Relato sobre o câmbio Dualogic

Espaço para conversar e discutir diferentes assuntos relacionados ao Fiat Punto.

Re: Relato sobre o câmbio Dualogic

por claudiotadashi » Sex Mar 25, 2011 11:37 pm

nilton cartaxo escreveu:eu particularmente nao gostei desse cambio comparado ao meu sentra q é CVT[ pra mim o cambio auto mais #@%&! q tem pq tu literalmente nao sente as marchas pq elas nao existem] achei os tracos mais fortes q os do meu antigo vectra q tinha um transmiçao de concepçao antiga etc...

Olá Nilton,
Foi covardia vc. comparar o Dualogic com o CVT do Sentra .... :oops:
Em questao de conforto, não tem como competir, o automatico com conversor de torque ainda é bem melhor. A não ser que, algum dia, tenhamos um automatizado de dupla embreagem, aí sim vai ser bom !!!
No momento, meu Dualogic me atende bem e o que valeu mesmo foi o custo/beneficio.
Com a popularização deste tipo de cambio, a tendencia é barater ainda mais a tecnologia... e pensar que antigamente não existia injeção eletronica, freios ABS, air-bag, freios à disco, pneu radial....
[]'s
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por João Harada » Seg Mar 28, 2011 5:57 pm

Aew ... só para deixar claro para quem nunca dirigiu. A dificuldade do dualogic em baixa rotação é para deslocar o carro 20cm para colar na parede, e nao para o anda e para no transito. Para o transito é muito adequado!

Eu estou a 40 dias com o meu 1.8 DL, e ainda nao me acertei para esses deslocamentos pequenos. Além disso, minha garagem é um pouco estreita, e achei o Punto bastante largo (meu outro carro é uma Parati).

Outra coisa que eu nao vi ninguem descrever, mas por exemplo no transito, se vc vem andando em 3ª marcha ... e tira o pé do acelerador, ele vai reduzindo as marchas .. chega em 2ª .. 1ª .. mas ele nao pára, quando ele está quase parando, o acelerador eletronico mantem uma aceleração mínima andando muito devagar. Ele só vai acionar a embreagem se vc der um toque mínimo no freio ou freiar normalmente. Esse comportamento me pareceu uma tentativa de "simular" um cambio automatico com o já citado conversor de torque.
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por T-Japa » Seg Mar 28, 2011 9:19 pm

Existe diferença no regime de rotação entre o Manual x DL ??? A 120 Km/h qual o giro no DL ??? No manual me parece que é 3350 RPM.
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por mcd » Seg Mar 28, 2011 9:59 pm

putsa la miséria, escrevi um caminhão de coisas e cliquei em GRAVAR ao invés de enviar e sei lá onde foi parar tudo... mas vamos lá, serei mais breve...rs...

isso não é tentativa de simulação de nada não, é apenas a injeção dando gás pro carro não morrer. Se vc fizer isso com um carro mecanico terá o mesmo resultado. Numa rua bem plana, engate a primeira e apenas tire o pé da embreagem devagar, sem pisar no acelerador. Vai sentir que o carro sai andando, e anda sozinho, sem que vc pise no acelerador.E se reduzir de segunda pra primeira, da mesma forma, sem pisar no freio, vai ver que o carro tem o mesmo comportamento do dualogic. Só que no carro mecanico, se vc pisar no freio, ele dá uns trancos e morre. No dualogic isso nao acontece pq o carro desacopla o cambio não deixando o carro morrer.

espero que tenha sido claro, expliquei do meu jeito de leigo mesmo..rs...

Abraços!

João Harada escreveu:Aew ... só para deixar claro para quem nunca dirigiu. A dificuldade do dualogic em baixa rotação é para deslocar o carro 20cm para colar na parede, e nao para o anda e para no transito. Para o transito é muito adequado!

Eu estou a 40 dias com o meu 1.8 DL, e ainda nao me acertei para esses deslocamentos pequenos. Além disso, minha garagem é um pouco estreita, e achei o Punto bastante largo (meu outro carro é uma Parati).

Outra coisa que eu nao vi ninguem descrever, mas por exemplo no transito, se vc vem andando em 3ª marcha ... e tira o pé do acelerador, ele vai reduzindo as marchas .. chega em 2ª .. 1ª .. mas ele nao pára, quando ele está quase parando, o acelerador eletronico mantem uma aceleração mínima andando muito devagar. Ele só vai acionar a embreagem se vc der um toque mínimo no freio ou freiar normalmente. Esse comportamento me pareceu uma tentativa de "simular" um cambio automatico com o já citado conversor de torque.
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por mcd » Seg Mar 28, 2011 10:11 pm

T-Japa escreveu:Existe diferença no regime de rotação entre o Manual x DL ??? A 120 Km/h qual o giro no DL ??? No manual me parece que é 3350 RPM.

a 120 eu nao lembro, mas a 100 tá abaixo dos 3000 no DL. eu ACHO que é tudo igual, as relações são as mesmas, so muda que no DL tem o mecanismo que troca sozinho. Mas ainda assim acho que a 120 tá mais baixo que isso aí... mas nao tenho certeza dos 120....
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por malicia » Ter Mar 29, 2011 2:11 pm

nao tenho o que reclamar do Dualogic....

so' andei 6.000km com o carro... bem poco perto do pessoal...

porem acho que andei 90% com o "S" habilitado ahuahauhauhauha... :twisted:

eu andei com poucos carros automaticos, um da ford, um da peugeot e o honda fit... sinceramente nao vejo mta diferenca...
eu sou mto leigo em relacao a essas coisas de carro...

pra mim tem que ser q nem videogame... acelera e freia :P
Roda dura de Auto Escola
Roda dura de Auto Escola

por mcd » Ter Mar 29, 2011 2:44 pm

malicia escreveu:pra mim tem que ser q nem videogame... acelera e freia :P

HAHAHAHAAHAHAHAHA

BOA!

Só não vai achar que dá pra sair porrando em tudo e depois dar CONTINUE....rs....
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por Marcos.Tilroy » Qui Mar 31, 2011 8:45 pm

mauro0x52 escreveu:Realmente a resposta do acelerador no dualogic para mim também pareceu mais lento que o câmbio manual nas retomadas. Tipo numa lombada, na retomada, parece que ele fica pensando o que fazer na vida.

O que tenho feito é, tirar o pé do freio e já pisar fundo no acelerador, e diminuir assim que a aceleração retomar a vida, aí vai normal.

É o mesmo "problema" que estou tendo (numa lombada ou numa curva) e a mesma solução que estou adotando (e esta funcionando bem...)
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por Fábio Silva » Sex Abr 01, 2011 10:07 pm

Olá Mauro,
Belo post o seu, pois voce relata de maneira simples e clara a experiencia de usar o cambio automatizado, que em muitas reportagens, só falam de trancos mas não de manrira clara.
Parabens.
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por adrpanam » Dom Abr 03, 2011 8:31 am

já percebi q andando na estrada de 5ª passando pro modo manual a rotação se mantem mais alta
ex.: 120km/h dual qdo cai a 90km/h a rotação cai bruscamente
.
manual a rotação se mantem ou cai mto pouco o que possibilita uma retomada mto mais eficiente, so nao tenho certeza se é proveitoso em relação à economia de comb
Motorista de Auto Escola
Motorista de Auto Escola

AnteriorPróximo