CD MP3 e Som Original
9 mensagens
|Página 1 de 1
CD MP3 e Som Original
Queridos colegas,
Passando os olhos rapidamente pelo fórum, não pude encontrar nenhum comentário sobre gravação de CD MP3 para reprodução nos aparelhos originais da Fiat.
Por diversas vezes tentei gravar CDs, mas, infelizmente, ou não reproduzia (pulava bastante) ou dava erro.
A solução que encontrei, ainda que singela, funcionou para mim.
Antes de gravar o CD, certifique-se de que todos os arquivos estão na qualidade de 128 Kbps e 44.1 Khz. Notei que, se gravar arquivos com variações de qualidade (128, 256, 360 etc), o aparelho tinha problemas para fazer a leitura.
Sugiro que usem um programinha (Free3GPConverter), que é gratuito, fácil de usar e faz a conversão para normalizar os arquivos (http://www.baixaki.com.br/download/free ... verter.htm).
A gravação pode ser feita normalmente, usando o seu software de preferência (testei com o Nero 9).
Abraços,
Marcelo
Passando os olhos rapidamente pelo fórum, não pude encontrar nenhum comentário sobre gravação de CD MP3 para reprodução nos aparelhos originais da Fiat.
Por diversas vezes tentei gravar CDs, mas, infelizmente, ou não reproduzia (pulava bastante) ou dava erro.
A solução que encontrei, ainda que singela, funcionou para mim.
Antes de gravar o CD, certifique-se de que todos os arquivos estão na qualidade de 128 Kbps e 44.1 Khz. Notei que, se gravar arquivos com variações de qualidade (128, 256, 360 etc), o aparelho tinha problemas para fazer a leitura.
Sugiro que usem um programinha (Free3GPConverter), que é gratuito, fácil de usar e faz a conversão para normalizar os arquivos (http://www.baixaki.com.br/download/free ... verter.htm).
A gravação pode ser feita normalmente, usando o seu software de preferência (testei com o Nero 9).
Abraços,
Marcelo
Saudoso Kadettão vai deixar saudades pelas boas aventuras!

[Bravo SpoRting]

[Bravo SpoRting]
Re: CD MP3 e Som Original
Acho que pode estar com algum problema o seu aparelho, pois o som original suporta todos os os tipos de qualidade, eu por exemplo, a maioria das minha musicas são 360, mas há muitos inferiores também, e nunca tive dor de cabeça em gravar cds e o aparelho não ler... qualquer cd que gravar ele le tranquilo....
Ajude o PuntoClube MS curtindo nossa pagina oficial no facebook http://www.facebook.com/PuntoClubeMS

Tópico do meu carro: viewtopic.php?f=57&t=13304

Tópico do meu carro: viewtopic.php?f=57&t=13304
Fala Guilherme!
Pois é, eu também cogitei essa possibilidade de ser problema no aparelho. Eu cheguei a essa conclusão (de gravar em qualidade uniforme) lendo o manual e interpretando algumas informações, e, por sorte, deu certo.
O ano de fabricação do meu é 2007, e provavelmente seja algum tipo de desgaste natural no aparelho (vai saber se o dono anterior judiava do bichinho). Como eu não queria perder as funcionalidades dos botões no volante (nem comprar outro aparelho original da Fiat, porque custa os olhos da cara), não troquei o aparelho por outro.
Valeu a dica!
Abraços,
Marcelo
Pois é, eu também cogitei essa possibilidade de ser problema no aparelho. Eu cheguei a essa conclusão (de gravar em qualidade uniforme) lendo o manual e interpretando algumas informações, e, por sorte, deu certo.
O ano de fabricação do meu é 2007, e provavelmente seja algum tipo de desgaste natural no aparelho (vai saber se o dono anterior judiava do bichinho). Como eu não queria perder as funcionalidades dos botões no volante (nem comprar outro aparelho original da Fiat, porque custa os olhos da cara), não troquei o aparelho por outro.
Valeu a dica!
Abraços,
Marcelo

[Bravo SpoRting]

[Bravo SpoRting]
Acho que independente do bitrate (128/256/320) ele ainda continua sendo um arquivo .mp3 só aumentando o tamanho! Ou seja, na minha opinião isso não influi na leitura se ele lê mp3.
Uma coisa que vc não falou no seu tutorial, que é de extrema importância é na hora do "burn" do CD. É a velocidade da gravação, (quanto menor mais tempo, mas melhor qualidade no final da queima), muitas vezes em alta velocidade há espaço interrompidos na queima do CD e o mesmo causa erro!
E a qualidade da mídia como outro fator, talvez esse menos importante!
Uma coisa que vc não falou no seu tutorial, que é de extrema importância é na hora do "burn" do CD. É a velocidade da gravação, (quanto menor mais tempo, mas melhor qualidade no final da queima), muitas vezes em alta velocidade há espaço interrompidos na queima do CD e o mesmo causa erro!
- Piloto de Autorama
raZ escreveu:Acho que independente do bitrate (128/256/320) ele ainda continua sendo um arquivo .mp3 só aumentando o tamanho! Ou seja, na minha opinião isso não influi na leitura se ele lê mp3.
de certa maneira vc esta certo.. entretanto, na maioria das vezes, os leitores de cd mp3 trazem nas especificações a taxa maxima de bitrate suportada por eles.. dessa forma, acredito q, ao usar cds mp3 com bitrates maiores do q a taxa maxima do leitor provavelmente pode haver erros, ou ainda, se o cd rodar normalmente (o q sempre acontece), acredito q forçara o player de alguma maneira, oq talvez diminua seu tempo de vida!!
eh soh uma mera hipotese baseada no fato de o leitor do meu Micro System da Philips ter parado de ler cds mp3 dps de somente 4 anos de uso, e no manual esta especificado q ele soh lia ate 256 kbps, entretanto mtas das minhas musicas sao 320 kbps..
mas tambem pode nao ter nada a ver.. ahahahah
;D

- Instrutor de Auto Escola
Não vou discordar, pois realmente pode haver um limite de bitrate para mp3 dependendo do fabricante e do ano (no começo da "febre mp3")!
Mas é no mínimo estranho, pois mesmo bem no começo do mp3 já era comum ver tracks em mp3 com 320 de bitrate. Pois pensando no arquivo em si, ele nada mais que é um arquivo mais robusto por manter as faixas com menos perda, estranho isso forçar o leitor!
Agora em taxas maiores pode ser que não leia, como FLAC e WAV (em que chegam a 1000 de bitrate) loseless. Em muitos leitores e chips não suportam tal extensão!
Mas Felipe foi bom o relato, agora vou ficar um pouco mais antenado nisso de bitrate. Sempre achei meio padrão isso!
Mas é no mínimo estranho, pois mesmo bem no começo do mp3 já era comum ver tracks em mp3 com 320 de bitrate. Pois pensando no arquivo em si, ele nada mais que é um arquivo mais robusto por manter as faixas com menos perda, estranho isso forçar o leitor!
Agora em taxas maiores pode ser que não leia, como FLAC e WAV (em que chegam a 1000 de bitrate) loseless. Em muitos leitores e chips não suportam tal extensão!
Mas Felipe foi bom o relato, agora vou ficar um pouco mais antenado nisso de bitrate. Sempre achei meio padrão isso!
- Piloto de Autorama
raZ escreveu:Não vou discordar, pois realmente pode haver um limite de bitrate para mp3 dependendo do fabricante e do ano (no começo da "febre mp3")!
eu postei msm para gerar duvidas.. preciso realmente procurar se isso pode ocorrer.. mas como vc msm disse, nada mais eh q uma taxa de compressao "melhor", por assim dizer.. e nao deveria de forma alguma forçar o leitor, mas sera msm q nao teria problema!?
;D

- Instrutor de Auto Escola
Hehe vc quis gerar dúvidas, e tb entrei nessa!! Só que ainda nem procurei infos sobre isso, se realmente acontece!
- Piloto de Autorama
Realmente, eu me esqueci de mencionar sobre a velocidade do burn. A gravação no teste que conduzi foi feita na velocidade de 4x, usando uma mídia Sony (R$ 0,99). Antes eu já tinha testado com outras velocidades (2x, 16x, 48x), mas, independentemente da velocidade, os erros de leitura persistiam.
Assim como o raZ mencionou, eu não fiz nenhuma pesquisa técnica sobre o assunto pra ter garantias científicas e comprovadas heheheh
O manual do auto-rádio diz que o aparelho suporta os formatos de mp3 comuns, mas não menciona nada sobre o bitrate ou sobre o formato dos arquivos (inclusive, não sei se reproduz arquivos .wma).
O mesmo CD que gravei para testar está no aparelho desde então, funcionando normalmente, sem travar nem gerar erros.
Outro fator que esqueci de comentar foi o de que, há uns anos atrás (antes de 2007), tive a oportunidade de testar o player Fiat que acompanhava os Palios Weekend, que também reproduziam mp3. Naquela época os CDs de dados gravados com arquivos mp3 de bitrates diversas também não rodavam legal, enquanto os CDs comuns eram reproduzidos com suavidade.
Então, na minha singela opinião, e comparando com o que Guilherme já afirmou, pode ser que os players mais recentes (de 2008 pra frente) já tenham sido aprimorados quanto à capacidade de reproduzir as faixas em mp3, suportando diferentes taxas de bitrate e diferentes tipos de formato. Mas é só suposição, não garanto nada
Abraços
Marcelo
Assim como o raZ mencionou, eu não fiz nenhuma pesquisa técnica sobre o assunto pra ter garantias científicas e comprovadas heheheh
O manual do auto-rádio diz que o aparelho suporta os formatos de mp3 comuns, mas não menciona nada sobre o bitrate ou sobre o formato dos arquivos (inclusive, não sei se reproduz arquivos .wma).
O mesmo CD que gravei para testar está no aparelho desde então, funcionando normalmente, sem travar nem gerar erros.
Outro fator que esqueci de comentar foi o de que, há uns anos atrás (antes de 2007), tive a oportunidade de testar o player Fiat que acompanhava os Palios Weekend, que também reproduziam mp3. Naquela época os CDs de dados gravados com arquivos mp3 de bitrates diversas também não rodavam legal, enquanto os CDs comuns eram reproduzidos com suavidade.
Então, na minha singela opinião, e comparando com o que Guilherme já afirmou, pode ser que os players mais recentes (de 2008 pra frente) já tenham sido aprimorados quanto à capacidade de reproduzir as faixas em mp3, suportando diferentes taxas de bitrate e diferentes tipos de formato. Mas é só suposição, não garanto nada

Abraços
Marcelo

[Bravo SpoRting]

[Bravo SpoRting]
9 mensagens
|Página 1 de 1