O que não gostou no carro
Re: O que não gostou no carro
LucasMoura escreveu:ontem levei um pau de um celta 1.0.
O cara estava ensebando na rua atras de um auto escola. Quando o auto escola encostou o celta ficou de lado e ficaram conversando, eu percebi entao que eram conhecidos e se achavam donos da rua. Assim que o celta passou o auto escola e voltou pra faixa dele eu joguei de lado e pisei fundo (tava de segunda a uns 20 km/h). O Filho da Pulga do celta pirraçou e pisou fundo tb. Resultado, eu estava em uma rua de bairro, o celta se manteve com a mesma aceleraçao que eu estava durante um bom trecho e somente a 10 milimetros antes do cruzamento o meu Punto conseguiu passar na frente do celta. Se um onibus tivesse virado na rua eu tava lascado! Se eu tivesse no Punto antigo, quando o cara do celta resolvesse pirraçar, eu ja teria passado ha muito tempo!
Ou seja, em situaçoes reais, o torque de um 16v nao presta... é sonho imaginar que vc sempre vai se dispor de 1.000 km de reta pra ficar colocando giro alto. Me digam como vcs teriam feito pra passar na frente do celta com DIGNIDADE de um motor 1.8 litros em um trecho curto!!!! iriam passar a primeira marcha a 20 km/h???????? O carro manual sequer deixa vc fazer isso, o cambio nao permite o engate de primeira com o carro numa certa velocidade.
Ainda bem que quando isso acontece meus vidros estao fechados, pra nao correr risco do cara ver minha cara e nao ser mais humilhante!
Vejam bem, estou falando de coisas comuns do dia a dia, nao me venham com teoria de rodovia que nao cola! No transito pesado, que me arrisco a afirmar é o transito que a MAIORIA aqui enfrenta nas grandes cidades, o novo motor nao passa de um bicho preguiça!
- Se estiver em engarrafamento e precisar mudar de faixa, melhor nem tentar, porque até o Etorq resolver acelerar o uno que ta atras de vc ja cortou pro lado e pegou sua brecha.
- Se estiver trafegando num bairro e precisar cortar um molenga, melhor nao tentar, pq se o cara pirraçar vc nao vai dar conta.
Nas demais situaçoes o Etorq atende, só mesmo se adaptar ao modo de dirigir (sempre esguelar o carro). Mas para o que eu acho que a maioria vive diariamente, motor GM é o que há!
Lucas
Me desculpe a direta e não leve para o lado pessoal, mas o problema não foi o motor E-TorQ, não foi falta de torque, não foi o motor 16V, aliás não foi nada relacionado a seu carro e sim ao seu método de condução como eu suspeitava.
Você mesmo disse... "(tava de segunda a uns 20 km/h)"
Desejar performance e enfiar o pé no fundo nessa situação esperarando o motor encher é o erro mais cometido pela grande maioria dos motoristas acostumados com motores 8V diante de um motor 16V, aliás no seu caso, nem mesmo com um 8V você teria sucesso, pois sair em 2ª marcha a 20km/h é totalmente errado para quem quer performance independente do motor que esteja conduzindo.
Lembre que performance/aceleração = potência não torque. Em arrancadas você precisa fazer o giro subir rápido não ficar tentando usar torque do motor em baixo giro, logo reduzir marcha não é apenas recomendado e sim necessário.
O Celta que estava parado e arrancou de 1ª marcha com motor cheio (que é o correto), mesmo equipado com motor 1.0 fraco na verdade deveria ter te ultrapassado e dado "tchauzinho" pelo retrovisor se você não estivesse equipado com um excelente motor que entrega bom torque e potência em baixo giro. Por incrível que pareça você sinceramente deveria estar orgulhoso da performance do seu carro diante da situação que você o submeteu.
O correto era sim ter colocado 1ª marcha, pois a 20km/h ela é o adequado para essa situação (A 1ª passa de 50km/h e entraria fácil), então meu caro da mesma forma que peço aos outros colegas da comunidade, peço a você diretamente...
Não coloque a culpa no carro por uma dificuldade sua a uma nova forma de conduzir.

Entenda que não estou dizendo que você não sabe dirigir e sim que você precisa se adaptar ao equipamento que conduz. No começo é difícil se livrar de velhos hábitos, mas é assim que tem que ser.
Pode mudar de faixa tranquilamente utilizando a marcha correta para a situação que não vai existir molenga nenhum que o seu carro não vai dar conta

- Piloto de Auto Escola
voce entendeu errado, tanto eu quanto o celta estavamos em movimento. (acho que falhei em nao escrever direito)
O celta e o auto escola estavam conversando em movimento. Quando o celta parou de conversar com o auto escola, continuou e o auto escola parou. Foi quando eu cortei o celta.... enfim, eu ja estava em movimento. Foi por isso que eu indaguei, "se fossem vcs teriam colocado primeira marcha a 20 km/h??".
Em determinadas situaçoes, como engarrafamento e esse meu exemplo com o veiculo em movimento, não se torna uma opçao colocar 1ª marcha. O Dualogic coloca primeira nessa velocidade se nao me engano, mas perde muito em agilidade, o celta teria disparado da mesma forma.
Espero que tenha ficado mais claro.
Lucas
O celta e o auto escola estavam conversando em movimento. Quando o celta parou de conversar com o auto escola, continuou e o auto escola parou. Foi quando eu cortei o celta.... enfim, eu ja estava em movimento. Foi por isso que eu indaguei, "se fossem vcs teriam colocado primeira marcha a 20 km/h??".
Em determinadas situaçoes, como engarrafamento e esse meu exemplo com o veiculo em movimento, não se torna uma opçao colocar 1ª marcha. O Dualogic coloca primeira nessa velocidade se nao me engano, mas perde muito em agilidade, o celta teria disparado da mesma forma.
Lucas
"8v arranca e retoma na frente, depois o 16v pega" Depois? tarde demais...
sinal fechou, vc ficou!
eu passei, vc nao!
essa vaga é minha, procura outra!
sinal fechou, vc ficou!
eu passei, vc nao!
- Piloto de Autorama
LucasMoura escreveu: "se fossem vcs teriam colocado primeira marcha a 20 km/h??"
Sim, é isso que deve-se fazer.
LucasMoura escreveu:Em determinadas situaçoes, como engarrafamento e esse meu exemplo com o veiculo em movimento, não se torna uma opçao colocar 1ª marcha. O Dualogic coloca primeira nessa velocidade se nao me engano, mas perde muito em agilidade, o celta teria disparado da mesma forma.
Lucas
Sempre é uma opção colocar a 1ª marcha a não ser que você esteja acima de 40km/h, porém nesse caso a rotação em segunda marcha já estaria em um ponto que não lhe deixaria sem força.
O dualogic sempre reduz uma marcha quando é necessário retomada, porque assim é a forma correta para realizar ultrapassagens com segurança extraindo a máxima performance possível. Engana-se quem pensa que o correto é pisar no acelerador até o fundo sem diminuir uma marcha. Isso só serve para medir retomada em revistas. Na vida real não é o correto nem mesmo em veículos leves com motores 8 válvulas

Reduzir marcha não fará o veiculo perder agilidade, muitíssimo pelo contrário!!! Você teria disparado na frente do Celta deixando ele com vergonha de ter tentando acelerar ao seu lado.
Independente de ambos estarem em movimento a 20km/h se ele estava em primeira marcha e você não, esta explicado o porque ele emparelhou com você.
Toda vez que você tentar sair praticamente do estado de inércia em 2ª marcha qualquer outro carro que utilizar uma marcha mais apropriada terá melhor aceleração que você, ou seja, não é uma questão de falta de força do motor 16V e sim uma questão de utilizar a marcha correta para a velocidade que encontra-se e o objetivo que deseja-se alcançar. Faça o teste e surpreenda-se.

- Piloto de Auto Escola
nao concordo mesmo.... eu vou tentar colocar primeira marcha a 20 por hora só pra desencargo de consciencia.
Mas mesmo se eu conseguir, vai dar um tranco descomunal no carro, extremamente desconfortavel. Situaçao que nao teria ocorrido com o motor GM. Eu teria só pisado no acelerador e sentido a força comigo! É tao dificil colocar primeira nessa velocidade que tenho dó de forçar demais o cambio e estragar algo.
O celta tava de segunda, primeira marcha de celta acho que nao chega nem a 2 km por hora, hahahahaa. Eu escutei ele passando a 3ª marcha, foi quando eu consegui começar a passar na frente dele.
Importante: se fosse em 10 km de reta, eu ia esticar a segunda marcha ate cortar o giro e o celta neste momento ja estaria a 80 km pra tras. Mas o exemplo é de uma situaçao real que acontece com todos, tenho certeza! Não to querendo dizer que estao mentindo nao, mas duvido mesmo que passem a primeira com o carro em movimento a 20 km/h.
Pessoal, eu sei que sou minoria nisso, mas nao tem como negar isso nao, o GM se sai muito melhor nessas situaçoes, que sao as que MAIS OCORREM no nosso dia a dia. Veja bem, vc propos que o celta estava de primeira (que nao estava) pra tentar explicar o fraco desempenho em baixa do Etorq. É fraco em baixa sim e nao serve pra situaçao do transito pesado....
Lucas
Mas mesmo se eu conseguir, vai dar um tranco descomunal no carro, extremamente desconfortavel. Situaçao que nao teria ocorrido com o motor GM. Eu teria só pisado no acelerador e sentido a força comigo! É tao dificil colocar primeira nessa velocidade que tenho dó de forçar demais o cambio e estragar algo.
O celta tava de segunda, primeira marcha de celta acho que nao chega nem a 2 km por hora, hahahahaa. Eu escutei ele passando a 3ª marcha, foi quando eu consegui começar a passar na frente dele.
Importante: se fosse em 10 km de reta, eu ia esticar a segunda marcha ate cortar o giro e o celta neste momento ja estaria a 80 km pra tras. Mas o exemplo é de uma situaçao real que acontece com todos, tenho certeza! Não to querendo dizer que estao mentindo nao, mas duvido mesmo que passem a primeira com o carro em movimento a 20 km/h.
Pessoal, eu sei que sou minoria nisso, mas nao tem como negar isso nao, o GM se sai muito melhor nessas situaçoes, que sao as que MAIS OCORREM no nosso dia a dia. Veja bem, vc propos que o celta estava de primeira (que nao estava) pra tentar explicar o fraco desempenho em baixa do Etorq. É fraco em baixa sim e nao serve pra situaçao do transito pesado....
Lucas
"8v arranca e retoma na frente, depois o 16v pega" Depois? tarde demais...
sinal fechou, vc ficou!
eu passei, vc nao!
sinal fechou, vc ficou!
eu passei, vc nao!
- Piloto de Autorama
- Moderador
LucasMoura escreveu:nao concordo mesmo.... eu vou tentar colocar primeira marcha a 20 por hora só pra desencargo de consciencia.
Lucas
Lucas não quero me indispor com você, mas preciso lhe dizer que você esta errado e até entendo sua postura, pois ela é comum a qualquer ser humano.
É sempre mais fácil encontrar uma desculpa para colocar a culpa do que admitir que o problema é nosso.
Não estou lhe inferiorizando porque você errou na condução do seu próprio veículo, muito pelo contrário, estamos aqui de peito aberto para lhe dar dicas sobre como aprender a usar seu carro da melhor forma possível. Eu já passei por isso e muitos outros colegas aqui já passaram em meados do ano 2000 quando os carros 16V em motores de baixa cilindrada se popularizaram. Tivemos que aprender a dirigir corretamente na marra para os motores apresentarem seu melhor. As queixas eram exatamente iguais a essas que você esta se queixando, sendo assim não precisa criar essa armadura toda.

Aproveite a oportunidade para melhorar e todos nós ficaremos felizes para sempre

A 20km/h o tranco não vai ser descomunal, aliás até vai, mas pelo ganho de força que você irá obter devido a diferença de relação entre segunda e a primeira. 20km/h é uma velocidade ainda baixa para a marcha ter dificuldades de entrar. Essa sua suposição que o motor 1.8 GM atenderia bem sem reduzir de marcha não existe. Você teria sim performance pouco melhor que o E-TorQ saindo de segunda marcha, mas ainda assim ficaria para trás em relação ao Celta com toda certeza do mundo.
Quem esta supondo que o Celta estava em segunda marcha é você meu caro. Nem eu nem você estávamos dentro do carro dele para saber, logo soa como desculpa para tentar dar razão aos seus argumentos e você não precisa disso!

Porém é perfeitamente possível afirmar que era obvio e natural o Celta estar em 1ª marcha, pois é simplesmente "impossível" um carro equipado com motor VHC-E 1.0 sair de 20km/h em baixo giro em segunda marcha ter capacidade de reação para vencer um carro 1.8 16V que a apenas 1500rpm entrega absurdamente mais torque do que máximo possível no melhor regime de giro do motor 1.0 do Celta. Mesmo o Celta sendo bem mais leve que o Punto o motor VHC-E rende bem somente em alto giro, e independente de ser 8 válvulas ele sofre demais com a falta de torque em baixo giro especialmente por ser 1.0. A diferença é tão grotesca que só de ligar o motor você já tem mais torque que o máximo do Celta e mesmo o Punto sendo mais pesado a capacidade de deslocamento para retirar o carro da inércia é maior.
Cara me perdoe MUITO, mas NÂO NÂO E NÂO! Não tem como o Celta 1.0 ter vencido você se estivesse em condições iguais e corretas de condução. E isso é fato concreto

Se fosse um Celta 1.0 turbinado, ou um Celta 1.4 com adesivo de 1.0 ainda vá lá. Mas mesmo assim o Punto 1.8 16V vence.
Se o Celta estivesse em 2ª marcha na mesma situação de condução que você, repito! Você daria tchauzinho no retrovisor para ele com facilidade em alguns metros
Essa lenda de falta de torque em baixa dos motores E-TorQ é como qualquer outra lenda urbana. Um inventou que viu o lobisomem e agora a cidade inteira acha que viu lobisomem quando se depara com qualquer vulto no meio do mato.
Volto a repetir o motor E-TorQ é de projeto BMW/Cryshler e sempre foi utilizado em carros como o Mini-Cooper e o pesado PT Cruiser e nunca houve queixas de falta de torque em baixo giro, foi só receber o logotipo Fiat e a nomenclatura E-TorQ que a imprensa e os fanáticos por outras montadoras começaram a procurar algum motivo para criticar. E isso por que o motor sofreu diversas melhorias apresentando números de torque muitas vezes superiores aos veículos da concorrência. É no mínimo curiosa essa perseguição.
1 mkgf de diferença de torque em carros de aproximadamente 1 tonelada não é uma diferença suficiente para ser percebida pela imensa maioria dos condutores. Quanto mais afirmar com convicção que a diferença de desempenho foi proporcionada especificamente pelo torque. Quem trabalha no ramo e esta acostumado a testar veículos (faço isso) sabe disso e deveria ter o dever social de deixar bem claro que outros fatores, como peso e relações de marchas tem muito mais poder de influenciar na performance de um carro do que pequenas diferenças de torque entre os motores. Claro que quanto mais melhor, mas pouca diferença não da para notar.
Se ainda dúvida que estou errado lhe proponho um desafio. Deixe-me conduzindo um Punto 1.8 16V E-TorQ em segunda marcha e coloque um Celta 1.0 original ao meu lado também em segunda marcha a 20km/h emparelhados e se em 200 metros eu não vencer o Celta eu lhe entrego meu carro com as chaves na hora, fechado? E que isso fique aqui registrado como prova.
- Piloto de Auto Escola

FIAT Bravo Absolute Dualogic 2011/2012 - Couro, RadioNAV e Som HI-FI
Ex:
FIAT Palio ELX 1.4 2007/2008 - Creative 5
FIAT Uno Smart 2000/2001
FIAT Punto Essence 1.8 16v 2010/2011 - VET, Creative 4 e HSD
Ex:
FIAT Palio ELX 1.4 2007/2008 - Creative 5
FIAT Uno Smart 2000/2001
FIAT Punto Essence 1.8 16v 2010/2011 - VET, Creative 4 e HSD
LucasMoura escreveu:ontem levei um pau de um celta 1.0.
Lucas
Lucas, vc é um cara centrado, me parece educado e acredito numa boa com o seu descontentamento, brother mineiro.
Mas tomar benga de Celta 1.0, na boa, francamente...

Já tô começando a achar que tu é vendedor da GM... hehehe....

Ex-Punto Essence EtorQ 1,8 2010/2011 (ABS AB2 Blue&Me Rádio/CD Integrado c/ Comandos Volante etc...
CARLESS.... Agora é só no busão, na motoca, no metrô e na sola do sapato maluco!

CARLESS.... Agora é só no busão, na motoca, no metrô e na sola do sapato maluco!

- Velha Guarda
Frmg, independente do Lucas estar certo ou não, muito obrigado pela aula sobre o E-TorQ.
Realmente rola muita desinformação por aí. Eu mesmo tive que ouvir de vários amigos que era uma burrice pegar o Punto 1.8 por causa do motor. Pela sua explicação fica claro que rodar com este motor exige um certo aprendizado, coisa que muita gente não gosta, não quer ou não consegue fazer.

Realmente rola muita desinformação por aí. Eu mesmo tive que ouvir de vários amigos que era uma burrice pegar o Punto 1.8 por causa do motor. Pela sua explicação fica claro que rodar com este motor exige um certo aprendizado, coisa que muita gente não gosta, não quer ou não consegue fazer.
- Piloto de Atari
Ja tava com vontade de fazer um test drive no 1.8 etorq, agora com essa discussão então...
Ajude o PuntoClube MS curtindo nossa pagina oficial no facebook http://www.facebook.com/PuntoClubeMS

Tópico do meu carro: viewtopic.php?f=57&t=13304

Tópico do meu carro: viewtopic.php?f=57&t=13304