Qual seu estilo de direção? troca de marchas, etc...

Espaço para conversar e discutir diferentes assuntos relacionados ao Fiat Punto.

Qual seu estilo de direção? troca de marchas, etc...

por joao_neto_pb » Ter Jul 08, 2008 1:26 am

Então,
como voce dirige normalmente??

Pisando fundo e trocando rapido ou arranhando o acelerador??

No Punto vo de leve na primeira e a partir dai vo aumentando as pisadas ateh que na 4 e 5 piso fundo troco sempre de marcha entre 2500 e 3000.

Outra pergunta eh quanto a posicao da direcao, colocam sempre lah em baixo e o mais longe possivel?? aqui eh assim.

Quanto ao consumo andando deste jeito ainda nao fiz a medicao mas queria MUITO saber se vale mais a pena arranhar as marchas ou pisar fundo e chegar logo na quinta marcha. Agora queria saber realmente sem "achismos"
Barbeiro de Auto Escola
Barbeiro de Auto Escola
 
Mensagens: 304
Registrado em: Dom Jun 01, 2008 7:25 pm
Localização: Joao Pessoa - PB

por AndreBsB » Ter Jul 08, 2008 1:37 am

Depende. Geralmente eu gosto andar numa boa na cidade, curtindo um som. Troco marcha em uns 3.000rpm ou até menos por causa do torque do 1.8... com pouca carga no acelerador. Se aparecer um engraçadinho, aí o powertrain é obrigado a mostrar todos os seus 115 pocotós. :P

Na estrada eu gosto de andar rápido e constante, mas sem fazer loucuras. Tem pista que dá pra manter 160km/h em velocidade de tour. Acima de 180km/h já começa tudo a passar muito rápido... as vezes até passo disso mas não gosto de manter essa velocidade.
Piloto de Testes da FIAT
Piloto de Testes da FIAT
 
Mensagens: 5417
Registrado em: Sex Fev 15, 2008 10:25 pm
Localização: Brasília

por Frmg » Ter Jul 08, 2008 1:45 am

Só para constar antes que falem do vídeo da quatro rodas.

Dirigir no método 1-3-5 do vídeo que a quatro rodas disponibilizou para economizar combustível é um crime com o carro.

Explico...

O "gênio" do suposto instrutor publicou uma matéria ensinando a economizar combustível com o carro.
Durante a matéria porém ele visando manter a rotação do carro sempre baixa e explorar ao máximo o torque do motor orienta os motorista a passar da 1ª marcha direto para 3ª e da 3ª direto para a 5ª o que é totalmente errado mesmo sabendo que o carro possui sonda anti detonação.

Essa sonda possui um certo limite de operação e apesar de funcionar muito bem na maioria dos casos, com esse método vai dar problema, pois o carro fica em rotações muito baixas ao mudar direto de 1ª para 3ª marcha ele vai engasgar, forçar e detonar tudo que for possível no motor com o tempo.
Para economizar combustível realmente funciona, mas é econômia totalmente burra.

O correto é chegar o mais rápido possível em 5ª marcha mantendo sempre o funcionamento do motor na faixa de torque máximo do motor, passando marcha por marcha. Não importa se acelera tudo do carro ou não. O que gasta combustível é a rotação que o motor trabalhando sob aceleração. Por isso é importante nunca ultrapassar muito além da faixa de torque máximo do carro para uma condução econômica.

Ele também comete erro grave ao alegar que basta retirar o pé do acelerador em uma descida que o consumo do carro será zero, pois se esqueceu de avisar que esse sistema conhecido por cutoff só funciona se o motor do carro estiver acima de uma rotação que pelos testes feitos no Punto fica acima de 1300rpm, ou seja, se tirar o pé do acelerador em uma descida com o motor acima de 1300rpm o consumo será zero.
Abaixo de 1300rpm independente de estar acelerando ou não o carro vai consumir combustível, pouco, mas vai.
Piloto de Auto Escola
Piloto de Auto Escola
 
Mensagens: 917
Registrado em: Dom Mai 11, 2008 7:04 pm
Localização: São Paulo

por joao_neto_pb » Ter Jul 08, 2008 1:56 am

FRMG, mas nao sei se voce ja percebeu no computador de bordo(consumo instantaneo) que o que determina se o consumo vai ser x ou 2x eh o quanto voce pisa e nao a rotacao. E entao? tem certeza que eh pela rotacao?


Por exemplo numa avenida em que voce esteja em quinta marcha e a velocidade caia um pouco, eh melhor pisar na quinta do que passar a 4 e nao pisar tudo??
Barbeiro de Auto Escola
Barbeiro de Auto Escola
 
Mensagens: 304
Registrado em: Dom Jun 01, 2008 7:25 pm
Localização: Joao Pessoa - PB

por AndreBsB » Ter Jul 08, 2008 2:00 am

Tem gente que já força o carro demais mesmo sem usar o esquema 1-3-5. Digo forçar em baixíssima rotação mesmo. Acho que com bom-senso dá pra usar de vez em quando. Ficar dirigindo sempre assim acaba com o prazer de dirigir. Passar de 2ª pra 4ª ou de 3ª pra 5ª, é bem tranquilo no 1.8 por causa do ótimo torque em baixa. Tipo a 60km/h dá pra sair da 3ª pra 5ª numa boa, ainda mais com um trânsito fluindo bem. Eu acho que, se der diferença, é muito pouco. Acho que não compensa fazer isso.
Piloto de Testes da FIAT
Piloto de Testes da FIAT
 
Mensagens: 5417
Registrado em: Sex Fev 15, 2008 10:25 pm
Localização: Brasília

por Frmg » Ter Jul 08, 2008 2:24 am

joao_neto_pb escreveu:FRMG, mas nao sei se voce ja percebeu no computador de bordo(consumo instantaneo) que o que determina se o consumo vai ser x ou 2x eh o quanto voce pisa e nao a rotacao. E entao? tem certeza que eh pela rotacao?


Por exemplo numa avenida em que voce esteja em quinta marcha e a velocidade caia um pouco, eh melhor pisar na quinta do que passar a 4 e nao pisar tudo??


Certeza absoluta, você pode tacar o pé no fundo do acelerador em quinta marcha a 1500rpm que vai gastar bem menos que andando em terceira a 3500rpm na mesma velocidade só encostando no acelerador.

Faça o teste de consumo no final do tanque e depois conte aqui como foi :wink:

Só que como eu disse enfiar o pé no acelerador em giro muito baixo (1000 a 1500rpm) vai detonando tudo com o tempo, você acha que esta economizando e esta destruindo o motor.

O caso do AndreBsB é interessante a 60km/h sair de 3ª para 5ª não tem problema porque o giro não cai demais e a sonda segura se precisar. Mas a 40km/h sair de 3ª para 5ª enfiar o pé no fundo até chegar em 60km/h detona o motor completamente.
Piloto de Auto Escola
Piloto de Auto Escola
 
Mensagens: 917
Registrado em: Dom Mai 11, 2008 7:04 pm
Localização: São Paulo

por pedrosouza » Ter Jul 08, 2008 9:48 am

Eu costumo dirigir em 1-3-5 mas não com giro baixo.
Imagem

Frase de banheiro: "Neste lugar sagrado toda a vaidade se acaba, o mais covarte se esforça e o mais valente se caga !" =]
Acessem http://www.myspace.com/banda4ideal
Velha Guarda
Velha Guarda
 
Mensagens: 2109
Registrado em: Ter Abr 08, 2008 10:09 pm
Localização: Rio de Janeiro-RJ

por Frmg » Ter Jul 08, 2008 10:19 am

pedrosouza escreveu:Eu costumo dirigir em 1-3-5 mas não com giro baixo.


Na cidade ???
Não tem como, pode olhar no conta giros que para o giro não cair demais ao colocar terceira marcha direto você terá que estar em uma rotação muito elevada em primeira marcha o que anula a econômia de combustível.

Se você esta a 2500rpm em primeira marcha e joga terceira direto o giro vai para algo em torno de 1000rpm e vai detonar tudo. E se esticar até 4000rpm para o giro em terceira não cair tanto, vai gastar combustível.

Não tem milagre, esse método é um metodo extremo para economizar que não compensa pelos danos que causa.
Piloto de Auto Escola
Piloto de Auto Escola
 
Mensagens: 917
Registrado em: Dom Mai 11, 2008 7:04 pm
Localização: São Paulo

por pedrosouza » Ter Jul 08, 2008 11:57 am

Normalmente qnd estou a 3k jogo a 3ª e o giro fica no minimo a 1.5k, não sinto nenhum tremor nem nada do tipo.
Imagem

Frase de banheiro: "Neste lugar sagrado toda a vaidade se acaba, o mais covarte se esforça e o mais valente se caga !" =]
Acessem http://www.myspace.com/banda4ideal
Velha Guarda
Velha Guarda
 
Mensagens: 2109
Registrado em: Ter Abr 08, 2008 10:09 pm
Localização: Rio de Janeiro-RJ

por Frmg » Ter Jul 08, 2008 12:05 pm

pedrosouza escreveu:Normalmente qnd estou a 3k jogo a 3ª e o giro fica no minimo a 1.5k, não sinto nenhum tremor nem nada do tipo.


hehehhee
Coxins novos, carro zerinho, tudo firme, sonda anti detonação amenizando a batida de pino, provavelmente usando alcool que é mais volátil a detonação, mas leva no mecânico depois de 1 ano e pede para ele comparar com um motor que não foi usado em 1-3-5 para você ver a diferença.
Os efeitos ruins não serão sentidos agora :wink:
Piloto de Auto Escola
Piloto de Auto Escola
 
Mensagens: 917
Registrado em: Dom Mai 11, 2008 7:04 pm
Localização: São Paulo

Próximo

Quem está online
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 7 visitantes