Direção não alinha de jeito nenhum
Direção não alinha de jeito nenhum
Olá pessoal
Seguinte: comprei um linea T-jet seminovo, mas o carro tá zerado, peguei com 10 mil km. Tudo muito bom, perfeito no motor e tals mas a direção tem algo que me incomoda, ela parece fora do centro.
Com o passar de algumas semanas notei que a direção era um pouco torta pra direita, tipo o volante fica fora do centro. O carro não puxa pra nenhum lado, quando solto o volante ele vai retinho pra frente mas o volante ficava um pouquinho virado pra direita.
Levei na cc e fizeram a geometria, melhorou mas não resolveu. Na revisão de 15mil fizeram geometria de novo, e não deu 1° sequer de erro, mas o volante continuava lá torto. O mecanico então ajustou a barra lá embaixo do motor e quando volto pra buscar o carro, estava torto pra esquerda. Reclamei e eles arrumaram, deixaram retinha.
mas agora, passados 400 km, tenho a impressão que tá ficando torto pra esquerda de volta.
O que me intriga é que tem dias que tá retinho, pego umas ruas retas e fica centrado, mas outros dias fico brigando com o volante fora do centro.
Agora as dúvidas:
-Será que isso de estar reto e estar torto é só impressão minha?
-Será que é folga na caixa de direção? ou só uma regulagem errada?
-Se for folga na caixa a garantia cobre(tenho mais um ano e meio)?
To cansado de levar na cc e nao resolverem, e não queria pagar uma geometria e dae descobrir que era folga na caixa.
Alguem ja teve problema de folga ou na caixa?
Seguinte: comprei um linea T-jet seminovo, mas o carro tá zerado, peguei com 10 mil km. Tudo muito bom, perfeito no motor e tals mas a direção tem algo que me incomoda, ela parece fora do centro.
Com o passar de algumas semanas notei que a direção era um pouco torta pra direita, tipo o volante fica fora do centro. O carro não puxa pra nenhum lado, quando solto o volante ele vai retinho pra frente mas o volante ficava um pouquinho virado pra direita.
Levei na cc e fizeram a geometria, melhorou mas não resolveu. Na revisão de 15mil fizeram geometria de novo, e não deu 1° sequer de erro, mas o volante continuava lá torto. O mecanico então ajustou a barra lá embaixo do motor e quando volto pra buscar o carro, estava torto pra esquerda. Reclamei e eles arrumaram, deixaram retinha.
mas agora, passados 400 km, tenho a impressão que tá ficando torto pra esquerda de volta.
O que me intriga é que tem dias que tá retinho, pego umas ruas retas e fica centrado, mas outros dias fico brigando com o volante fora do centro.
Agora as dúvidas:
-Será que isso de estar reto e estar torto é só impressão minha?
-Será que é folga na caixa de direção? ou só uma regulagem errada?
-Se for folga na caixa a garantia cobre(tenho mais um ano e meio)?
To cansado de levar na cc e nao resolverem, e não queria pagar uma geometria e dae descobrir que era folga na caixa.
Alguem ja teve problema de folga ou na caixa?
- Piloto de Atari
Re: Direção não alinha de jeito nenhum
Cara, presta atenção se vc não tá andando cada hora de um lado da rua, pq a rua é caída pra esquerda e pra direita, e nas extremidads, se estiver na esquerda por exemplo, pra andar reto sua direção terá que ficar um pouco virada pra direita, e de estiver na direita, vai ficar pra esquerda.... então certifique-se de que está numa rua totalmente plana... se estiver, eu levaria num centro especializado nesse tipo de serviço, pelo menos pra ver o que tá acontecendo... e se for mais grave, leva o resultado na cc e pede pra arrumarem.
- Piloto de Autorama
Como o pneu do tjet é "meio" larguinho" , ele é mais suscetível a transmitir para o volante as irregularidades e desníveis do asfalto, muita vezes puxando para um dos lados.
No meu era igualzinho o seu.
Mesmo em algumas estradas, pendia levemente para um dos lados. Nunca é 100% reto, mesmo que a estrada seja reta. Até porque para facilitar o escoamento da agua, e evitar hidroplanagem as estradas não são planas e sim levemente abauladas ou muitas vezes "riscadas".

No meu era igualzinho o seu.
Mesmo em algumas estradas, pendia levemente para um dos lados. Nunca é 100% reto, mesmo que a estrada seja reta. Até porque para facilitar o escoamento da agua, e evitar hidroplanagem as estradas não são planas e sim levemente abauladas ou muitas vezes "riscadas".

- Velha Guarda
Então
o X da coisa é que tem dias que noto que esta muito torto e em outros esta retíssimo, isso no mesmo trajeto(trabalho casa).
Quando a rua tem caimento ele puxa, mas isso eu sei que é normal, inclusive é o maior probleda de ajustar na cc, pq as ruas ao redor da cc são todas caidas.
Hoje emprestei o carro pro meu tio, vou dar uma de inocente e perguntar o que ele achou e se puxou pra algum lado, dae tomo uma opiniao imparcial, já que nunca comentei com ele pra que lado eu acho que esta torto.
o X da coisa é que tem dias que noto que esta muito torto e em outros esta retíssimo, isso no mesmo trajeto(trabalho casa).
Quando a rua tem caimento ele puxa, mas isso eu sei que é normal, inclusive é o maior probleda de ajustar na cc, pq as ruas ao redor da cc são todas caidas.
Hoje emprestei o carro pro meu tio, vou dar uma de inocente e perguntar o que ele achou e se puxou pra algum lado, dae tomo uma opiniao imparcial, já que nunca comentei com ele pra que lado eu acho que esta torto.
- Piloto de Atari
Dá uma bela calibrada nos pneus (Ainda frios) e veja se melhora....

- Velha Guarda
eu sempre tenho essa sensação..desde o meu Palio.
FIAT Bravo Absolute Dualogic 2011/2012 - Couro, RadioNAV e Som HI-FI
Ex:
FIAT Palio ELX 1.4 2007/2008 - Creative 5
FIAT Uno Smart 2000/2001
FIAT Punto Essence 1.8 16v 2010/2011 - VET, Creative 4 e HSD
Ex:
FIAT Palio ELX 1.4 2007/2008 - Creative 5
FIAT Uno Smart 2000/2001
FIAT Punto Essence 1.8 16v 2010/2011 - VET, Creative 4 e HSD
x2
Também estou pulando de alinhador em alinhador tentando deixar o volante "reto"
O carro está impecavel... não puxa para nem um lado... não vibra... não está gastando pneu errado...
Mas sobe na rampa de alinhamento e coloco o volante na posição que quero, bem centrado usando as alavancas de seta e luzes como parâmetro...
Desce da rampa e o volante fica torto...
Estou achando que é o eixo traseiro torto de certo modo que fique igual dos dois lados... levando a maquina de alinhamento achar que está OK.
Também estou pulando de alinhador em alinhador tentando deixar o volante "reto"
O carro está impecavel... não puxa para nem um lado... não vibra... não está gastando pneu errado...
Mas sobe na rampa de alinhamento e coloco o volante na posição que quero, bem centrado usando as alavancas de seta e luzes como parâmetro...
Desce da rampa e o volante fica torto...

Estou achando que é o eixo traseiro torto de certo modo que fique igual dos dois lados... levando a maquina de alinhamento achar que está OK.
Suzuki Burgman 125i "Mini-Busa Without Power" in black!
- Coordenador Regional
Se está em duvida com relação ao eixo traseiro, leve em um alinhador a laser computadorizado.
Ele analisa as "4 patas" e diz se está dentro dos parametros de fabrica, e se caster, camber e etc estão OK.

Ele analisa as "4 patas" e diz se está dentro dos parametros de fabrica, e se caster, camber e etc estão OK.

- Velha Guarda
Esse lance de desalinhamento da direção eu nunca percebí no meu. As veses eu acho que ele puxa um pouco para direita mas deve ser o desnível da estrada como o pessoal comentou. No meu o único problema que eu tenho é com o desgaste mais acentuado nos ombros externos dos pneus da frente. Já levei em 2 oficinas diferentes para fazer alinhamento mas continua. O mecânico disse que pode ser o problema no trajeto Resende - Angra que eu faço toda a semana e é muito sinuoso. Será que isso procede?
- Piloto de Autorama
O meu T-jet tbem tem isso... mas acontece pelos motivos citados pelo Ferranda. A prova de que não é problema do carro é o seguinte: a garagem do predio é 100% plana, quando estou nela o volante fica 100% reto. Pode desencanar parceiro! 

- Velha Guarda