O COMPUTADOR CONSIDERA A RESERVA PARA COMPUTAR A AUTONOMIA?

Tire suas dúvidas relacionadas ao Fiat Punto e demais assuntos.

Re: O COMPUTADOR CONSIDERA A RESERVA PARA COMPUTAR A AUTONOMIA?

por Aldair87 » Qua Mar 23, 2011 9:38 am

ric181 escreveu:
Aldair87 escreveu:No domingo eu sai, fui até um barzinho na Faria Lima. Moro na região do Ipiranga. Não é longe mais na ida avisou reserva.
Como na volta ia deixar uma amiga em casa, resolvi abastecer pra não ter nenhum problema.

Estranho é que quando avisou reserva eu estava quase chegando já, ou seja, o ponteiro estava só começando a tocar no vermelho.

Quando liguei ele pra voltar, estava lá no final do vermelho. Fiquei preocupado e tratei logo de abastecer ali na faria lima mesmo.

Duro foi pagar R$2,99 no litro da gasolina.

DÚVIDA: Já ouvi falar que o carro é mais econômico se andarmos de tanque cheio. É verdade ou isso é mito?

Nao é mais econimico nao...
POREMMMMMM
com o tanque xeio ele está usando o combustivel "limpo" ... já quando esta na reserva ele usa para combustão aquele combustivel um tanto qto "sujo" que fica no final do tanque e porisso consome mais e em alguns casos rende menos.

e realmente... PARAR 2,99 eh #@%&!... mas ali na Faria lima é tenso.... mto caro msm.. perto do mac donalds ali ??

Galera qdo que tem encontro EM SAO PAULO...
nunca fui e nunca ser qdo vai ter hsuahsua

Eu não reparei se tinha Mc por ali mais fica um pouco depois do cruzamento com a Juscelino. Perto de casa pago em média R$2,50.
Roda dura de Auto Escola
Roda dura de Auto Escola

AUTONOMIA - COMPUTADOR DE BORDO!

por bseven » Seg Abr 25, 2011 1:49 pm

Pessoal, não achei nada muito esclarecedor na minha busca aqui pelo portal... Eu queria tirar um dúvida, de quem souber realmente me explicar o porque disso...

Pelo que eu entendo eu preciso saber a autonomia justamente quando o carro entra na reserva e tem pouco combustível, pra saber se consegue chegar em tal lugar com o q tem ainda... e justamente pra baixo dos 50km a autonomia não marca mais... me digam isso é feito de propósito pra te obrigarem a ficar receoso e abastecer quando chega nesse patamar? Pois achei muita estupidez esse tipo de coisa... No Honda City da minha namorada a autonomia marca quando falta 15, 10, 5, 3 km pra acabar o combustível, porque cargas d´agua o do punto para nos 50km??? To indignado com isso, não esperava isso da Fiat! Isso faz uma enorme diferença para o seu controle, quero saber já de quebra onde eu consigo reclamar disso pra eles... muito obrigado desde já aos amigos puntaneiros...

. :arrow:
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

Re: AUTONOMIA - COMPUTADOR DE BORDO!

por Ferranda » Seg Abr 25, 2011 2:12 pm

A Fiat não quer ser responsabilizada em caso de pane seca no meio de estrada.
Principalmente se a resposta for: Mais no CB estava marcando que eu ainda tinha 10km de combustível e o carro parou ao subir esse morro.
Existem situações em que 2-3L de combustível (autonomia de 20km) o "pescador" da bomba não consegue puxar e mandar pro motor. (Ladeiras principalmente)

Tem um outro porem, andar com pouco combustível no tanque literalmente fde a bomba, Pois é justamente o combustível que refrigera o componente.
Então o melhor é abastecer o quanto antes.

(>:D<)
Imagem
Velha Guarda
Velha Guarda

por bseven » Seg Abr 25, 2011 2:28 pm

Ferranda escreveu:A Fiat não quer ser responsabilizada em caso de pane seca no meio de estrada.
Principalmente se a resposta for: Mais no CB estava marcando que eu ainda tinha 10km de combustível e o carro parou ao subir esse morro.
Existem situações em que 2-3L de combustível (autonomia de 20km) o "pescador" da bomba não consegue puxar e mandar pro motor. (Ladeiras principalmente)

Tem um outro porem, andar com pouco combustível no tanque literalmente fde a bomba, Pois é justamente o combustível que refrigera o componente.

Entendi, mas nesse caso acho q pelo menos poderiam colocar um limite de marcação de 20 ou 15 km pra parar de marcar... Claro que a situação IDEAL é não andar com pouco combustivel no tanque, porém na real as vezes nós sabemos que não é isso que acontece... as vezes entra na reserva mesmo e esperamos um pouco mais pra encher de novo.. e é nessa situação q eu digo...
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por Fernando Vieira » Seg Abr 25, 2011 3:13 pm

O problema é que no caso do Punto, o sensor de combustível é extremamente impreciso. Quando você estaciona numa subida você "ganha" gasolina e quando estaciona descendo você "perde" ao nivelar o carro, se você não desligar o motor ele demora a voltar para o normal (demora mesmo, as vezes saio de Petrópolis, com o carro tendo ficado um tempinho parado em descida e venho ganhando gasolina até o Rio de Janeiro, o ponteiro sobe bem aos poucos).

Outra coisa é que essa autonomia é calculada com base no consumo médio. Quem pode garantir ao CB que o seu padrão de consumo não vai mudar justamente na reserva? Justamente quando chegar a reserva você tem uma subida pra encarar. Assim, o CB Faz uma conta cujo erro é grande, e por isso, eles jogam a faixa lá pra cima, para evitar justamente que você confie demais nele. O CB deve ser bem mais preciso do que 50km, mas a Fiat achou por bem não arriscar, justamente porque o fator usuário pode encrencá-los.

Outrossim, tem um tópico aí que fala disso, podia ter ressuscitado ele e perguntado lá. (:D)
Piloto de Kart de feriado

por VLA » Seg Abr 25, 2011 4:08 pm

acho tranquilíssimo o cb informar a autonomia até os 50km (pra falar a verdade nunca deixei baixar de 70km, e foi numa emergencia).... se a diferença no consumo instantaneo pode variar de 4 a 50 km/l, quem na equipe de desenvolvimento da fiat seria louco a ponto de garantir uma autonomia menor que isso, ainda sem considerar curvas, ladeiras, etc onde o combustivel "dança" dentro do tanque?
"Se torque em baixo giro fosse sinonimo de desempenho, Fusca andaria pra caramba" (Camerato, Punto Club, 2011)
Moderador
Moderador

por bseven » Seg Abr 25, 2011 4:12 pm

Fernando Vieira escreveu:O problema é que no caso do Punto, o sensor de combustível é extremamente impreciso. Quando você estaciona numa subida você "ganha" gasolina e quando estaciona descendo você "perde" ao nivelar o carro, se você não desligar o motor ele demora a voltar para o normal (demora mesmo, as vezes saio de Petrópolis, com o carro tendo ficado um tempinho parado em descida e venho ganhando gasolina até o Rio de Janeiro, o ponteiro sobe bem aos poucos).

Outra coisa é que essa autonomia é calculada com base no consumo médio. Quem pode garantir ao CB que o seu padrão de consumo não vai mudar justamente na reserva? Justamente quando chegar a reserva você tem uma subida pra encarar. Assim, o CB Faz uma conta cujo erro é grande, e por isso, eles jogam a faixa lá pra cima, para evitar justamente que você confie demais nele. O CB deve ser bem mais preciso do que 50km, mas a Fiat achou por bem não arriscar, justamente porque o fator usuário pode encrencá-los.

Outrossim, tem um tópico aí que fala disso, podia ter ressuscitado ele e perguntado lá. (:D)

Então Fernando vi vários tópicos e fiquei na dúvida em qual ressuscitar... Sobre essa imprecisão do sensor de Combustivel, creio então q eles recebem críticas desse quesito não é de hoje, são 4 anos de punto já e não melhoraram nada nesse ponto? Faz sentido o que vc diz, jogaram a margem lá em cima pq nao quiseram problemas, mas na verdade ao inves disso eles teriam q ter ajustado melhor o sensor pra uma margem melhor, pra todos os usuários.. pq outros sensores de outros carros com a faixa de preço igual nao tem esse problema? É complicado isso... Já aconteceu isso comigo de ir "ganhando" gasolina tbém... mas cá pra nós, eles já deviam ter melhorado o sensor.. isso acontece com todas as versões né...
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por shadowcps » Seg Abr 25, 2011 4:22 pm

ma isso é feito por aquela luz amarela, que fica em cima da marcação do zero que, normalmente, acende quando restam no tanque aproximadamente 5 litros de combustível.

bseven escreveu:
Ferranda escreveu:A Fiat não quer ser responsabilizada em caso de pane seca no meio de estrada.

Entendi, mas nesse caso acho q pelo menos poderiam colocar um limite de marcação de 20 ou 15 km pra parar de marcar... Claro que a situação IDEAL é não andar com pouco combustivel no tanque, porém na real as vezes nós sabemos que não é isso que acontece... as vezes entra na reserva mesmo e esperamos um pouco mais pra encher de novo.. e é nessa situação q eu digo...
ImagemImagemImagemImagem ImagemImagemImagem

YETI ! Um bom companheiro. Deixa saudades. Freddie Mercury at home !
Moderador
Moderador

por AraujoJr » Seg Abr 25, 2011 4:29 pm

o CB por melhor que seja, faz contas baseadas em diversas aproximações...entao 50km de autonomia é uma margem segura pra eles assegurarem a funcionalidade do CB e também pro motorista achar um posto e abastecer....abaixo de 50km seria muita responsabilidade o CB informar com precisão, e como pane seca é passível de multa, imagina o monte de processos que a Fiat teria?!?!.....
e não é só eles que fazem isso.., todos os CBs informam a autonomia até um limite mínimo de cerca de 50km
agora, cá entre nós amigo...50km, levando em consideração que vc está num consumo ótimo de 10km/l , significa que vc tem cerca de 5L de combustível no tanque, como vc não está andando de Honda Biz, tá mais que na hora de abastecer mesmo não acha? :wink:
informar uma autonomia de 10, 5, 3km significaria estimar que o tanque tem entre 0 e 1L...um CB que faça essa conta com precisão com certeza ia aumentar o preço do carro em uns R$5.000,00...hehehe
Imagem
XV,XR,XS
Velha Guarda
Velha Guarda

por Fernando Vieira » Seg Abr 25, 2011 4:31 pm

shadowcps escreveu:ma isso é feito por aquela luz amarela, que fica em cima da marcação do zero que, normalmente, acende quando restam no tanque aproximadamente 5 litros de combustível.

exatamente. Some a isso a mensagem constante e irritante do CB te mandando abastecer. "Necessário Abastecimento" (:D)

AnteriorPróximo