O que não gostou no carro
Re: O que não gostou no carro



fiquei absolutamente embasbacado, estarrecido e feliz com seu post. Pena que no final vc não se lembra das amaldiçoadas técnicas de cálculo integral e diferencial para concluir o brilhante raciocínio (e isso não foi usando de ironia, foi sincero mesmo). Só falta alguem lembrar para concluir e aí, poder-se-ia jogar os valores numéricos da situação para concluir empíricamente, qual motor é melhor. Aguardemos um pouco mais. Quem sabe alguem surja com a solução. - PC é lugar de nerd também (no bom sentido)








YETI ! Um bom companheiro. Deixa saudades. Freddie Mercury at home !
- Moderador
- Mensagens: 13543
- Registrado em: Sáb Jun 20, 2009 6:44 pm
- Localização: Paulinia/SP
Re: O que não gostou no carro
X``(t) = C(t)[(X´(t)+P(t)+To)/R]*R*n1*n2/m
Virou um monstro... Brincadeira
Achei muito interessante o raciocínio !!!
Assim que tiver um pouco mais de tempo, vou estudar com calma o assunto. Confesso que tenho limitações, mas estudando quem sabe não dê para somar forças
De qualquer forma desconfio que mesmo tentando equalizar tantos fatores ainda teremos aqueles que vão discordar devido o efeito de "aproximação" em algumas suposições.
Ainda não encontrei como calcular no papel aceleração variável com precisão, são sempre aproximações, por isso me interesso tanto no assunto.

Virou um monstro... Brincadeira

Achei muito interessante o raciocínio !!!
Assim que tiver um pouco mais de tempo, vou estudar com calma o assunto. Confesso que tenho limitações, mas estudando quem sabe não dê para somar forças

De qualquer forma desconfio que mesmo tentando equalizar tantos fatores ainda teremos aqueles que vão discordar devido o efeito de "aproximação" em algumas suposições.

Ainda não encontrei como calcular no papel aceleração variável com precisão, são sempre aproximações, por isso me interesso tanto no assunto.
- Piloto de Auto Escola
- Mensagens: 917
- Registrado em: Dom Mai 11, 2008 7:04 pm
- Localização: São Paulo
Re: O que não gostou no carro
Sensacional o cálculo, mas pra mim não tem que provar nada, pois já está provado. Que montadora seria louca de lançar um carro, fazer propaganda do motor novo se ele fosse pior que o antigo. Enfim, pra mim está provado que etorq é melhor.
- Roda dura de Auto Escola
- Mensagens: 387
- Registrado em: Qui Jul 30, 2009 11:44 am
- Localização: Campinas
Re: O que não gostou no carro
Frmg escreveu:X``(t) = C(t)[(X´(t)+P(t)+To)/R]*R*n1*n2/m![]()
Virou um monstro... Brincadeira![]()
Achei muito interessante o raciocínio !!!
Assim que tiver um pouco mais de tempo, vou estudar com calma o assunto. Confesso que tenho limitações, mas estudando quem sabe não dê para somar forças![]()
De qualquer forma desconfio que mesmo tentando equalizar tantos fatores ainda teremos aqueles que vão discordar devido o efeito de "aproximação" em algumas suposições.![]()
Ainda não encontrei como calcular no papel aceleração variável com precisão, são sempre aproximações, por isso me interesso tanto no assunto.
Se não fazer aproximações, NÃO HÁ CHANCE de se obter um cálculo exato. Mesmo se você usar um supercomputador para resolver esta equação numericamente você não vai conseguir. Você precisa aproximar, por isso mesmo chamamos de modelo.
Se alguém resolver isso, teremos um modelo muito bom para um carro em arrancada (mas precisa da curva do Etorq, do VHC, do Ferrari V12, etc).
shadowcps escreveu::shock:![]()
![]()
fiquei absolutamente embasbacado, estarrecido e feliz com seu post. Pena que no final vc não se lembra das amaldiçoadas técnicas de cálculo integral e diferencial para concluir o brilhante raciocínio (e isso não foi usando de ironia, foi sincero mesmo). Só falta alguem lembrar para concluir e aí, poder-se-ia jogar os valores numéricos da situação para concluir empíricamente, qual motor é melhor. Aguardemos um pouco mais. Quem sabe alguem surja com a solução. - PC é lugar de nerd também (no bom sentido)
Essa aí nem é difícil, é diferencial ordinária de segunda ordem não homogênea. A solução dela é a solução da homogênea + uma solução particular desta. Acredito que ela tenha solução, mas precisamos fixar o domínio e as condições de contorno dela. Vou tentar fazer isso quando tiver um tempo, mas aceito sugestões hehehe
- Piloto de Kart de feriado
- Mensagens: 1440
- Registrado em: Qua Dez 30, 2009 7:34 pm
- Localização: Petrópolis
Re: O que não gostou no carro
Olha…. tenho que confessar… eu estava há muito tempo longe do fórum e acabei de gastar quase 25 minutos lendo todos os posts aqui detalhadamente, e quero mais é parabenizar o Frmg pelos brilhantes posts!! Sempre agregando muita informação à todos usuários de Punto.
Fr, comecei a acompanhar de perto os seus posts desde a época daquele tópico sobre o Cutt-off do Punto, tá lembrado? Sem querer babar muito o ovo, mas já babando (rs), achei fantástico e aprendi muito com você naquele tópico. E aqui não foi diferente!
Eu tenho (tinha) um Sporting 08/08. Estou vendendo para trocá-lo em um novo, ainda não sei se em um Essence 1.6 com os opicionais que quero, ou um Sporting. Tudo vai depender das oportunidades que me aparecerem, uma vez que eu compro carro em concessionária e à vista, quando está lá para pronta entrega. É pagar e levar! Não sou adepto à essa modalidade de "montar e pedir" o carro e esperar lá, 30, 40, 60, 90 dias, ou quando eles quiserem me entregar!
Bom, quero ainda dizer que estou com "vergonha alheia" pelo LucasMoura. É amigão… ficou feio pra você ai ein, pagou um vexame que poderia ter ido dormir sem essa! hahahahh
Tomar benga de CELTA ??? Ai o problema realmente tá no seu estilo de condução! Você tem que pegar é um carro automático, de preferência algum com câmbio CVT. Assim você vai pisar pra fazer as ultrapassagens e mudar de faixa sem sentir o "coice" da troca da marcha, uma vez que você provavelmente desconhece a técnica de "punta-taco". Mas não te culpo por isso! Tenho praticado o punta-taco há algum tempo e realmente demanda tempo e conhecimento do propulsor e transmissão que você tem em mãos!
Como eu disse, tive durante quase 3 anos o Sporting 08/08. Uma maravilha de carro, a melhor posição de dirigir que já encontrei (perdendo apenas pro Passatão CC do meu velho!). Sempre gostei de dirigir de modo econômico meu Punto. Era uma maravilha, colocava 3a marcha no carro e pronto! Fazia praticamente de tudo. Entretanto quero ressaltar um acontecimento. Andando na Av. Raja (quem é de BH conhece) vindo do BH shopping, andei a avenida quase que inteira junto com outro Punto no retrovisor. Não tive como identificar qual era, mas estava andando junto comigo o tempo inteiro! Só não deve ter me ultrapassado durante o percurso por causa do trânsito. Ao final da Av. quando o transito melhorou, ele colocou de lado, e eu estava de 3a, pisei fundo, troquei aos 5000 rpm, e ele me ultrapassou tranquilamente!!!!! Fiquei indignado com isso. Foi ai que minha teoria se afirmou quando lí os posts do Frmg e acessei os links que ele disponibilizou, mostrando que o 1.6 16v REALMENTE deixa o 1.8 8v.
Bom, passei meu Sporting 08/08 pra frente (obviamente não por esse motivo, estou longe de ser tão vaiodoso com carro a esse ponto) porque estava realmente chegando na hora de trocas de pneus e outros gastos maiores, e consegui um bom preço nele! Vendi por 37k, Sporting com B&M e VET! Acho que foi um preço bom!
Enfim, Fr está de parabéns ai pelos tópicos!
Abraços a todos!
Fr, comecei a acompanhar de perto os seus posts desde a época daquele tópico sobre o Cutt-off do Punto, tá lembrado? Sem querer babar muito o ovo, mas já babando (rs), achei fantástico e aprendi muito com você naquele tópico. E aqui não foi diferente!
Eu tenho (tinha) um Sporting 08/08. Estou vendendo para trocá-lo em um novo, ainda não sei se em um Essence 1.6 com os opicionais que quero, ou um Sporting. Tudo vai depender das oportunidades que me aparecerem, uma vez que eu compro carro em concessionária e à vista, quando está lá para pronta entrega. É pagar e levar! Não sou adepto à essa modalidade de "montar e pedir" o carro e esperar lá, 30, 40, 60, 90 dias, ou quando eles quiserem me entregar!
Bom, quero ainda dizer que estou com "vergonha alheia" pelo LucasMoura. É amigão… ficou feio pra você ai ein, pagou um vexame que poderia ter ido dormir sem essa! hahahahh
Tomar benga de CELTA ??? Ai o problema realmente tá no seu estilo de condução! Você tem que pegar é um carro automático, de preferência algum com câmbio CVT. Assim você vai pisar pra fazer as ultrapassagens e mudar de faixa sem sentir o "coice" da troca da marcha, uma vez que você provavelmente desconhece a técnica de "punta-taco". Mas não te culpo por isso! Tenho praticado o punta-taco há algum tempo e realmente demanda tempo e conhecimento do propulsor e transmissão que você tem em mãos!
Como eu disse, tive durante quase 3 anos o Sporting 08/08. Uma maravilha de carro, a melhor posição de dirigir que já encontrei (perdendo apenas pro Passatão CC do meu velho!). Sempre gostei de dirigir de modo econômico meu Punto. Era uma maravilha, colocava 3a marcha no carro e pronto! Fazia praticamente de tudo. Entretanto quero ressaltar um acontecimento. Andando na Av. Raja (quem é de BH conhece) vindo do BH shopping, andei a avenida quase que inteira junto com outro Punto no retrovisor. Não tive como identificar qual era, mas estava andando junto comigo o tempo inteiro! Só não deve ter me ultrapassado durante o percurso por causa do trânsito. Ao final da Av. quando o transito melhorou, ele colocou de lado, e eu estava de 3a, pisei fundo, troquei aos 5000 rpm, e ele me ultrapassou tranquilamente!!!!! Fiquei indignado com isso. Foi ai que minha teoria se afirmou quando lí os posts do Frmg e acessei os links que ele disponibilizou, mostrando que o 1.6 16v REALMENTE deixa o 1.8 8v.
Bom, passei meu Sporting 08/08 pra frente (obviamente não por esse motivo, estou longe de ser tão vaiodoso com carro a esse ponto) porque estava realmente chegando na hora de trocas de pneus e outros gastos maiores, e consegui um bom preço nele! Vendi por 37k, Sporting com B&M e VET! Acho que foi um preço bom!
Enfim, Fr está de parabéns ai pelos tópicos!
Abraços a todos!

Gustavo - Belo Horizonte MG
Punto Sporting
Cinza Cromo
Blue&Me
G20
=)
Re: O que não gostou no carro
Caraca ! ! !
Alguém resolve pelo amor de Deus!
isso tá perecendo final de seriado !
nossa até me empolguei agora !
caraca ! ! ! Alguém resolve essa conta pelo amor de Deus !
Alguém resolve pelo amor de Deus!
isso tá perecendo final de seriado !
nossa até me empolguei agora !
caraca ! ! ! Alguém resolve essa conta pelo amor de Deus !
- Piloto de Autorama
- Mensagens: 165
- Registrado em: Seg Jan 24, 2011 9:30 pm
- Localização: Santo André
Re: O que não gostou no carro
Galera,
por enquanto a única coisa que eu não gostei no carro foi que ele não chegou ainda ! ! ! ! rsr sr sr
olha o que eu achei aqui: http://blog0a100.blogspot.com/2010/07/p ... bravo.html
Punto Essence 1.6 16V
Potência (cv): 115 / 117
Torque (mkgf): 16,2 / 16,8
Peso (kg): 1.170
Velocidade máxima (km/h): 180 (G) / 182 (A)
De 0 a 100 (s): 10,7 (G) / 10,5 (A)
Consumo na cidade (km/l): 12 (G) / 8,1 (A)
Consumo na estrada (km/l): 16,1 (G) / 10,8 (A)
Punto HLX 1.8 8V
Potência (cv): 113 / 115
Torque (mkgf): 17,8 / 18,5
Peso (kg): 1.157
Velocidade máxima (km/h): 181 (G) / 183 (A)
De 0 a 100 (s): 10,8 (G) / 10,6 (A)
Consumo na cidade (km/l): 12,1 (G) / 8,3 (A)
Consumo na estrada (km/l): 16,2 (G) / 11,2 (A)
essa informação realmente procede ??
por enquanto a única coisa que eu não gostei no carro foi que ele não chegou ainda ! ! ! ! rsr sr sr
olha o que eu achei aqui: http://blog0a100.blogspot.com/2010/07/p ... bravo.html
Punto Essence 1.6 16V
Potência (cv): 115 / 117
Torque (mkgf): 16,2 / 16,8
Peso (kg): 1.170
Velocidade máxima (km/h): 180 (G) / 182 (A)
De 0 a 100 (s): 10,7 (G) / 10,5 (A)
Consumo na cidade (km/l): 12 (G) / 8,1 (A)
Consumo na estrada (km/l): 16,1 (G) / 10,8 (A)
Punto HLX 1.8 8V
Potência (cv): 113 / 115
Torque (mkgf): 17,8 / 18,5
Peso (kg): 1.157
Velocidade máxima (km/h): 181 (G) / 183 (A)
De 0 a 100 (s): 10,8 (G) / 10,6 (A)
Consumo na cidade (km/l): 12,1 (G) / 8,3 (A)
Consumo na estrada (km/l): 16,2 (G) / 11,2 (A)
essa informação realmente procede ??
- Piloto de Autorama
- Mensagens: 165
- Registrado em: Seg Jan 24, 2011 9:30 pm
- Localização: Santo André
Re: O que não gostou no carro
GustavoBH,
Trocou marcha a 5000rpm? Até um Gol 1.6 te passaria. A potência máxima é´em uns 5500rpm. Poderia ter pisado até uns 5800rpm de boa. Faz uma baita diferença isso.
Trocou marcha a 5000rpm? Até um Gol 1.6 te passaria. A potência máxima é´em uns 5500rpm. Poderia ter pisado até uns 5800rpm de boa. Faz uma baita diferença isso.
- Piloto de Testes da FIAT
- Mensagens: 5417
- Registrado em: Sex Fev 15, 2008 10:25 pm
- Localização: Brasília
Re: O que não gostou no carro
GustavoBH,
veja este calculo que o Frmg fez dizendo que a diferenca no baixo giro do 8v pro 16v era de 4% a favor do 8v. Eu que nao tenho formacao em exatas fiquei impressionado (a partir desse calculo e de outro usuario que estava trucando alguns posts eu ja coloquei em descredito todos eles). Falta mais do que matematica pura nessas horas...
viewtopic.php?f=10&t=14390&p=284566&hilit=retrato+momento#p284566
Conheco muito bem a Av Raja, eu lhe digo que se voce estava colocando 5 mil giros nela de terceira marcha voce estava se arriscando muito, sem contar que nao vejo nenhum trecho dela que seja bom para se comparar desempenho de motores, tem muito transito e muitas curvas, ou seja, qualquer "competicao" ira depender mais da loucura do motorista do que dos motores envolvidos. (por isso nao vou nem tentar entender melhor quais eram as cirsunstancias).
Continuo achando que a troca para Etorq de toda a linha Fiat tem outras motivacoes que nao o desempenho (tipo nova parceiria comercial, um motor mais adequado para o Dual Logic etc etc). Um 16v que sequer possui uma tecnologia de comando variavel foi lamentavel. Entre lançar um motor com peças em aluminio e corrente no lugar de correia como EVOLUCOES, antes ficasse com o jurassico Gm ate lançar algo mais descente que correspondesse no transito pesado das cidades, bem como nas estradas...
flw Lucas
veja este calculo que o Frmg fez dizendo que a diferenca no baixo giro do 8v pro 16v era de 4% a favor do 8v. Eu que nao tenho formacao em exatas fiquei impressionado (a partir desse calculo e de outro usuario que estava trucando alguns posts eu ja coloquei em descredito todos eles). Falta mais do que matematica pura nessas horas...
viewtopic.php?f=10&t=14390&p=284566&hilit=retrato+momento#p284566
Conheco muito bem a Av Raja, eu lhe digo que se voce estava colocando 5 mil giros nela de terceira marcha voce estava se arriscando muito, sem contar que nao vejo nenhum trecho dela que seja bom para se comparar desempenho de motores, tem muito transito e muitas curvas, ou seja, qualquer "competicao" ira depender mais da loucura do motorista do que dos motores envolvidos. (por isso nao vou nem tentar entender melhor quais eram as cirsunstancias).
Continuo achando que a troca para Etorq de toda a linha Fiat tem outras motivacoes que nao o desempenho (tipo nova parceiria comercial, um motor mais adequado para o Dual Logic etc etc). Um 16v que sequer possui uma tecnologia de comando variavel foi lamentavel. Entre lançar um motor com peças em aluminio e corrente no lugar de correia como EVOLUCOES, antes ficasse com o jurassico Gm ate lançar algo mais descente que correspondesse no transito pesado das cidades, bem como nas estradas...
flw Lucas
"8v arranca e retoma na frente, depois o 16v pega" Depois? tarde demais...
sinal fechou, vc ficou!
eu passei, vc nao!
essa vaga é minha, procura outra!
sinal fechou, vc ficou!
eu passei, vc nao!
essa vaga é minha, procura outra!
- Piloto de Autorama
- Mensagens: 245
- Registrado em: Qui Set 16, 2010 8:27 am
- Localização: Belo Horizonte
Re: O que não gostou no carro
Eu ví esse tópico! Muito interessante o comparativo!!
O trecho da Raja foi no sentido BH Shopping - Gutierrez… No final, um pouco antes da favela.. depois do Alambique, sabe? Alí da pra acelerar porque o proximo radar é só la embaixo, depois daquela concessionaria quem tem à direita ali, sabe? E nesse trecho não tem nenhum entroncamento nem cruzamento perigoso, só o da favela ! =)
Às vezes a troca pode até ter sido por essa motivação comercial que você citou, não sei! Mas não acho que esse motor deve ser tão ruim quanto você diz. Acho que a questão está no fato de você ter se acostumado muito bem ao motor 1.8 8v e não ter se acostumado (ou talvez esteja demorando a se acostumar) ao novo de 16v. Tendo em vista o fato citado e repetido pelo Fr diversas vezes, que são motores com estilos de condução completamente diferentes!
[ ] s !
O trecho da Raja foi no sentido BH Shopping - Gutierrez… No final, um pouco antes da favela.. depois do Alambique, sabe? Alí da pra acelerar porque o proximo radar é só la embaixo, depois daquela concessionaria quem tem à direita ali, sabe? E nesse trecho não tem nenhum entroncamento nem cruzamento perigoso, só o da favela ! =)
Às vezes a troca pode até ter sido por essa motivação comercial que você citou, não sei! Mas não acho que esse motor deve ser tão ruim quanto você diz. Acho que a questão está no fato de você ter se acostumado muito bem ao motor 1.8 8v e não ter se acostumado (ou talvez esteja demorando a se acostumar) ao novo de 16v. Tendo em vista o fato citado e repetido pelo Fr diversas vezes, que são motores com estilos de condução completamente diferentes!
[ ] s !


Gustavo - Belo Horizonte MG
Punto Sporting
Cinza Cromo
Blue&Me
G20
=)
Quem está online
Usuários navegando neste fórum: Google [Bot] e 12 visitantes