Pedido de HT - Skydome + Telecomando

Espaço para conversar e discutir diferentes assuntos relacionados ao Fiat Punto.

por socket » Qua Jun 18, 2008 10:30 pm

mrdot escreveu:nao da pra fazer isso soh com a chave telecomando?

Será feito dessa forma...
Mas pra isso tem muitos detalhes a se considerar!
VENDO: Todos os acessórios do meu ex-Punto!

(Som, rodas, etc...)

Clio 1.2 16v 75cv (Ar Cond. Automático Digital + Teto Solar Elétrico + Sensor de Luz e de Chuva + Direção Elétrica + ABS + Airbags + Sidebags + Liga Leve 15" + Espelhos e Vidros Elétricos + Bancos Esportivos...)
Velha Guarda
Velha Guarda

por mrdot » Qui Jun 19, 2008 6:34 pm

socket escreveu:

sem instalar o alarme?
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por socket » Qui Jun 19, 2008 10:23 pm

mrdot escreveu:
socket escreveu:

sem instalar o alarme?

Oq ele ta fazendo é usando o alarme...
Mas com ctz dá pra fazerm sem alarme...

(Som, rodas, etc...)

Clio 1.2 16v 75cv (Ar Cond. Automático Digital + Teto Solar Elétrico + Sensor de Luz e de Chuva + Direção Elétrica + ABS + Airbags + Sidebags + Liga Leve 15" + Espelhos e Vidros Elétricos + Bancos Esportivos...)
Velha Guarda
Velha Guarda

por brunoaduarte » Sex Jun 20, 2008 12:08 am

Com o alarme original, alguns fios bastam.

Sem o alarme original, vai ser necessário um circuitinho bem simples...
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por Junior_HLX » Sáb Jun 21, 2008 2:27 am

brunoaduarte escreveu:Com o alarme original, alguns fios bastam.

Sem o alarme original, vai ser necessário um circuitinho bem simples...

Exatamente, ia falar sobre o bruno agora. Ele conseguiu fazer funcionar e tirou umas fotos tb. Estou com uns problemas pra fazer o tutorial pq vou ter q mandar o carro pra garantia pq o teto tá fazendo 5 estalos quando fecha, então não podia deixar o negócio funcionando, tive que desmontar.
Existe a opção do alarme, alguns fios e diodos baratissimos bastam. Mas existem algumas complicações. No caso do bruno a concessionária não tinha ligado o alarme dele na central do vidro, então ele teve que puxar o fio, que nós sabemos qual é mas ele disse ser de dificil acesso. Mas esse passo é fundamental, assim como fazer o teto funcionar sem a chave. Todos precisarão fazer.
Pra quem não tem o alarme, tem o circuito simples com um CI 555. Ele recebe o pulso negativo do telecomando pra central dos vidros, que é curtissimo, e vai manter esse pulso para a central do teto pelo tempo que determinarmos pelos componentes ligados nele. Problema resolvido para todos.
Agora existe uma outra opção, e nesse caso vai usar um microcontrolador programado, não sai uma fortuna, o microcontrolador custa R$25 mas temos algumas vantagens... A primeira delas é poder tb abrir o teto quando seguramos o telecomando para abrir os vidros. Ele pode ser usado para outras coisas tb, como por exemplo "lembrar" se vc estava com o farol de neblina ligado quando desligou o farol e o ligar automaticamente quando vc ligar o farol automaticamente (ou o sensor ligar), pq acho isso um saco! Aí tem aquele lance do xenon ter q estar desligado quando dá partida no carro. Eu nunca entendi o pq disso, já q os reatores de xenon suportam a voltagem baixa. Mas dá pra fazer ele trabalhar com isso tb.
Punto HLX 2008/2008
Skydome, Laranja Spot, BlueMe, Airbags dianteiros, ABS, Todos os sensores
Motorista de Auto Escola
Motorista de Auto Escola

por Junior_HLX » Sáb Jun 21, 2008 2:41 am

ah, apenas corrigindo: vai precisar puxar o fio do central dos vidros quem não tem o alarme ou quem tem o alarme e não fizeram isso, ou seja, seu vidro não fecha ao se travar o alarme, vc é obrigado a ficar segurando o telecomando. Quem está nessa situação e ainda tem o alarme na garantia, leve a uma concessionária e os obrigue a ligar pq foi cagada.
Punto HLX 2008/2008
Motorista de Auto Escola
Motorista de Auto Escola

por socket » Sáb Jun 21, 2008 3:00 am

Junior_HLX escreveu:Pra quem não tem o alarme, tem o circuito simples com um CI 555. Ele recebe o pulso negativo do telecomando pra central dos vidros, que é curtissimo, e vai manter esse pulso para a central do teto pelo tempo que determinarmos pelos componentes ligados nele. Problema resolvido para todos.
Agora existe uma outra opção, e nesse caso vai usar um microcontrolador programado, não sai uma fortuna, o microcontrolador custa R$25 mas temos algumas vantagens... A primeira delas é poder tb abrir o teto quando seguramos o telecomando para abrir os vidros. Ele pode ser usado para outras coisas tb, como por exemplo "lembrar" se vc estava com o farol de neblina ligado quando desligou o farol e o ligar automaticamente quando vc ligar o farol automaticamente (ou o sensor ligar), pq acho isso um saco! Aí tem aquele lance do xenon ter q estar desligado quando dá partida no carro. Eu nunca entendi o pq disso, já q os reatores de xenon suportam a voltagem baixa. Mas dá pra fazer ele trabalhar com isso tb.

Sobre o circuito com o 555... vc faria o temporizador astável ou monoestável?

E qto ao microcontrolador... tem os poréns de programar. Pessoal muitas vezes não sabe como fazer... (linguagem assembly não é fácil)...

(Som, rodas, etc...)

Velha Guarda
Velha Guarda

por Junior_HLX » Sáb Jun 21, 2008 3:12 am

socket escreveu:Sobre o circuito com o 555... vc faria o temporizador astável ou monoestável?

E qto ao microcontrolador... tem os poréns de programar. Pessoal muitas vezes não sabe como fazer... (linguagem assembly não é fácil)...

Olha, agora vc me pegou, tem anos que não mexo com o 555, nem tenho um esquema pronto, só tenho um esquema que peguei na internet. Mas ele apenas seria disparado pelo pulso negativo e depois manteria um micro rele acionado por 20 segundos e ligado no botão do teto.
Quanto ao microcontrolador, eu programo avr usando bascom que usa basic. Mesmo no caso do 555, eu ia distribuir pronta a placa para o pessoal, então faria o mesmo com o microcontrolador.
Punto HLX 2008/2008
Motorista de Auto Escola
Motorista de Auto Escola

por mrdot » Seg Jun 23, 2008 1:50 pm

essa de abrir e fechar no controle gostei, se sair barato blz...
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por Junior_HLX » Seg Jun 23, 2008 3:11 pm

mrdot escreveu:essa de abrir e fechar no controle gostei, se sair barato blz...

No máximo R$50 a gente vai gastar em peças para cada central. Depois cada um paga seu frete. O mais caro é o microcontrolador e custa R$25
Punto HLX 2008/2008
Motorista de Auto Escola
Motorista de Auto Escola

AnteriorPróximo