1.6 16v ou 1.8 8v??

Dúvidas e informações sobre problemas mecânicos, manutenção geral do seu Punto e preparação para aumento de performance.

Re: 1.6 16v ou 1.8 8v??

por flaviocamargos » Ter Abr 12, 2011 12:45 am

2- Prefiro confiar nos dados da FIAT. Caso não sejam corretos os dados (difícil), pelo menos o parâmetro usado é o mesmo. Sendo assim, o HLX perderia em 0,1s no 0-100km/h mas ganharia de final com 4km/h a mais.


Tive um Stilo Sporting, e de acordo com a Fiat fazia de 0 - 100 em 10,6 segundos. O meu Stilo fazia de 0 - 100, medido no Gtech, em 11,9 segundos. O meu era ainda o modelo antigo, nem existia o Dualogic.

Off topic e curioso: O Stilo Sporting tinha controle de tração para fazer de 0 - 100 em 11,9 segundos, o Punto T-jet, que faz de 0 - 100 em 8,4 segundos não tem.
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Re: 1.6 16v ou 1.8 8v??

por VLA » Ter Abr 12, 2011 2:03 pm

AndreBsB escreveu:2- Prefiro confiar nos dados da FIAT. Caso não sejam corretos os dados (difícil), pelo menos o parâmetro usado é o mesmo. Sendo assim, o HLX perderia em 0,1s no 0-100km/h mas ganharia de final com 4km/h a mais.

3- O HLX tem 2cv a menos e tem 1,6kgfm a mais no torque, além de tem 13kg a menos. Isso no álcool. O 1.6 na gasolina perde bem mais torque que o HLX na gasolina. A diferença de torque é significativa e a de potência é ínfima.


confiar em dados de montadora? dificil!!! todas as montadoras apresentam dados super-estimados... prefiro confiar nos dados das publicações mais renomadas ALIADA SEMPRE à experiencia dos proprietarios... para dados de consumo, um bom parametro é o inmetro... mas infelizmente os motores que nos interessam ainda nao foram testados.

sobre a diferenca de desempenho relacionada aos 2cv de potencia e 1,6kgfm de torque, isso nao serve de parametro para comparacao, pois existe uma coisa chamada curva de potencia e torque... cada motor tem a sua, entao motor A renderá bem numa faixa de giro, e motor B renderá bem em outra faixa... e pra testar os limites do carro nao tem jeito, tem que subir o giro... nao dá pra comparar olhando apenas peso, potencia e torque.



uma observação que queria fazer, que imagino que nao é o seu caso, mas vejo alguns proprietarios direto fazendo isso... é que as vezes parece que rola uma certa picuinha de dono de 1.8 8v com donos de etorq... do tipo "meu carro é melhor que o seu", "poe do lado pra ver qual anda mais", etc... é meio chato, vivo lendo isso pelo forum, sei la... eu nao tenho nada contrao o motor gm, inclusive antes de optar pelo etorq quase peguei um hlx... cada motor tem suas qualidades.... talvez em uma ou outra réplica acabe parecendo que estou menosprezando o motor gm, mas nao é isso... as vezes é o calor da discussão que faz a gente dar uma resposta que seja interpretada de modo errado.

existem N publicações fazendo comparativos entre desempenho e consumo de etorq e fpt 1.8 8v... nenhuma mostrou vitoria do motor antigo... nenhuma! nao vai ser num racha de rua que alguem vai provar o contrario, concordam? acho meio bobeira essa disputa que anda rolando com alguns membros do forum.
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Re: 1.6 16v ou 1.8 8v??

por AndreBsB » Ter Abr 12, 2011 2:44 pm

VLA escreveu:
AndreBsB escreveu:2- Prefiro confiar nos dados da FIAT. Caso não sejam corretos os dados (difícil), pelo menos o parâmetro usado é o mesmo. Sendo assim, o HLX perderia em 0,1s no 0-100km/h mas ganharia de final com 4km/h a mais.

3- O HLX tem 2cv a menos e tem 1,6kgfm a mais no torque, além de tem 13kg a menos. Isso no álcool. O 1.6 na gasolina perde bem mais torque que o HLX na gasolina. A diferença de torque é significativa e a de potência é ínfima.


confiar em dados de montadora? dificil!!! todas as montadoras apresentam dados super-estimados... prefiro confiar nos dados das publicações mais renomadas ALIADA SEMPRE à experiencia dos proprietarios... para dados de consumo, um bom parametro é o inmetro... mas infelizmente os motores que nos interessam ainda nao foram testados.

sobre a diferenca de desempenho relacionada aos 2cv de potencia e 1,6kgfm de torque, isso nao serve de parametro para comparacao, pois existe uma coisa chamada curva de potencia e torque... cada motor tem a sua, entao motor A renderá bem numa faixa de giro, e motor B renderá bem em outra faixa... e pra testar os limites do carro nao tem jeito, tem que subir o giro... nao dá pra comparar olhando apenas peso, potencia e torque.

uma observação que queria fazer, que imagino que nao é o seu caso, mas vejo alguns proprietarios direto fazendo isso... é que as vezes parece que rola uma certa picuinha de dono de 1.8 8v com donos de etorq... do tipo "meu carro é melhor que o seu", "poe do lado pra ver qual anda mais", etc... é meio chato, vivo lendo isso pelo forum, sei la... eu nao tenho nada contrao o motor gm, inclusive antes de optar pelo etorq quase peguei um hlx... cada motor tem suas qualidades.... talvez em uma ou outra réplica acabe parecendo que estou menosprezando o motor gm, mas nao é isso... as vezes é o calor da discussão que faz a gente dar uma resposta que seja interpretada de modo errado.

existem N publicações fazendo comparativos entre desempenho e consumo de etorq e fpt 1.8 8v... nenhuma mostrou vitoria do motor antigo... nenhuma! nao vai ser num racha de rua que alguem vai provar o contrario, concordam? acho meio bobeira essa disputa que anda rolando com alguns membros do forum.


Sobre revistas eu realmente não concordo, mas concordo com a opinião de quem já dirigiu os dois. Inclusive, já li mais de uma opinião de condutores que ACHAM que o 1.8 GM anda mais que o 1.6 Etorq. Achar é relativo, pois não testaram lado a lado com dois condutores que saibam utilizar o máximo de cada carro. A certeza é que a diferença será pequena. Na minha opinião, o 1.8 arranca e retoma melhor e de finalzona o 1.6 pode ser melhor. Outra vantagem do GM é que ninguém dirige "esgoelando" o carro 100% do tempo, ou seja, pra andar tranquilo no trânsito, o GM é bem mais "confortável", digamos assim.

Em relação à picuinha, não percebo desta forma. Acho interessante a troca de opiniões num espaço democrátco. Com certeza ambos tem vantagens e desvantagens e eu teria qualquer um deles. Só o 1.4 que não iria se encaixar ao meu perfil. Acho meio esquisito é o que fazem com o usuário Lucas Moura, que não o "deixam" preferir o GM ao Etorq. Estando certo ou erado, não importa, é a opinião dele.
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Re: 1.6 16v ou 1.8 8v??

por VLA » Ter Abr 12, 2011 2:52 pm

só pra completar, eu ja tive a oportunidade de tocar um punto hlx por um bom percurso, envolvendo cidade e um trecho de rodovia (antes de dirigir o etorq e optar por ele).
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Re: 1.6 16v ou 1.8 8v??

por camerato » Sex Abr 15, 2011 9:41 am

Comparar um com o outro, me desculpem mas é comparar um motor de Monza com um motor de BMW. Tire a conclusão qual é melhor. O GM anda bem pa caramba é canhão, mas gasta demais e polue mais ainda. A vantagem do motor GM é a mesma vantagem que eu sentia quando tinha um volks com motor AP. Quando quebra sai beeeem barato. O motor GM tem sim um excelente rendimento, tem. Mas esses 1.6 16v e 1.8 16v são nervoso tbm.
Editado pela última vez por camerato em Sex Abr 15, 2011 9:57 am, em um total de 1 vez.
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Re: 1.6 16v ou 1.8 8v??

por camerato » Sex Abr 15, 2011 9:52 am

E quanto a comentarios anteriores. O Astra de 140cv anda pa caramba. É canhão.
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Re: 1.6 16v ou 1.8 8v??

por Junior Luchi » Sex Abr 15, 2011 1:18 pm

Venhamos e convenhamos que pelo menos na cidade o 1.8 8v e o 1.6 16v gasta a mesma coisa!! média de 10km/l

Não acho "gastão" por se tratar de um carro flex com mais de 110cv !!! #fato
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