Dúvida - Velocidade x RPM

Tire suas dúvidas relacionadas ao Fiat Punto e demais assuntos.

Dúvida - Velocidade x RPM

por Tambor » Seg Mar 21, 2011 12:07 am

Estou achando o consumo do meu punto 1.6 um pouco alto. Ja esta com 2000 km e as médias que fiz até agora foram sempre as seguintes: 5,5 km/l no alcool e 7,5 km/l na gasolina (100% do tempo na cidade). Uso bem pouco ar condicionado, sempre estou atento no consumo instantaneo do CB e ando bem de boa, sem acelerações bruscas e outras coisas que fazem o consumo subir. Sei que o meu consumo é prejudicado pro alguns fatores, pois os trajetos que faço no dia a dia, são sempre travados, por semaforos, lombadas e cruzamentos, mas ainda assim estou achando o consumo meio exagerado.
Hoje pela manha peguei a estrada (+/- 200 km entre ida e volta) e na ida ao meu destino, fui bem de boa, salvo em ultrapassagens onde precisei pisar um pouco mais, de resto sempre 110 km/h, o que estranhei, foi o RPM a 110 km/h, achei um pouco elevado, 3000 RPM, porém não tenho base para comparação, por isso peço aqui, o RPM que o punto de vocês gira a essa velocidade, só para efeito de comparação.
No final da viagem, a média de consumo ficou em 10,5 km/l. Achei um tanto quanto elevada, visto que vejo aqui no clube, pessas relatando esse consumo na cidade. Por isso peço aqui as informações dos colegas pra saber se esta normal ou se devo ir a CC para verificar isso.
Abraços
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

Re: Dúvida - Velocidade x RPM

por RABD » Seg Mar 21, 2011 1:17 pm

RPM não varia de carro pra carro para uma determinada combinação velocidade X marcha... é uma relação fixa definida pela taxa de redução da marcha que está sendo usada e a taxa de redução do diferencial do carro...
Valeu!
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por ric181 » Seg Mar 21, 2011 1:26 pm

o Meu tambem é essence 1.6 16v, comprei o carro a aprox 2 semanas, nao tenho uma base concreta ainda devido ao pouco tempo, mas o concumo que o CB informa está em 9km/l
Tambem acho elevado, porem o motor é mais potente e consome mais mesmo, sempre troco as marchas com 2500 RPM e estico qdo necessario.

Só andei na cidade por enqto.
OBS. a 110Km minha rotacao tambem esta por volta das 3mil rotacoes.
Vai Corinthians!!!
Piloto de Kart de feriado

por shadowcps » Seg Mar 21, 2011 1:32 pm

nem sempre motor mais potente significa consumo maior. é só ver os relatórios semanais do consumo do meu carro, inclusive documentado sempre com fotos.
viewtopic.php?f=23&t=14823

O 1.8 é muuuuito mais econômico que o 1.4, tanto no etanol quanto na gasolina comum. Experimente trocar de posto afinal, pode ser combustível adulterado.
ImagemImagemImagemImagem ImagemImagemImagem

YETI ! Um bom companheiro. Deixa saudades. Freddie Mercury at home !
Moderador
Moderador

por Tambor » Seg Mar 21, 2011 2:53 pm

RABD escreveu:RPM não varia de carro pra carro para uma determinada combinação velocidade X marcha... é uma relação fixa definida pela taxa de redução da marcha que está sendo usada e a taxa de redução do diferencial do carro...
Valeu!

Pois é justamente por isso que eu queria saber o RPM da galera, pra saber se havia algo errado com o meu, mas pelo que vi, ta ok. Vou tentar trocar de posto pra ver se da resultado.
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por ric181 » Qua Mar 23, 2011 12:12 pm

Ultimamente tenho abastecido num posto SHELL prox a minha residencia, nao tenho oque reclamar do combustivel, estou paganto R$2,49 o litro...
E ficamos apreensivos com a baixa do preco do alcool que está com o preco absurdo !!

Na estrada meu carro chega a fazer 14,5 KM/L ..... Mas na reta...
Como a estrada que pego pra trabalhar tem mtas subidas entao dá uma media de 12km/l
Vai Corinthians!!!

por Fernando Vieira » Qua Mar 23, 2011 12:21 pm

Quando você pegou a estrada você zerou o CB? Porque se você não fez isso, o consumo médio ficou contaminado pela média horrível que você tem na cidade.

Seu carro pode estar com combustível ruim ou o motor tá muito travado ainda, a tendência é melhorar.

O carro do Shadow é um sonho. Estou pensando seriamente em trocar o meu por um etorq 1.8 também. Se eu conseguir esse consumo vou rir a toa.

por ric181 » Qua Mar 23, 2011 2:13 pm

Realmente... 1.8 andando assim eu acho que esta muito bem tambem...
Vai Corinthians!!!

por VLA » Qua Mar 23, 2011 4:16 pm

meu consumo esta dentro do grupo que podemos considerar "bons" aqui no forum para a relacao peso/potencia do carro... nao sei se vale de experiencia, mas para ter boas medias dirijo tentando manter a rpm sempre proxima dos 2000rpm (no plano até um pouquinho abaixo quando nao estou com pressa)... meu conta-giros ocila geralmente entre 2000 e 3000 no dia-a-dia, evitando passar dos 3500...

mas nao encano muito com consumo nao... às vezes dou umas esticadinhas, afinal o que adianta um bom motor se nao pudermos extrair um pouco de diversao dele hehehe.

a 100km/h a rotacao é por aí mesmo... ta na mesma media de outros motores, como o por exemplo o 1.8 8v gm.

uma boa forma de aprender a dirigir de modo mais economico é observar o consumo instantaneo... as vezes vc esta acelerando numa subida e olhando no cb vc percebe que aliviar um pouquinho o acelerador, o carro continua subindo na mesma velocidade e o consumo instantaneo melhora absurdamente.

outra dica é nao ter medo de trocar marcha... nao rode com rpm muito acima do necessario, e nao deixe o motor apanhar quando estiver pedindo marcha.
"Se torque em baixo giro fosse sinonimo de desempenho, Fusca andaria pra caramba" (Camerato, Punto Club, 2011)
Moderador
Moderador

por AndreBsB » Qua Mar 23, 2011 4:24 pm

Porém, o GM será mais econômico nessa faixa de RPM, por estar pertíssimo do regime de torque máximo do motor. Se fosse a uns 150km/h constantes, provavelmente o 1.6 16V beberia menos que o 1.8 GM, O meu fez 10,2km/l na rodovia com 4 pessoas no carro + bagagem + pé no fundo com picos de 190km/h. Se andar na manha e com menos gente no carro, até uns 120 ou 130, com certeza faz mais de 13km/l. Na cidade no anda e para, apesar do trânsito fluir razoavelmente bem aqui em Brasólia, faz 12km/l, usando quase nada de ar e sempre dando umas esticadas nervosas de vez em quando.

Carros que têm 6ª marcha ajudam muito no consumo do carro em rodovias. O giro vai lá pra baixo. O próprio SI de 192cv é econômico nessa situação.
Piloto de Testes da FIAT
Piloto de Testes da FIAT

Próximo