ARTIGO: Ajuda e Esclarecimentos sobre a nossa Gasolina

Instalações, montagens, alterações... Discuta aqui o passo-a-passo de como fazer. Tutoriais, Artigos e Dicas de como fazer em casa.

Re: ARTIGO: Ajuda e Esclarecimentos sobre a nossa Gasolina

por shadowcps » Qua Mar 24, 2010 12:52 pm

Maciel, a gasolina pura tem octanagem maior só que em contrapartida, "explode" mais fácil e aí, como expliquei antes, para controlar essa explosão acabam usando antidetonante no caso, chumbo tetraetila, reduzindo a octanagem dela. Em resumo, a fama de que a gasolina nacional é uma *&%$# ficou na mente do povo por causa dos tempos que quase todo petróleo e derivados eram importados, adicionados o chumbo e, extra-oficialmente, água, metanol, solventes e tals mas hoje em dia a gasolina nacional não deve nada para a importada, tanto que foi até o combustível oficial da Renault na F-1. Das refinarias do país saem 99% da gasolina usada no Brasil ou seja, a gasolina é produzida e distribuída pela Petrobras. As diferenças entre marcas está nos aditivos e corantes. A gasolina pura da Argentina não pode ser usada nos nossos motores, exceto no Siena Tetra-Fuel justamente por isso: nossos motores, regulados para funcionarem com gasolina com até 25% de álcool anidro (sem água), ficam "loucos" com gasolina pura e tbem por isso os modelos importados passam pelo trabalho de "tropicalização", que é o remapeamento da injeção para "entender" nosso combustível e poder funcionar com ele. (UFA !)
ImagemImagemImagemImagem ImagemImagemImagem

YETI ! Um bom companheiro. Deixa saudades. Freddie Mercury at home !
Moderador
Moderador
 
Mensagens: 13543
Registrado em: Sáb Jun 20, 2009 6:44 pm
Localização: Paulinia/SP

Re: ARTIGO: Ajuda e Esclarecimentos sobre a nossa Gasolina

por Maciel_SAS » Qua Mar 24, 2010 3:13 pm

shadowcps escreveu:Maciel, a gasolina pura tem octanagem maior só que em contrapartida, "explode" mais fácil e aí, como expliquei antes, para controlar essa explosão acabam usando antidetonante no caso, chumbo tetraetila, reduzindo a octanagem dela. Em resumo, a fama de que a gasolina nacional é uma *&%$# ficou na mente do povo por causa dos tempos que quase todo petróleo e derivados eram importados, adicionados o chumbo e, extra-oficialmente, água, metanol, solventes e tals mas hoje em dia a gasolina nacional não deve nada para a importada, tanto que foi até o combustível oficial da Renault na F-1. Das refinarias do país saem 99% da gasolina usada no Brasil ou seja, a gasolina é produzida e distribuída pela Petrobras. As diferenças entre marcas está nos aditivos e corantes. A gasolina pura da Argentina não pode ser usada nos nossos motores, exceto no Siena Tetra-Fuel justamente por isso: nossos motores, regulados para funcionarem com gasolina com até 25% de álcool anidro (sem água), ficam "loucos" com gasolina pura e tbem por isso os modelos importados passam pelo trabalho de "tropicalização", que é o remapeamento da injeção para "entender" nosso combustível e poder funcionar com ele. (UFA !)


Mas nao seria o contrario? como voce falou ali :
"Um combustível com maior octanagem tem melhor poder de combustão e resiste a altas pressões no interior dos cilindros, sem sofrer detonação" ou seja com menos riscos de acorer a batida-de-pino

Mas andei lendo muito e encontrei relatos que a Nafta super nao contem chubo, so a normal parece que ainda contem.
Mas eu pergunto, o punto é vendido la com a mesma motorizaçao, caso nao so do punto como de praticamente todos os carros no brasil e com sistemas de injeçao ja bem avaçados sera que a propria central nao faz a regulagem do motor ?

eu ja andei com gasolina brasileira tbm, e olha, nao notei diferença nenhuma no motor,
so o consumo que com a super faz mais, media de 10.5 na cidade e 13 a 15 na estrada, dependendo do pé.
Piloto de Atari
Piloto de Atari
 
Mensagens: 24
Registrado em: Sex Jul 25, 2008 4:26 pm
Localização: Paraná

Re: ARTIGO: Ajuda e Esclarecimentos sobre a nossa Gasolina

por shadowcps » Qua Mar 24, 2010 9:13 pm

Maciel_SAS escreveu:
shadowcps escreveu:Maciel, a gasolina pura tem octanagem maior só que em contrapartida, "explode" mais fácil e aí, como expliquei antes, para controlar essa explosão acabam usando antidetonante no caso, chumbo tetraetila, reduzindo a octanagem dela. Em resumo, a fama de que a gasolina nacional é uma *&%$# ficou na mente do povo por causa dos tempos que quase todo petróleo e derivados eram importados, adicionados o chumbo e, extra-oficialmente, água, metanol, solventes e tals mas hoje em dia a gasolina nacional não deve nada para a importada, tanto que foi até o combustível oficial da Renault na F-1. Das refinarias do país saem 99% da gasolina usada no Brasil ou seja, a gasolina é produzida e distribuída pela Petrobras. As diferenças entre marcas está nos aditivos e corantes. A gasolina pura da Argentina não pode ser usada nos nossos motores, exceto no Siena Tetra-Fuel justamente por isso: nossos motores, regulados para funcionarem com gasolina com até 25% de álcool anidro (sem água), ficam "loucos" com gasolina pura e tbem por isso os modelos importados passam pelo trabalho de "tropicalização", que é o remapeamento da injeção para "entender" nosso combustível e poder funcionar com ele. (UFA !)


Mas nao seria o contrario? como voce falou ali :
"Um combustível com maior octanagem tem melhor poder de combustão e resiste a altas pressões no interior dos cilindros, sem sofrer detonação" ou seja com menos riscos de acorer a batida-de-pino


Mas andei lendo muito e encontrei relatos que a Nafta super nao contem chubo, so a normal parece que ainda contem.
Mas eu pergunto, o punto é vendido la com a mesma motorizaçao, caso nao so do punto como de praticamente todos os carros no brasil e com sistemas de injeçao ja bem avaçados sera que a propria central nao faz a regulagem do motor ?

eu ja andei com gasolina brasileira tbm, e olha, nao notei diferença nenhuma no motor,
so o consumo que com a super faz mais, media de 10.5 na cidade e 13 a 15 na estrada, dependendo do pé.


putz, é isso que dá escrever do trampo, um olho no peixe e outro no gato, telefone tocando, kkkk. Inverti sim e acabei me perdendo no raciocínio, desculpe. Como o álcool não detona fácil, os preparadores acabam por optar por ele nas ppreparações mais hards (motores sobretachados). Os carros fabricados aqui e exportados passam pela reulagem (atualmente, remapeamento) para funcionarem com combustível sem o álcool adicionado por isso, o Siena Tetrafuel funciona lá e aqui, por conter os parâmetros da gasolina pura em sua programação senão, ficaria maluca e sim, a vantagem da gasolina pura sobre a comum é consumo menor justamente pela possibilidade de o combustível oferecer rendimento melhor ao motor, algo em escala um poucco maior com o que acontece por exemplo, ao colocar a Podium no tanque que mesmo assim, contém álcool. Voce pode tirar muitas dúvidas no seguinte link:

http://www.br.com.br/wps/portal/!ut/p/c ... e+a+a+z#11
ImagemImagemImagemImagem ImagemImagemImagem

YETI ! Um bom companheiro. Deixa saudades. Freddie Mercury at home !
Moderador
Moderador
 
Mensagens: 13543
Registrado em: Sáb Jun 20, 2009 6:44 pm
Localização: Paulinia/SP

Re: ARTIGO: Ajuda e Esclarecimentos sobre a nossa Gasolina

por drico28 » Ter Out 05, 2010 10:13 pm

Alguem sabe quantos octanos aumenta na gasolina quando colocamos o aditivo da STP chamado Octane que promete aumentar a octagem da gasolina!

Abraco
Piloto de Atari
Piloto de Atari
 
Mensagens: 32
Registrado em: Ter Nov 11, 2008 9:39 pm
Localização: Araxá

Re: ARTIGO: Ajuda e Esclarecimentos sobre a nossa Gasolina

por pippenilha » Dom Abr 03, 2011 10:28 pm

drico28 escreveu:Alguem sabe quantos octanos aumenta na gasolina quando colocamos o aditivo da STP chamado Octane que promete aumentar a octagem da gasolina!

Abraco


já li mais de uma vez, e se nao me engana uma em um desses testes da 4 rodas, falando nao muito bem desses aditivos, acho q usando podium já é suficiente, nao precisa de mais nada...
ontem abasteci meu tjet com podium, nao sei se é psicológico, rs :lol: , mas parece ta andando mais sim, até o som do motor parece diferente... mais :evil: :twisted:

vamos ver com o tempo....
TJET vermelho, kit abarth, filtro conico K&N, farol luz branca.
Piloto de Atari
Piloto de Atari
 
Mensagens: 12
Registrado em: Ter Fev 08, 2011 11:13 pm
Localização: rio de janeiro

Re: ARTIGO: Ajuda e Esclarecimentos sobre a nossa Gasolina

por Ferranda » Seg Abr 04, 2011 8:20 pm

pippenilha escreveu:
drico28 escreveu:Alguem sabe quantos octanos aumenta na gasolina quando colocamos o aditivo da STP chamado Octane que promete aumentar a octagem da gasolina!

Abraco


já li mais de uma vez, e se nao me engana uma em um desses testes da 4 rodas, falando nao muito bem desses aditivos, acho q usando podium já é suficiente, nao precisa de mais nada...
ontem abasteci meu tjet com podium, nao sei se é psicológico, rs :lol: , mas parece ta andando mais sim, até o som do motor parece diferente... mais :evil: :twisted:

vamos ver com o tempo....


Não é psicologico não...
O tjet gosta de uma gasolina podium ....
O bichinho fica bem mais "solto" :P :P
Imagem
Velha Guarda
Velha Guarda
 
Mensagens: 2665
Registrado em: Seg Jul 06, 2009 2:40 pm
Localização: São Paulo

Re: ARTIGO: Ajuda e Esclarecimentos sobre a nossa Gasolina

por PascoalBr » Seg Dez 15, 2014 3:52 pm

Só de ler o tópico da vontade de socar uma podium no motor do bicho!! Ainda mais que peguei o carro essa semana :mrgreen: :mrgreen:
Excelente tópico!! Grato pelo apanhado de informações! (=D>) (=D>) (=D>) (=D>)
Piloto de Atari
Piloto de Atari
 
Mensagens: 24
Registrado em: Qua Nov 26, 2014 9:18 pm
Localização: São Paulo

AnteriorPróximo

Quem está online
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 4 visitantes