Comprando um usado
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Comprando um usado
Boa noite colegas! Sou novo no forum, e chego com algumas dúvidas, conto com a experiência e colaboração de vocês.
Estou pra trocar de carro e andei vendo alguns Punto. Um que estou interessado, é um 1.8 Hlx completo, a cor dele é aquele vermelho (não sei o nome) que muda de cor conforme a luz e o angulo que olha pra ele. Aparentemente o carro esta inteiro, tirando alguns pipocos no capo, coisa pequena. A kilometragem é em torno de 40.000 km. O valor dele esta por R$ 37.800,00.
As minhas dúvidas são:
O valor dele, esta normal ou muito caro?
Quais itens devo ter atenção na hora de escolher um Punto usado?
Em relação a cor, caso necessite algum reparo, por exemplo uma pintura de para-choque, essa cor é normal pra pintar, ou é uma cor mais complicada de pintura ou retoque?
Estou interessado neste, pois não achei na minha cidade nenhum outro 1.8, apenas 1.4 e como estou saindo de um 1.0, pretendo ja pegar um carro mais forte pra não me arrepender. Este 1.8 é bom de desempenho e consumo?
Abraços
Estou pra trocar de carro e andei vendo alguns Punto. Um que estou interessado, é um 1.8 Hlx completo, a cor dele é aquele vermelho (não sei o nome) que muda de cor conforme a luz e o angulo que olha pra ele. Aparentemente o carro esta inteiro, tirando alguns pipocos no capo, coisa pequena. A kilometragem é em torno de 40.000 km. O valor dele esta por R$ 37.800,00.
As minhas dúvidas são:
O valor dele, esta normal ou muito caro?
Quais itens devo ter atenção na hora de escolher um Punto usado?
Em relação a cor, caso necessite algum reparo, por exemplo uma pintura de para-choque, essa cor é normal pra pintar, ou é uma cor mais complicada de pintura ou retoque?
Estou interessado neste, pois não achei na minha cidade nenhum outro 1.8, apenas 1.4 e como estou saindo de um 1.0, pretendo ja pegar um carro mais forte pra não me arrepender. Este 1.8 é bom de desempenho e consumo?
Abraços
- Piloto de Autorama
- Mensagens: 219
- Registrado em: Seg Nov 01, 2010 8:37 pm
- Localização: Brasil
Re: Comprando um usado
Aqui vai algumas dicas que são fundamentais. Sugiro que imprima e leve com você. No dia, verifique item por item, detalhadamente. Seja minucioso.
1 - Carroceria. Enrole um pedaço de ímã num pano e passe sobre a carroceria. Se ele se desprender, neste ponto há massa de reparo. Ondulações na lataria e pequenos amassados também indicam carro batido.
2 - Pintura. Coloque o carro onde haja muita luz e observe se há diferenças de coloração na lataria e mancha de tinta nas borrachas e frisos. Caso positivo, a pintura deve ter sido reparada por causa de batidas, pode ter sido queimada pelo sol, ou o carro foi camuflado por ser roubado.
3 - Suspensão. Carro com problemas de suspensão, alinhamento e balanceamento pode ser facilmente verificado pelo estado de desgaste dos pneus. Verifique se as ranhuras dos pneus estão gastas mais de um lado do que de outro.
4 - Ferrugem. Para ver se há ferrugem, verifique bolhas e pontos descascados na pintura. Verifique principalmente nas extremidades da lataria, como em lugares onde há borracha (nas portas, por exemplo), pára-lamas e dentro do porta- malas. Também olhe debaixo dos tapetes para ver se há ferrugem e furos no assoalho.
5 - Portas. Observe se as portas encaixam direito quando são fechadas, inclusive porta-malas e capô. Se não se encaixarem direito, pode ser que tenha sido batido.
6 - Amortecedores. Para verificar os amortecedores, balance o carro perto de cada roda. Se o balanço continuar quando você se afastar do carro, os amortecedores precisam ser trocados.
7 - Pneus. Veja o estado dos pneus. Se os sulcos estiverem bem rasos, um conjunto novo, que não é barato, precisa ser colocado. Veja também se todos os pneus são da mesma marca.
8 - Vidros. É importante que os vidros não apresentem nenhum tipo de trincado e apresente o número do chassi. Se não tiver o número, procure saber o que houve.
9 - Motor. Ligue o carro e verifique ao acelerá-lo se a fumaça que sai do escapamento é branca ou azulada. Em caso positivo, o motor está queimando óleo e não está bem.
10 - Painel. Teste todos os comandos do painel: limpadores, desembaçador (se tiver), indicador de temperatura (muito importante), luz do freio, faróis, setas e outros comandos que existirem.
11 - Diversos componentes. Veja o estado de conservação dos: retrovisores, forro, estofamento, todas as borrachas (as dos pedais e limpadores do pára-brisa também), espuma e mecanismos dos bancos, travas das portas e vidros elétricos.
12 - Ar-condicionado. Ligue o ar-condicionado e veja se está funcionando adequadamente.
13 - Equipamentos de segurança. Observe os equipamentos de segurança: extintor (se está vencido), macaco (se funciona), triângulo de sinalização, chave de roda, estepe. Em relação os cintos de segurança, veja se a data de fabricação na etiqueta do cinto é a mesma do documento de propriedade do veículo, caso não bata, verifique o motivo. Também olhe para ver se os cintos estão travando perfeitamente.
14 - Som. Além de verificar o cd-player, verifique se as caixas acústicas estão estouradas. Aumente o volume, se fizer um chiado horroroso é sinal de problemas. Mas se você não distingue a diferença do som de uma caixa estourada para a normal, pergunte depois a quem entende.
15 - Freio. Pise no pedal do freio com o carro ligado em ponto morto. Se sentir dificuldade ao baixar o pedal rapidamente, pode ser que o fluído do freio esteja vazando.
16 - Revisões. Olhe no manual e veja se as datas das revisões foram respeitadas. Para isso compare o número da medição que apresenta o hodômetro com os números registrados nos comprovantes. Isso também serve para ver se o aparelho foi adulterado. Marcas de violação no painel podem comprovar a adulteração.
17 - Chassi. O número do chassi deve ser único e registrado perto do motor, nos vidros e no documento do carro. Se observar que a gravação das letras e números do chassi está estranha ou raspada, há um forte indício de adulteração.
Estas foram algumas orientações para quem não entende muito de carro e foi sozinho vê-lo. Se na primeira visita gostou do carro, antes de comprá-lo, leve-o numa oficina para um mecânico de confiança averiguar:
1 - O aspecto, nível e datas de troca do óleo.
2 - Se a ventoinha do motor está funcionando.
3 - O aspecto do líquido de refrigeração do motor. Não deve ter sujeira e nem oleosidade.
4 - Verificação do filtro de ar; dos tubos, cabos e correias do motor.
5 - Detecção de ruído estranho no motor e prováveis problemas.
6 - Avaliação da suspensão, freios e direção hidráulica e escapamento.
Não esqueça de dar uma volta com o carro para ver se sente confortável com ele. Mesmo que entenda de algum assunto, peça conselho para quem entende mais que você. Dependendo do problema que o carro apresentar, negocie um desconto no preço e calcule se vale a pena.
1 - Carroceria. Enrole um pedaço de ímã num pano e passe sobre a carroceria. Se ele se desprender, neste ponto há massa de reparo. Ondulações na lataria e pequenos amassados também indicam carro batido.
2 - Pintura. Coloque o carro onde haja muita luz e observe se há diferenças de coloração na lataria e mancha de tinta nas borrachas e frisos. Caso positivo, a pintura deve ter sido reparada por causa de batidas, pode ter sido queimada pelo sol, ou o carro foi camuflado por ser roubado.
3 - Suspensão. Carro com problemas de suspensão, alinhamento e balanceamento pode ser facilmente verificado pelo estado de desgaste dos pneus. Verifique se as ranhuras dos pneus estão gastas mais de um lado do que de outro.
4 - Ferrugem. Para ver se há ferrugem, verifique bolhas e pontos descascados na pintura. Verifique principalmente nas extremidades da lataria, como em lugares onde há borracha (nas portas, por exemplo), pára-lamas e dentro do porta- malas. Também olhe debaixo dos tapetes para ver se há ferrugem e furos no assoalho.
5 - Portas. Observe se as portas encaixam direito quando são fechadas, inclusive porta-malas e capô. Se não se encaixarem direito, pode ser que tenha sido batido.
6 - Amortecedores. Para verificar os amortecedores, balance o carro perto de cada roda. Se o balanço continuar quando você se afastar do carro, os amortecedores precisam ser trocados.
7 - Pneus. Veja o estado dos pneus. Se os sulcos estiverem bem rasos, um conjunto novo, que não é barato, precisa ser colocado. Veja também se todos os pneus são da mesma marca.
8 - Vidros. É importante que os vidros não apresentem nenhum tipo de trincado e apresente o número do chassi. Se não tiver o número, procure saber o que houve.
9 - Motor. Ligue o carro e verifique ao acelerá-lo se a fumaça que sai do escapamento é branca ou azulada. Em caso positivo, o motor está queimando óleo e não está bem.
10 - Painel. Teste todos os comandos do painel: limpadores, desembaçador (se tiver), indicador de temperatura (muito importante), luz do freio, faróis, setas e outros comandos que existirem.
11 - Diversos componentes. Veja o estado de conservação dos: retrovisores, forro, estofamento, todas as borrachas (as dos pedais e limpadores do pára-brisa também), espuma e mecanismos dos bancos, travas das portas e vidros elétricos.
12 - Ar-condicionado. Ligue o ar-condicionado e veja se está funcionando adequadamente.
13 - Equipamentos de segurança. Observe os equipamentos de segurança: extintor (se está vencido), macaco (se funciona), triângulo de sinalização, chave de roda, estepe. Em relação os cintos de segurança, veja se a data de fabricação na etiqueta do cinto é a mesma do documento de propriedade do veículo, caso não bata, verifique o motivo. Também olhe para ver se os cintos estão travando perfeitamente.
14 - Som. Além de verificar o cd-player, verifique se as caixas acústicas estão estouradas. Aumente o volume, se fizer um chiado horroroso é sinal de problemas. Mas se você não distingue a diferença do som de uma caixa estourada para a normal, pergunte depois a quem entende.
15 - Freio. Pise no pedal do freio com o carro ligado em ponto morto. Se sentir dificuldade ao baixar o pedal rapidamente, pode ser que o fluído do freio esteja vazando.
16 - Revisões. Olhe no manual e veja se as datas das revisões foram respeitadas. Para isso compare o número da medição que apresenta o hodômetro com os números registrados nos comprovantes. Isso também serve para ver se o aparelho foi adulterado. Marcas de violação no painel podem comprovar a adulteração.
17 - Chassi. O número do chassi deve ser único e registrado perto do motor, nos vidros e no documento do carro. Se observar que a gravação das letras e números do chassi está estranha ou raspada, há um forte indício de adulteração.
Estas foram algumas orientações para quem não entende muito de carro e foi sozinho vê-lo. Se na primeira visita gostou do carro, antes de comprá-lo, leve-o numa oficina para um mecânico de confiança averiguar:
1 - O aspecto, nível e datas de troca do óleo.
2 - Se a ventoinha do motor está funcionando.
3 - O aspecto do líquido de refrigeração do motor. Não deve ter sujeira e nem oleosidade.
4 - Verificação do filtro de ar; dos tubos, cabos e correias do motor.
5 - Detecção de ruído estranho no motor e prováveis problemas.
6 - Avaliação da suspensão, freios e direção hidráulica e escapamento.
Não esqueça de dar uma volta com o carro para ver se sente confortável com ele. Mesmo que entenda de algum assunto, peça conselho para quem entende mais que você. Dependendo do problema que o carro apresentar, negocie um desconto no preço e calcule se vale a pena.
- Piloto de Atari
- Mensagens: 19
- Registrado em: Dom Out 10, 2010 9:42 pm
- Localização: Fortaleza
Re: Comprando um usado
Tambor escreveu:Boa noite colegas! Sou novo no forum, e chego com algumas dúvidas, conto com a experiência e colaboração de vocês.
Estou pra trocar de carro e andei vendo alguns Punto. Um que estou interessado, é um 1.8 Hlx completo, a cor dele é aquele vermelho (não sei o nome) que muda de cor conforme a luz e o angulo que olha pra ele. Aparentemente o carro esta inteiro, tirando alguns pipocos no capo, coisa pequena. A kilometragem é em torno de 40.000 km. O valor dele esta por R$ 37.800,00.
As minhas dúvidas são:
O valor dele, esta normal ou muito caro?
Quais itens devo ter atenção na hora de escolher um Punto usado?
Em relação a cor, caso necessite algum reparo, por exemplo uma pintura de para-choque, essa cor é normal pra pintar, ou é uma cor mais complicada de pintura ou retoque?
Estou interessado neste, pois não achei na minha cidade nenhum outro 1.8, apenas 1.4 e como estou saindo de um 1.0, pretendo ja pegar um carro mais forte pra não me arrepender. Este 1.8 é bom de desempenho e consumo?
Abraços
Informe mais sobre o carro: ano, configurações, acessórios, estados dos pneus, se tem som ou não, se foi feita todas as kms, se esses pipocados são por conta de batida, sol, etc... Aparentemente o valor está alto, mas depende do que ele tem.
- Piloto de Atari
- Mensagens: 19
- Registrado em: Dom Out 10, 2010 9:42 pm
- Localização: Fortaleza
Re: Comprando um usado
Prezado,
Assim como vc finalmente aqui em Salvador encontrei um punto HLX 1.8, diga-se de passagem foram quase 2 meses procurando. Mais as minhas idas e vindas nas concessionárias da vida valeram a pena, pois encontrei um Punto HLX 1.8 completo inclusive com alguns opcionais como: vidros traseiros eletricos, cd player com controle no volante por R$ 36.000,00. Ano 2008 modelo 2009, cor laranja spot, 28.000 kms rodados, sem nenhum arranhão.
Pois é amigo se te servir como um parâmetro o valor que paguei foi esse inclusive com a transferência e ipva grátis.
Abraços
Assim como vc finalmente aqui em Salvador encontrei um punto HLX 1.8, diga-se de passagem foram quase 2 meses procurando. Mais as minhas idas e vindas nas concessionárias da vida valeram a pena, pois encontrei um Punto HLX 1.8 completo inclusive com alguns opcionais como: vidros traseiros eletricos, cd player com controle no volante por R$ 36.000,00. Ano 2008 modelo 2009, cor laranja spot, 28.000 kms rodados, sem nenhum arranhão.
Pois é amigo se te servir como um parâmetro o valor que paguei foi esse inclusive com a transferência e ipva grátis.
Abraços
- Piloto de Atari
- Mensagens: 9
- Registrado em: Dom Abr 25, 2010 1:27 am
- Localização: Salvador
Re: Comprando um usado
Obrigado pelas dicas pessoal, com certeza vão ajudar muito.
Vou citar alguns itens que o carro possui, que lembro de cabeça
DH
Ar Condicionado
Trava elétrica
Volante com regulagem de altura e profundidade
CD Player MP3 original integrado ao painel
4 Pneus novos Pirelli aro 15
Isso é o que lembro de cabeça. Quanto aos pipocados, o vendedor da concessionária me informou que o dono usava o carro bastante em viagens, foi assim que ele justificou os pipocados do capô (são vários, porém bem pequenos, e só perceptíveis de perto, coisa comum em carro usado), mas o que me preocupa é devido a cor, se seria fácil uma pintura, caso fosse necessária (caso de uma batida, os pipocos nem compensa arrumar), devido a cor do carro como citei no meu primeiro post.
Por enquanto é isso, obrigado novamente a todos que responderam.
Vou citar alguns itens que o carro possui, que lembro de cabeça
DH
Ar Condicionado
Trava elétrica
Volante com regulagem de altura e profundidade
CD Player MP3 original integrado ao painel
4 Pneus novos Pirelli aro 15
Isso é o que lembro de cabeça. Quanto aos pipocados, o vendedor da concessionária me informou que o dono usava o carro bastante em viagens, foi assim que ele justificou os pipocados do capô (são vários, porém bem pequenos, e só perceptíveis de perto, coisa comum em carro usado), mas o que me preocupa é devido a cor, se seria fácil uma pintura, caso fosse necessária (caso de uma batida, os pipocos nem compensa arrumar), devido a cor do carro como citei no meu primeiro post.
Por enquanto é isso, obrigado novamente a todos que responderam.
- Piloto de Autorama
- Mensagens: 219
- Registrado em: Seg Nov 01, 2010 8:37 pm
- Localização: Brasil
Re: Comprando um usado
Dei mais uma pensada com calma, e to achando mais negócio pegar um 0 km. Fis o test drive no essence 1.6, que é a versão que me interessou, gostei bastante do carro, o único fator negativo é que ele é bem fraco em baixa, passar uma lombada em segunda, perecebe-se um lagzinho até embalar, mas depois é só alegria. O ruim é que pagam apenas R$ 14.500,00 no meu Celta 02/03. Portanto, caso consiga vender ele por pelo menos R$ 17.000,00, vou mandar ver no 1.6 0 km.
- Piloto de Autorama
- Mensagens: 219
- Registrado em: Seg Nov 01, 2010 8:37 pm
- Localização: Brasil
Re: Comprando um usado
Gostaria de saber qual é o modelo de roda que equipa o Punto 1.6 com kit Creative I, sei que é aro 16, mas não sei o modelo, se puderem postar uma foto, agradeço.
- Piloto de Autorama
- Mensagens: 219
- Registrado em: Seg Nov 01, 2010 8:37 pm
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