1.6 16v ou 1.8 8v??

Dúvidas e informações sobre problemas mecânicos, manutenção geral do seu Punto e preparação para aumento de performance.

Re: 1.6 16v ou 1.8 8v??

por flaviocamargos » Ter Abr 12, 2011 12:45 am

2- Prefiro confiar nos dados da FIAT. Caso não sejam corretos os dados (difícil), pelo menos o parâmetro usado é o mesmo. Sendo assim, o HLX perderia em 0,1s no 0-100km/h mas ganharia de final com 4km/h a mais.

Tive um Stilo Sporting, e de acordo com a Fiat fazia de 0 - 100 em 10,6 segundos. O meu Stilo fazia de 0 - 100, medido no Gtech, em 11,9 segundos. O meu era ainda o modelo antigo, nem existia o Dualogic.

Off topic e curioso: O Stilo Sporting tinha controle de tração para fazer de 0 - 100 em 11,9 segundos, o Punto T-jet, que faz de 0 - 100 em 8,4 segundos não tem.
Imagem
Imagem
Velha Guarda
Velha Guarda

por VLA » Ter Abr 12, 2011 2:03 pm

AndreBsB escreveu:2- Prefiro confiar nos dados da FIAT. Caso não sejam corretos os dados (difícil), pelo menos o parâmetro usado é o mesmo. Sendo assim, o HLX perderia em 0,1s no 0-100km/h mas ganharia de final com 4km/h a mais.

3- O HLX tem 2cv a menos e tem 1,6kgfm a mais no torque, além de tem 13kg a menos. Isso no álcool. O 1.6 na gasolina perde bem mais torque que o HLX na gasolina. A diferença de torque é significativa e a de potência é ínfima.

confiar em dados de montadora? dificil!!! todas as montadoras apresentam dados super-estimados... prefiro confiar nos dados das publicações mais renomadas ALIADA SEMPRE à experiencia dos proprietarios... para dados de consumo, um bom parametro é o inmetro... mas infelizmente os motores que nos interessam ainda nao foram testados.

sobre a diferenca de desempenho relacionada aos 2cv de potencia e 1,6kgfm de torque, isso nao serve de parametro para comparacao, pois existe uma coisa chamada curva de potencia e torque... cada motor tem a sua, entao motor A renderá bem numa faixa de giro, e motor B renderá bem em outra faixa... e pra testar os limites do carro nao tem jeito, tem que subir o giro... nao dá pra comparar olhando apenas peso, potencia e torque.

uma observação que queria fazer, que imagino que nao é o seu caso, mas vejo alguns proprietarios direto fazendo isso... é que as vezes parece que rola uma certa picuinha de dono de 1.8 8v com donos de etorq... do tipo "meu carro é melhor que o seu", "poe do lado pra ver qual anda mais", etc... é meio chato, vivo lendo isso pelo forum, sei la... eu nao tenho nada contrao o motor gm, inclusive antes de optar pelo etorq quase peguei um hlx... cada motor tem suas qualidades.... talvez em uma ou outra réplica acabe parecendo que estou menosprezando o motor gm, mas nao é isso... as vezes é o calor da discussão que faz a gente dar uma resposta que seja interpretada de modo errado.

existem N publicações fazendo comparativos entre desempenho e consumo de etorq e fpt 1.8 8v... nenhuma mostrou vitoria do motor antigo... nenhuma! nao vai ser num racha de rua que alguem vai provar o contrario, concordam? acho meio bobeira essa disputa que anda rolando com alguns membros do forum.
"Se torque em baixo giro fosse sinonimo de desempenho, Fusca andaria pra caramba" (Camerato, Punto Club, 2011)
Moderador
Moderador

por AndreBsB » Ter Abr 12, 2011 2:44 pm

VLA escreveu:
AndreBsB escreveu:2- Prefiro confiar nos dados da FIAT. Caso não sejam corretos os dados (difícil), pelo menos o parâmetro usado é o mesmo. Sendo assim, o HLX perderia em 0,1s no 0-100km/h mas ganharia de final com 4km/h a mais.

3- O HLX tem 2cv a menos e tem 1,6kgfm a mais no torque, além de tem 13kg a menos. Isso no álcool. O 1.6 na gasolina perde bem mais torque que o HLX na gasolina. A diferença de torque é significativa e a de potência é ínfima.

confiar em dados de montadora? dificil!!! todas as montadoras apresentam dados super-estimados... prefiro confiar nos dados das publicações mais renomadas ALIADA SEMPRE à experiencia dos proprietarios... para dados de consumo, um bom parametro é o inmetro... mas infelizmente os motores que nos interessam ainda nao foram testados.

sobre a diferenca de desempenho relacionada aos 2cv de potencia e 1,6kgfm de torque, isso nao serve de parametro para comparacao, pois existe uma coisa chamada curva de potencia e torque... cada motor tem a sua, entao motor A renderá bem numa faixa de giro, e motor B renderá bem em outra faixa... e pra testar os limites do carro nao tem jeito, tem que subir o giro... nao dá pra comparar olhando apenas peso, potencia e torque.

uma observação que queria fazer, que imagino que nao é o seu caso, mas vejo alguns proprietarios direto fazendo isso... é que as vezes parece que rola uma certa picuinha de dono de 1.8 8v com donos de etorq... do tipo "meu carro é melhor que o seu", "poe do lado pra ver qual anda mais", etc... é meio chato, vivo lendo isso pelo forum, sei la... eu nao tenho nada contrao o motor gm, inclusive antes de optar pelo etorq quase peguei um hlx... cada motor tem suas qualidades.... talvez em uma ou outra réplica acabe parecendo que estou menosprezando o motor gm, mas nao é isso... as vezes é o calor da discussão que faz a gente dar uma resposta que seja interpretada de modo errado.

existem N publicações fazendo comparativos entre desempenho e consumo de etorq e fpt 1.8 8v... nenhuma mostrou vitoria do motor antigo... nenhuma! nao vai ser num racha de rua que alguem vai provar o contrario, concordam? acho meio bobeira essa disputa que anda rolando com alguns membros do forum.

Sobre revistas eu realmente não concordo, mas concordo com a opinião de quem já dirigiu os dois. Inclusive, já li mais de uma opinião de condutores que ACHAM que o 1.8 GM anda mais que o 1.6 Etorq. Achar é relativo, pois não testaram lado a lado com dois condutores que saibam utilizar o máximo de cada carro. A certeza é que a diferença será pequena. Na minha opinião, o 1.8 arranca e retoma melhor e de finalzona o 1.6 pode ser melhor. Outra vantagem do GM é que ninguém dirige "esgoelando" o carro 100% do tempo, ou seja, pra andar tranquilo no trânsito, o GM é bem mais "confortável", digamos assim.

Em relação à picuinha, não percebo desta forma. Acho interessante a troca de opiniões num espaço democrátco. Com certeza ambos tem vantagens e desvantagens e eu teria qualquer um deles. Só o 1.4 que não iria se encaixar ao meu perfil. Acho meio esquisito é o que fazem com o usuário Lucas Moura, que não o "deixam" preferir o GM ao Etorq. Estando certo ou erado, não importa, é a opinião dele.
Piloto de Testes da FIAT
Piloto de Testes da FIAT

por VLA » Ter Abr 12, 2011 2:52 pm

só pra completar, eu ja tive a oportunidade de tocar um punto hlx por um bom percurso, envolvendo cidade e um trecho de rodovia (antes de dirigir o etorq e optar por ele).
"Se torque em baixo giro fosse sinonimo de desempenho, Fusca andaria pra caramba" (Camerato, Punto Club, 2011)
Moderador
Moderador

por camerato » Sex Abr 15, 2011 9:41 am

Comparar um com o outro, me desculpem mas é comparar um motor de Monza com um motor de BMW. Tire a conclusão qual é melhor. O GM anda bem pa caramba é canhão, mas gasta demais e polue mais ainda. A vantagem do motor GM é a mesma vantagem que eu sentia quando tinha um volks com motor AP. Quando quebra sai beeeem barato. O motor GM tem sim um excelente rendimento, tem. Mas esses 1.6 16v e 1.8 16v são nervoso tbm.
Editado pela última vez por camerato em Sex Abr 15, 2011 9:57 am, em um total de 1 vez.
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por camerato » Sex Abr 15, 2011 9:52 am

E quanto a comentarios anteriores. O Astra de 140cv anda pa caramba. É canhão.
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por Junior Luchi » Sex Abr 15, 2011 1:18 pm

Venhamos e convenhamos que pelo menos na cidade o 1.8 8v e o 1.6 16v gasta a mesma coisa!! média de 10km/l

Não acho "gastão" por se tratar de um carro flex com mais de 110cv !!! #fato
Essence 2014, Kit creative 2,VET e Alarme.
Ups: Molas Esportivas H&R + Rodas Tjet evo, Insulfilm G5 e filtro de Ar Esportivo InFlow in box
Piloto de Auto Escola
Piloto de Auto Escola

Anterior