PUNTO É O 27º CARRO MAIS VENDIDO DO BRASIL EM DEZEMBRO 2010
Re: PUNTO É O 27º CARRO MAIS VENDIDO DO BRASIL EM DEZEMBRO 2010
Andre, entendo seu ponto de vista.
Mas note que a própria Audi tá "descendo" pra buscar segmentos inferiores, é o caso do A1.
Se a Audi pode descer, a Fiat pode subir.
Gostaria que a Fiat fosse conhecida pelos melhores carros dela (hoje pra mim o Punto e o Bravo), e não somente pelo Uno, Palio e Strada. Ela pode, sim, abocanhar mais segmentos, do lixo ao luxo. Claro que não entrar num segmento de sedão de luxo, tipo Azera, Fusion, Malibu, só pra citar um segmento mais "próximo". Cara, tem gente que simplesmente nem sabe que o Punto existe, isso é ruim pra gente (vendo pela desvalorização) por um lado, e bom por outro (novidade e "exclusividade").
Sobre a Mercedez, saiba que eles têm planos para um sedã na casa dos 85mil no Brasil, para aproveitar a capacidade ociosa da fábrica de Juiz de Fora. E não precisa nem especular, pq ela já vende classe B na casa dos 90 mil (sem o park-assist ou guidance, sei lá...).
Não me entenda mal, eu tô vendo o nosso lado, e tbm o lado da Fiat, parece dicotomia mas não é. Pq se a Fiat evidenciasse mais seus modelos mais caros, certamente ganharia um status melhor no mercado, e com isso todos os seus carros teriam hipoteticamente um valor de revenda melhor, incluindo aí nossos Puntos.
A impressão que dá é que a Fiat faz o Punto por obrigação, tanto é que tá trazendo um facelifit de gosto pra lá de duvidoso e pouco se fala dele na imprensa (se a Fiat quisesse, falariam, e muito). Suas CC´s, em sua grande maioria, sequer anunciam o Punto em revistas ou jornais para venda, tem Palio, Uno, Strada, e até Stilo e Linea (além do 500), mas não anuncian o Punto. Fica parecendo que o carro nem tá em linha....haha...
E olhe que coincidência, um instituto de pesquisa acabou de me ligar pra saber sobre a Fiat e o Punto, além de outros assuntos do mercado automotivo, foi uma pesquisa grande (encomendada pela Fiat), e respondi com o maior prazer, inclusive citando o tema que estamos debatendo..hehe....
, fiquei uns bons 15 minutos ao telefone, pelo menos a atendente tinha voz de veluuuuuudo... 
Mas note que a própria Audi tá "descendo" pra buscar segmentos inferiores, é o caso do A1.
Se a Audi pode descer, a Fiat pode subir.
Gostaria que a Fiat fosse conhecida pelos melhores carros dela (hoje pra mim o Punto e o Bravo), e não somente pelo Uno, Palio e Strada. Ela pode, sim, abocanhar mais segmentos, do lixo ao luxo. Claro que não entrar num segmento de sedão de luxo, tipo Azera, Fusion, Malibu, só pra citar um segmento mais "próximo". Cara, tem gente que simplesmente nem sabe que o Punto existe, isso é ruim pra gente (vendo pela desvalorização) por um lado, e bom por outro (novidade e "exclusividade").
Sobre a Mercedez, saiba que eles têm planos para um sedã na casa dos 85mil no Brasil, para aproveitar a capacidade ociosa da fábrica de Juiz de Fora. E não precisa nem especular, pq ela já vende classe B na casa dos 90 mil (sem o park-assist ou guidance, sei lá...).
Não me entenda mal, eu tô vendo o nosso lado, e tbm o lado da Fiat, parece dicotomia mas não é. Pq se a Fiat evidenciasse mais seus modelos mais caros, certamente ganharia um status melhor no mercado, e com isso todos os seus carros teriam hipoteticamente um valor de revenda melhor, incluindo aí nossos Puntos.
A impressão que dá é que a Fiat faz o Punto por obrigação, tanto é que tá trazendo um facelifit de gosto pra lá de duvidoso e pouco se fala dele na imprensa (se a Fiat quisesse, falariam, e muito). Suas CC´s, em sua grande maioria, sequer anunciam o Punto em revistas ou jornais para venda, tem Palio, Uno, Strada, e até Stilo e Linea (além do 500), mas não anuncian o Punto. Fica parecendo que o carro nem tá em linha....haha...
E olhe que coincidência, um instituto de pesquisa acabou de me ligar pra saber sobre a Fiat e o Punto, além de outros assuntos do mercado automotivo, foi uma pesquisa grande (encomendada pela Fiat), e respondi com o maior prazer, inclusive citando o tema que estamos debatendo..hehe....


Ex-Punto Essence EtorQ 1,8 2010/2011 (ABS AB2 Blue&Me Rádio/CD Integrado c/ Comandos Volante etc...
CARLESS.... Agora é só no busão, na motoca, no metrô e na sola do sapato maluco!

CARLESS.... Agora é só no busão, na motoca, no metrô e na sola do sapato maluco!

- Velha Guarda
- Mensagens: 2279
- Registrado em: Qui Jul 29, 2010 3:07 pm
- Localização: Rio de Janeiro
Re: PUNTO É O 27º CARRO MAIS VENDIDO DO BRASIL EM DEZEMBRO 2010
Entendo. Elas estão "descendo" porque é vantajoso pra elas. Estão vendo que existe oportunidade pra crescer. Descer é mais fácil que querer subir. Descer entre aspas né, porque um carro de R$ 90.000 não é popular. Se a FIAT fabricasse um nesse preço, não seria vendido. Só ver carro bom e caro da VW, como Passat. Quem compra? Que realmente pode divulgar mais e melhor seus produtos eu concordo plenamente.
Os tempos são diferentes. Naquela época não tinha 207 (Peugeot), C3 (Citroen)... qualquer carro dessa marca dessa era IMPORTADO, com orgulho de dizer. Tempos diferentes, estratégias diferentes.
Os tempos são diferentes. Naquela época não tinha 207 (Peugeot), C3 (Citroen)... qualquer carro dessa marca dessa era IMPORTADO, com orgulho de dizer. Tempos diferentes, estratégias diferentes.
- Piloto de Testes da FIAT
- Mensagens: 5417
- Registrado em: Sex Fev 15, 2008 10:25 pm
- Localização: Brasília
Re: PUNTO É O 27º CARRO MAIS VENDIDO DO BRASIL EM DEZEMBRO 2010
Entrando no assunto dos colegas, realmente o punto não é muito divulgado pela FIAT.
Lembro de quando peguei o meu no final de 07, ta certo que era lançamento na epoca, mas todo mundo me perguntava que carro que era, mas isso nao foi só no lancamento, até um ano depois tinha gente que me pedia, ei que carro é esse.
Ta certo moro em uma cidade pequena, mas mesmo assim ainda hj se ve poucos puntos aqui na regiao a maioria do pessoal nem sabe que carro é, na minha cidade, por um bom tempo só teve o meu, depois apareceu um branco, e agora tem um outro preto por aqui tbm.
Queria era voltar a ver aquelas propagandas bem boladas que a fiat fez no lançamento do punto ... FIAT punto, voce no comando!!
DUHUASHDUASHDASHD
Pois qualidade ele (punto) tem de sobra, pra mim é o melhor da categoria, falta mais divulgacão!!
Lembro de quando peguei o meu no final de 07, ta certo que era lançamento na epoca, mas todo mundo me perguntava que carro que era, mas isso nao foi só no lancamento, até um ano depois tinha gente que me pedia, ei que carro é esse.
Ta certo moro em uma cidade pequena, mas mesmo assim ainda hj se ve poucos puntos aqui na regiao a maioria do pessoal nem sabe que carro é, na minha cidade, por um bom tempo só teve o meu, depois apareceu um branco, e agora tem um outro preto por aqui tbm.
Queria era voltar a ver aquelas propagandas bem boladas que a fiat fez no lançamento do punto ... FIAT punto, voce no comando!!
DUHUASHDUASHDASHD
Pois qualidade ele (punto) tem de sobra, pra mim é o melhor da categoria, falta mais divulgacão!!
- Piloto de Atari
- Mensagens: 24
- Registrado em: Sex Jul 25, 2008 4:26 pm
- Localização: Paraná
Re: PUNTO É O 27º CARRO MAIS VENDIDO DO BRASIL EM DEZEMBRO 2010
Concordo com os colegas...
A Fiat infelizmente, ou felizmente para alguns, se estabelece no mercado nacional com Uno, Palio e Strada.
São carros populares projetados e destinados para serem economicamente atrativos e ainda assim lucrativos. Ocorre ao meu ver que para a montadora não é interessante melhorar a qualidade nos veículos de entrada para refletir status nos veículos de categoria superior. Pior, ao contrário do que desejamos a Fiat migra alguns dos seus principais vícios de carros populares para seus veículos que precisam ter qualidade indiscutível.
O próprio Punto com todas suas qualidades, melhor construção, melhor acabamento, melhor projeto e tudo mais, no seu lançamento passou por inúmeros problemas de controle de qualidade e sinceramente falando, acompanho com rigorosa cautela os problemas e arrisco afirmar que somente agora com a vinda dos motores E-TorQ 3 anos depois é que de fato o carro amadureceu e ganha o status de confiável. O Bravo hoje sofre preconceito justamente por esse receio dos consumidores que buscam um algo a mais e temem a falta de controle de qualidade de uma montadora popular. Não tenho dúvidas que o Bravo é um excelente carro, mas por todos os lados ouço que é loucura comprar um Fiat no primeiro ano de lançamento e acabo ficando sem argumentos. Só posso afirmar que nas outras isso também ocorre, mas ai é o sujo falando do mal lavado.
A volkswagen é outra, tem o excelente Polo e simplesmente micou aquele que mesmo defasado na minha opinião é o melhor volkswagen em produção no Brasil. O carro é bom demais para ostentar o logotipo Volkswagen assim como o Punto é um carro bom demais ostentando o logotipo de uma marca popular. Chutando o balde é como imaginar um carro super esportivo com porte de Ferrari com logotipo Fiat. Nesse ponto que eu admirava a época da AlfaRomeu em terras tupiniquins, que aliás diga-se de passagem tem o Giulieta que é um clone do Punto com interior diferenciado e status de gente grande por carregar o logotipo Alfa, assim como ocorre com Volks e Audi em muitos modelos.
Muitas empresas multinacionais para evitar que seus produtos nobres sofram preconceito devido a marca popular, lançam suas linhas premium em uma nova divisão do grupo, com outro nome criado justamente para afastar as associações com a marca de menor pedigree.
A Fiat infelizmente, ou felizmente para alguns, se estabelece no mercado nacional com Uno, Palio e Strada.
São carros populares projetados e destinados para serem economicamente atrativos e ainda assim lucrativos. Ocorre ao meu ver que para a montadora não é interessante melhorar a qualidade nos veículos de entrada para refletir status nos veículos de categoria superior. Pior, ao contrário do que desejamos a Fiat migra alguns dos seus principais vícios de carros populares para seus veículos que precisam ter qualidade indiscutível.
O próprio Punto com todas suas qualidades, melhor construção, melhor acabamento, melhor projeto e tudo mais, no seu lançamento passou por inúmeros problemas de controle de qualidade e sinceramente falando, acompanho com rigorosa cautela os problemas e arrisco afirmar que somente agora com a vinda dos motores E-TorQ 3 anos depois é que de fato o carro amadureceu e ganha o status de confiável. O Bravo hoje sofre preconceito justamente por esse receio dos consumidores que buscam um algo a mais e temem a falta de controle de qualidade de uma montadora popular. Não tenho dúvidas que o Bravo é um excelente carro, mas por todos os lados ouço que é loucura comprar um Fiat no primeiro ano de lançamento e acabo ficando sem argumentos. Só posso afirmar que nas outras isso também ocorre, mas ai é o sujo falando do mal lavado.
A volkswagen é outra, tem o excelente Polo e simplesmente micou aquele que mesmo defasado na minha opinião é o melhor volkswagen em produção no Brasil. O carro é bom demais para ostentar o logotipo Volkswagen assim como o Punto é um carro bom demais ostentando o logotipo de uma marca popular. Chutando o balde é como imaginar um carro super esportivo com porte de Ferrari com logotipo Fiat. Nesse ponto que eu admirava a época da AlfaRomeu em terras tupiniquins, que aliás diga-se de passagem tem o Giulieta que é um clone do Punto com interior diferenciado e status de gente grande por carregar o logotipo Alfa, assim como ocorre com Volks e Audi em muitos modelos.
Muitas empresas multinacionais para evitar que seus produtos nobres sofram preconceito devido a marca popular, lançam suas linhas premium em uma nova divisão do grupo, com outro nome criado justamente para afastar as associações com a marca de menor pedigree.
- Piloto de Auto Escola
- Mensagens: 917
- Registrado em: Dom Mai 11, 2008 7:04 pm
- Localização: São Paulo
Re: PUNTO É O 27º CARRO MAIS VENDIDO DO BRASIL EM DEZEMBRO 2010
Maciel_SAS escreveu:Entrando no assunto dos colegas, realmente o punto não é muito divulgado pela FIAT.
Lembro de quando peguei o meu no final de 07, ta certo que era lançamento na epoca, mas todo mundo me perguntava que carro que era, mas isso nao foi só no lancamento, até um ano depois tinha gente que me pedia, ei que carro é esse.
Ta certo moro em uma cidade pequena, mas mesmo assim ainda hj se ve poucos puntos aqui na regiao a maioria do pessoal nem sabe que carro é, na minha cidade, por um bom tempo só teve o meu, depois apareceu um branco, e agora tem um outro preto por aqui tbm.
Queria era voltar a ver aquelas propagandas bem boladas que a fiat fez no lançamento do punto ... FIAT punto, voce no comando!!
DUHUASHDUASHDASHD
Pois qualidade ele (punto) tem de sobra, pra mim é o melhor da categoria, falta mais divulgacão!!
Essa propaganda tem uns 3 anos...hehe... bem lembrado!
Frmg escreveu:Concordo com os colegas...
A Fiat infelizmente, ou felizmente para alguns, se estabelece no mercado nacional com Uno, Palio e Strada.
São carros populares projetados e destinados para serem economicamente atrativos e ainda assim lucrativos. Ocorre ao meu ver que para a montadora não é interessante melhorar a qualidade nos veículos de entrada para refletir status nos veículos de categoria superior. Pior, ao contrário do que desejamos a Fiat migra alguns dos seus principais vícios de carros populares para seus veículos que precisam ter qualidade indiscutível.
O próprio Punto com todas suas qualidades, melhor construção, melhor acabamento, melhor projeto e tudo mais, no seu lançamento passou por inúmeros problemas de controle de qualidade e sinceramente falando, acompanho com rigorosa cautela os problemas e arrisco afirmar que somente agora com a vinda dos motores E-TorQ 3 anos depois é que de fato o carro amadureceu e ganha o status de confiável. O Bravo hoje sofre preconceito justamente por esse receio dos consumidores que buscam um algo a mais e temem a falta de controle de qualidade de uma montadora popular. Não tenho dúvidas que o Bravo é um excelente carro, mas por todos os lados ouço que é loucura comprar um Fiat no primeiro ano de lançamento e acabo ficando sem argumentos. Só posso afirmar que nas outras isso também ocorre, mas ai é o sujo falando do mal lavado.
A volkswagen é outra, tem o excelente Polo e simplesmente micou aquele que mesmo defasado na minha opinião é o melhor volkswagen em produção no Brasil. O carro é bom demais para ostentar o logotipo Volkswagen assim como o Punto é um carro bom demais ostentando o logotipo de uma marca popular. Chutando o balde é como imaginar um carro super esportivo com porte de Ferrari com logotipo Fiat. Nesse ponto que eu admirava a época da AlfaRomeu em terras tupiniquins, que aliás diga-se de passagem tem o Giulieta que é um clone do Punto com interior diferenciado e status de gente grande por carregar o logotipo Alfa, assim como ocorre com Volks e Audi em muitos modelos.
Muitas empresas multinacionais para evitar que seus produtos nobres sofram preconceito devido a marca popular, lançam suas linhas premium em uma nova divisão do grupo, com outro nome criado justamente para afastar as associações com a marca de menor pedigree.
Exatamente!
O cara que procura um Uno, um Palio, vai sem dúvidas na Fiat e faz o negócio.
Mas o cara que quer um Punto, um Linea, um Bravo, pensa "pô, vou comprar um carro de 50/70 mil da Fiat, aquela marca do Uno/Palio"?... sim, pq a Fiat faz questão de SÓ associar os carros de entrada à marca, na minha modesta concepção, um belo tiro no pé.
A hora que a Fiat pegar de vez a fama de "totalmente popular", não vai adiantar nem pegar uma Ferrari e botar o logo da Fiat, pq simplesmente não vai vender.
Carro tbm é status, satisfação pessoal, isso que eu quero dizer.
abrax!
Ex-Punto Essence EtorQ 1,8 2010/2011 (ABS AB2 Blue&Me Rádio/CD Integrado c/ Comandos Volante etc...
CARLESS.... Agora é só no busão, na motoca, no metrô e na sola do sapato maluco!

CARLESS.... Agora é só no busão, na motoca, no metrô e na sola do sapato maluco!

- Velha Guarda
- Mensagens: 2279
- Registrado em: Qui Jul 29, 2010 3:07 pm
- Localização: Rio de Janeiro
Re: PUNTO É O 27º CARRO MAIS VENDIDO DO BRASIL EM DEZEMBRO 2010
enquanto o punto estiver entre 3 e 4 mil carros vendidos a fiat não vai se mexer... era a previsão de venda otimista a pessimista entre 2 e 3 mil carros.
[]
Sandro
[]
Sandro
Vendo Interface de controle de volante para radios não originais, praticamente qualquer radio e qualquer carro !
Saiba Mais clicando no link abaixo:
viewtopic.php?f=9&t=12289
Saiba Mais clicando no link abaixo:
viewtopic.php?f=9&t=12289
- Piloto de Auto Escola
- Mensagens: 968
- Registrado em: Dom Fev 17, 2008 11:06 am
- Localização: Curitiba-PR
Re: PUNTO É O 27º CARRO MAIS VENDIDO DO BRASIL EM DEZEMBRO 2010
Sandrão, as vendas do Punto tão oscilando entre 2.700 e 3.200 ao mês, realmente belos números para um hatch premium, só que só rolou uma crescente nos números após o lançamento do motor EtorQ, quando aí sim atingiu-se esse número satisfatório.
Que a Fiat não vai fazer nada, eu concordo, o carro praticamente se vende.
É como eu costumo falar, quando comprei o carro, na verdade comprei o EtorQ, não o Punto propriamente dito..hehe...
Que a Fiat não vai fazer nada, eu concordo, o carro praticamente se vende.
É como eu costumo falar, quando comprei o carro, na verdade comprei o EtorQ, não o Punto propriamente dito..hehe...

Ex-Punto Essence EtorQ 1,8 2010/2011 (ABS AB2 Blue&Me Rádio/CD Integrado c/ Comandos Volante etc...
CARLESS.... Agora é só no busão, na motoca, no metrô e na sola do sapato maluco!

CARLESS.... Agora é só no busão, na motoca, no metrô e na sola do sapato maluco!

- Velha Guarda
- Mensagens: 2279
- Registrado em: Qui Jul 29, 2010 3:07 pm
- Localização: Rio de Janeiro
Re: PUNTO É O 27º CARRO MAIS VENDIDO DO BRASIL EM DEZEMBRO 2010
Ao meu ver, por enquanto o Bravo está tranquilo de concorrência no mercado. Quando começarem as propagandas (BBB), as vendas irão bombar. No segmento de hatch a fiat é boa. Só quando lançar Cerato hatch, novo Focus que vai ficar mais competitivo.
Convenhamos:
I30: Achei bonitaço quando lançou, mas depois ficou comum e metem a mão na revisão.
C4 hatch: Deve tá perto de sair de linha e é um Citroen, ou seja, desvaloriza demais e é péssimo de revenda.
Focus: Um bom carro, mas o design já precisa de renovação. O novo vai dar trabalho.
Golf: Uma porcaria. Caro e não oferece nada. Não sei como tem gente que compra. O novo vai ser pior ainda e mais caro.
Cerato hatch: É bonito, mas nEU não compro carro só pela emoção. Acabar de tirar o carro da concessionária e perder 10k de cara, pra mim é burrice, apesar de carro não ser investimento.
Convenhamos:
I30: Achei bonitaço quando lançou, mas depois ficou comum e metem a mão na revisão.
C4 hatch: Deve tá perto de sair de linha e é um Citroen, ou seja, desvaloriza demais e é péssimo de revenda.
Focus: Um bom carro, mas o design já precisa de renovação. O novo vai dar trabalho.
Golf: Uma porcaria. Caro e não oferece nada. Não sei como tem gente que compra. O novo vai ser pior ainda e mais caro.
Cerato hatch: É bonito, mas nEU não compro carro só pela emoção. Acabar de tirar o carro da concessionária e perder 10k de cara, pra mim é burrice, apesar de carro não ser investimento.
- Piloto de Testes da FIAT
- Mensagens: 5417
- Registrado em: Sex Fev 15, 2008 10:25 pm
- Localização: Brasília
Re: PUNTO É O 27º CARRO MAIS VENDIDO DO BRASIL EM DEZEMBRO 2010
Na minha opinião, embora a Fiat não invista em segmentos maiores como Sedans grandes, SUVs e etc., sempre foi uma marca de "vanguarda":
Já nos anos 90 trouxe motores de 16v e injeção eletrônica para o país e a coisa só não ficou feia de vez para a VW porque o Tipo tinha aquele problema de "pegar" fogo ...
Sempre se arriscou a lançar produtos inovadores, veja o exemplo do próprio Uno Turbo (anos 90) e o já mais evoluído Punto T-JET.
A questão é que a Audi e a Fiat não são empresas que concorrem "diretamente", até porque no grupo há a Alfa Romeo, que aí sim pode fazer frente aos Audis. Pena não mais atuar no mercado nacional... e outra, a Fiat do jeito que está ganha muito $$$, pois utiliza peças e plataformas compartilhadas ou derivadas em quase, ou todos os modelos que comercializa.
Mas é isso aí! Só a opinião de alguém que apenas admira automóveis, mas não possui profundos conhecimentos mercadológicos.
Já nos anos 90 trouxe motores de 16v e injeção eletrônica para o país e a coisa só não ficou feia de vez para a VW porque o Tipo tinha aquele problema de "pegar" fogo ...
Sempre se arriscou a lançar produtos inovadores, veja o exemplo do próprio Uno Turbo (anos 90) e o já mais evoluído Punto T-JET.
A questão é que a Audi e a Fiat não são empresas que concorrem "diretamente", até porque no grupo há a Alfa Romeo, que aí sim pode fazer frente aos Audis. Pena não mais atuar no mercado nacional... e outra, a Fiat do jeito que está ganha muito $$$, pois utiliza peças e plataformas compartilhadas ou derivadas em quase, ou todos os modelos que comercializa.
Mas é isso aí! Só a opinião de alguém que apenas admira automóveis, mas não possui profundos conhecimentos mercadológicos.
- Piloto de Autorama
- Mensagens: 65
- Registrado em: Seg Dez 21, 2009 2:28 pm
- Localização: São Paulo
Re: PUNTO É O 27º CARRO MAIS VENDIDO DO BRASIL EM DEZEMBRO 2010
Acredito eu que o fato do Punto estar em 27, seria o fato do carro está em uma faixa de preço muito próxima de outros carros de outra categoria. O Punto é um carro com o apelo mais jovem (solteiros e solteiras, famílias pequenas), ai acontece o fato de quem já pode pagar por um carro desse preço, tem a necessidade de um carro mais para a família (sedans, porta malas grandes), assim os toyotas, hondas e afins ganham terreno.
E as montadoras sempre tem uma meta de venda para cada modelo de carro de sua gama de produtos, talvez o Punto já bate essa meta e ai o motivo de poucas propagandas.
Obs. não sei se estou falando besteira. hehe.
ABS
E as montadoras sempre tem uma meta de venda para cada modelo de carro de sua gama de produtos, talvez o Punto já bate essa meta e ai o motivo de poucas propagandas.
Obs. não sei se estou falando besteira. hehe.
ABS
- Piloto de Autorama
- Mensagens: 63
- Registrado em: Qua Ago 12, 2009 10:48 pm
- Localização: patos de minas
Quem está online
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 5 visitantes