Duvida sobre entrar com um processo contra a Fiat

Espaço para conversar e discutir diferentes assuntos relacionados ao Fiat Punto.

Duvida sobre entrar com um processo contra a Fiat

por durce » Seg Nov 08, 2010 5:16 pm

Boa Tarde galera!!
Meu problema é o seguinte. Comprei meu punto exatamente dia 27/09/09 e desde então eu tenho tido algumas dores de cabeças e algumas alegrias. Na 1ª semana o carro já tava na CC por causa de alguns problemas que ele estava apresentando como barulho na suspensão dianteira( esse até hoje não foi resolvido), barulho na troca de marchas, quando eu passo até a 3ª marcha ele faz um barulho como se alguma coisa estivesse solta e fosse quebrar e também se o carro estiver em movimento mas em ponto morto o barulho é pior, esse barulho da marcha até hoje está sem solução. O carro apresentava barulho nas portas( foi resolvido), barulho na parte traseira do carro( resolveram mas o barulho voltou), meu motor parecia um motor de trator fazia uma barulhera e trepidava muito( foi resolvido) e o pior de todos aconteceu a 2 semanas, o cabo do meu freio de mão arrebentou quando o carro eu estava estacionando o carro em uma ladeira,terminei de estacionar puxei o freio de mão e quando já estava me tirando o sinto de segurança e me preparando para descer do carro eu só vi aquela bolinha do freio pulando e o carro começando a descer. Os caras da CC já não sabem mais o que fazer pra dar um jeito no carro, tanto que eles já acionaram a fiat e ela mandou um inspetor dela pra tentar resolver o problema do carro 2 vezes e nada. O carro já ta todo remendado de tantas peças que eles já trocaram e mexeram, só pra ter uma idéia já foram 2 caixas de marcha, 6 coxins diferentes, 2 calços do motor, 4 batentes, 2 amortecedores,1 embreagem nova dentre outras peças que eles falaram que colocaram e tiraram por não terem da jeito.
O pessoal da CC falou que eles não sabem mais o que fazer e que não podem fazer a troca do carro, que a fiat teria que fazer isso e não eles. O máximo que eles fizeram foi oferecer um acordo, mas só eles saiam na vantagem pois nesse acordo eu teria que comprar outro e carro e eles me dariam um desconto de +ou- uns R$7000, não achei vantagem nenhuma pois teria que começar o financiamento todo de novo. To pensando em entrar com uma ação contra a fiat e exigir que ela troque o carro. Alguém já fez isso, se fez conseguiu ganhar, tenho medo de que ela alegue que todos os defeitos que o carro tem sejam normal, assim como o pessoal da CC alegou. Adoro o punto mas o meu já ta me tirando do sério.
Piloto de Atari
Piloto de Atari

Re: Duvida sobre entrar com um processo contra a Fiat

por Brenno R » Seg Nov 08, 2010 5:25 pm

bom Durce..
eu nao entendo nada de processos, mas se tivesse acontecendo tudo isso comigo, eu nao teria duvidas em entrar na justiça!!
voce junta uma grana... vai felizao comprar um carro 0km, e soh ganha dor de cabeça com tudo isso???
nem um carro com 500.000km ia trazer tantos problemas!
abs
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por shadowcps » Seg Nov 08, 2010 5:47 pm

não sou advogado mas tente fazer uma pesquisa sobre os Direitos do Consumidor: tem algo lá que diz que em caso de vício de fabricação o fabricante é obrigado a efetuar a troca do produto por outro similar. Acho que embora o processo seja demorado, ninguem melhor do que um posto do PROCON para lhe orientar sobre o que, como e quando fazer.
ImagemImagemImagemImagem ImagemImagemImagem

YETI ! Um bom companheiro. Deixa saudades. Freddie Mercury at home !
Moderador
Moderador

por AlexJW » Seg Nov 08, 2010 6:00 pm

Antes de tudo, DOCUMENTE TUDO! Guarde comprovante de cada ida à CC, cada serviço executado, e se possível sempre contate a CC ou a FIAT, ou as duas, por um meio inequívoco quanto ao seu recebimento (carta com AR), pois assim vc já estará constituindo as provas que terá de usar no processo.

Hoje o Judiciário está uma incógnita, pois mesmo os Juízes tendo milhões de benefícios e um salário que beira 30 mil reais, eles ficam tentando afastar o cidadão de lá, seja com uma prestação de serviços pífia, seja com a demora em tomar decisões, seja com sentenças brandas contra as grandes empresas. Sei de experiência própria.

O Código de Defesa do Consumidor dá um prazo para o prestador de serviço/vendedor de produtos sanar os problemas (vícios) do produto, e se estes se tornarem constantes, é obrigação deles promover a TROCA.

Acho que é o caminho que vc terá de seguir, se aventurar no transloucado Judiciário Carioca para tentar resolver a questão, mas já sabendo de antemão que a solução do caso/processo pode demorar ANOS, e em assim sendo, tentaria ao máximo fazer um acordo, mesmo que ele não seja totalmente favorável às suas pretensões, até pq um acordo prevê que as duas partes percam um pouco, ou uma parte perca menos que a outra.

Em último caso, aí sim, só via Judiciário mesmo. Mas vc precisará de paciência, além de ter gastos com advogado e custas judiciais.

abrax!
Ex-Punto Essence EtorQ 1,8 2010/2011 (ABS AB2 Blue&Me Rádio/CD Integrado c/ Comandos Volante etc...

CARLESS.... Agora é só no busão, na motoca, no metrô e na sola do sapato maluco!

Imagem
    Velha Guarda
    Velha Guarda

por lcmonteiro » Seg Nov 08, 2010 7:39 pm

PROCON NELA (na CC ou na FIAT!!)
    Motorista de Auto Escola
    Motorista de Auto Escola

por leopinto » Seg Nov 08, 2010 7:48 pm

Também não sou advogado, mas o conselho do AlexJW é vital.
    Em qualquer processo você precisa ter provas. Guarde todos os reciboas, notas fiscais, números de chamados, e-mails e etc.
    Tudo isso vai ser pedido por seu advogado no momento da entrada no processo.
    É o fim da picada comprar um carro zero KM e só ter dor de cabeça.
    Abs
    Piloto de Autorama
    Piloto de Autorama

por renanblos » Seg Nov 08, 2010 7:56 pm

Cara, eu iria dar umas dicas para você porque eu tenha um pouco (muito pouco) de experiência por cursar direito e trabalhar em um escirtório de advocacia. O mais importante como ele frisou acima é juntar o maior conjunto probatório possível, pois em litígios que envolvam relações de consumo o juiz tende a favorecer o consumidor, por ser a parte mais "fraca" da relação, porém, você teria que provar as alegações que expos para os amigos do forum, aí que mora a dificuldade.
    Boa sorte cara
    Abrass
    Imagem
    Piloto de Autorama
    Piloto de Autorama

por shadowcps » Seg Nov 08, 2010 7:59 pm

relendo o que foi narrado, o soda seria que, em momento algum a CC ou a FIAT se negaram a atender / tentar resolver os problemas e aí acho que seria melhor uma tentativa amigavel, por exemplo, notificando de novo a FIAT dos problemas, dessa vez atraves de email, colocando-a a par da insatisfação e até mesmo citando estar buscando solução amigável, ao invés de procurar órgão de defesa ao consumidor. É o que eu faria a essa altura do campeonato. Falo isso pelo fato de que, na ultima vez que levei meu carro para a CC resolver o problema do AC, perguntei se era outra meia sola que dali a pouco tempo estouraria de novo e o proprio gerente de serviço foi bem claro dizendo que o problema estava registrado na FIAT e que se a falha voltasse, a FIAT resolveria, mesmo se fosse preciso trocar o carro, independente de tempo ou km.
    ImagemImagemImagemImagem ImagemImagemImagem

YETI ! Um bom companheiro. Deixa saudades. Freddie Mercury at home !
    Moderador
    Moderador

por luizfgmc » Seg Nov 08, 2010 8:19 pm

Realmente é uma situação muito chata. Quando comprei o meu tive uns problemas também.
    Os os dois faróis estavam totalmente desregulados impossibilitando o uso do carro a noite, teve que ser trocado os dois faróis. 30 dias de espera para chegar.
    Barulho na suspensão dianteira. Mexeram, mexeram e não resolveram, depois de um tempo o barulho foi embora.
    Banco do motorista quebro. 45 Dias para chegar as novas peças. * Tenho só 78kg.
    Ar condicionado congelava e fazia “nevar” dentro do carro, e depois de um tempo parava de sair ar e alagava o carro. 60 dias para um caixa de ar completa. E teve que desmontar todo o painel para a troca. * Muito triste isso.
    Tentei de tudo, pegar um carro do CONFIAT enquanto estava esperando as peças para arrumar o meu, mas negaram todas a vezes que solicitei.
    Tentei trocar o carro, mas também negaram. Também recebia a proposta de comprar outro com desconto mas teria que pagar a documentação toda de novo e pagar para transferir o financiamento.
    Mas depois de muita dor de cabeça tudo deu certo e agora o carro tá normal e agora estou muito satisfeito com o carro.
    Piloto de Autorama
    Piloto de Autorama

por AlexJW » Seg Nov 08, 2010 8:55 pm

Ótimas dicas em todos os posts.

É importante ressaltar que a FIAT tem um prazo (se não me engano são 30 dias, o prazo tá no CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR) para resolver o(s) problemas(s), contados da data da primeira ocorrência. Se bobear jogando no Google acha rapidinho.

Não resolvendo, em tese (prática são outros 500), a FIAT teria de trocar o veículo. Negando-se a trocar o carro, aí sim caberia a Ação Judicial (troca do veículo + danos materiais + danos morais).

Mas repito: o melhor caminho é o acordo, nem que ele não seja de todo vantajoso e vc tenha um prezuízo (pequeno eu espero), pois depender do Judiciário, principalmente no Rio, é contar com a sorte. O Judiciário está FA-LI-DO. Se a FIAT pedir perícia então, pode demorar MUUUUITO e o processo vai gerar gastos com advogado (que não é barato, no mínimo aí uns 5/7 mil reais) + custas judiciais diversas (estimo aí mais uns 500, só pra começar).

Precisando de um advogado, tenho quem indicar.

Porém lembre-se, "mais vale um mau acordo do que uma boa briga".

abrax...!
    Ex-Punto Essence EtorQ 1,8 2010/2011 (ABS AB2 Blue&Me Rádio/CD Integrado c/ Comandos Volante etc...

CARLESS.... Agora é só no busão, na motoca, no metrô e na sola do sapato maluco!

Imagem
      Velha Guarda
      Velha Guarda

Próximo