Diâmetro X Curso do Pistão 1.6 X 1.8
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Diâmetro X Curso do Pistão 1.6 X 1.8
Pessoal, vi em algumas mensagens que o bloco do motor do 1.6 e do 1.8 é o mesmo e que o que mudou foi o diâmetro do pistão.
Fiquei com algumas dúvidas, dúvidas bem básicas de um leigo no assunto.
1. O certo não seria aumentar também o curso, ou é melhor só aumentar o diâmetro e deixar o curso do mesmo tamanho?
2. Existe algum padrão de Diâmetro X Curso, as medidas do do Punto 1.8 são boas? (Diâmetro x Curso - 80,5 x 85,8)
3. Pq a FIAT lança um carro 1.75? O que 0,5 cm3 na cilindrada faz de diferença no custo de fabricação do motor?
2. Quando se aumenta o diâmetro do pistão e o bloco fica do mesmo tamanho, então o bloco fica mais frágil?
Valeu pessoal,
Obrigado.
Mantuan.
Fiquei com algumas dúvidas, dúvidas bem básicas de um leigo no assunto.
1. O certo não seria aumentar também o curso, ou é melhor só aumentar o diâmetro e deixar o curso do mesmo tamanho?
2. Existe algum padrão de Diâmetro X Curso, as medidas do do Punto 1.8 são boas? (Diâmetro x Curso - 80,5 x 85,8)
3. Pq a FIAT lança um carro 1.75? O que 0,5 cm3 na cilindrada faz de diferença no custo de fabricação do motor?
2. Quando se aumenta o diâmetro do pistão e o bloco fica do mesmo tamanho, então o bloco fica mais frágil?
Valeu pessoal,
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Mantuan.
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Re: Diâmetro X Curso do Pistão 1.6 X 1.8
Mantuan escreveu:Pessoal, vi em algumas mensagens que o bloco do motor do 1.6 e do 1.8 é o mesmo e que o que mudou foi o diâmetro do pistão.
Fiquei com algumas dúvidas, dúvidas bem básicas de um leigo no assunto.
1. O certo não seria aumentar também o curso, ou é melhor só aumentar o diâmetro e deixar o curso do mesmo tamanho?
2. Existe algum padrão de Diâmetro X Curso, as medidas do do Punto 1.8 são boas? (Diâmetro x Curso - 80,5 x 85,8)
3. Pq a FIAT lança um carro 1.75? O que 0,5 cm3 na cilindrada faz de diferença no custo de fabricação do motor?
2. Quando se aumenta o diâmetro do pistão e o bloco fica do mesmo tamanho, então o bloco fica mais frágil?
Valeu pessoal,
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Mantuan.
Tentando:
1 - Existe uma relação L/D (Curso/Diâmetro) que estipula a faixa ideal para o curso e o diâmetro. Daí você fixa um e calcula o outro. Um curso muito grande prejudica a lubrificação do cilindro, já um diâmetro muito grande atrapalha a propagação da chama na ignição, provocando uma péssima queima e desempenho pífio do motor.
2 - Se não me engano essa relação fica entre 0,75 e 1,5 para o ciclo Otto. A deste motor está bem perto de 1, portanto OK.
3 - Todos os fabricantes fazem isso. 1,75 é a cilindrada real, 1.8 é o marketing. Reduzindo a cilindrada eles ganham em consumo e perdem em potência. um 1.8 real certamente andaria mais, mas consumiria mais. No entanto, colocar uma Honda Bis a mais no carro não é tão significante. Fora que não dá muito pra fazer a cilindrada exata (um cilindro redondo entra a desgraceira do pi, aí danou-se). Mas a maior parte dos motores tem cilindrada real inferior a informada. Mesmo porque eles mantém esse "padrão": 1.0, 1.4, 1.6, 1.8, 2.0 bem típico.
4 - O bloco já é pensado assim. O aumento de diâmetro é bem pequeno. Para aumentar o diâmetro de um 1.6 para 1.8 você aumenta o diâmetro em 3,5mm. Isso é bem pouquinho. Daí a justificativa de se usar o mesmo bloco.

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Re: Diâmetro X Curso do Pistão 1.6 X 1.8
Valeu Fernando pela ajuda...
Obrigado,
Mantuan.
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