Superaquecimento dos motores Etorq 1.6 16V
Re: Superaquecimento dos motores Etorq 1.6 16V
desse ano ? sério mesmo ?
PELAMORDEDEUS, aquilo é feio que dói !!!
Aquele parachoque enxertado parece ter saído de um novo UNO e ter sido implantado ali. Acho que irei morrer um pouco e depois, volto. Desculpe a brincadeira mas como disse, a maioria não gostou do exterior do bagre, dentre eles, eu e essa notícia é péssima. Esperávamos que a prioridade fosse a nova fmilia Palio, que não vende bem desde ano passado, ao invés de mexer no Punto by Giugiaro. Mas obrigado pela (péssima) notícia.

YETI ! Um bom companheiro. Deixa saudades. Freddie Mercury at home !
- Moderador
Pow, ás vezes o nacional fique um pouco melhor que o europeu, já que eles fazem clínicas antes de lançar, e pode ser que muita gente não tenha gostado de alguns detalhes. Mas o que sei é que o lançamento do Novo Palio e do Punto atualizado serão feitos bem perto um do outro, coisa de 3, 4 meses de distância. Ainda em 2011. Será primeiro o 500 mexicano, depois o Punto e por volta de outubro o Palio. Abs
- Piloto de Atari
gostaria de ter esse seu otimismo mas historicamente, acho pouco provável. é só ver no que transformaram o até belo conceito GPIx - virou o terrível frAgile (que é o corsa 1 travestido de captiva) aí, substituem uma pickupinha equilibrada pela monStrana. o Sandero (entre nos, Pandero) então, é outra coisa retrógrada e feia mas vende. infelizmente o YETI será mesmo meu ultimo Punto. E ainda bem que o 147 não mudará mais, kkkk

- Moderador
eberdocarmo escreveu:Olá a todos do PuntoClube. Venho até aqui respeitosamente explicar para vocês o que está acontecendo. O Metal Omega já foi mecânico de concessionária Volkswagen e hoje ele trabalha como mecânico em uma concessionária Fiat. Ele mesmo efetuou o reparo citado na notícia em um carro com o motor E.torQ.
Desculpe, mas um mecânico que tenha de fato efetuado o reparo em UM motor E-TorQ não pode ser irresponsável ao ponto de redigir um texto em um canal de imprensa generalizando um problema que não dispõe de amostragem suficiente para tal. Portanto reafirmo que a notícia foi sensacionalista.
Ele como um profissional Fiat tinha o dever e responsabilidade de jamais dar instruções para proprietários leigos tentarem realizar testes de auto diagnóstico principalmente encostando as mãos em dispositivos de calor que podem gerar danos físicos. Você como mantenedor do blog jamais deveria permitir tal irresponsabilidade, mas infelizmente aconteceu.
eberdocarmo escreveu:Não temos como objetivo denegrir a Fiat nem a imagem do Punto, até porque não favorecemos uma marca ou outra. Lá nos comentários da notícia publiquei uns 10 links de notícias que fizemos falando de problemas nos modelos Volkswagen, então não é o caso de favorecermos a Volkswagen. Até porque nenhum editor do NA tem carro Volkswagen, e sinceramente não tem planos de ter.
Em nenhum momento acusei seu blog de realizar tal ato. Questiono apenas a forma de conduzir a matéria relacionada ao problema de super aquecimento generalizado em motores E-TorQ que não existe.
eberdocarmo escreveu:Eu tenho um Azera e um Ka, e não escolho carro baseado na marca, e sim nas qualidades que ele oferece. A notícia é um caso isolado? Sim, mas é real.
Ok, então seria viável uma errata para esclarecer aos leitores que foi um erro de redação e na forma de conduzir o caso. A notícia da forma como esta pode facilmente denegrir a imagem de bons produtos no mercado e consequentemente prejudicar os consumidores.
eberdocarmo escreveu:Agora, deixando de falar para com o pessoal como um todo e me dirigindo ao membro "Frmg":
Cuidado com o que você posta, pois nas suas palavras, você está ofendendo o NA e ofendendo a mim como pessoa.
Não me dirigi a sua pessoa em nenhum momento e não citei nomes exceto do mecânico em questão, mas sim ao blog como um todo e a política de conduta de integridade das notícias, por favor não vamos confundir pessoal com profissional. Sei que os ânimos estão exaltados e fui agressivo, mas se ler com calma vai notar que o que digo procede.
Não tenho nada pessoal contra você, muito pelo contrário, pois não deve se lembrar, mas quando precisei inclusive já me ajudou em algumas questões
eberdocarmo escreveu:1) Você não está dentro da oficina de uma concessionária Fiat para dizer que não existe nenhum problema com este motor, nem que seja isolado.
Fato, da mesma forma que o mecânico em questão não poderia generalizar um problema que aconteceu com UM ÚNICO CARRO.
eberdocarmo escreveu:2) Comprovado que é falsa a notícia? Pode me dizer como você comprovou? É uma afirmação bem séria essa sua.
Desculpe, mas reintero a afirmação. Não existe amostragem para dizer que os motores E-TorQ estão sofrendo de super aquecimento. É o que a notícia diz claramente, pois ela não se refere a um único motor sofrendo de super aquecimento. Entenda que a forma de abordagem de um assunto pode ser fator determinante na veracidade da mesma. Como o problema não é generalizado, logo a notícia é falsa sem uma errata continua sendo falsa. Não que tenha sido por má intenção, mas não reproduz a verdade dos fatos.
eberdocarmo escreveu:3) Fomos desmascarados a tempo? O NA não precisa ser desmascarado, temos nossa reputação, somos o maior blog automotivo do Brasil e temos nossas qualidades.
E tem mesmo, justiça seja feita, porém pesquisem a opinião de leitores com relação a qualidade, integridade e responsabilidade das notícias do NA (não quantidade), vocês só tem a melhorar dando ouvidos aos seus leitores e estou achando muito bacana essa sua iniciativa.
eberdocarmo escreveu:4) Não postei uma notícia sensacionalista para tentar ganhar audiência. Até porque audiência o NA já tem há muito tempo, contamos com mais de 100.000 leitores por dia, e o segundo maior blog automotivo do Brasil tem em torno da metade.
Agora me desculpe Éber... Mas você não leu o que estava publicando?

Será mesmo que uma rápida lida em uma notícia como aquela não foi suficiente para ver que se tratava de uma notícia sensacionalista generalizando um problema que ocorreu com um único motor? Me desculpe meu amigo. Mas foi uma irresponsabilidade sim! Erros acontecem e não afirmo que tenha feito por mau. Pode acontecer com todo mundo e tenho certeza que entra várias que você publica pode ter passado despercebido, mas se os erros forem reparados todos viveremos felizes para sempre. Ninguém quer brigar aqui desde que o certo prevaleça.
eberdocarmo escreveu:5) Outra coisa, você diz que "perguntou a todos" e sabe que a notícia não é verdadeira. Mas "todos" se refere a quantos % dos proprietários de Punto no Brasil?
Uma porcentagem bem maior que a do mecânico que redigiu o texto da matéria em questão posso garantir. Assim como vangloria o seu blog, você esta nesse exato momento participando de uma das maiores comunidades de automóveis do Brasil e a maior comunidade relacionada ao Fiat Punto com milhares de proprietários registrados, lembrando que o Fiat Punto foi um dos primeiros veículos a receber a motorização E-TorQ e até o presente momento não houve relatos nem aqui e nem em outras comunidades relacionadas aos veículos Fiat sobre o problema relacionado a notícia. Será preciosismo apurar uma amostragem precisa, mas fizer questão, para por um fim no assunto me disponho.
eberdocarmo escreveu:Sobre publicação de notícias pelo Metal Omega, informo que diante desse problema que tivemos nesta notícia, ele não mais trabalha para o NA, e não publicará mais nada em nosso blog. Uma pessoa que é conhecida da maneira que ele é em sites por aí e no Orkut realmente não deve representar o NA de qualquer maneira que seja.

eberdocarmo escreveu:Estamos à disposição para esclarecer as coisas. Apenas peço que não usem de baixaria para se referir ao blog ou a esta notícia.
Ok, já que se dispôs a resolver o problema e demonstrou claramente intenção de melhorar, também me comprometo a qualquer problema relacionado ao seu site entrar em contato direto contigo, antes de realizar criticas. Todos devem ter o direito de serem informados sobre equívocos e repara-los antes de sofrerem críticas da mesma forma que esperamos que a recíproca seja verdadeira.
eberdocarmo escreveu:OBS.: não sei de onde inventaram que a notícia foi excluída, ela continua no ar normalmente.
Não estava mais encontrando e outros usuários reportaram o mesmo.

- Piloto de Auto Escola
só sei que por causa disso tudo, acho que o tal Metal omega TRABALHAVA em concessionária FIAT kkkkkkk.

- Moderador
odeio sites/blogs sensacionalistas, principalmente automotivos, e sobretudo os que aceitam publicidade de montadoras em seus banners e rodapés.... leio as "matérias" por curiosidade quanto alguem me manda os links, e deleto da minha mente 99% das bobagens que leio após 5 minutos...
"Se torque em baixo giro fosse sinonimo de desempenho, Fusca andaria pra caramba" (Camerato, Punto Club, 2011)
Lamentável...agora o Metal Omega perdeu o 'emprego' no blog e possivelmente na CC.
Hoje em dia tem que tomar cuidado com o que fala na internet, porque a repercussão é extrema nesses casos.
Lembram do caso do diretor da locaweb? Postou em seu twitter, chamando os são paulinos de bambi, sendo que a locaweb fez acordo com o SPFC para exibir a logomarca em alguns jogos, o cara perdeu o emprego.

Hoje em dia tem que tomar cuidado com o que fala na internet, porque a repercussão é extrema nesses casos.
Lembram do caso do diretor da locaweb? Postou em seu twitter, chamando os são paulinos de bambi, sendo que a locaweb fez acordo com o SPFC para exibir a logomarca em alguns jogos, o cara perdeu o emprego.
FIAT Bravo Absolute Dualogic 2011/2012 - Couro, RadioNAV e Som HI-FI
Ex:
FIAT Palio ELX 1.4 2007/2008 - Creative 5
FIAT Uno Smart 2000/2001
FIAT Punto Essence 1.8 16v 2010/2011 - VET, Creative 4 e HSD
Ex:
FIAT Palio ELX 1.4 2007/2008 - Creative 5
FIAT Uno Smart 2000/2001
FIAT Punto Essence 1.8 16v 2010/2011 - VET, Creative 4 e HSD
no final das contas, cada um fala o que quer!! Só seja homem para aguentar as conseqüências disso!
Punto Essence 1.8 16v 132cv - Kit Convergence + Ar Digital + Sensor de Estacionamento + Vidro Elet. Traseiro + Banco de Couro
- Piloto de Autorama
Bom, não sou leitor do NA. Não quero aqui condenar nem absolver o site/blog. Mas gostaria de deixar minha opinião nesse tópico (que só vi hoje).
Pessoalmente, achei a ‘matéria’ no mínimo apressada, para não dizer quase que irresponsável. E pouco importa que a matéria faça referência a uma montadora X ou a um motor Y. A publicação da matéria por si só me parece equivocada.
Obviamente que, se o “Motor E.torQ tem alguns casos de superaquecimento”, como afirma o título, isso deveria ser investigado. E investigar a procedência e veracidade do suposto fato é justamente o que o NA não fez. Aceitou tacitamente o relato do mecânico de uma concessionária Fiat. E, a partir desse relato, simplesmente declara que “Motor etorq tem alguns casos de superaquecimento”. Sem contar que o NA sequer se preocupou com a terrível escrita do mecânico, que sugere brilhantemente, provavelmente por pura incapacidade cerebral, que “Isso serve de alerta, pois tanto o motor 1.6 quanto o 1.8 estão sujeitos ao superaquecimento." Bom, eu nem entendo muito do assunto, mas acho que qualquer motor, de qualquer cilindrada, que equipa qualquer marca, movido a qualquer combustível está sujeito a superaquecimento. Do mesmo modo que quando vc sai de casa está sujeito a furar o pneu, do mesmo modo que quando você anda de avião ele pode cair e assim por diante. A possibilidade é imanente e as causas podem ser variadas. Dizer que motores etorq estão sujeito a superaquecimento é a mesma coisa que dizer que um computador pode pegar vírus!
“Segundo ele, já aconteceram cinco casos em sua concessionária, e ele pessoalmente fez o reparo em um desses veículos.” Hein? Segundo ele?
Sinceramente, se o NA quer ser um veículo que deseja informar, deveria verificar se casos similares aconteceram em outras concessionárias pelo país, ir atrás dos proprietários desses Puntos, ouvir o que a Fiat teria a dizer a fim de orientar seus consumidores, etc.
Mas acho que a explicação para essa ‘matéria’ passa pelo fato de o NA ser um site de ‘entusiastas’ automotivos e não profissionais comprometidos com um noticiário sério.
“Nossa equipe é hoje formada por pessoas que já por muitos anos estão envolvidas profundamente com o mundo automotivo, quer através de interesse quer em trabalhos desempenhados em diversas empresas. Além deles, temos outros profissionais envolvidos na postagem de matérias e notícias. Temos como diferencial perante outros blogs automotivos que o Notícias Automotivas é a ocupação integral de seu editor-chefe, não um hobby, e sim um empreendimento sério e profissional, portanto traz com maior rapidez as últimas notícias e informações, tanto nacionais quanto internacionais.”
Que equipe? Que envolvimento? Qual a formação dessa equipe? Que profissionais? Quem é o editor-chefe do NA? Não encontrei respostas para isso no site do NA...
Na boa, muito amadorismo...
Pessoalmente, achei a ‘matéria’ no mínimo apressada, para não dizer quase que irresponsável. E pouco importa que a matéria faça referência a uma montadora X ou a um motor Y. A publicação da matéria por si só me parece equivocada.
Obviamente que, se o “Motor E.torQ tem alguns casos de superaquecimento”, como afirma o título, isso deveria ser investigado. E investigar a procedência e veracidade do suposto fato é justamente o que o NA não fez. Aceitou tacitamente o relato do mecânico de uma concessionária Fiat. E, a partir desse relato, simplesmente declara que “Motor etorq tem alguns casos de superaquecimento”. Sem contar que o NA sequer se preocupou com a terrível escrita do mecânico, que sugere brilhantemente, provavelmente por pura incapacidade cerebral, que “Isso serve de alerta, pois tanto o motor 1.6 quanto o 1.8 estão sujeitos ao superaquecimento." Bom, eu nem entendo muito do assunto, mas acho que qualquer motor, de qualquer cilindrada, que equipa qualquer marca, movido a qualquer combustível está sujeito a superaquecimento. Do mesmo modo que quando vc sai de casa está sujeito a furar o pneu, do mesmo modo que quando você anda de avião ele pode cair e assim por diante. A possibilidade é imanente e as causas podem ser variadas. Dizer que motores etorq estão sujeito a superaquecimento é a mesma coisa que dizer que um computador pode pegar vírus!
“Segundo ele, já aconteceram cinco casos em sua concessionária, e ele pessoalmente fez o reparo em um desses veículos.” Hein? Segundo ele?
Sinceramente, se o NA quer ser um veículo que deseja informar, deveria verificar se casos similares aconteceram em outras concessionárias pelo país, ir atrás dos proprietários desses Puntos, ouvir o que a Fiat teria a dizer a fim de orientar seus consumidores, etc.
Mas acho que a explicação para essa ‘matéria’ passa pelo fato de o NA ser um site de ‘entusiastas’ automotivos e não profissionais comprometidos com um noticiário sério.
“Nossa equipe é hoje formada por pessoas que já por muitos anos estão envolvidas profundamente com o mundo automotivo, quer através de interesse quer em trabalhos desempenhados em diversas empresas. Além deles, temos outros profissionais envolvidos na postagem de matérias e notícias. Temos como diferencial perante outros blogs automotivos que o Notícias Automotivas é a ocupação integral de seu editor-chefe, não um hobby, e sim um empreendimento sério e profissional, portanto traz com maior rapidez as últimas notícias e informações, tanto nacionais quanto internacionais.”
Que equipe? Que envolvimento? Qual a formação dessa equipe? Que profissionais? Quem é o editor-chefe do NA? Não encontrei respostas para isso no site do NA...
Na boa, muito amadorismo...
- Barbeiro de Auto Escola
O Metal Omega postou esse vídeo abaixo no youtube para detectar mecânicos desonestos o problema do procedimento citado por ele é que como a queima não será completa, já que uma ou mais velas estão mal conectadas, a mistura ar-gasolina/etanol não queimada irá danificar o catalisador. E isto esta sendo feito em um carro aparentemente novo...

"Os comunistas são as pessoas que leram Marx e Engels, os anti-comunistas são aqueles que entenderam."