Consumo dos novos E.torQ

Espaço para conversar e discutir diferentes assuntos relacionados ao Fiat Punto.

Re: Consumo dos novos E.torQ

por rogeriofonseca » Sex Fev 18, 2011 10:42 am

Não estou satisfeito com o meu...
Essence 1.8 Dual, 16.300km rodados:
Circuito rodovia, porém com constantes engarrafamentos, gasolina, ar ligado = 9.2 km/l.
E dizem que ainda é mais enconomico que o antigo 1.8, nem paro para imaginar como seria o antigo.
Abraços
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por Fernando Vieira » Sex Fev 18, 2011 11:33 am

shadowcps escreveu:o ligar / desligar não dá tempo para o gás despressurizar e isso é algo parecido com o "golpe de ariete" que acontece nos canos de água (aquela trepidação e as vezes, um tipo de urro baixo constante quando existem bolhas de ar na tubulação). O gás e a água são fluidos e o gás, devido a pressão, se liquefaz, podendo formar bolhas no gas liquefeito com as bolhas do gas em si.

Eu já provoquei um golpe de aríete que arrebentou o joelho da tubulação (bomba de 15Cv partindo na porrada, sem soft-starter, culpa das antas do financeiro que não entendem nada e mandaram cortar o equipamento).

Só pra completar o shadow, no sistema de ar condicionado o refrigerante (ou gás) fica mudando de fase dentro do ciclo. Ele está gasoso e é comprimido até uma pressão x. nessa pressão ele passa pelo condensador onde muda de fase para líquido (em pressão alta). Essa mudança de fase rejeita calor, que é jogado no ambiente externo. Depois o líquido passa por uma válvula de expansão jogando sua pressão de volta para a pressão inicial. Aí ele passa no evaporador e vira gás novamente. Para evaporar ele precisa de energia e a pega do ar interno do carro, reduzindo a temperatura dele e gelando você. Depois de evaporado ele volta para o compressor e começa tudo de novo.

Se o evaporar não for completo, ou seja tivermos bolhas de refrigerante líquido dentro do sistema onde deveria ter gás pode acontecer deste ir para o compressor e como líquido é imcompressível o compressor não conseguir comprimí-lo mas forçá-lo e acabar por quebrando o compressor. Seria algo semelhante ao que o calço hidráulico faz ao motor do carro.
Piloto de Kart de feriado
Piloto de Kart de feriado

por shadowcps » Sex Fev 18, 2011 8:51 pm

Postei no tópico do meu novo Punto mas vai aqui também:

Primeiros 38 km rodados no etanol, AC ligado, circuito misto: 6,7 km/l. No início o 1.4 fez 5,5 então, considero bom, pra um motor amarradão ainda. (:D)
ImagemImagemImagemImagem ImagemImagemImagem

YETI ! Um bom companheiro. Deixa saudades. Freddie Mercury at home !
Moderador
Moderador

por moisesvalbuza » Sex Fev 18, 2011 9:12 pm

180km rodados....
Media no PC de bordo, com gasolina, ar condicionado quase sempre desligado, poucas esticadas e só na cidade: 9,3km/l
essence 1.6 11/11

considero bom...

vlww
Essence 1.6 16V - 11/11 - Cinza Scandium - Creative 2 - VE Traseiro - Kit Casual - Alarme FIAT - G20 - Ponteirinha bacana
"Sem saber que era impossível, foi lá e fez" - Jean Cocteau
Roda dura de Auto Escola
Roda dura de Auto Escola

por agnaldo123 » Sáb Fev 19, 2011 9:41 pm

rogeriofonseca escreveu:Não estou satisfeito com o meu...
Essence 1.8 Dual, 16.300km rodados:
Circuito rodovia, porém com constantes engarrafamentos, gasolina, ar ligado = 9.2 km/l.
E dizem que ainda é mais enconomico que o antigo 1.8, nem paro para imaginar como seria o antigo.
Abraços

Estou alertando a todos para fazer um bom test-drive antes de comprar o punto 1.6 e torq > viewtopic.php?f=10&t=14836
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por shadowcps » Dom Fev 20, 2011 9:06 am

Atualizando: 67 km, já psssou dos 7,0 km/l no etanol. (:D) Chegando ao que fazia o 1.4, já fico satisfeitíssimo com iss que me preocupava muito, o consumo, mas acho que chega lá sim.

Moderador
Moderador

por shadowcps » Dom Fev 20, 2011 11:08 am

desculpem o repost mas é a atualização quase em tempo real: após uma ida rápida a Valinhos, passando pelo centro com suas lombadas e radares, o atual consumo dele em circuito misto está, aos 143 km rodados, em 7,7km/l, etanol e AC ligado. Dessa vez tenho a foto:

Imagem

Ainda considero o consumo bom, sem contar que pisando, desenvolve depressinha. Acho que não estou enquadrado entre os que precisam se adaptar aos motores 16V. kkkkk É o motor ideal para meu jeito de dirigir. :twisted:

shadowcps escreveu:Atualizando: 67 km, já psssou dos 7,0 km/l no etanol. (:D) Chegando ao que fazia o 1.4, já fico satisfeitíssimo com iss que me preocupava muito, o consumo, mas acho que chega lá sim.

Moderador
Moderador

por AlexJW » Dom Fev 20, 2011 12:42 pm

Boa Shadow...

Por aqui o consumo segue muito bom na gasolina (desisti do álcool, no RJ não vale a pena).

Tanque cheio de novo, e no PC de bordo por enquanto novamente 9,5 km/l (consumo urbano, ar ligado todo o tempo, tocada focando o CONSUMO INSTANTÂNEO no PC de bordo, dosando bem o pé).

Boa sorte com a nova máquina!

abrax
Ex-Punto Essence EtorQ 1,8 2010/2011 (ABS AB2 Blue&Me Rádio/CD Integrado c/ Comandos Volante etc...

CARLESS.... Agora é só no busão, na motoca, no metrô e na sola do sapato maluco!

Imagem
    Velha Guarda
    Velha Guarda

por EMERSON1979 » Dom Fev 20, 2011 1:54 pm

Fiz uma viagem de 220km 100% alcool e 100% ar ligado consumo de 9,5. Uso misto com odometro 700km fez 7km/l agora com 1500km ta fazendo7,5km/l já está melhorando, igual a varias pessoas aqui do forum de acordo com que a kilometragem vai aumentando o carro vai ficando mais economico. Por enquanto to satisfeito.
    Punto 1.6 16v
    creative 1
    ve traseiro
    prata bari
    Piloto de Atari
    Piloto de Atari

por thirusso » Dom Fev 20, 2011 4:15 pm

Em Janeiro peguei um punto 1.6 16v etorq essence esta com 1900 km, faço em média 6 km/l no etanol, rodando 75% na cidade e 25% na estrada, ainda tenho a esperança que isso irá melhorar..., um detalhe importante, fiz o teste pisando e andando normalmente (de boa) e consumo foi praticamente o mesmo...
    Piloto de Atari
    Piloto de Atari

AnteriorPróximo