Duvida com beep

Tire suas dúvidas relacionadas ao Fiat Punto e demais assuntos.

Re: Duvida com beep

por Fernando Vieira » Qua Mai 18, 2011 9:39 am

shadowcps escreveu:o zunido pode ser tbem o sistema da bomba de combustível pressurizando, para a injeção. normal e é ouvido só girando a chave, sem acionar o motor de partida. nada à se desesperar. (:D)

Vocês com mais experiência em carros do que eu poderiam me tirar uma dúvida:

Me contaram uma lenda urbana de que, se você virar a chave, mas não dar a partida e manter assim por muito tempo, no limite acaba queimando a bomba de combustível, pois ela operaria no ponto de vazão zero e isso não é bom para bomba nenhuma. Isso tem um fundo de verdade, pois quando viramos a chave é isso que acontece, por um curto intervalo de tempo, pois o combustível precisa ser pressurizado. Mas fiquei pensando, na indústria hidráulica e qualquer uma que transporte qualquer fluido que existem formas simples de se proteger quanto a isso, e consideraria bem estranho que não equipassem os carros com isso.

Além do mais, o zumbido que ouvimos para depois de pouco tempo, indicando que a bomba parou. Mesmo porque ela ligada e operando sem vazão aumentaria demais a pressão no combustível e geraria muito atrito no eixo dela que é refrigerado por... combustível. Bem, daí já dá pra prever a merd@ que vai dar. Então considerei isso só mais uma lenda de garagem. Estou correto?
Piloto de Kart de feriado
Piloto de Kart de feriado

Re: Duvida com beep

por shadowcps » Qua Mai 18, 2011 10:24 am

usando a teoria do esquartejador: vamos por partes. (:D)

1. não são só nos "carros da FIAT" que esse barulho é audível. Todos os carros o produzem. O que acontece é que a maior parte da linha FIAT é composta por modelos hatch e aí, como o tanque fica no mesmo ambiente que os passageiros, ele é mais ouvido. Nos sedãs existe o isolamento adicional do banco traseiro e a própria forração do porta-malas.

2. Com toda eletrônica embarcada ou seja, sensores, ao atingir a pressão ideal de operação e sem a demanda exigida pelo motor em funcionamento, o bombeamento pára então, é mais uma lenda urbana. O provável é que deram uma misturada nas bolas porque antigamente, na época do carburador, platinado e condensador, só energizando o sistema, se os contatos do platinado estivessem fechados, o que acontecia era primeiro, a queima (derretimento) dos contatos do platinado e depois, o aquecimento e até a queima da própria bobina. (:D)
ImagemImagemImagemImagem ImagemImagemImagem

YETI ! Um bom companheiro. Deixa saudades. Freddie Mercury at home !
Moderador
Moderador

Anterior