8 ou 16 Valvulas???
Re: 8 ou 16 Valvulas???
Eu pessoalmente não manjo da parte teorica mas me sinto mto + a vontade com o 1.4 16v do 500 do que o 1.8 da GM!
Creio que o primeiro fator seja o meu preconceito com motores flex (maldita gambiarra brasileira) e acho o motor + acertado (ainda + com o câmbio gringo, mto + suave e curto que o brasileiro)!
Realmente sinto que ele é meio fraquinho saindo, mas na rodovia (pego todo dia um trecho curto) acho ele mto + gostoso! Mas pra saídas + "reais", ligo o Sport e já era!XD
Abraços,
Salsicha!
Creio que o primeiro fator seja o meu preconceito com motores flex (maldita gambiarra brasileira) e acho o motor + acertado (ainda + com o câmbio gringo, mto + suave e curto que o brasileiro)!
Realmente sinto que ele é meio fraquinho saindo, mas na rodovia (pego todo dia um trecho curto) acho ele mto + gostoso! Mas pra saídas + "reais", ligo o Sport e já era!XD
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Re: 8 ou 16 Valvulas???
Meu pai tinha uma marea turbo .... o bixo andava d+ ....acho muito triste a fiat ter tirado os motores do marea de linha os 2.0 20v 2.4 etc... não sei se alguem lembra dos stilo abarth que era 2.4 20v devia andar muito ! esses motores deveriam estar ae ateh hj equipando linea punto etc.. logico que com modificações mais modernas quem sabe ateh mais cavalos huahuauha
Punto Elx 1.4 / Kit Creative / Farol Dayline / Cabo Aux / Modulo Hurricane 4.120 /Subwoofer Bravox UXP / Insufilm / Xenon 6000k milha e farol baixo / Intake Racechrome + filtro Racechrome
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Re: 8 ou 16 Valvulas???
Nao tenho muita experiencia com 16v, mas se todos forem iguais a esse novo Etorq eu sempre vou dar preferencia para 8v.
Comparando o motor GM com o etorq eu prefiro o GM um milhao de vezes. O etorq nao tem força nenhuma em baixas rotaoes e tambem nao tem força nenhuma em altas rotaçoes, tive um exemplo disso quando entrei numa subida a 150 km/h e no final o carro tava a 100km/h. Com o Punto HLX motor GM no mesmo trecho eu entrava a 90 km/h e no final o carro tava a 130 km/h.
Enfim, eu pude comprovar em situaçoes IGUAIS que o GM deixa o etorq no chinelo tanto em baixas quanto em altas rotaoes. Etorq pra mim foi um fiasco, serve para cambios dualogic pq nao tem força nenhuma e por isso nao dá trancos no carro ao trocar marcha.
abçs
Lucas
Comparando o motor GM com o etorq eu prefiro o GM um milhao de vezes. O etorq nao tem força nenhuma em baixas rotaoes e tambem nao tem força nenhuma em altas rotaçoes, tive um exemplo disso quando entrei numa subida a 150 km/h e no final o carro tava a 100km/h. Com o Punto HLX motor GM no mesmo trecho eu entrava a 90 km/h e no final o carro tava a 130 km/h.
Enfim, eu pude comprovar em situaçoes IGUAIS que o GM deixa o etorq no chinelo tanto em baixas quanto em altas rotaoes. Etorq pra mim foi um fiasco, serve para cambios dualogic pq nao tem força nenhuma e por isso nao dá trancos no carro ao trocar marcha.
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Lucas
"8v arranca e retoma na frente, depois o 16v pega" Depois? tarde demais...
sinal fechou, vc ficou!
eu passei, vc nao!
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Re: 8 ou 16 Valvulas???
Vou deixar aqui o meu depoimento, esperando ajudar quem tem alguma dúvida sobre o carro ou sobre qual escolher. Sou engenheiro mecânico e gosto de carros e de dirigir. Tinha um Sporting 07/08 8V e recentemente, há cerca de 3 semanas, peguei um Sporting eTorq Dualogic e estou muito satisfeito e curtindo muito o novo carro. Ao contrário do que lí em alguns comentários aqui no forum, o carro é mecanicamente muito melhor do que o antigo 8V e anda muito, isso apesar de estar com apenas 2000 km rodados até hoje.
O que acontece é que, para conseguir desempenho mais "nervoso", não se pode ter preguiça de usar o câmbio. a relação final de transmissão é longa - a 120 km/h o motor gira tranquilo a 3200 rpm, bem abaixo da rotação de torque máximo, enquanto que no antigo 8V a rotação a 120 km/h era de 3600 rpm, ACIMA, portanto, da rotação de torque máximo que é de 2800 rpm. A diferença é que o motor 8V praticamente acabava nas 5000 rpm, enquanto que o novo 16V sobe o giro com facilidade e com garra até a rotação de corte a 6500 rpm.
A 100 km/h o novo 16V gira apenas 2800 rpm. Se acelerado com calma e progressivamente ele ganha velocidade com consistência, porém de forma tranquila, sem grandes demonstrações de vigor. Se meter o pé ele demora mais a ganhar velocidade.
O que acontece, portanto, é que é preciso saber e gostar de dirigir para se conseguir um desempenho muito bom, empolgante mesmo. Não pode ter preguiça de usar o câmbio, reduzir as marchas e manter o giro acima de 3500 rpm.
O que acontece é que, para conseguir desempenho mais "nervoso", não se pode ter preguiça de usar o câmbio. a relação final de transmissão é longa - a 120 km/h o motor gira tranquilo a 3200 rpm, bem abaixo da rotação de torque máximo, enquanto que no antigo 8V a rotação a 120 km/h era de 3600 rpm, ACIMA, portanto, da rotação de torque máximo que é de 2800 rpm. A diferença é que o motor 8V praticamente acabava nas 5000 rpm, enquanto que o novo 16V sobe o giro com facilidade e com garra até a rotação de corte a 6500 rpm.
A 100 km/h o novo 16V gira apenas 2800 rpm. Se acelerado com calma e progressivamente ele ganha velocidade com consistência, porém de forma tranquila, sem grandes demonstrações de vigor. Se meter o pé ele demora mais a ganhar velocidade.
O que acontece, portanto, é que é preciso saber e gostar de dirigir para se conseguir um desempenho muito bom, empolgante mesmo. Não pode ter preguiça de usar o câmbio, reduzir as marchas e manter o giro acima de 3500 rpm.
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Re: 8 ou 16 Valvulas???
LucasMoura escreveu:Comparando o motor GM com o etorq eu prefiro o GM um milhao de vezes. O etorq nao tem força nenhuma em baixas rotaoes e tambem nao tem força nenhuma em altas rotaçoes, tive um exemplo disso quando entrei numa subida a 150 km/h e no final o carro tava a 100km/h. Com o Punto HLX motor GM no mesmo trecho eu entrava a 90 km/h e no final o carro tava a 130 km/h.
cara, das duas uma: ou o seu etorq esta com problema, ou voce é ruim de tocada.
o meu etorq é 1.6 e viajei com ele... fiz questao de fazer exatamente o seu teste dos 150km/h pois era uma pulga que eu tinha atrás da orelha desde a epoca em que decidi comprar o carro.
constatei na prática que isso nao procede de maneira alguma... viajei em 5 adultos + bagagem no carro (seguramente proximo do limite max de peso do carro), testei em varios trechos de subida forte e longa, e o carro quando perdia era uns 5km/h a 10 km/h no final da subida, chegando a 145km/h em 5ª marcha.... na maioria das subidas ele nem perdia, mantinha a velocidade do inicio da subida.
uma coisa que reparei, e que talvez possa te ajudar a aprender a tocar o carro, é o mesmo que o amigo ai acima citou: nao adianta afundar o pe de uma vez. nao sei se é por caracteristica do motor ou do acelerador eletronico, mas o carro ganha mais velocidade se vc acelerar gradualmente do que se vc afundar o pé.... fora isso nao sei o que dizer... prefico imaginar que seu motor esteja precisando de algum ajuste.
enfim, UFA! estou livre dessa pulga que me incomodava... meu etorq ganha velocidade facil, sobe ladeira sem baixar velocidade e faz ultrapassagem como o esperado pela cilindrada do carro.... mito desfeito.

"Se torque em baixo giro fosse sinonimo de desempenho, Fusca andaria pra caramba" (Camerato, Punto Club, 2011)
Re: 8 ou 16 Valvulas???
Mano
Acho que as subidas dai nao sao iguais as daqui.... BH é a capital mundial de morros, serras, subidas, descidas. rssss
Como eu disse, eu tive oportunidade de comparar os dois motores no mesmo carro (punto) em situaçoes 100% iguais (mesmo trecho de subida). Eu POSSO falar o que falei. Minha intencao é sempre comparar o motor novo com o antigo, nada mais. As vezes quem nunca teve o punto antigo ta satisfeito com esse motor novo, se eu tivesse saido de um 1.0 para o e-torq eu estaria dando pulos de alegria, mas eu sai do punto HLX para o etorq e tenho base de comparaçao. Punto é o carro e eu nao troco ele por nada, mas esse motor quebrou as pernas (e estao colocando ele em todos os carros da FIAT, desastre na minha opiniao).
Nao tem nada com meu carro (a nao ser o motor que decidiram colocar nele) ja fiz test drive em outro na CC, é a mesma coisa. Quem teve o motor GM na mao sabe do que eu to falando.
O novo etorq tem suas qualidades como o engenheiro acima comentou, mas forca nao é uma delas. Ele é silencioso e suave, ao contrario do GM que é um pouco aspero e ruidoso, o etorq tambem tem melhorias como corrente ao invez de correia dentada, enfim, mas o que me interessa é-torq e nao e-torq.
Pra falar a verdade eu acho que se vc considerar que vc tem que andar no e-torq igual vc anda em carro 1.0, sempre com giro alto esguelando o carro, eu arriscaria dizer que o motor GM era mais silencioso pq eu sempre andava a 2 mil giros no motor GM e quando tinha que acelerar o carro respondia na hora e muito bem na reta e na subida.
Vamos combinar, dirige o GM (pode ser um palio, siena, stilo, meriva, corsa, montana, punto), qualquer um que tenha o 1.8 GM, voce vai sentir a forca com voce. Depois trocamos mais ideia....
inté
Lucas
Acho que as subidas dai nao sao iguais as daqui.... BH é a capital mundial de morros, serras, subidas, descidas. rssss
Como eu disse, eu tive oportunidade de comparar os dois motores no mesmo carro (punto) em situaçoes 100% iguais (mesmo trecho de subida). Eu POSSO falar o que falei. Minha intencao é sempre comparar o motor novo com o antigo, nada mais. As vezes quem nunca teve o punto antigo ta satisfeito com esse motor novo, se eu tivesse saido de um 1.0 para o e-torq eu estaria dando pulos de alegria, mas eu sai do punto HLX para o etorq e tenho base de comparaçao. Punto é o carro e eu nao troco ele por nada, mas esse motor quebrou as pernas (e estao colocando ele em todos os carros da FIAT, desastre na minha opiniao).
Nao tem nada com meu carro (a nao ser o motor que decidiram colocar nele) ja fiz test drive em outro na CC, é a mesma coisa. Quem teve o motor GM na mao sabe do que eu to falando.
O novo etorq tem suas qualidades como o engenheiro acima comentou, mas forca nao é uma delas. Ele é silencioso e suave, ao contrario do GM que é um pouco aspero e ruidoso, o etorq tambem tem melhorias como corrente ao invez de correia dentada, enfim, mas o que me interessa é-torq e nao e-torq.
Pra falar a verdade eu acho que se vc considerar que vc tem que andar no e-torq igual vc anda em carro 1.0, sempre com giro alto esguelando o carro, eu arriscaria dizer que o motor GM era mais silencioso pq eu sempre andava a 2 mil giros no motor GM e quando tinha que acelerar o carro respondia na hora e muito bem na reta e na subida.
Vamos combinar, dirige o GM (pode ser um palio, siena, stilo, meriva, corsa, montana, punto), qualquer um que tenha o 1.8 GM, voce vai sentir a forca com voce. Depois trocamos mais ideia....
inté
Lucas
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sinal fechou, vc ficou!
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Re: 8 ou 16 Valvulas???
Veja o comentario do Doutor Carlos logo acima (ou abaixo):
"Se meter o pé ele demora mais a ganhar velocidade."
Ele tem base de comparacao, ele teve o GM na mao e percebeu que o carro é mais lerdo e fraco em baixas rotaçoes.
Neste caso cabe a preferencia do camarada, mesmo assim ele prefere o e-torq e eu respeito (mas ele admitie que o carro é mais fraco em baixa).
Apesar de repeitar eu nao entendo como alguns preferem dirigir um carro 1.8 do mesmo jeito que se dirige um carro 1.0, sempre trocando marcha (desconfortavel demais), sempre com o motor no giro alto (fazendo barulho pra todo lado e gastando mais combustivel)....
Eu nao gosto de carro potente pra correr, gosto de carro potente pra ter agilidade no meu dia dia com conforto. Com o motor GM eu tinha isso, nao precisava ficar andando no giro alto, nao precisava ficar trocando marcha toda hora, o consumo era excelente porque eu nao tinha que esguelar o carro.
Como o engenheiro falou, depois dos 5 mil giros o carro morre, mas eu nao tinha que ficar passando dos 5 mil giros, afinal ele me dava a forca que eu precisava bem antes disso.
Lucas
"Se meter o pé ele demora mais a ganhar velocidade."
Ele tem base de comparacao, ele teve o GM na mao e percebeu que o carro é mais lerdo e fraco em baixas rotaçoes.
Neste caso cabe a preferencia do camarada, mesmo assim ele prefere o e-torq e eu respeito (mas ele admitie que o carro é mais fraco em baixa).
Apesar de repeitar eu nao entendo como alguns preferem dirigir um carro 1.8 do mesmo jeito que se dirige um carro 1.0, sempre trocando marcha (desconfortavel demais), sempre com o motor no giro alto (fazendo barulho pra todo lado e gastando mais combustivel)....
Eu nao gosto de carro potente pra correr, gosto de carro potente pra ter agilidade no meu dia dia com conforto. Com o motor GM eu tinha isso, nao precisava ficar andando no giro alto, nao precisava ficar trocando marcha toda hora, o consumo era excelente porque eu nao tinha que esguelar o carro.
Como o engenheiro falou, depois dos 5 mil giros o carro morre, mas eu nao tinha que ficar passando dos 5 mil giros, afinal ele me dava a forca que eu precisava bem antes disso.
Lucas
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Re: 8 ou 16 Valvulas???
LucasMoura escreveu:Pra falar a verdade eu acho que se vc considerar que vc tem que andar no e-torq igual vc anda em carro 1.0, sempre com giro alto esguelando o carro, eu arriscaria dizer que o motor GM era mais silencioso pq eu sempre andava a 2 mil giros no motor GM e quando tinha que acelerar o carro respondia na hora e muito bem na reta e na subida.
Na cidade, no anda-e-para, voce pode até se satisfazer com 2 mil giros... Mas na estrada, a 120km/h, o motor já está se nao me engano entre os 3200 e 3500rpm, ou seja, a menos que o motorista só use o carro pra ir ao supermercado ou pra levar os filhos ao colégio, vai precisar subir o giro ou não vai passar dos 80 km/h.
LucasMoura escreveu:Vamos combinar, dirige o GM (pode ser um palio, siena, stilo, meriva, corsa, montana, punto), qualquer um que tenha o 1.8 GM, voce vai sentir a forca com voce. Depois trocamos mais ideia....
Entao "mano", eu ja dirigi o GM sim, inclusive no proprio Punto. Tem um bom torque em giro baixo, isso é fato, nunca falaria mau do motor. Mas também vamos combinar que não é aquele espetáculo que voce comenta. Só pegar os dados de arrancada e retomada das revistas especializadas e comparar que essa diferença brutal entre o Gm e o Etorq não existe. O 1.8 Gm retoma melhor sim, mas nada tão absurdo.
"Se torque em baixo giro fosse sinonimo de desempenho, Fusca andaria pra caramba" (Camerato, Punto Club, 2011)
Re: 8 ou 16 Valvulas???
Entao blz, é uma questao de preferencia mesmo.
Na boa, eu prefiro fazer uma viagem de 5 marcha o tempo inteiro sentindo uma certa aspereza no motor e um pouco de ruido do que fazer uma viagem no etorq com muito mais ruido e trocaçao de marcha. Nao vamos nos enganar, aqui em Minas ou em qualquer lugar do brasil vc vai encontrar rodovias cheias de curvas ou cheias de buracos ou cheias de serra. Voce nunca vai andar em uma situaçao UTOPICA de reta o tempo inteiro nao, vc vai precisar de um carro esperto!
PORQUE eu acho que o etorq é mais barulhento? ==> porque se vc considerar que vai sempre estar andando de primeira marcha a 90 milhoes de RPM (estou exagerando sim, rsss) ele vai ser mais barulhento no final das contas. E menos economico....
Respeito cara, mas nao entendo mesmo como a maioria pode preferir o "não é-torq".
Com essas discussoes eu estou procurando abrir meus olhos e ficar satisfeito de uma vez com o etorq ou entao tentar fazer os outros verem que o etorq não é melhor em relacao ao antigo GM. Estou abrindo a mente, eu juro, mas nao to vendo aonde esse motor é bom... Alias, melhor que o antigo.
Lucas
Na boa, eu prefiro fazer uma viagem de 5 marcha o tempo inteiro sentindo uma certa aspereza no motor e um pouco de ruido do que fazer uma viagem no etorq com muito mais ruido e trocaçao de marcha. Nao vamos nos enganar, aqui em Minas ou em qualquer lugar do brasil vc vai encontrar rodovias cheias de curvas ou cheias de buracos ou cheias de serra. Voce nunca vai andar em uma situaçao UTOPICA de reta o tempo inteiro nao, vc vai precisar de um carro esperto!
PORQUE eu acho que o etorq é mais barulhento? ==> porque se vc considerar que vai sempre estar andando de primeira marcha a 90 milhoes de RPM (estou exagerando sim, rsss) ele vai ser mais barulhento no final das contas. E menos economico....
Respeito cara, mas nao entendo mesmo como a maioria pode preferir o "não é-torq".
Com essas discussoes eu estou procurando abrir meus olhos e ficar satisfeito de uma vez com o etorq ou entao tentar fazer os outros verem que o etorq não é melhor em relacao ao antigo GM. Estou abrindo a mente, eu juro, mas nao to vendo aonde esse motor é bom... Alias, melhor que o antigo.
Lucas
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Re: 8 ou 16 Valvulas???
Eu concordo com o Lucas.
Moro no RS, recentemente fui à Gramado (Serra) com o Punto 1.6 etorq 16v.
Em subida de Serra e landeiras altas falta potência. O desempenho foi bem abaixo da minha particular expectativa.
Acho que tem pouca potência em rotação baixa, obrigando a sucessivas trocas de marchas.
Tambem acho que o motor consome de forma excessiva pro que ele oferece.
De resto gosto do carro.
Moro no RS, recentemente fui à Gramado (Serra) com o Punto 1.6 etorq 16v.
Em subida de Serra e landeiras altas falta potência. O desempenho foi bem abaixo da minha particular expectativa.
Acho que tem pouca potência em rotação baixa, obrigando a sucessivas trocas de marchas.
Tambem acho que o motor consome de forma excessiva pro que ele oferece.
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