Consumo dos novos E.torQ
Re: Consumo dos novos E.torQ
o interessante é que talvez pela taxa de compressão mais elevada do E-TorQ 1.8, coloquei só gasolina desa vez e, no mesmo trajeto / condições o consumo caiu para 10,7 km/l, longe dos 11,3 km/l com 50% etanol 50% gasolina. Merece um estudo e pesquisa melhores, o que pretendo continuar fazendo primeiro, abastecendo com gasolina de outro posto e depois alterando as proporções da mistura...

YETI ! Um bom companheiro. Deixa saudades. Freddie Mercury at home !
- Moderador
shadowcps escreveu:o interessante é que talvez pela taxa de compressão mais elevada do E-TorQ 1.8, coloquei só gasolina desa vez e, no mesmo trajeto / condições o consumo caiu para 10,7 km/l, longe dos 11,3 km/l com 50% etanol 50% gasolina. Merece um estudo e pesquisa melhores, o que pretendo continuar fazendo primeiro, abastecendo com gasolina de outro posto e depois alterando as proporções da mistura...
seria o 1.6 um motor a gasolina que pode andar com álcool e o 1.8 um motor a álcool que pode andar com gasolina?
Eu li uma reportagem uma vez que dizia que a melhor proporção do ponto de vista econômico e de rendimento para motores Flex é de 1/3 gasolina e 2/3 álcool, mas isso antes dessa loucura que fizeram com o preço dos combustíveis.
Vou catar meu material de máquinas térmicas pra tentar entender isso que você está dizendo. Mas será que você não andou colocando gasosa batizada aí não?
- Piloto de Kart de feriado
pois é Fernando, se olharmos apenas para a taxa teoricamente o 1.8 16V se daria melhor com o etanol e o 1.6, com a gasolina. quanto a gasolina batizada sempre abasteço no mesmo posto e justamente por isso é que disse que continuarei em minha "pesquisa" sobre as proporções do coquetel e, claro, irei postando por aqui primeiro à título de troca de experiência e também para, talvez, ajudar a quem não consegue uma média decente. Mas que estou intrigado com essa queda, estou. 

- Moderador
vou rodar uns 3 ou 4 tanques com gasolina, e dependendo dos numeros, vou comecar a experiementar essas misturas do tipo 1/3+2/3... preciso deixar a preguiça de lado e fazer umas contas no papel qualquer dia desses.... mas rodar com mais alcool do que gasolina no etorq nao me atrai muito, pela suavidade (ate o ronco do motor parece q muda).
"Se torque em baixo giro fosse sinonimo de desempenho, Fusca andaria pra caramba" (Camerato, Punto Club, 2011)
Shadow, você tem rodado somente com álcool praticamente desde que pegou o carro. Talvez todo o seu sistema de injeção esteja "acostumado" ao álcool, a central fez suas primeiras adaptações ao estilo do motorista com álcool e portanto, na gasolina está injetando bem mais, achando que ainda é alcool.
Se for algo assim, mantendo o abastecimento com gasolina o carro vai começar a se adaptar ao combustível e o consumo vá para níveis normais. Aconteceu algo parecido com o meu ELX que andava direto no suco de cana. Quando parou de valer a pena e mudei pra gasolina o consumo aumentou bastante, mas logo depois ficou muito bom.
Caso não melhore, vale mandar a CC dar uma olhada na sonda Lambda.
Se for algo assim, mantendo o abastecimento com gasolina o carro vai começar a se adaptar ao combustível e o consumo vá para níveis normais. Aconteceu algo parecido com o meu ELX que andava direto no suco de cana. Quando parou de valer a pena e mudei pra gasolina o consumo aumentou bastante, mas logo depois ficou muito bom.
Caso não melhore, vale mandar a CC dar uma olhada na sonda Lambda.
Fernando, esse lance de "acostumar" com o combustível é mito por causa de toda a eletronica envolvida. O que pode acontecer é algum parâmetro ou sensor estar meio "estranho" e aí, apresentar algum problema mas com outro sintoma como dificuldade para pegar pela manhã ou falha mesmo, com perda de potencia, o que não acontece. O que dá "pau" na sonda lambda e sensores é trocar de combustível e nãor rodar alguns km par aque a central faça as devidas correções. Mas é o que escrevi: tentarei trocar de posto no proximo abastecimento e acompanhar. Mas valeu pela "dica". Isso que é legal em um fórum: a troca de experiências e opiniões.

- Moderador
Acho que o acostumar é basicamente isso, como teus sensores estão só vendo alcool eles se tornaram alcoolótras. Talvez o carro esteja achando estar com alcool ainda por algum motivo. Tente o AA 

pourra, se tornar alcoolatra com 1 mes de uso ? nem a falecida Heleninha Roitmann era assim kkkkkkkkkkkkkkkkk

- Moderador
shadowcps escreveu:pourra, se tornar alcoolatra com 1 mes de uso ? nem a falecida Heleninha Roitmann era assim kkkkkkkkkkkkkkkkk
Tenta beber cinco litros de cachaça por dia pra ver se você não fica alcoolatra

Re: motores e.torq- 1.6 x 1.8 (consumo)
Punto Essence 1.6 16V Dualogic com 300km rodados - 7,5km/l a gasolina apenas na cidade e melhorando (espero que melhore ainda mais -começou com 5,8km/l). Não gastei ainda um tanque de combustível.
Voces que tem mais experiencia com o carro - estes valores podem melhorar?
Voces que tem mais experiencia com o carro - estes valores podem melhorar?
- Piloto de Atari