Dúvidas sobre o Punto eTorq 1.8 16v

Espaço para conversar e discutir diferentes assuntos relacionados ao Fiat Punto.

Re: Dúvidas sobre o Punto eTorq 1.8 16v

por LucasMoura » Ter Jan 25, 2011 6:38 pm

Ziguratt escreveu:O seguinte tópico poderia ser aberto: 1.8 gm X e-torq

Tipo, só pra facilitar e concentrar tudo num só lugar :)

concordo....

eu so nao abro esse topio eu mesmo porque nao concordo que essa confusao e falta de foco dos topicos que outros usuarios abrem seja culpa minha. Eu dou minha opiniao, logo em seguida vem uma chuva de comentarios sobre o que eu falei e nao sobre o que acham do assunto do topico.

Por exemlo: logo apos meu comentario neste topico, ao inves de vir outro dizendo "ja eu acho isso e aquilo dos seguintes motores etc etc...." vem uma chuva dzendo "Lucas isso ta errado, aquilo nao eh bem assim,etc etc"

vao discordar disso que eu escrevi tambem?

Lucas
"8v arranca e retoma na frente, depois o 16v pega" Depois? tarde demais...
sinal fechou, vc ficou!
eu passei, vc nao!
essa vaga é minha, procura outra!
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por shadowcps » Ter Jan 25, 2011 6:41 pm

dá uma olhada no outro: apresentei lá uma sugestão objetiva e prática. (>:D<)
ImagemImagemImagemImagem ImagemImagemImagem

YETI ! Um bom companheiro. Deixa saudades. Freddie Mercury at home !
Moderador
Moderador

por LucasMoura » Ter Jan 25, 2011 6:42 pm

Fabio,

Estava lendo novamente suas duvidas e esqueci de comentar uma.

Eu nao percebi diferenca na suspensao do punto HLX e do punto sporting nao, mas neste caso pode ser um quesito que eu nao reparo muito e por isso posso estar enganado. (mesmo porque a ficha tecnica mostra a difereca)

Lucas
sinal fechou, vc ficou!
eu passei, vc nao!
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por Frmg » Ter Jan 25, 2011 7:00 pm

Ok, então para por um ponto final vamos avaliar torque em baixo giro comparando o 1.8 GM e o 1.8 16V E-TorQ ???

Motor 1.8 E-TorQ = 18,90 mkgf a 4500 rpm
Motor 1.8 GM = 18,50 mkgf a 2800 rpm

Motor 1.8 E-TorQ entrega 17,01 mkgf a 2250 rpm
Motor 1.8 GM entrega 17,70 mkgf a 2250 rpm de acordo com gráfico de curva de torque (margem de erro de 0,1 mkgf)

Portanto o E-TorQ em baixo giro seria derrotado no pior dos casos por 0,79 mkgf e no melhor dos casos por 0,59 mkgf.

Para que ninguém me critique por tentar dar vantagem ao motor E-TorQ, vou pegar a PIOR HIPÓTESE POSSÍVEL e vou forçadamente dar o máximo de vantagem para o motor 1.8 GM ok?

E mesmo no cenário mais favorável possível para o motor GM teríamos uma diferença de torque de APENAS 4,43% a favor do 1.8 GM a 2250 rpm.

Me desculpe, mas uma diferença de apenas 4,43% de torque em um carro de mais de uma tonelada afirmo eu convicto que até mesmo pilotos profissionais teriam dificuldade para sentir diferença, quanto mais um motorista comum.

Acho que agora ficou bem claro que a "ENORME" diferença de torque em baixo giro que o LucasMoura alega não passa de um valor irrisório e se resume a apenas 4,43% no cenário mais favorável possível para o antigo motor GM.

E isso em baixo giro, porque acima de 4000 rpm o motor E-TorQ já supera o antigo GM em torque e potência.

CONCLUSÃO:
O ANTIGO GM VENCE EM TORQUE EM BAIXO GIRO?
RESP: SIM
A DIFERENÇA É GRANDE, ATRAPALHA OU IMPORTA?
RESP: NÃO

4,43 % representa que em apenas 4,43% das situações em que o condutor terá que reduzir de 5ª para 4ª no motor E-TorQ ele não precisaria reduzir no motor GM.
Isso mesmo!!! Em apenas 4,43% das vezes o motor GM seria mais vantajoso que o E-TorQ em baixo giro.
Editado pela última vez por Frmg em Ter Jan 25, 2011 7:16 pm, em um total de 1 vez.
Piloto de Auto Escola
Piloto de Auto Escola

por LucasMoura » Ter Jan 25, 2011 7:13 pm

Frmg escreveu:Ok, então para por um ponto final vamos avaliar torque em baixo giro comparando o 1.8 GM e o 1.8 16V E-TorQ ???

Motor 1.8 E-TorQ = 18,90 mkgf a 4500 rpm
Motor 1.8 GM = 18,50 mkgf a 2800 rpm

Motor 1.8 E-TorQ entrega 17,01 mkgf a 2250 rpm
Motor 1.8 GM entrega por volta de 17,70 mkgf a 2250 rpm de acordo com gráfico de curva de torque (margem de erro de 0,1 mkgf)

Portanto o E-TorQ em baixo giro seria derrotado no pior dos casos por 0,79 mkgf e no melhor dos casos por 0,59 mkgf.

Para que ninguém me critique por tentar dar vantagem ao motor E-TorQ, vou pegar a PIOR HIPÓTESE POSSÍVEL e vou forçadamente dar o máximo de vantagem para o motor 1.8 GM ok?

E mesmo no cenário mais favorável possível para o motor GM teríamos uma diferença de torque de APENAS 4,43% a favor do 1.8 GM a 2250 rpm.

Me desculpe, mas uma diferença de 4,43% de torque em um carro de mais de uma tonelada afirmo convicto que até mesmo pilotos profissionais teriam dificuldade para sentir diferença, quanto mais um motorista comum.

Acho que agora ficou bem claro que a "ENORME" diferença de torque em baixo giro que o LucasMoura alega que o motor GM tem, se resume a apenas 4,43% no cenário mais favorável possível.

E isso em baixo giro, porque acima de 4000 rpm o motor E-TorQ já destrói o antigo GM.

Duvida: eu posso estar viajando na matematica mas vamos la...

A diferenca de 4.4% seria um retrato do momento em que os dois estao a 2250 RPM.

Conforme ligamos o play, tanto o Etorq quanto o Gm vao aumentando o torque.

Entao esses 4.4 % se "acumulariam" ou se somariam (mas sempre com o GM na frente ate determinado ponto) ao longo de um determinado tempo ate que enfim o etorq pulasse na frente.

Seria correto dizer que esse tempo que o Gm fosse acumulando na curva de torque tornaria essa analise momentanea de 4.4% incompleta? Ou seja o Gm iria ganhando do etorq e ate o ponto na curva de torque que os dois empatassem, seria mais que 4.4% (no acumulado)? Logicamente apos esse empate na curva de torque o Etorq iria comecar a tirar a diferenca e finalmente ultrapassar a diferenca.

Infelizmente eu posso nao ter usado os termos corretos e nem peguei a curva de torque para fazer essa analise que eu propus, mesmo pq acho que eu nao saberia faze-la em numeros...

Lucas
sinal fechou, vc ficou!
eu passei, vc nao!
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por Frmg » Ter Jan 25, 2011 7:44 pm

LucasMoura escreveu:Duvida: eu posso estar viajando na matematica mas vamos la...

A diferenca de 4.4% seria um retrato do momento em que os dois estão a 2250 RPM.

Sim, exatamente.

LucasMoura escreveu:Conforme ligamos o play, tanto o Etorq quanto o Gm vao aumentando o torque.

Sim ambos sobem praticamente na mesma proporção até 2800rpm. Só que a partir de 2800 rpm único motor que vai aumentar o torque é o E-TorQ. O motor GM já esta no seu ponto máximo e a partir dai conforme o giro sobe o torque dele só diminui.

LucasMoura escreveu:Entao esses 4.4 % se "acumulariam" ou se somariam (mas sempre com o GM na frente ate determinado ponto) ao longo de um determinado tempo ate que enfim o etorq pulasse na frente.

Você embrulhou o meio de campo, mas não por completo.

Até 2800 rpm a diferença se mantém em média 4.4% a favor do GM, depois de 2800 rpm enquanto o GM começa a cair lentamente o E-TorQ também tem uma pequena queda mais acentuada, o que aumenta um pouco a diferença a favor do GM, mas nada expressivo, já que fica na mesma faixa de percentual. Após isso o E-TorQ levanta de forma surpreendente até atingir seu ponto máximo em 4500 rpm. A partir de 4500 rpm ambos vão cair, porém o E-TorQ rende mais porque o GM já veio caindo desde os 2800rpm.
A diferença a 4500 rpm a favor do E-TorQ é maior que 4,43% e em giros mais elevados chega a ser maior ainda.
Curiosamente o E-TorQ é mais eficiente em baixo giro do que em algumas rotações médias.

LucasMoura escreveu:Seria correto dizer que esse tempo que o Gm fosse acumulando na curva de torque tornaria essa analise momentanea de 4.4% incompleta? Ou seja o Gm iria ganhando do etorq e ate o ponto na curva de torque que os dois empatassem, seria mais que 4.4% (no acumulado)? Logicamente apos esse empate na curva de torque o Etorq iria comecar a tirar a diferenca e finalmente ultrapassar a diferenca.

É uma analise momentânea em baixo giro sim, pois fiz uma analise apenas a 2250rpm que é um valor tido como uma faixa de baixo giro.
É impossível calcular todas as diferenças de porcentagem de torque para todas as faixas de giro, é para isso que existem os gráficos e como eles não estão na mesma escala, seriamos obrigados a fazer os cálculos manualmente para todos os giros. Eu não tenho paciência para isso não.

Mas você esta certo em um aspecto...

A curva de torque do motor E-TorQ é a famosa curva em M. A aproximadamente 3200rpm o torque do E-TorQ da uma pequena diminuída para depois subir com força até seu pico máximo, nesse ponto a vantagem do GM em torque supera ligeiramente os 4,43%, mas ainda ficam nesse mesmo patamar porque a partir de 2800 rpm o motor GM também passa a ter uma pequena queda (ainda que menor que a apresentada pelo E-TorQ).
Ocorre que 3200rpm já não é baixo giro e sim rotação de cruzeiro de rodovias. Lembre que o ponto máximo do motor GM já foi obtido a 2800rpm e partir desse momento o motor só irá perder força ainda que de forma não muito significativa. A perda de força do motor GM frente ao E-TorQ só passa a ser significativa em giros maiores o que mostra que o antigo motor GM mesmo perdendo em alto giro é muito bom de torque em praticamente todas as faixas de giro.
Piloto de Auto Escola
Piloto de Auto Escola

por Paulo Tadeu Poli » Ter Jan 25, 2011 8:59 pm

Caro Lucas.
Resumo da ópera: nessa história de giro pra lá, giro pra cá, esqueceram-se - os debatedores - de discutirem o fundamental. Considerando que ambos os modelos dos Punto, GM e E-Torq, têm o mesmo peso e Cx - coeficiente aerodinâmico - parece-me básico que o modelo equipado com o motor que desenvolve 15 cavalos a mais, terá fatalmente melhor desempenho.
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por Ferranda » Ter Jan 25, 2011 10:01 pm

:shock: :shock: :shock:
Quanta coisa.... :roll:
E quanto stress... :|

Os motores 8V e 16V tem características diferentes, devido principalmente a velocidade dos gases de admissão.
Porem o 16V se bem tocado, vai muito bem!
Talvez o nosso amigo, por desconhecimento (pratica) com o motor 16V e modelo tenha essa impressão, porem não por culpa unicamente do motor.
Normalmente "aprendemos" a tirar o melhor do carro, com a pratica.
Números valem muito, porem as pessoas naturalmente tendem mais pro subjetivo
E como o motor da GM é mais aspero, "talvez" dê a impressão de ser melhor.

O motor da GM é um motor confiável, oriundo do bloco crescido do motor 1.6 (porem já limitado em potencia e emissões).
Muito diferente do E-torq

Na verdade, gosto é como b.nda. cada um tem a sua. :-D :-D

(>>: D<)
Imagem
Velha Guarda
Velha Guarda

por nilton cartaxo » Ter Jan 25, 2011 11:01 pm

tb vim de palio 1.8R pro punto[só q Tjet] mas antes fiz test drive no 1.8 etorq e gostei mt do motor do carro, principalmente pq eu pego mt mais estrada do q ando na cidade, só nao comprei um 1.8 Etorq pq nao tinha em estoque o carro q eu queria e o Tjet tinha...
Vw Jetta TSI Preto Mystic + Renault Fluence privilege Branco Glacier
Motorista de Auto Escola
Motorista de Auto Escola

por Fernando Vieira » Ter Jan 25, 2011 11:05 pm

Alguém consegue as curvas de torque do GM 1.8 e do Etorq 1.8 e as curvas de potência? Com elas a gente mata a pau essa discussão.
Piloto de Kart de feriado
Piloto de Kart de feriado

AnteriorPróximo