8 ou 16 Valvulas???

Dúvidas e informações sobre problemas mecânicos, manutenção geral do seu Punto e preparação para aumento de performance.

Re: 8 ou 16 Valvulas???

por VLA » Sex Nov 12, 2010 2:10 pm

rappers escreveu:meu tio tem um celta 1.0 .. eu coloco na 3º, e sobe de boa... a unica coisa que nao gostei do 16V: é que pra dar arrancada, ele é fraco.

cambio do celta é curtíssimo, nao serve de parâmetro... a 120 em 5ª o motor parece que vai pular pra fora do carro.
"Se torque em baixo giro fosse sinonimo de desempenho, Fusca andaria pra caramba" (Camerato, Punto Club, 2011)
Moderador
Moderador

por shadowcps » Sex Nov 12, 2010 4:56 pm

gdmribeiro escreveu:Pena que os mecânicos de fundo de quintal tenham "matado" os Fivetech... O 2.4 20v do Marea era um #@%&! motor, com 162cv. Meu pai teve um, e o bicho andava que nem diabo foge da cruz! Imaginem um Bravo, ou até mesmo um Punto, com uma criança dessas embaixo do capô?

FATO ! Excelente motor. Mesmo os 16V usados na linha Pálio, anos atrás, eram show.
ImagemImagemImagemImagem ImagemImagemImagem

YETI ! Um bom companheiro. Deixa saudades. Freddie Mercury at home !
Moderador
Moderador

por GangstarrapeR » Sex Nov 12, 2010 6:43 pm

VLA escreveu:
rappers escreveu:meu tio tem um celta 1.0 .. eu coloco na 3º, e sobe de boa... a unica coisa que nao gostei do 16V: é que pra dar arrancada, ele é fraco.

cambio do celta é curtíssimo, nao serve de parâmetro... a 120 em 5ª o motor parece que vai pular pra fora do carro.

FATO!

Peguei um Celta emprestado um dia que meu Stilo quebrou pra voltar pra casa, e á 120km/h o motorzinho VHC parecia que ia explodir!! O barulho na cabine era insuportável, minha esposa falou "nossa, anda mais devagar" uahuha :mrgreen: grita demais e não anda mais nada! Na cidade o motorzinho até que é valente, mas na estrada dá nojo!
Imagem
Punto Attractive 10/11 - Kit Comfort 2 + Evolution 1
Motorista de Auto Escola
Motorista de Auto Escola

por Ferranda » Sex Nov 12, 2010 9:57 pm

shadowcps escreveu:
gdmribeiro escreveu:Pena que os mecânicos de fundo de quintal tenham "matado" os Fivetech... O 2.4 20v do Marea era um #@%&! motor, com 162cv. Meu pai teve um, e o bicho andava que nem diabo foge da cruz! Imaginem um Bravo, ou até mesmo um Punto, com uma criança dessas embaixo do capô?

FATO ! Excelente motor. Mesmo os 16V usados na linha Pálio, anos atrás, eram show.

A propria FIAT ajudou a matar esse excelente motor, com uma ideia ridicula de baratear custo de manutenção com troca de oleo e filtro. Tava no manual que a troca poderia ser realizada de 20.000 em 20.000kms.
Aos 50.000kms dalhe motor aberto com borra até nos tampos . Rsrsrs
Por isso a cada 7.500kms num quero nem saber, oleo e filtro.

Entre um 8v e um 16v, gosto mais dos 16v.
na arrancada 0 8V pode ser melhor (torque), mais na hora que os 16V respiram, é mais prazer.

Abçs
Imagem
Velha Guarda
Velha Guarda

por Lindemberg » Sex Nov 12, 2010 10:04 pm

poderia ser feita uma enquete pra ver a preferencia da galera?
Imagem
Proximo encontro no RN 14/07/12 Confirme já sua presença!!!
[color=#0000FF]Link do carro
, viewtopic.php" onclick="window.open(this.href);return false;?
Coordenador Regional
Coordenador Regional

por Grumman » Ter Nov 16, 2010 1:39 am

Tive um Marea 98, mas com o 2.0 20V 5 cilindros. Um #@%&! motor. A frente do seu tempo. O meu explodiu na washigton luis, na reta da reduc, quase 3 da manhã, voltando de petropolis. (:D)
A corrente da bomba de oleo arrebentou la dentro, a luz do oleo acendeu com o motor enchendo, pra lá de 150Km/h / 4.500rpm. Simplesmente não tem o que fazer. Me senti na NASCAR, aquela fumaceira toda e pedaços do motor batendo no assoalho do carro por baixo hehehehehehe. Sensação única. (=D>) Pena que naquela época não tínhamos os óleos sintéticos que temos hoje, senão isso não teria acontecido. Mas era um excelente motor. Se tivesse a oportunidade compraria de novo, não para explodir... claro hehehe

Mas voltando ao tópico,
Motores 16V são motores mais eficientes que os 8V pois são motores que "respiram melhor". Também por isso, em geral, são motores que possuem bom torque em baixa rotação, mas perdem potência em alta e não gostam de muitos giros hehehehe. A manutenção dos 16v é a mesma de um 8V, exceto se vc der o azar de bater o motor e tiver que fazer cabeçote trocando as 16V. Imagine que eu tive que trocar as 20v do marea, mas em situações de manutenção normais e com os óleos de hoje isso não aconteceria.

Quanto a gastar mais ou menos depende muito do acerto da injeção e da peça que fica entre o volante e o assento...
La fora (leia-se europa e eua) praticamente não fabricam mais motores 8V. Aqui no Brasil 16V ficou um pouco queimado devido aos VW AP 16V, como já citaram no tópico, que eram belas porcarias por serem erros de projeto hehehehehe Mas aos poucos as lendas populares vão acabando...

Se vc tiver falando dos 16V EtorQ, eles possuem comando de válvulas variável (como se fosse um VVTi/VTEC/VarioCAM doido), então, se consegue um bom torque em baixa, tão bom quanto um 8V "puro" como o motor 1.8 GM dos punto sporting e hlx antigos, e boa potência em alta, caracteristica de um 16V. O melhor dos dois mundos, digamos assim.

Eu pessoalmente prefiro os 16V "puros" como o 1.9 16V do Linea (1.838,63cm3 mais especificamente, algum "engenheiro" arredondou pra 1.9 ao invés de 1.8 hehehehe) . Infelizmente já está saindo de linha... Quem teve a oportunidade de andar vai notar um motor bem leve, sobe e cai de giro rápido, se vc puxar uma reduzida freio-motor, ele praticamente não pesa, não tem momento, não segura o carro. É um motor sem muito torque em baixa, normal de 16V "puro" mas que enche a partir de 3500rpm e os coletores ronronam hehehehe o som é mto legal. Lembra um pouco o 5cil do marea. Interessante que ele é um motor superquadrado (ou curso curto: os pistões são mais largos que o comprimento das bielas - http://www2.uol.com.br/bestcars/ct/curso.htm) e é até bem acertadinho, bem "racing" digamos assim... pelo que deu pra ver no cofre parece ser bom de preparar. Pena a FIAT abandonar esse motor do Linea em favor dos EtorQ.
As vezes eu não entendo os kras de lá. O certo mesmo seria os 1.9 16V pelo seu pedigree virem desde o início em toda a linha Sporting e o Linea com os EtorQ por serem mais mansos, mais "torcudos" e silenciosos.

Abraços,
Giuseppe L.Filho - Rio de Janeiro/RJ
Opel Tigra Clube do Brasil - tigraclube.com.br
Ex-'98 Opel Tigra 1.6 16V
Ex-08' Punto Sporting (powered by Opel X18XE - 1.8 8V PowerTreco (:D) )
12' Punto TJet "Scorpione"- K&N FIlters / Shell Helix / Greddy / MSD Ignition / Pirelli / PIAA
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por sepacheco » Ter Nov 16, 2010 6:45 am

Motores multi valvulas são MUITO melhores ! Ser fraco em baixa tem relação com a dinamica dos fluidos. Ao descer o pistão gera um vacuo. conforme a area de passagem você tem uma velocidade x da mistura entrando nos ciindros. se essa velocidade for baixa o enchimento é menor. Logo em baixas rotações um motor multi valvulas tem velocidade mais baixa de mistura, mas quando as rotações aumentam os de 8 V começão a passar da velocidade ideal de mistura prejudicando o enchimento. A solução seriam valvulas maiores, mas ai teriam mais inercia o que prejudicaria o numero de rotações que o motor poderia atingir. Por isso a Audi adota 5 V por cilindro a mercedes 3 , a BMW 4, assim por diante, sempre um compromisso entre velocidade x rotação x inercia do trem de valvulas.
Outra forma de resolver isso é quanto o levante das valvulas, solução adotada no marea, civic e corolla, com comandos variaveis.

Alem disso um mesmo motor com cabeçote 8 valvulas, não arranca nunca na frente do mesmo motor com cabeçote 16V, a unica vantagem é o torque estar presente mais cedo, o que dá a impressão que o mortor é mais forte na arrancada, basta aumentar a faixa de giros do 16V para sair com mais força que no 8V.

A manutenção tambem não é mais cara, o consumo baixa. Só se fizer uma M. como deixar de trocar correias e tensionadores e atropelhar as valvulas ai sim é mais caro de reparar pois são o dobro de peças para arrumar...

Como disseram o Gol 1.0 16V criou um preconceito enorme no mercado de populares contra as 16V. Por que ? Simples, a VW fez a lição de casa certinha ! Cabeçote com mais fluxo e taxa de compressão, ponto de ignição mais adiantado, elevação de temperatura media de funcionamento (melhor rendimento termico) redução das folgas e gerenciamento de atrito. Com isso construi um motor muito mais eficiente do que já possuia, mas esqueceu que propritario de popular, não lê manual, não usa rede autorizada , não faz revisão, pechincha 1 centavo no litro de combustivel e coloca oleo do mais barato que tiver, isso quando não só completa o oleo que baixa e não troca filtro de oleo com regularidade. Mistura rica demais (falta de revisão), Sistema de arefecimento com problema (estabilização da temperatura de funcionamento), Combustivel de baixa qualidade (contaminação de oleo) e Oleo fora da especificação (oxidação termica) são mortais para motores modernos e eficientes, que costumam formar a oxidação termica do oleo (borra) e depósitos de carvão que prejudicam muito a lubrificação do motor abreviando muito a vida util do mesmo.

[]

Sandro
Vendo Interface de controle de volante para radios não originais, praticamente qualquer radio e qualquer carro !
Saiba Mais clicando no link abaixo:
viewtopic.php?f=9&t=12289
Piloto de Auto Escola
Piloto de Auto Escola

por MrWhite » Ter Nov 16, 2010 1:44 pm

SePacheco e Grumam
mandaram bem nas posts cara!

agente aprende coisa dificil de uma forma fácil!

:arrow: :arrow: :arrow: :arrow:
Essence 1.6 | E-Torq | Branco
Creative 2 (Blue&Me, Rodas 16, milhas, etc, etc)
Filme: G5 laterais - G5 traseira - clarinho no dianteiro
Usuário Banido
Usuário Banido

por sepacheco » Ter Nov 16, 2010 5:12 pm

Grumam, já tinha trocado correia dentada do Seu marea ? Se sim de parabéns ao seu mexânico por não ter fasado os comandos com a bomba e o eixo contra rotante... Arrebenta tudo mesmo ! (vibração nabomba de oleo, precisa de ferramenta especifica pra executar)
Eu tive 2 marea 2.0 20V nenhum deu problema um vendido com 163K e outro com 188K, e usava semisintetico 15W40 de 15 em 15K km como estava no manual. depois desses viera 3 2.4 e 1 turbo e agora depois de quase 4 anos sem Marea comprei um turbo de novo ! :)
Olha essa materia sobre o five tech... a FIAT teve que tirar o motor de linha no Brasil pro pessoal saber o que estava perdendo...
http://img688.imageshack.us/i/racemaster12.jpg/

Olha o 1.9 é sub quadrado tem mais curso que diâmetro... ele basicamente é um bloco, bielas e pistões do motor torque (primeiros palios 16V) com virabrequim do corsa lunga, e cabeçote do torque estagio 2... antes da fiat por ele no linea já rodava em muitos bravas bravos (preparados) rsrsr...

[]

Sandro
Vendo Interface de controle de volante para radios não originais, praticamente qualquer radio e qualquer carro !
Saiba Mais clicando no link abaixo:
viewtopic.php?f=9&t=12289
Piloto de Auto Escola
Piloto de Auto Escola

por mauriliosantosjunior » Ter Nov 16, 2010 5:35 pm

Grumman, pelo que sei os E-torq não possuem comando de válvulas variável. Parece que foi divulgado pela imprensa, mas a informação não é verídica.
Usuário Banido
Usuário Banido

AnteriorPróximo