por anos para que meu carro nao sofra desvalorizacao... eu quero que as coisas melhorem, pra que eu possa ter novas tecnologias como essa ja no meu proximo carro.... talvez seja até algo que possa vir a ser aplicado aos primeiros motores como os nossos sem muitas adaptações... o jeito é esperar pra ver.
"Se torque em baixo giro fosse sinonimo de desempenho, Fusca andaria pra caramba" (Camerato, Punto Club, 2011)
Moderador
Moderador

por Jupiter » Qui Jun 02, 2011 1:03 am

fiat é isso ai muda acada minuto " fiat nunca mais "
Piloto de Kart de feriado

por Fernando Vieira » Qui Jun 02, 2011 9:36 am

Jupiter escreveu:fiat é isso ai muda acada minuto " fiat nunca mais "

Bom mesmo é a GEMÊ (TM Shadow) que muda nunca.

Olha hoje em dia tudo evolui muito rápido. Basta ver computadores. Você compra um top hoje e depois de um mês ele já está defasado. Já ouviram falar da lei de Moore para processadores? Então.

Acho que com carros é a mesma coisa, a um ritmo um pouco mais lento. A tecnologia de carros e motores está em constante evolução, e, não adianta, sempre vai mudar.

Eu sem querer defender a Fiat, mas prefiro uma montadora que traga rápido as novidades para cá (e nem é o caso da Fiat, vide Bravo T-jet) do que o que GM e VW que quase nunca trazem nada. Olha a defasagem dos VW do Brasil para os europeus? Ou a GM em que o Cruze já é vendido em vários países de importância menor do que o Brasil e só chega aqui no fim do ano...

Não dá pra parar a evolução. O problema é que as montadoras sabem que carrão pra brasileiro é opala e nunca vai ter um melhor. O melhor motor do mundo já feito e jamais igualável é o AP, Golf é o melhor carro do mundo e, principalmente, carro é status. Portanto ele não quer que os carros mudem para que ele tenha o top sempre (não estou dizendo que qualquer um aqui seja assim). Então, pra quer trazer carros novos, se eles idolatram e pagam quanto nós queremos neles? Infelizmente, para eles, o mundo não é assim. A indústria automobilística é uma das que mais se desenvolvem no mundo e nós ainda nem conseguimos acompanhar o bonde deles.

por AlexJW » Qui Jun 02, 2011 12:13 pm

VLA escreveu:cara voce está muito afobado.

motores etorq nao saem de linha, a tecnologia multiair será aplicada aos mesmos etorq que usamos.

multiair trata-se de uma tecnologia relacionada ao comando de valvulas, que permitirá mais eficiencia do motor (menos consumo e emissões com mais potencia e torque).

e essa tecnologia nao chega no brasil antes de 2013, portanto nao vira junto com o punto evo.

veja o seguinte topico e entenda (em video) como funciona a tecnologia muitiair:

http://www.puntoclube.com/forum/viewtopic.php?f=4&t=14886&p=293443&hilit=multiair+video#p293443

nao é pq comprei um punto 2011 que vou ficar torcendo para a tecnologia ficar estacionado por anos para que meu carro nao sofra desvalorizacao... eu quero que as coisas melhorem, pra que eu possa ter novas tecnologias como essa ja no meu proximo carro.... talvez seja até algo que possa vir a ser aplicado aos primeiros motores como os nossos sem muitas adaptações... o jeito é esperar pra ver.

Melhor esclarecimento, impossível.

Multi-air no Brasil? Tão cedo virã. Os EtorQ como hoje reinarão tranquilamente até pelo menos 2013, quando não serão descontinuados, e sim mudados.

Mas prazos na Indústria Automobilística nunca são cumpridos, então pode ser que atrase mais ainda.
Ex-Punto Essence EtorQ 1,8 2010/2011 (ABS AB2 Blue&Me Rádio/CD Integrado c/ Comandos Volante etc...

CARLESS.... Agora é só no busão, na motoca, no metrô e na sola do sapato maluco!

Imagem
    Velha Guarda
    Velha Guarda

por brunovazdemelo » Qui Jun 02, 2011 12:45 pm

eu nao sei de nada..... mas....... da fiat eu nao duvido nada!!!!
    Bruno Vaz de Melo

Punto Sporting 07/08 - Vermelho Modena
    Passat Special 85 - 1.7 Turbo - Preto Fosco
    Piloto de Autorama
    Piloto de Autorama

por luizeduardo » Qui Jun 02, 2011 1:05 pm

Tem que mudar mesmo! Evolução é a regra, mais potencia, torque, durabilidade, suavidade de funcionamento, menor consumo e emissões.
    AP e Monza TEC, só em museu!
    Ah... não podemos esquecer a Ford, que no Brasil está sempre dois passos atrás da Europa, veja o new old Focus...
    Motorista de Auto Escola
    Motorista de Auto Escola