Consumo dos novos E.torQ
Re: Consumo dos novos E.torQ
Cbayard escreveu:Eu sai da concercionária com meu punto 1.8 dualógic e peguei direto a estrada, fazendo 11km/l, em um quase vovó mode, mas não vai servir de parâmetro, pois quando cheguei no destino constatei que os peneus estavam bem vazios (não imaginei que iam me entregar o carro sem calibrar...inocência a minha).
Estou postando, na verdade, para tirar uma dúvida sobre o ar (que influi diretamente no consumo):
Sempre andei em meu palio 1.4 ligando e desligando o ar (tanto para aliviar para o motor em algumas situações, como para não congelar, pois as vezes o ar fica bem frio, aproveintando a situação para fazer também uma economia no consumo).
No entanto um dia um amigo meu andando no meu carro, ao notar minha conduta comentou que talvez isso pudesse prejudicar o mecanismo. Eu acabei ficando meio grilado, pois no caso do ar condicionado que usamos em casa realmente não é recomendado religar o aparelho antes de uma espera de cerca de 15 minutos.
Minha dúvida é se isto também se aplica ao ar condiconado do carro, ou eu posso ligar e desligar sem me preocupar.
Abraços a todos do fórum.
Parabéns pela escolha.
Eu ligo o ar assim que entro no carro, pode estar "nevando" lá fora... só desligo alguns minutos antes de chegar ao meu destino, pois já ouvi falar que isso é bom pro sistema (dá tempo pra "secar" os dutos, diminuindo a proliferação de fungos).
Esse lance de ligar e desligar o ar aí deve ter sentido, eu não ficaria ligando e desligando toda hora não.
abra!
Ex-Punto Essence EtorQ 1,8 2010/2011 (ABS AB2 Blue&Me Rádio/CD Integrado c/ Comandos Volante etc...
CARLESS.... Agora é só no busão, na motoca, no metrô e na sola do sapato maluco!

CARLESS.... Agora é só no busão, na motoca, no metrô e na sola do sapato maluco!

- Velha Guarda
o ligar / desligar não dá tempo para o gás despressurizar e isso é algo parecido com o "golpe de ariete" que acontece nos canos de água (aquela trepidação e as vezes, um tipo de urro baixo constante quando existem bolhas de ar na tubulação). O gás e a água são fluidos e o gás, devido a pressão, se liquefaz, podendo formar bolhas no gas liquefeito com as bolhas do gas em si.

YETI ! Um bom companheiro. Deixa saudades. Freddie Mercury at home !
- Moderador
Interessante, não sabia disso não...
Claro que na cidade se tô com o ar ligado eu não desligo. Faço isso de ligar e desligar na estrada. É que, pessoalmente, adquiri o hábito de pegar estrada bem cedo. Daí não é tão quente. Mas como o ar gela bem, acho que rola um intervalo de uns 20min entre uma desligada e religada.
Claro que na cidade se tô com o ar ligado eu não desligo. Faço isso de ligar e desligar na estrada. É que, pessoalmente, adquiri o hábito de pegar estrada bem cedo. Daí não é tão quente. Mas como o ar gela bem, acho que rola um intervalo de uns 20min entre uma desligada e religada.
- Barbeiro de Auto Escola
mas os sistemas de AC "modernos" (lançados na década de 90) já eram inteligentes, desacoplando a polia do compressor quando o motor é exigido por exemplo, em uma subida ou ultrapassagem. Assim, a força que seria usada para acionar o compressor, que é quem rouba potência, momentaneamente é desviada toda para o motor. Por isso não é preciso ligar e desligar
Preste atenção que dá pra perceber qdo isso acontece e se o som estiver desligado ou baixo, ouvir até um "tuc" e sentir um tranquinho.

- Moderador
no 1.6 essence qualquer saida de macha ele desliga o ar, ele desliga muito mais o ar do q eu imaginava
- Piloto de Autorama
Shadows e BbCobra
isso é fato no Punto, ou apenas uma possibilidade o ar desligar nas saidas
No siena 1.0 era assim.
mas mesmo no essence é também assim?
isso é fato no Punto, ou apenas uma possibilidade o ar desligar nas saidas
No siena 1.0 era assim.
mas mesmo no essence é também assim?
Essence 1.6 | E-Torq | Branco
Creative 2 (Blue&Me, Rodas 16, milhas, etc, etc)
Filme: G5 laterais - G5 traseira - clarinho no dianteiro
- Usuário Banido
desde meados da década de 1990 todos os AC dos automóveis foram produzidos com esse sistema inteligente. foi uma das aplicações práticas da eletronica embarcada, iniciada aqui com o primeiro sistema monoponto de injeção eletronica.

- Moderador
CONSUMO DA SEMANA DO MEU ESSENCE 1.6
Sozinho, com ar desligado: 8,6 - troca de marchas nos 3000 rpm
Sozinho, com ar ligado: 7,6 - troca de marchas nos 3000rpm - com direito a uma esticadinha com um Golfzinho Sportlinezinho (claro q ele ficou ne)
Carro cheio (5adultos) - ar ligado: 7,3
Achei otimo, pq sempre to com pressa!
Sozinho, com ar ligado: 7,6 - troca de marchas nos 3000rpm - com direito a uma esticadinha com um Golfzinho Sportlinezinho (claro q ele ficou ne)
Essence 1.6 | E-Torq | Branco
- Usuário Banido
MrWhite escreveu:CONSUMO DA SEMANA DO MEU ESSENCE 1.6
Qual combustível?
Abs.
- Piloto de Atari
Re: motores e.torq- 1.6 x 1.8 (consumo)
Gustavo66, em qual concessionária da GM você trabalha? 
Por acaso você é o Carlos Gustavo que era da comunidade do Punto no orkut que foi banido por flame?
Se não for, me desculpe, mas as semelhanças são muitas.
Se for ta começando a ficar interessante, tem gente que nem o carro tem e se passa por proprietário para tentar queimar o filme do carro...
É a Fiat deve estar incomodando a concorrência pra valer

Por acaso você é o Carlos Gustavo que era da comunidade do Punto no orkut que foi banido por flame?
Se não for, me desculpe, mas as semelhanças são muitas.
Se for ta começando a ficar interessante, tem gente que nem o carro tem e se passa por proprietário para tentar queimar o filme do carro...
É a Fiat deve estar incomodando a concorrência pra valer

- Piloto de Auto Escola