DEU SAUDADES DO MOTOR 1.4 DO PEUGEOT 206

Espaço para conversar e discutir diferentes assuntos relacionados ao Fiat Punto.

por Willy » Dom Jul 13, 2008 5:32 pm

Cara

Se analisarmos os dois carros, o 206 tem + ou - 100 kilos a menos e um motor com um pouco mais de torque e menos potência.
A curva de torque e potência dos dois motores é bem parecida, sendo que o 206 tem um pouco mais de torque em baixas rotações.
O tempo de aceleração dos dois modelos será bem similar.

O que acontece é que na cidade rodamos muito com o carro em baixas rotações, por isso a impressão que o Punto 1.4 é manco e esta é a principal fonte de reclamações sobre este motor, no meu ponto de vista.
Acredito até que a FIAT devia ter mantido o 1.4 fire com as mesmas configurações utilizadas no Ideia, devido à proposta do carro de uso urbano.

Eu gosto de andar com o motor cheio, por isso gosto deste motor, sabia o que estava comprando e estou satisfeito.
Se você gosta de carros com bons níveis de torque em baixas rotações, deveria ter partido para o 1.8.

[]'s
Imagem
->Punto Elx Cinza Scandiun<-
Clarion DXZ775usb : Diamond D3500.4 : Alpine MRP-M500 : Kit 2 vias Diamond D161 : Coaxial Cerwin Vega VEGA5
2 Subs Lightning Audio Strike s4.10.4 : Bluetooth Original : Xenon 6000k : TSW Pace 17" : GT Radial 215/45
Piloto de Auto Escola
Piloto de Auto Escola
 
Mensagens: 930
Registrado em: Qui Fev 21, 2008 10:41 am
Localização: São Paulo

por AndreBsB » Dom Jul 13, 2008 5:44 pm

Punto tem praticamente 100kg a mais e 5 cv a mais. O piloto que fará a diferença. Se forem 2 que saibam utilizar 100% do carro, acho que o Pug fica um pouco na frente.

Segue a ficha técnica dos 2 carros:

Punto ELX 1.4

Velocidade máxima: 162,0 Km/h (Gas) ; 163,0 Km/h (Alc)
0 a 100 km/h: 13,8 s (Gas) ; 13,6 s (Alc)

Pug 206 1.4

Velocidade máxima km/h 174
Aceleração de 0 a 100 km/h (seg) 12,1

O Palio 1.4 anda na frente dos 2 com certeza e consta que anda atrás do Pug 1.4 pelas fichas técnicas. Tô achando muito otimista essa ficha da Peugeot!
Piloto de Testes da FIAT
Piloto de Testes da FIAT
 
Mensagens: 5417
Registrado em: Sex Fev 15, 2008 10:25 pm
Localização: Brasília

por CAPRA » Dom Jul 13, 2008 8:02 pm

São dados de fábrica ou de teste, André?
R17" - InsulfG5 - molas Confi Parts.
Piloto de Auto Escola
Piloto de Auto Escola
 
Mensagens: 879
Registrado em: Seg Abr 07, 2008 7:34 pm
Localização: Barra do GarçasMT

por AndreBsB » Dom Jul 13, 2008 8:23 pm

CAPRA escreveu:São dados de fábrica ou de teste, André?


De fábrica.
Piloto de Testes da FIAT
Piloto de Testes da FIAT
 
Mensagens: 5417
Registrado em: Sex Fev 15, 2008 10:25 pm
Localização: Brasília

por sepacheco » Dom Jul 13, 2008 8:30 pm

willyaugusto escreveu:Cara

Se analisarmos os dois carros, o 206 tem + ou - 100 kilos a menos e um motor com um pouco mais de torque e menos potência.
A curva de torque e potência dos dois motores é bem parecida, sendo que o 206 tem um pouco mais de torque em baixas rotações.
O tempo de aceleração dos dois modelos será bem similar.

O que acontece é que na cidade rodamos muito com o carro em baixas rotações, por isso a impressão que o Punto 1.4 é manco e esta é a principal fonte de reclamações sobre este motor, no meu ponto de vista.
Acredito até que a FIAT devia ter mantido o 1.4 fire com as mesmas configurações utilizadas no Ideia, devido à proposta do carro de uso urbano.

Eu gosto de andar com o motor cheio, por isso gosto deste motor, sabia o que estava comprando e estou satisfeito.
Se você gosta de carros com bons níveis de torque em baixas rotações, deveria ter partido para o 1.8.

[]'s


Onde assino ?

Isso mesmo antes dos 3500 RPM o motor não acorda.. até 2700-28000 parece um carro 1.0 se não pior...o ideal pra fazer o bicho andar direito sem esgoelar e trocar as marchas em 5000.5500 RPM, vai ver que tem outro carro.
Diferente do Ideia e do Palio que são mais espertinhos em baixa, deve ser uma outra configuração de comando alem de outro mapa de injeção que a Fiat usa no Punto.

Já testei com dois PUGs 1.4 (simon e Rodrigo) subindo, descendo, parado, andando trocando de motorista.. não anda.
O Cuidado com o Punto é largar direito, errou na saida F.... porque vai demorar MUITO pra ir buscar 1 carro ou mais de um outro 1.4 mesmo de muitos 1.0.. A condição ideal é roling start em 50 Km por hora em segunda.

Sempre digo que prazer de dirigir não é sempre o quanto o carro anda e sim o como anda... Isso foi um dos motivos pra optar pelo 1.4 mas principalmente pelo consumo....(nessa me ferrei).
O 1.8 só funciona direito entre 2000 e 4000 RPM ou seja pra quem gosta de dirigir de forma mais esportiva não tem graça nenhuma... pra quem gosta de usar a quarta como cambio automatico... um prato cheio.

[]

Sandro
Vendo Interface de controle de volante para radios não originais, praticamente qualquer radio e qualquer carro !
Saiba Mais clicando no link abaixo:
viewtopic.php?f=9&t=12289
Piloto de Auto Escola
Piloto de Auto Escola
 
Mensagens: 968
Registrado em: Dom Fev 17, 2008 11:06 am
Localização: Curitiba-PR

por JERON » Dom Jul 13, 2008 10:36 pm

o que é roling start 50km/h?

..
FOCUS 2.0 GHIA 06 + KA XR 1.6 07
Avatar do usuário
Velha Guarda
Velha Guarda
 
Mensagens: 826
Registrado em: Qui Fev 21, 2008 8:27 am
Localização: Curitiba-PR

por AndreBsB » Dom Jul 13, 2008 10:51 pm

JERON escreveu:o que é roling start 50km/h?

..


É o ponto de partida. Começar a puxada a 50km/h na 2ª marcha.
Piloto de Testes da FIAT
Piloto de Testes da FIAT
 
Mensagens: 5417
Registrado em: Sex Fev 15, 2008 10:25 pm
Localização: Brasília

por AndreBsB » Dom Jul 13, 2008 11:36 pm

valmir escreveu:
socket escreveu:Se vc tivesse pego o 1.8 ia sentir lentidão também...
Pois o 1.8 tb é "lento"... demora pra agitar aqueles cavalos todos...

Mas o motor 1.4 do Punto é melhor que o 1.4 do 206...
Só é mais beberrão!
Porém o Punto pesa bastante...
E leve em consideração que vc tirou o carro da concessionária...
Ou seja... 0km... super amarrado!


falando em amarrado, ontem tava vendo uns carros p/ minha namorada, fizemos alguns test drive e achei que o palio 1.4 andava melhor q um prisma 1.4 (poizé, andei em um :P)
diferença d mais d 20cv entre os 2 carros, porém, o prisma 'estreamos' ele, tinha somente 10 km, e eu troquei marcha a 4500 rpm :P
a unica coisa q me impressionou no prisma foi o porta-malas, q é gigante, mas vendo no carsale, está com 47% d desaprovação pelos donos...


Será que tava abastecido com álcool? Nunca dirigi um, mas a potência máxima está em 6.200rpm. Você pisou pouco. O C3 1.4 eu já dirigi e achei mancão!
Piloto de Testes da FIAT
Piloto de Testes da FIAT
 
Mensagens: 5417
Registrado em: Sex Fev 15, 2008 10:25 pm
Localização: Brasília

por socket » Seg Jul 14, 2008 4:54 am

Prisma só começa a andar quando a rotação tá la em cima...
Em baixa ele nao anda mais que um Palio nao!
VENDO: Todos os acessórios do meu ex-Punto!

(Som, rodas, etc...)


Clio 1.2 16v 75cv (Ar Cond. Automático Digital + Teto Solar Elétrico + Sensor de Luz e de Chuva + Direção Elétrica + ABS + Airbags + Sidebags + Liga Leve 15" + Espelhos e Vidros Elétricos + Bancos Esportivos...)
Velha Guarda
Velha Guarda
 
Mensagens: 9024
Registrado em: Qui Fev 14, 2008 1:34 pm
Localização: Portugal

por Danilo » Seg Jul 14, 2008 8:08 am

Daqui a pouco vão dizer: "Ahhh, o novo Audi A3 2.0T também não anda... nossa, só depois de 3.500 giros que ele é bom". Pra algumas pessoas nenhum carro anda... Punto 1.4 não anda, C3 1.4 não anda, Prisma 1.4 não anda... até o Punto 1.8 também não anda! Então que carro anda??? Acho que vocês estão dirigindo Ferrari no final de semana, ai realmente fica complicado voltar para o 1.4 / 1.8.

Abraço a todos!
Imagem
Velha Guarda
Velha Guarda
 
Mensagens: 2375
Registrado em: Sex Jan 18, 2008 10:45 pm
Localização: São Paulo - SP

AnteriorPróximo

Quem está online
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 10 visitantes